Categories: blogueiros

O Atlético não tem direção e nem identidade

Por José Roberto

“Se houver uma camisa alvinegra pendurada no varal num dia de tempestade, o Atleticano torce contra o vento.”

O achado do cronista Roberto Drummond resume a mitologia do Galo: contra fenômenos naturais, contra todas as possibilidades e contra forças maiores. A torcida Atleticana passa por radical metamorfose e se supera em todos os casos.

Este trecho da crônica A Massa, de Armando Nogueira, simboliza que, mais uma vez, já na próxima temporada, teremos de nos superar. Não como torcida, mas com a turma lá de cima.

A metamorfose pela qual seremos obrigados a passar, ocorrerá pelo exercício de paciência que nos está sendo imposto a fórceps por conta dos dissabores de uma temporada recheada de equívocos e erros que parecem ser infindáveis. Ao que parece, não houve aprendizado algum com a temporada abaixo da crítica pela qual passou o Atlético, tanto que o repeteco das experiências que muito nos incomodaram ao longo do ano, seguem firmes e inabaláveis.

A primeira delas é que, mais uma vez, iniciaremos a temporada com um “tampão” no cargo mais relevante do futebol de um clube. O camarada que pensa, planeja e faz acontecer. Assim como um pênalti é tão importante em uma partida,  o cargo de gerente e/ou diretor de futebol a ele se assemelha. É só olhar para os clubes que estão em evidência para constatar a falta que um caboclo experiente, que conheça o mercado e tenha um bom trânsito no meio, faz.

Erraram na temporada passada entregando o futebol do Atlético a um aventureiro e parece que vão errar de novo entregando-o ao Marques. Nada contra a pessoa dele, mas no momento mais difícil do Atlético, ele afinou e afinou feio. Torço para que não sirva de muleta para o amadorismo que parece estar impregnando a todos dentro do Atlético. 

Bruno Cantini| Atlético

Não vou aqui ficar apontando isto ou aquilo que deu muito errado e que não poderia se repetir, não adianta. Afinal, durante quase todo o ano isso foi feito em todos os portais de esporte, na mídia televisiva e nas resenhas. Foram apontados uma série de pormenores que fizeram com que o ano do Atlético fosse abaixo da crítica e em nenhum momento foram levados á sério por quem deveria.

O certo é que o Atlético da austeridade fiscal deu errado. Pensam que é certo buscar 20/30 jogadores de baixo nível técnico, com a esperança de que 2 vinguem? Sem, ainda por cima, enxergar que ao final da temporada a Instituição vai morrer numa grana alta com os salários pagos e a multa contratual que vem junto com eles. Depois, ainda falam de fair play financeiro.

Ora faça-me o favor! Isto só demonstra que o Atlético vive um momento de total amadorismo. O prejuízo que ele dará para a Instituição com experiências equivocadas e contratações que não trarão lucro algum, nem em longo prazo, será sem precedentes, tornando o que  parece ruim, pior ainda. O balanço final assim dirá!

Outra coisa é que a Libertadores bate à nossa porta. Ao que tudo indica, dia 17/12 conheceremos nossos adversários, mas até o momento nenhuma informação de reforços.

Temos duas possibilidades: estão trabalhando muito bem e em silêncio ou não está acontecendo nada na Sede de Lourdes. Será que existe satisfação com o que temos?

Dificilmente, quando há contratações relevantes no mercado, as negociações deixam de vazar o nome. Que isto não seja o sinal de que fomos convidados para um jantar, chegamos atrasados, ficamos sem lugar e para não perder a viagem vamos para debaixo da mesa recolher as migalhas.

Isto não é tudo! Em 20/01, pelo Mineiro, estrearemos frente ao Boa. O jogo é em casa e daqui a 15 dias, faremos cinco jogos – incluindo um clássico no dia 27/01. Teremos apenas um mês de trabalho para estrear na Libertadores – 05,06 ou 07/02 jogo de ida – 12,13 ou 14/02 jogo de volta –  e não sabemos quem é o nosso time.

Espera-se que utilizem o Mineiro para dar ritmo ao time titular, priorizem o que realmente importa e não façam a besteira de arrebentar com os caras antes da hora. Vamos Galo! Saudações

José Roberto

View Comments

  • Já entendi o que querem, e o que não querem nessa gestão do Galo,
    o que querem é piorar ao máximo o elenco para não serem cobrados por fracassos; e o que não querem: cobrança por títulos, e no final ainda dizer que tudo estava de acordo com o Planejamento Estratégico do Clube. E não poderemos negar que estava, né?!

  • Com Marques pipoqueiro amarelão e 171camara playboy moscão à frente do Galo prevejo que 2019 será de lascar o dedinho na quina da mesa de um bar onde o garçom é dono, bebe e vende cerveja quente.

