Categories: Sem categoria

Maratona de vitórias e liderança

Ontem, assim que a partida encerrou, empolgado, postei sobre a vitória. Sim, como conter a euforia depois daquele sufoco. O Ceará, durante anos, sempre foi indigesto ao Galo. Nem o fato de ano passado, na última rodada, muitos Atleticanos terem se vestido de torcedor do vovô, fez esse chato time aliviar frente ao nosso e mesmo em Belo Horizonte.

Não diria que cheguei a temer os três pontos, mas a tensão era muita até acontecer à penalidade. Ainda continuou até nos descontos quando Leo Sena tirou a primeira e Rever a segunda tentativa, consecutivas, rumo ao nosso gol.

No início do lance, Rever até vacilou, porém tinha sido efetivo em jogadas anteriores e nessa espanou a bola até Marquinhos, deste a Marrony, daí na rede. Dois a zero. Temia e ainda temo é vencer os adversários diretos e perder pontos para times da linha de baixo. Isso, em 2012, foi decisivo. Aliado a aquela queixa de sempre. Vou me conter, ontem o árbitro foi muito bem.

Com o jogo pela manhã e a adrenalina consumida bem cedinho, passei o resto do domingo acompanhando o prosseguimento da rodada. Li sobre as declarações do Sampaoli pós-jogo, me sugerindo – cada vez mais – avaliar colocar o argentino na galeria dos ídolos Atleticanos.

Meu amiGalo de décadas, Lélio Augusto Cipriani – lá de Uberaba -, bem definiu o treinador. “Sampaoli é o técnico certo, igual a Massa, ganha e reclama. Ganha e fica puto”. É verdade. Entretanto, ele tem sido exigente e vem dando prova disso. Cazares fora de cogitação. Borrero precisa amadurecer. Ponto!

Foi muito boa a vitória, especialmente pela pontuação e a manutenção da liderança do Brasileiro, mas começo a entender essa exigência de novos nomes. Está comprovado que o treinador, acertadamente, não tem onze titulares e promove revezamento. Essas alterações, a meu entendimento, são fundamentais para a sequência da maratona de jogos.

Do dia 26 de julho até ontem, 16 de agosto, foram sete partidas. Um jogo a cada três dias. É muito. Já depois de amanhã, quarta-feira, vamos para a oitava partida. No final de semana outra. Ambas fora de casa, Botafogo e Internacional. Daí, uma rápida parada no Brasileiro, para os dois jogos decisivos do Mineiro, logo depois de volta ao Nacional.

Convenhamos, é muito puxado para um elenco, daí passo a dar razão ao treinador quando quer mais cinco e não os dois que eu mesmo julgava necessários. E, ao que percebo, o time – mesmo com essa sequência de vitórias (seis em sete jogos, sendo três no Brasileiro) – ainda pode e precisa evoluir para buscar a conquista nacional.

Tem jogador que pode sair, um deles é o Guga, que atua no setor que ainda se mostra carente. Marrony fez dois gols ontem, mas sua posição não é de matador. Experimentaria o garoto Bruno Silva, com Marrony recuado. Eu faria isso, mas não debato com o treinador. Quem entre nós acertaria as escalações – rodada a rodada – que ele tem anunciado. Por isso, brinco e insisto, é o meu “Maluco Beleza”. Claro, por mais que possa me surpreender, vem vencendo os jogos e fazendo melhores os meus dias.

Ele tem suas convicções e isso tem dado certo. Hyoran ontem não foi o mesmo do meio da semana. Alan Franco ainda não me mostrou a que veio. Marrony, que quis ter sido substituído no intervalo, fez os dois gols. Na penalidade mostrou muita personalidade. Então, amiGalos, sigamos!

Por fim, aos que tem facebook, quero dividir uma emoção pessoal postada na página deste blog. Desde a volta dos campeonatos, fiz meu boneco para marcar presença nos jogos. Pois ontem, ao lado da minha filha e eu, duas homenagens a Atleticanos ausentes que foram muito marcantes a este blogüeiro.

