Não sem nenhuma surpresa para quem acompanha os bastidores que tingem o esporte bretão nestas terras tupiniquins e, em particular, nestas Gerais sempre sacudidas pela paixão desenfreada de muitos, pelos egos inflados de outros tantos e pelas disputas pela hegemonia e protagonismo, nem sempre ortodoxas e transparentes, estamos assistindo a mais um ataque virulento desferido contra o Atlético.
Contra o clube sim, não obstante os alvos explícitos sejam hoje o goleiro Everson e sua mulher, atacados covarde e cruelmente nas redes sociais. e o treinador Jorge Sampaoli. Jogadores e treinadores entram e saem e o clube permanece, normalmente sofrendo as sequelas de uma passagem traumática e mal resolvida. Já passou da hora do atleticano ficar esperto e entender que torcer é também proteger o clube do coração.
A notícia, mesmo sem comprovação e lançada claramente de forma panfletária, segundo a qual Sampaoli, incomodado com o protesto de uma torcida organizada, teria colocado em xeque a sua continuidade no comando técnico do Atlético após o fim do brasileirão 2020, provocou varias reações no seio da Massa.
Para um clube que tradicionalmente sempre pecou pela falta de transparência e de credibilidade e por manter uma comunicação institucional deficiente, é ate compreensível o silêncio, a dificuldade e o cuidado para tratar pública e oficialmente desse assunto. No entanto, fontes mais cordatas e razoáveis já estão, não só desmentindo essa “informação”, mas contrapondo-a com argumentos sólidos e buscando resguardar os interesses maiores do clube.
Curiosamente, a cidade do Galo está fechada para imprensa desde que a pandemia se iniciou. Sampaoli só fala nas entrevistas coletivas ao final dos jogos. Fora isso, só com sua equipe e, ainda sim, apenas com aqueles que foram trazidos por ele, que são de sua absoluta confiança. É sabido e ressabido que os membros da chamada comissão técnica permanente vêm trabalhando tão somente com o time da transição. Quem, então, teria revelado que Sampaoli estaria insatisfeito com os protestos, a ponto de ficar em duvida se permaneceria ou não clube após o fim do campeonato? Algum X9? Mas será que existe x9 no Atlético (rs, rs, rs).
Mas nem tudo o que se fala é ruim. A especulação cada vez mais forte da contratação do atacante Hulk, por exemplo, vem corroborar que o projeto em curso no clube continua se desenvolvendo a pleno vapor. E é isso que interessa e deve ser cuidado e protegido.
Nas redes sociais, um atleticano perspicaz assim se referiu ao mi mi mi provocado por essa “noticia”: “Se a ‘cornetagem´ conseguir derrubar o Sampaoli, aí pode esquecer qualquer projeto no GALO que essa galera vai acabar com tudo! Qualquer outro técnico que vier e tiver uma sequência de derrotas e não mandar para o jogo o queridinho deles, já vão pedir a cabeça de novo! Dureza, viu!” E é esse o cerne da questão. O que está em jogo não é a permanência de Sampaoli ou a titularidade de Everson, ou ainda o aproveitamento de Diego Tardelli e, sim, o projeto em curso.
Uma coisa é cobrar e criticar com responsabilidade, outra é criar um clima insustentável, alimentar um ambiente instável, potencializar crises e colocar em risco o futuro do clube. Dentro de qualquer organização sempre existirão insatisfeitos. E o fogo amigo sempre atrairá como um imã a artilharia inimiga tradicional. O antídoto? Vigiar e saber como cobrar.
Acertando e errando, porque faz parte e é inevitável, mas buscando sempre atingir o nível de excelência desejável e sonhado pela Massa, Sampaoli ou qualquer outro treinador de ponta só ficará no clube se o seu trabalho estiver escudado em um projeto consistente e profissional.
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Falei pro Eduardo aqui em Porto Seguro, e repito: o camisa 10 pro Galo está em BH, e atende pelo nome de ADEMIR (América).
Tomara que esse Hulk dê certo... Mas confesso que com essa grana... O Galo poderia trazer o Bacho Fernandez do River, tentar o Dudu, ex Palmeiras. Na minha modesta opinião são jogadores muito melhores... Mas vamos lá! Hulk pra cima deles! Galo, sempre!
