Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sofrido mas mantido o 100%

Como é da nossa tradição, “se não for sofrido não é Galo”, passamos pelo Ceará e chegamos a terceira vitória consecutiva. O horário e a mudança radical na escalação foram determinantes à agonia até o último minuto da partida. Sampaoli, certamente para preservar o Arana, optou por um time sem lateral esquerdo de ofício.

Ao que entendi, não sou expert no assunto – apenas um corneteiro – quando o Galo defendia era um 4-3-3, já no ataque virava 3-2-5. Seja um, outro ou algo que não foi identificado, fato é que o time passou sufoco e o Atleticano por um grande sofrimento. O sol escaldante queimava até ao Torcedor dentro de casa.

E assim fomos para o intervalo, quando cheguei a imaginar três alterações, entrando Mariano, Arana e Bruno Silva nos lugares de Guga, Alan Franco e Marrony. Pois veio apenas Arana e no lugar de Jair. E o time foi mais incisivo, porém o Ceará também cresceu. Foi ficando angustiante.

Até que uma penalidade devolveu a pressão arterial aos níveis da normalidade. Houve quem, contrapondo às surpresas que Sampaoli sempre nos faz, afirmasse ter sido preciso na marca da cal para resolver o assunto. Ora, pois, convenhamos, o adversário veio fechadinho para esperar o tempo passar. Eficiente nessa escolha, então é natural que aconteçam faltas para truncar o jogo. Como foi dentro da área, a regra define com pênalti. Portanto, nada errado.

Ainda assim, seguimos com um olho na TV e outro no relógio. Por pouco, esse sentimento pessimista pune o Galo, pois que um ataque perigoso – quase fatal – foi interceptado pela defesa e no contra ataque o Marrony selou o placar. Dois gols do atacante, que no intervalo, por mim, teria sido sacado do time.

Quero dizer que não entendo absolutamente nada de esquema tático e técnico, reafirmando que sou Atleticano. Conheço sim, o nosso sentimento e junto com a massa “vibramos com alegria nas vitórias”, isso me tem sido suficiente e saudável. Chegamos à terceira rodada aos nove pontos e na liderança da competição. Ainda faltam 35 partidas. Fundamental para a conquista é enviar boas energias aos nossos jogadores e seus comandantes.

Farei isso sempre! E xingarei sim, quando achar necessário.

*fotos: Bruno Cantini e Pedro Souza/Atlético

18 thoughts to “Sofrido mas mantido o 100%”

  1. Boa noite xará e amigalos! Jogo difícil. Esse Ceará é time encardido viu. Galo mostrou sua força. Penso que a defesa ainda está batendo cabeça as vezes. Sampaoli tem que corrigir isso. Não dá pra inventar colocar jogador de meio campo ou zagueiro de lateral. É visível que este tipo de mudança tão radical não é eficaz. Se tem lateral reserva coloque-o. No mais gostei do jovem Marrony. E o que joga esse Alonso heim. Eduardo Sasha já está em BH. Deve assinar até terça-feira. Bom reforço tendo em vista a carência de um atacante mais próximo do gol. Galo vai continuar dando trabalho. Que assim seja….

  2. Jogar às 11 hs é um CRIME contra Jogadores e Torcedores.
    Coisas da GLOBOLIXO .
    INVENTAR DEMAIS ÀS VEZES PODE CUSTAR CARO.
    SEM ARANA A QUEDA DE PRODUÇÃO DA EQUIPE FOI GRANDE.
    ARANA é um jogador imprescindível , assim como ALLAN no meio de campo.
    JÚNIOR ALONSO , que ótima contratação desse Zagueiraço.
    Quanto ao meio de campo , prefiro JAIR no lugar de FRANCO.
    Jogamos mal , mas ganhamos, e isso é o mais importante.
    J. ALONSO – CRAQUE.
    ARANA – CRAQUE .
    ALLAN – CRAQUE.
    JAIR – CRAQUE.
    SAVARINO – CRAQUE.
    Com cinco Craques no time , tudo pode ficar mais fácil.
    MARRONY – Muito bom jogador.
    Até agora não gostei do futebol do FRANCO , mas é novo e pode melhorar muito.
    Quem diria , NATAN , está fazendo falta.
    ESSE BRASILEIRÃO TEM QUE SER NOSSO.
    AQUI É GALO.

    .