Galo Sempre!

Fotos: Bruno Cantini e Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Futebol é interessante: vem Sasha (jogador comum) e sai Cazares (jogador com potencial de craque). Ambos com a mesma idade: 28 anos. Se compararmos os números e a capacidade técnica de cada um, a diferença é grande em favor do equatoriano.
    Mas o mundo da bola é mutante e uma troca entre os dois pode ser benéfica, pois o treinador já provou ter conhecimento de sobra.
    Sampaoli está com moral alta e precisamos confiar nas suas decisões. O que não podemos é achar que ele não erra. Bom senso e visão crítica sempre!
    Vamos juntos em busca do título nacional.

    • Concordo.
      Não podemos endeusar Sampaoli. Não é hora.
      Apoiar sim , mas atento a possíveis erros do técnico.

      • Nesse caso, mais uma salva de palmas pro Sampaoli! Até que enfim um técnico colocou o Cachazares no seu lugar! Tem potencial de craque, mas NÃO QUER JOGAR, ENTÃO TCHAU! Se ainda tivesse ganhado alguma Copa ou competição importante, além de um Mineiro, ainda poderia se dar ao luxo de imitar o Romário: não treinar e escolher os jogos pra atuar. Mas não passou de um foguete molhado, com alguns jogos de Pelé e outros de Macalé! Já vai tarde e que seja feliz no Náutico, Santos ou sei lá onde, provavelmente num time que não tenha grandes pretensões pq aí ele pode continuar seus "golos", independente de pandemia. Prefiro um jogador comum como Sasha mas que seja útil e tenha gana de jogar e de ganhar!

  • Boa tarde MASSA!

    Jogo complicado, como já era previsto por muitos de nós. Na série A não tem isso de time fácil, todo jogo é pegado. Eu tinha esperança de ganhar ontem, apesar dos diversos erros na saída de bola. Que falta fazia Arana. Qdo acertava a saída, o meio não ajudava, aí quem fazia falta era Nathan. No início do 2o tempo comentei com um colega que ganharíamos o jogo, mas que não estava fácil. Tinha de sair um gol, por que daí pra frente era tchau Ceará. E veio, pênalti. E depois ficou fácil, o time acalmou, até demais, pois com isso o Réver me da uma patricada que quase saí o gol de empate. Mas, aí vem o que todo time precisa ter para ser campeão, além da competência claro, veio a sorte de armar uma jogada e colocar Marrony para correr, do jeito que gosta, partir de frente para o gol com a bola, não fazendo o pivô, mas correr com a pelota. Nem deu atenção ao zagueiro que corria atrás, colado, chegou na frente, cara a cara com Pratess e chutou colado no corpo do goleiro, 2 x 0. Acabou.

    Esse gol demonstrou que precisamos urgentemente de um centro avante. Isso não é do Marrony. Espero que o Sasha chegue e faça isso. Considero ele limitado, não seria minha escolha, mas não sou o técnico, então foda-se eu. Não teve um jogo que concordasse com a escalação do Sampaoli, e todos ganhamos. Faltam 36 rodadas, vou contestar todas. Nem penso em concordar com ele, vai que dá azar. Kkkkkkkkkkk.......

    Tá rolando um comentário de que Pato está vindo para o 9ALO. Acho que é perda de tempo. Esse cara é outro que já não quer nada. Mas como temos histórico de recuperar jogadores aposentados, vai que esse não seja mais um. Detalhe, vem para compor o time, isso tem de ficar claro para ele, e outra, tem de ser salário bem baixo. Nada de chegar como sendo medalhão.

    Agora é o bostafogo. Outro que gosta de aprontar pra cima do 9ALO. Seja por ele ou por ajudas ocultas, semi ocultas ou de cara lavada.