Nacho
Prá mim, que fui contra a contratação, fico muito à vontade prá dizer: já vai tarde! Agora, também não vai adiantar nada mandá-lo embora, se a "direção" não fizer uma escolha minimamente refletida, ouvindo QUEM ENTENDE MESMO e afastando o novo "conceito" de que técnico bom é estrangeiro ou desses novatos estudiosos, porém sem quilometragem rodada... Abelão está aí prá mostrar que as coisas não são como pensam. Pode até perder o campeonato com o Inter, mas já mostrou que é competente lá mesmo no RS. Se não deu certo em alguns clubes, como aquele do Barro do Preto, foi porque lá só tinha, como tem, "pereba" e a corrupção andava solta, o que não serve para aferir qualidade de técnico num clube desse, obviamente.
Sampaoli está sendo monitorado pelo Flamengo. Saiu a notícia. Que o Galo então monitore Jorge Jesus, que quer voltar ao Brasil mas não ao Rio de Janeiro por causa da violência.
Neste momento o Jorge Jesus está sendo monitorado é por uma junta médica para cura-lo do covid-19. Que Deus o ajude.
O jogo de ontem entre grêmio e flamengo serviu para fortalecer minha opinião sobre o real problema do Galo.
Esse problema não é e nunca foi o sistema defensivo. Os jogos do Galo contra esses mesmos dois times no segundo turno provam que o sistema defensivo do Galo é suficiente para aguentar adversários poderosos no ataque.
E o que houve de diferença nos dois jogos? O nível de aproveitamento no ataque. Contra o flamengo, fizemos quatro gols e ainda que tivéssemos tomado dois (evitados por boas defesas do Éverson) os três pontos teriam vindo da mesma forma.
Já contra o grêmio, fizemos um e perdemos muitas oportunidades de fazer outros por decisões equivocadas do nosso ataque. Até que tomamos um que não teria feito diferença nenhuma se, àquela altura, já tivéssemos feito uns três ou quatro como o flamengo fez ontem. E só não tomamos o segundo, como o flamengo levou ontem, graças a boa defesa do nosso goleiro. Seria uma derrota ainda mais sofrida, unicamente porque, mais uma vez, não matamos o jogo quando tivemos chances.
Porém é um pouco diferente você ter o Hyoran para criar no meio e o outro time ter Arrascaeta e Everton Ribeiro, com o Gerson de contra-peso... Você ter que escolher entre Vargas e Sasha (ao custo de 10 milhões cada um) e escolher entre Gabigol e Pedro (95 milhões o primeiro e 87 milhões o segundo, totalizando 182 milhões em dois jogadores...).
Sim, senhores, o flamengo que tem o melhor elenco do Brasil só não disparou no campeonato brasileiro como fez na temporada passada por instabilidade na sua comissão técnica. Mesmo assim, tem o melhor ataque da competição (57 gols, um a mais que o Galo) e a defesa mais vazada entre os nove primeiros (43 gols, levou dois a mais que o Galo). E apesar de ter perdido seis pontos para nós, está um ponto na nossa frente. E não é por ter melhor defesa e levado menos gol que o Galo, pelo contrário, é porque fez gols mais decisivos como ontem, em partidas que o Galo fracassou.
É pelo fato de o elenco do Galo ser muito inferior ao do flamengo e a gente estar disputando palmo a palmo o campeonato brasileiro que me faz valorizar o trabalho da comissão técnica do Galo. Ela colocou o Galo na condição de ser dominante em quase todas as partidas que realizou. Em diversas delas a limitação ofensiva do nosso time foi a responsável pelos resultados adversos. Culpar o treinador por isso seria burrice ou má fé. Eu não acredito em má fé. Um time que domina mas não converte superioridade em gols, acaba desanimando e dando espaço para o adversário passar a gostar do jogo e complicar uma partida que seria fácil. Quantas vezes isso aconteceu nesse campeonato?
Quase todos os jogos que o Galo perdeu pontos, nós tivemos chances de marcar gols antes de sofrê-los. Então precisa é corrigir a defesa? NÃÃÃOOOOOO!!! Precisa é de eficácia no ataque, já que a nossa estratégia é a dominar os jogos e os adversários. Só que isso parece não estar claro para a maioria que vive achando que a nossa defesa é a responsável pelos insucessos do time.
Agora existe sim, estratégia diferente da de ser dominante e que pode até ser vencedora. Especialidade dos treinadores brasileiros nos últimos anos: a famosa retranca. Se o objetivo for deixar o adversário dominar e 'saber sofrer', 'fechar a casinha' e ganhar o maximo de jogos por 1x0, aí nós nos equiparamos aos times lá de baixo que lutam para não cair e não tem alternativa a não ser jogar retrancados.