  • Caros AmiGALOS. Pelo andar da carruagem estamos FRITOS em 2019.
    SAI EMERSON , SAI LUAN e vem Claysson. Tempos turbulentos.
    Além do mais , PARECE QUE NINGUÉM QUER O INÚTIL ELIAS . TAMBÉM FICA R. OLIVEIRA E F. SANTOS.
    Portanto o que esperar de 2019.???? NADA.
    PRECISAMOS DE 2 ZAGUEIROS , 1 CENTRO AVANTE . Essa é a prioridade máxima ; além é claro de DISPENSAR quase toda a barca do Nefasto ALEXANDRE gallo.
    E A INCOMPETÊNCIA DA DIRETORIA CONTINUA A TODO VAPOR.
    DA BASE NADA SE APROVEITA. SÃO PÉSSIMOS OS QUE LÁ ESTÃO.
    QUE DEUS NOS PROTEJA.

    • Caro Marcos não sei é corithiana, mas palmeirense com certeza. pegaram deles uma barca de refugos e o único que prestava foi lapidado para dar dinheiro e um bom lucros aos porcatios. Abraços

  • Boa tarde Eduardo e massa. Grande texto José Roberto. Quando o presidente disse que 2018 foi positivo aí acabei de acreditar estamos na mão de amadores e estagiários. Presidente você acha que foi positivo ser eliminado pela poderosa chapecoense. Presidente você acha que foi positivo perder o rural para as meninas. Presidente você acha positivo ser eliminado na sulamericana pelo poderoso time argentino. Presidente você acha positivo pagar salários a muitos peladeiros que andam a mamar no galo. Presidente você acha positivo ficar em 6 lugar com este timeco que você amontou. Que ótimo planejamento de 2019 ,Não temos diretor de futebol e a maioria das equipes se livrando dos refugos e a diretoria do galo a comer moscas. Aff.acorda galo.vai galooooooo.

  • Olá amigos da bola!

    Um grande problema que vejo no Galo, é "a torcida", pelo menos parte dela.
    Tem torcedor que pensa, que para ser atleticano, o sujeito tem que ser bobo, ingênuo, alienado, conformado com o fracasso, com essas péssimas administrações ao longo dos anos.......Não se pode cobrar nada! Para eles, deve tá tudo bem, tudo muito lindo! Enquanto isso, do outro lado da lagoa, títulos e mais títulos. Acordem sujeitos!....

    Cara! Esse tipo de torcedor, tem que torcer é pra time pequeno, que não ganha nada. aí, eles serão felizes, afinal, são conformados com nada! Conformados com fracassos!......... Nesses timecos, realmente não se pode cobrar, não se deve cobrar, pois esses clubes não tem a mínima condição de almejar conquistas, e por isso mesmo, os torcedores não cobram, por isso mesmo, são conformados. Torcem, porque aprenderam a amar esses clubes, esses "pobres" torcedores, são cientes do quão pequenos são seus clubes. e por isso, não exigem absolutamente nada.

    Mas o Galo não!...
    Aqui é clube imenso cara!...... Se fracassar sucessivas vezes, como ocorre atualmente, temos que cobrar sim, cobrar jogadores melhores, cobrar administrações competentes, conhecedoras do meio futebol, administradores que sejam realmente atleticanos, que sejam torcedores.

    Marias!..... Devem ser esses torcedores alienados, conformados com o nada, que não podem ver, ou ler uma crítica construtiva, que reclamam. Esses pobres e acomodados torcedores, devem ser marias, porque definitivamente, estão satisfeitos com essa M..... que está aí, estão satisfeitos, com esses perebas que foram contratados, devem estar satisfeitos com esses sanguessugas incompetentes que administram nosso clube, digo incompetentes, para não dizer outra coisa.......

    Acorda galera! Respeite as opiniões contrárias, opiniões diferentes e lúcidas, de torcedores que vivem a realidade dos fatos, respeitem as opiniões dos torcedores, que não vivem no mundo da lua como vocês, respeitem as opiniões dos torcedores atleticanos que conhecem e enxergam!....

    Para finalizar, não sou maria.
    Sou Galo.

    • Perfeito seu comentário. Torcer e Sofrer deve ser ideal de torcedor do america cujo objetivo é permanecer por dois anos seguidos na primeira divisão.

  • Se fosse pra negociar com o Corinthians iam troca pelo Luan, deveria ser pelo volante Gabriel e o Claysson ou Jadson (uma troca sem troco pra nenhum dos lados) ou o zagueiro Henrique e o volante Gabriel. Ou melhor ainda, o Lucca atacante que está emprestado pra um time do Oriente + o volante Gabriel ou o zagueiro Henrique. Os que idolatram o Luan vão me xingar, mas, pra mim, o Luan já deu o que tinha que dá. Precisa respirar novos ares. Faz a troca por empréstimo, tanto pra lá quanto pra cá, todos com passe fixado.
    Pra ficar melhor ainda, tentar tirar o Luan e inserir o Elias nessas trocas. Sendo o Elias, seria melhor que fosse em definitivo, pra não mais ter que ver essa ameba vestir a camisa do Galo.
    A diretoria fez sondagem pelo Messias e o América falou que ele só sai por muito dinheiro e deixando ficarem com porcentagem. Oferece uns 2 ou 3 jogadores, que eles escolherem entre os negociáveis (pra mim, com exceção de Victor, Emerson, Maidana, Blanco, Cazares, Luan, Marquinhos, Bruno Roberto e Alerrandro), qualquer um. Aí poderia complementar o negócio com um pouco de dinheiro (pagos por investidores BMG, MRV ou outro).
    Galo sempre