  3. O resultado final foi bom, mais 3 pontos com um pouco de sorte. Tenho me preocupado com o rendimento do Guga, Savarino, Keno e Hyoran, principalmente se o time estiver em dificuldades na partida, contra uma equipe bem armada. Desde que chegou, a única coisa que o Hyoran fez foram aqueles 2 gols, no Corinthians. Savarino pega a bola e cruza baixo, para ninguém. Ou o Keno entra em forma logo ou será um novo Bolt. O Léo Sena jogou pouco mas evitou um gol certo do Ceará o que propiciou o segundo gol do Galo. No geral, o time está muito bem, embora ainda faltem alguns reforços.

  4. Boa noite!
    3 jogos, 3 vitórias.
    O jogo hoje foi num horário criminoso, pra atender a maldita globolixo. Então, quem sou eu pra cornetar o time!? Fiquei foi muito feliz com a partida que o Marquinhos fez, com a personalidade do jovem Marrony pra bater magistralmente aquele pênalti e pelo golaço no final, que sincronismo entre Marquinhos e Marrony!
    Galo, campeão 2020/21!!

  5. Boa tarde Eduardo e amiGALOS. Segundo Tristão Garcia acho que o nome é esse mesmo para o time ser campeão ele tem que fazer 2 pontos por jogo. Claro que em um jogo pode se fazer 0 1 ou 3 pontos. Mas isso quer dizer que a cada 2 jogos tem que ganhar 1 e empatar outro. Quarta faremos o quarto jogo deseja após esse jogo teríamos que ter 8 pontos e já temos 9. E se não sairmos derrotado quarta aumentarem os essa gordura. Acredito muito no time e principalmente no nosso Maluco Beleza.
    Aqui é GALO.

  6. Caros,

    JOGAÇO! Parar o ibope EIXO!

    …Ah! contra o urubu foi um jogão, contra o curica foi isso e aquilo! Já contra o o Ceará jogou contra 11 hs e contra o sol, contra a feijoada,etc. e ñ sei o q… Por favor! Jogo bom é o que se VENCE! Se o NOSSO GALO começa o jg nove e meia do dia anterior e vence no dia seguinte, na madrugada, vale menos? O Ceara jogou prá caralho, FATO! Valorou cada 1 dos 3 pts.

    O JOGO: é Marlony: qnd ele gira, a turma do apito do lado de fora ficou naquela…A gente sabe…PENALTY CRISTALINO! Os analistas, jornalistas e entendidos q dizem, narrador, comentador de arbitragem, UM ZOOLÓGICO inteiro, etc., abrem o debate. Tese e antítese praqui, suposição pracolá, um cata no precedente RATO, outro lembra q tem o VAR…por aí vai…O JUIZÃO corre prá num sei onde, pensei até q fosse pro banheiro do vestiário, prá consultar o nº1 ou o nº2…

    SURPRESA: O Juizão só não amarelou PADIM CIÇO pq ele ñ tava no banco do Ceará! HILÁRIO!…aí MARLONY dá aquela arrancada aos 50 do 2º…num guento! Haja coração! Alguém tem q aumentar o passe de menino!

    Mais Marlony: Marlony, numa das muitas boas jogadas q proporcionou, entrou cara a cara com Pras. Marlony explode em Pras. Marlony nos jgs anteriores contra urubu e curica repetiu essa nota. Fica monótono, canto chão. Marlony, tem q distorcer o repertório, ninguém é contra, ele tem q fuzilar mesmo, e ele tem q CAVAR tb…Ô Tião Cavadinha, diz ai!?! Fico pensando Marlony e Bruno da base, dá rock?

    O TIME:

    RAFA: esse garoto tem futuro (é q eu nunca tinha vista jogador nenhum começar a carreira com 30 anos vindo de um banco falido! Eta, futebol moderno!)

    A DEFESA: Venda Guga, mas ñ para o urubu. Ñ pratiquem BOBAGEM! O cara tá vindo a jogar. O miolo é esse mesmo. Réver, Gigante, ÍDOLO (quem ñ pensa assim é amariado, pt) e Alonso (esse Alonso aí tem cara de GaloDoido) e Arana. Ótima estratégia de EL LOKO com Alan. Confundiu do PortãoSETTE. Ô El loko, toma juízo, ñ!