    Depois vem decisão, mas não é do mineiro, é do brasileiro, Inter fora de casa. É vencer e vencer. Pronto, sem mais. Time nós temos. Técnico tb.

    VVVVAAAAAMMMÚUUUUUUU 9999AAAAAALLLLLLÔOOOOOOOOOOO............

  • Boa tarde, amiGalo Eduardo.
    SEGUNDA feliz em dobro. Galo na liderança e o pequeno time azul na segunda. Bom demais.
    Algumas considerações. O estilo Sampaoli, de reclamar, procede. Ele é perfeccionista e quer ser campeão, é bom para o currículo dele e melhor ainda para o do Galo.
    Também é muito bom não ter jogador dono da posição, idolatrado. Isso esvazia as panelinhas de sempre. Mas algumas mudanças são necessárias, no meu humilde entendimento de torcedor. Como é sabido que o Guga não demora a sair, por que não entra com o Mariano pelo menos na segunda metade do segundo tempo? Ele tem que pegar ritmo de jogo. Alan Franco mostrou que na lateral esquerda está fora do ninho. Também continuo achando a zaga do Galo bem mediana. Mas a do Barcelona é muito melhor e tomou 8 gols. A da seleção do Brasil também era muito boa e tomou 7 gols. Casos eventuais são aceitáveis. O que eu não acho aceitável é zaga fraga entra ano, sai ano. Também não podemos por a culpa na falha de um único zagueiro. Onde estavam os companheiros para dar cobertura nos dois gols bobos sofridos no jogo contra o Corinthians? Também não podemos por a culpa na perda de um gol quando um atacante chuta a bola direto no goleiro. Este irá rebater, mas onde está um outro jogador para aproveitar o rebote? Jogo coletivo não tem esse nome à toa. Todos ganham, todos perdem. Torci para o avenida Guga ir para o Flamengo assim. O Galo receberia uma boa grana e ainda iria "reforçar" o FlaGlobo com o avenida Guga. Caminho garantido para o gol.
    Espero que o boato do Pato no Galo seja só boato. No SP ele é o terceiro reserva.
    Para mim o Galo tem ainda mais dois testes que irão medir sua força nessa competição. Por dois já passou com mérito. Trata-se de Internacional, no sábado, e Grêmio, na 12ª rodada (em BH). O Galo é freguês de carteirinha desses dois times. Se ganhar, aí sim eu acredito que tem tudo para ser campeão. Ainda mais se chegar um armador e o homem gol, tipo Roger Guedes.
    Saudações Alvinegras e até quarta.

    • Maria não acompanha jogo do Galo por isso é aceitável o cara dizer que o foi o Alan Franco que jogou na lateral quando na verdade foi o Allan, outro meio campo.... Zaga mediana é a do time de segunda divisão , aliás, por isso está lá e freguês de carteirinha é o time das marias que por estar na SÉRIE B nos privou de seis pontos na SÉRIE A.... Não tem coisa mais patética do que maria querer ser passar por atleticano e achar que engana alguém.... Deve estar sendo muito difícil ser maria..... Mas de "quarta feira tem mais" elas entendem....