  • Caso Luan.
    Após a Libertadores de 2013 escrevi sugerindo que se criasse uma campanha que visasse arrecadação de dinheiro e de novos torcedores aproveitando a empatia, o carisma e a identificação do Luan, maior ídolo do galo na última década, mais do que o Vítor!
    Sugeri que aproveitasse a ideia do "menino maluquinho", que fizesse uma parceria com o Ziraldo, o grande Ziraldo, e tornasse a história do Luan, e do Galo, uma revista periódica! Outras várias mídias seriam utilizadas, gerando dinheiro e visibilidade para o Galo, tudo isso ancorado no carisma do ¨menino maluquinho, no talento do Ziraldo e na paixão de nós, torcedores atleticanos!
    Na época o nosso presidente Kalil, a quem admiro e agradeço pelo título da libertadores e por ter elevado o patamar do galo, cometia, no meu entender, o seu único grande erro, não considerar importante o "marketing" no futebol.
    E agora, estão querendo negociar o Luan! Negociar a identidade de um time! Negocia talento, negocia-se atletas, negocia-se shopping, constrói-se e destrói-se sedes, mas o ídolo não, a identidade que idolatra e faz o torcedor amar seu ídolo, essa não se negocia, essa vale mais do que qualquer "business" !
    Abra o olha, diretoria do Galo!
    Utilize esse tesouro que tem em mãos para gerar dinheiro, e angariar jovens torcedores, jovens como minha filha de treze anos, que viu o título de 2013, e está agora à lamentar, a dizer o " Luanzinho" não!
    José Domingos.

    • Maior ídolo do galo na década?
      Aí pegou muito pesado.
      Gosto do Luan, na a verdade é que desde 2014, ano em que jogou muito e foi um dos grandes responsáveis pelo título da copa do brasil, o luan não jogou mais nada. Não acerta um chute no gol, não cria uma jogada. Caiu demais.
      E ainda vem o ex diretor de futebol e da um salário de 400mil por mês pro cara. Luan é um excelente reserva, entra e pode dar um gás no time. Como titular só rendeu em 2014, nem antes e nem depois. E convenhamos que 400mil pra um reserva é dureza né. Depois de renovar o futebol dele que já não era bom há tempos, caiu ainda mais.
      Eu acho que se o valor for bom, e pudermos trazer jogadores para posições carentes do elenco, a venda não seria mal negócio.
      Luan ser ídolo aqui é reflexo da falta de qualidade dos jogadores do galo, desde 2014.

  • Boa tarde José Roberto, xará e amigalos!!!!!!!!!!!! Muito cuidado Sr. Marques com as negociações. Luan e Marcos Rocha são as moedas da vez. Pelas notícias o que estamos vendo é a nossa qualidade cair e aumentar com a chegada de REFUGOS do Corinthians e Palmeiras. Não que Luan e Rocha sejam excepcionais, mas os dois tem qualidade indiscutível. Se o desejo é QUALIFICAR o elenco então a contrapartida tem que ser no mesmo nível!!!!!!!!!!!!!! O que a imprensa divulgou até o momento como sugestão de troca com Corinthians e Palmeiras chega a base do ridículo. Esse Clayson do Corinthians seria um novo foguete molhado para se juntar aos outros refugos que já temos. Buscar zagueiro mais ou menos é melhor nem tentar. Concordo com o colega amigalo que disse que não temos elenco nem para ganhar o Campeonato Mineiro. É a pura verdade. O desespero do GALO é tão grande que os outros times já perceberam e estão começando a empurrar os BONDES para o nosso lado!!!!!!!!! Teremos outra edição de ALEXANDRE TADEU com o MARQUES???? ESPERO QUE NÃO!!!!!!!!!!!!!

Recent Posts

Próximo jogo no Independência

Sem público ou a liminar – apressadamente despachada pelo presidente do stjd – será revogada…

17 horas ago

Éverson garante um ponto para o Galo

Depois de um primeiro tempo horroroso, pior que nas três derrotas seguidas para o mesmo…

2 dias ago

Indiscutível e inapelável punição

Deveria estar aqui hoje, ainda que lamentando a justa perda da Copa do Brasil, focado…

3 dias ago

Sensibilidade e Galo de mãos dadas

“Serei Galo mesmo que a bola não entre, mesmo que a nossa casa se cale,…

4 dias ago

Vice campeão com dignidade

Apesar do comportamento imbecil de alguns poucos torcedores, o Galo sai grande da competição. Essa…

5 dias ago

Em busca da primeira de duas decisões

Faltando nove jogos para o encerramento da temporada, o Galo tem dois deles como primordiais.…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!