    O MEIO: tava bem, dentro da normalidade. HIORRÃO meio q no normalaço de antes, mas útil, ñ quero desmerece. Eu sou grato demais por ele ter detonado o Curica, vou ser sincero. Jair, q dizem q é Ademir da Guia, depois Cerezo, Beckenbauer, etc., pode ser, hj me pareceu mais um Vampeta da vida. toc toc toc. Na verdade ele me lembra MOACIR! Franco, bom, confio no nobre Barros Preto e Branco…Ótima estratégia de EL LOKO com Alan. Confundiu a cabeça do PortãoSETTE! Ô LoKo, toma juízo, ñ!

    ATAQUE: Keno, porra, excelente jogador, parte prá cima, meio q fora de jogo, errando quase tudo, sem deixar de tentar com categoria e disposição…esse é um acerto do caralho da diretoria! Bom jogador!… Marlony, ñ digo nada!(vão dizer q sou fã de jogador!) Savarim da Venezuela ñ estava mal, diga-se, mas EL LOKO ñ poderia deixar de nos brindar com essa q tb é uma loucura. Mas aí, irmão, Marquinhos tb é um muito bom jogador!

    Obs.; no semana, o cronista Gallup, é assim?, trouxe referências. (Nobre Guru, é bom debate, viu, é Galo e só Galo?)…ROBERTO FRANCIS DRUMMOND, lembra-se, ñ é só “camisa contra vento, ñ”! Muito, mas muito mais. Referência do NOSSO GALO, referência na literatura de língua portuguesa e referência contra a infame DITADURA MILITAR, (roubo praticado contra nobre Barros Preto e Branco, frase dele)! Frase de Roberto, O Drummond: “Sou DEMOCRATA, opositor ao regime infame, logo um “COMUNISTA”, q só pode ser Bom se Morto! GALO! Um PENSADOR e tanto!

    Agora é se preparar, ñ vai chover e tanto faz, campo tem mesma dimensão prá todo mundo, nada de Spa no melhor CT da Br, evitar aglomeração e…SETTE, fí! Pelo Amor de Deus! É lá no Rio! Cuidado prá num ser ASSALTADO!

    AQUI É GALO?
    AQUI É GALO!
    GALO SEMPRE!

    1. Bacana a sua narrativa, cheia de palavras bonitas e fatos históricos marcantes. Quem é fã de Drumond, ou é leitor ou atleticano. Quem não entende de futebol mas ama o GALO aprende aqui com vocês um pouco de logística futebolística.

  7. O Sampaoli foi curto e grosso hoje na sua entrevista quem não tiver de acordo com sua filosofia não vai jogar ele deixou bem claro que o Borrero por enquanto não está pronto para jogar e que com ele o Cazares não joga, pelo menos um treinador viu o que todos nós falamos aqui que o Cazares não é jogador para o galo

  8. Eduardo, hoje vencemos e o que importa são os pontos, mas Réver e Keno, estão destoando muito dos demais jogadores, hoje conseguimos vencer, mas contra um adversário que deseje um pouco mais a vitória, com as atuações ruins(em todos os jogos) dos citados, pode complicar.

  9. Mais três pontos na sacola, e isso importa e muito, mesmo não jogando bem. Time que quer ser CAMPEÃO, mesmo não jogando bem, ganha partidas, principalmente em início de campeonato, e, em nosso caso, início de trabalho com Sampaoli. Vejam o caso do GRÊMIO ontem, time titular, descansado, massacrou o Corinthians, perdeu PÊNALTI, mas empatou. Aqui vale uma crítica construtiva ao grande SAMPAOLI: coloque qualquer jogador pra fazer a pseudo função de ARANA, mas ALLAN é MUITO IMPORTANTE para ser RETIRADO de sua função, somente em caso de suspensão ou contusão. O esquema de Sampaoli joga nas TRIANGULACÕES, ou seja: LATERAL, MEIA, PONTA. Esses não funcionaram hoje. GUGA não apoiou, Franco até tentou, SAVARINO ficou isolado. ALLAN não é lateral, HYORAN até tentou, KENO ficou isolado. Segundo tempo com a entrada de ARANA melhorou muito, teve esse diálogo, o lado ESQUERDO cresceu. O DIREITO continuou fraco, porque GUGA não avançava. A saída de JAIR melhorou a equipe, ele tá lento, essa posição precisa raciocínio rápido, agilidade, MEIAS cada vez mais dinâmicos. Vi FRANCO com uma contribuição imensa para a equipe, bem incorporado ao ESQUEMA DE SAMPAOLI, fechando as laterais e o meio, falta chegar mais na área para concluir. Esse vai ser difícil sair do time. Tenho muito receio com o nosso lado DIREITO com RÉVER e GUGA, acho o ponto fraco do GALO, hoje foi explorado novamente pelo adversário. Já descobriram nossa MINA na terceira rodada. Abre o olho SAMPAOLI. MARRONY, como sempre fazendo o impossível como centroavante, que não é sua posição, hoje foi premiado com 2 GOLS. OS MELHORES: MARRONY e ALONSO, esse zagueiro JOGA demais, vamos ver até quando o ALONSO vai aguentar carregar o RÉVER nas costas. Vamos GALO, vamos melhorar esse ELENCO, o sonho é possível, vem REFORÇOS.