  • Olá, pessoal, boa tarde a todos! Muito bom começar a semana em alta com mais uma vitória e a liderança! Mas temos que manter a pegada e esses dois próximos jogos fora de casa são fundamentais para a nossa pretensão à taça, ainda mais se tratando de uma ex-pedra no sapato como o foguinho e um adversário encardido nos seus domínios como o colorado! Cansei de jogar bem e perder ou empatar e ontem o mais importante foram os 3 pontos e de quebra a liderança, com o tropeço do Inter e do Athletico paranaense. Jogar às 11 hs é infame, mas é ruim pra todos os times e o nosso ainda está em evolução. Rafael, apesar de alguns vacilos contra os gambás, vem dando conta do recado e começo a concordar com Sampa de que precisamos de mais um goleiro, já que Victor deve se aposentar ou ser transferido após este Brasileiro. Sampa já tá pensando tb na Libertadores do ano que vem! Alonso e Rever, tb apesar de algumas batidas de cabeça, precisam ser mantidos para se entrosarem ainda mais! Quando Rever não jogar, que jogue Bueno, pois o Gabriel é de lascar! Arana e Marrony são titulares absolutos, com menção honrosa a este Menino que mesmo jogando fora de sua função, vem cumprindo com excelência seu papel e ontem foi o nome do jogo! Keno, ao contrário, ainda não mostrou a que veio, tá devendo! Hyoran, Jair e Alan Franco tem tido altos e baixos, o que ainda é normal no início, mas precisam se estabilizar logo! O que realmente eu não entendo no argentino é sua insistência com Guga, já que no máximo ele é menos pior do que Patric e Mailton, mas é visivelmente inferior ao Mariano. Pq não começar com Mariano logo, já que Guga também está com os dias contados? Será que é empresário querendo manter o produto na vitrine? Com a vinda de Sasha, tomara que resolvamos a falta do centroavante, já que Tardelli com a fratura é carta fora do baralho! Eu tb concordo com o Eduardo e testaria o promissor Bruno Silva. Quanto à armação, é dose depender só do Nathan, pq ele realmente tem jogado o fino da bola, mas não tem substituto uma vez que Cazares está de saída (já vai tarde). Otero , à exceção dos belos gols, não deixará muita saudade, porém é preciso que Sampa treine mais e mais cobranças de faltas e escanteios que tem sido pessimamente aproveitados! A perda de pênaltis parece coisa do passado, que batida do Marrony ontem! Se fosse o Cone 1, Cone 2 (RO) ou outros a gente já temia o pior... Vai, Galo, vamos lá no Rio ganhar mais uma e manter a dianteira!

  • Fatos:
    - Keno se mostrou útil no mano a mano, nos jogos contra o América, mas contra defesas mais sólidas está tendo dificuldades. Precisa de alguém para jogar junto. Ontem recebeu inúmeras bolas e não fez nada de bom. Infelizmente me lembrou o Geuvânio na direita, que só cortava para a esquerda e chutava para fora.
    - FS está no grupo porque tem experiência... Fosse assim, ano passado seríamos campeões. O time atual é muito mais identificado com a torcida do que aquele do ano passado. Aquele grupo de Elias, FS, Pastor, Patric, Di Santo não nos deixa saudade alguma.
    - Nos faltava um treinador de pulso firme. Há muito tempo só tivemos aprendizes e arremedos. Aí não tinha como mesmo. O único que veio para tirar a panelinha arrumou o time.

  • Para mim a maior mudança promovida por Sampaoli foi fora de campo, o fim da falta de gestão extracampo , ou seja, acabou com os grupinhos de jogadores que mandavam no GALO e derrubavam qualquer técnico, saneou o elenco da presença desses canalhas. Ele pôs um fim nestes grupos, além disso, fechou o grupo com ele com um objetivo: ser campeão, lutar até o fim, não existe titular absoluto.
    Penso que estes processos extra campo tem tido um efeito gigantesco na cabeça dos jogadores. Ele já deixou claro que alguns jogadores não irão atuar com ele, pelo fato de não terem comportamento condizente com jogadores profissionais, ele que contar com pessoas decentes.

  • Torcedor é assim , tem o seu jogador preferido
    e aquele que não engole nem com uma cerveja
    bem gelada .

    Unanimidade ? Coisa rara .

    Então eu me permito dizer que esse Réver está
    com validade vencida há muito tempo .

    Alguém aí disse que o lado Guga/Réver assusta
    até a própria assombração .
    Na minha opinião está corretíssimo .

    O cara não chega em nenhuma cobertura , no
    mano a mano é horroroso .

    "Ah! , mas não comprometeu", diriam alguns !
    Por sorte nossa , porque o lance anterior que
    ensejou aquela rebatida pro Marquinhos foi a
    coisa mais bisonha dentre tantas que ele tem
    proporcionado em campo .

    Mas 'tá tudo certo .
    Palmas calorosas para o Marrony .
    No penal , frieza e categoria .
    No segundo, mudou a trajetória da corrida no
    momento certinho .
    GOLAÇO !!!

    p.s.
    Para não deixar de ser ranzinza :
    vocês ouviram o comentarista de arbitragem ?
    Disse ele que o Marrony VALORIZOU o lance ,
    ao ser puxado no penal .

    Esses caras têm que ser deportados .
    De preferência , para Marte que os gerou .
    ( expressão que me veio à cabeça no lugar da
    tradicional )

  • Bom dia amigos do Galo. Foi um jogo difícil, Natan e Arana são peças importantes no time, acho que o momento do Ygor Rabelo é melhor que o do Rever, Savarino e Keno podem render muito mais do que mostraram ontem. A saída de bola do NOSSO GALO continua ruim, jogadores com a bola queimando no pé, carece de um jogador que se apresente para jogar, levante a cabeça de tenha pleno controle da bola. Sampaoli está testando diversas formações, natural que o rendimento do time alterne, ele é o melhor técnico em atividade no Brasil e sabe o que faz. Cazares é mais problema que solução, então tchau.

  • SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. A impressa em geral a muito descobriu que desgraça e tragédias dão muito mas muito mais ibobe que calmarias e belas notícias. O ser humano e o brasileiro tem se acostumado a ser uma espécie de corvo, de um urubu, que sempre aparece nas horas ruins.
    E aqui no blog não é diferente. A cada vitória do Galo os números de comentários vem reduzindo cada vez mais, vide que no domingo tivemos apenas 18 comentários publicados.
    Agora pense comigo Eduardo e meus amigos otimistas, se o Galo tivesse perdido ou ao menos empatado com o Ceará, o quanto de comentário que não teria, na verdade onde está essa turma da crítica pronta, da receita infalível de sucesso, SUMIRAM, mas não se enganem, eles estão aqui, lendo as resenhas e tendo que colocar suas amarguras de vidas em outras coisas, uma vez que a 7 jogos o Galão não perde e estamos em franca evolução, então estão escondidinhos, esperando a primeira derrota ou o primeiro empate com um time de menor expressão em casa, não se enganem, eles estão aguardando o momento certo para destilarem seus venenos. Tomara que sumam daqui e não apareçam tão cedo, as críticas são válidas sempre, mas os urubus só gostam da carniça e do erro, por isso estão tão escondidos, pois em que pese não sermos imbatíveis, estamos no caminho certo com um grande diretor de futebol e um grande treinador, por isso os corvos de plantão sumiram, pois suas vidas perfeitas, seus altos cargos e seu ótimo desempenho profissionais não permitem aparecer nas vitórias, mas somente nas derrotas, pois eles são perfeitos.
    Esqueçam o Galo, esse amor não é para vocês, seus corneteiros de plantão sumidos, e escondidos esperando um deslize para aparecer. Cambada de gente frustrada. ]
    Aqui é GALO PORRRA.
    EU TORÇO CONTRA O VENTO

  • Bom dia amigalos.
    Recebi noticia que o pato ta vindo pro galo. Alguém sabe isso?Não vejo como uma boa pra nós. Medalhão e cansado.

Recent Posts

Chegou a minha vez

Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…

4 dias ago

“Nada e não estão com pressa”

Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…

5 dias ago

O CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA DO ATLÉTICO

Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…

6 dias ago

O Galo e novo desenho do futebol brasileiro

Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…

7 dias ago

A desilusão dos iludidos

Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…

1 semana ago

Fim de semana sem tensão e estresse

Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…

1 semana ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!