  10. Boa tarde Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    apenas a terceira rodada de um total de 38!!!!! O time tem que crescer no momento certo da competição, então essa vitória é pra ser comemorada, e muito!!!!!
    O Galo está se arrumando, ainda chegarão jogadores…..
    Estamos no caminho certo!!!!! Mas que ninguém se deixe levara pelas falácias de gente tipo Milton Neves, esse sujeito não ajuda em nada!!!!
    Um ótimo final de domingo pra todo mundo!!!!

  11. nem vou Acreditar ok vou falar o Nathan fez muita falta hoje no jogo.a defesa quase entregou rever e Guga não dar mais. fracos e peladeiros. eo keno um verdadeiro bolt tartaruga. ganhamos mas não me conveceu só cego para não ver as falhas no jogo.repito para ser campeão temos que melhorar muito. mas ok importa é os 3 pontos. arana e mas 10.o arana joga muito. Grande marrony o cara do jogo. vai galooo.

  12. É muito jogo em pouco tempo. Difícil manter o ritmo, ainda mais que perdemos um jogador fundamental (incrível isso) para o esquema, que é o Nathan. Jogo num horário ruim, contra um time trancado. Não desistiu, e venceu, e isso é bem animador. Superação, para mim, é a definição do jogo de hoje.

  13. Boa Tarde! Embora o time não tenha apresentado a desenvoltura do jogo passado, vitoria e sempre vitoria. Muitos dizem, especificamente no futebol, que vitoria é fator de sorte. Discordo! Para mim é resultado de trabalho dirigindo. No segundo gol, quase tomamos o gol de empate. A colocação dos defensores, além do corte, proporcionou o contataque.
    Agora ficou claro que precisamos de autêntico camisa 9.

  14. AVILA ,

    jogo é jogado e lambari é pescado.

    Cada partida , uma história , até porque tem onze do outro lado.

    E o Ceará veio pra não jogar, o que dá nos nervos, da torcida e dos jogadores .

    Mas tá bom demais !

    Tivemos sustos sim , mas faz parte, apesar de eu achar que o Rever exagera …, bom, deixa pra lá.

    E atenção: para o próximo jogo tetemis novidade.
    Tido indica que o Victor volta ao time.
    Vai atuar de falso.nove.
    Coisas do Sampaolli …

  15. Boa tarde

    O que interessava eram os três pontos e fim de papo, mas que jogar neste horário é simplesmente uma aberração, isto é, ainda mais para quem se dispõe a atacar e não a defender como fez o Ceará. Hoje o time não teve a atuação dos últimos dois jogos e destaco negativamente o kenon. Horrível, sem ritmo, perdendo bolas bobas e sem nenhuma produtividade. mas não vou cornetar e espero que ele melhores nos próximos jogos.
    Para as viúvas de Cazares, Sampoli fechou o caixão: aqui não há lugar pra ele. Chorem meus amigos, fazer o quê com este inconsequente?

  16. Pra qualquer vc esquema vc tem que ter as peças vc que correspondam. E Sampaoli como todo treinador, tem aquele que pra ele é um o cara, e a torcida fica se perguntando, o que que o treinador vê nesse cara. Na minha opinião é o caso do Alan Franco, não desarma, não arma, não aparece, mas pra alguns e para o treinador … é o cara. Eu teria colocado o Arana no lugar dele e não do Jair…Sabatino vc caiu o rendimento, mas o time tá indo, porém, falta um meia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.