Não será mais o Galo Doido; será o Galo Frouxo, que os últimos treinadores tentaram implantar por aqui. Eventualmente pode dar certo se houver um matador que faça os gols mesmo tendo apenas uma ou duas situações no jogo inteiro. Se essa é a opção preferida da torcida, então dá para entender o 'fora Sampaoli'. Então, que venha Tite, Felipão ou Celso Roth. Acho que é isso que parte da torcida está tentando dizer mas alguns de nós não estão captando. E a gente chamando eles de cornetas... Coitados...
Mas se e isso que querem para o Galo, eu tô fora! Viva o 'Galo Doido'!!! Ou melhor, viva o 'Galo Doido e Eficaz'! Vamos fazer gols e matar os jogos rapaziada!!!!
PS.
1) Domingos Sávio, eu fiz outra leitura da entrevista do Rodrigo Caetano ontem. Esses caras são muito lisos pois vivem de contatos com imprensa, empresários, cartolas. Jamais iria dizer que o repórter mentiu. É que toda boa fake news tem uma base de verdade, muitas vezes óbvia, para dar suporte a uma conclusão falsa e muitas vezes maliciosa. O que o Caetano confirmou é que o Sampaoli não ficou satisfeito com o protesto, mas, afinal, era para ficar? Essa é a parte óbvia da reporcagem. Agora se ele não desmentiu diretamente que o Sampaoli não pensou em sair, ele disse que está em contato direto com ele para planejar o final desse campeonato e o ano de 2021. Para um bom entendedor, uma palavra basta! Não espere que esses caras baterão de frente com a imprensa pois isso não vai acontecer.
2) Lucy, ótima dica o fredaugustoinfo. Também acho que é um canal próximo da diretoria/investidores (se não for até um deles mesmo) para rebater as reporcagens dos 'chutoristas' (adorei essa).
Muito grande pra ler.......vou esperar virar filme!!!!!!!!!!!!!!!Textão
Eu sei. Texto grande dá até dor de cabeça em alguns... Falta de hábito... Mas não ia entender nada mesmo, melhor não ler...
As suas observações vão contra os números do Time. Melhor ataque e não tem a melhor defesa.
Temos um time que perde muitos gols, contudo faz muito, agora temos também uma defesa inconstante. Os números estão ai...
Sim, os números estão aí mesmo. Eu os coloquei no meu comentário.
Acho que você não entendeu nada do que escrevi. Mas tudo bem. Tá valendo.
Boa tarde, como a Lucy já disse que o Hulck virá mesmo ( e a Lucy sabe tudo), será se vão dispensar o Tardelli, sem ter estreado nesta terceira e última passagem pelo Galo ?
O salário é muito alto.
Caros,
Presentemente vem sendo cantado em prosa e verso pelos CORNETAS y FLAUTISTAS da torcida quem é e quem ñ é CULPADO pelo "FRACASSO" do Clube nas competições. E pq? Ou ñ é isso?....a Torcida é boa, todos e todas y afins sabem...
E o NOSSO CLUBE? O q é um clube GRANDE? NOSSO GALO é clube GRANDE?
Ñ é uma pergunta Lero-Lero, prá Lero-Lero...ah! sô atleticano no Céu e no Inferno, pleno de ATLETICANIDADES mil COMPRO tudo qnt é patuá na NOSSA loja, desde antes de mil novecentos e Kafunga sô, eu tava lá junto com os meninins no Parque!, Nunca vesti outra armadura, apoio incondicional, sou contra o VERMELHO ideológico mais q o Bi BBlue antiideológico, grito alto e forte GALO qnd o copo cai no chão, e outra, num sou eu q ENTREGO RAPADURA todo ano no Br, mas apóio INCONDICIONAL de NOVO e de RENOVO mesmo assim e, prá arrematar o lero, torço PRINCIPALMENTE contra o vento , etc...
Ñ, tirando os PASSA PANO e JABAZEIRO incondicionais embutido no lero acima, tudo acima são resposta de TORCEDOR de jg DE VIDEO-GAME, sub 20, ADOLESCENTE e poetequeiro...eventualmente os capinadores de lote pungam na carroceria procura de vaga na geral...
(...)
No futebol Brasileiro a regra é: clube GRANDE é o q VENCE competições importantes seguidamente ou a intervalos regulares!!! ...Ñ foi por acaso q tal pequeno detalhe VM fez constar no NOSSO REFRÃO como a chave mestra da NOSSA IDEOLOGIA...Já vi nego aqui reclamando da TORCIDA cantar o hino de forma errada, um vacilo...porém do refrão VENCER VENCER VENCER, nunca foi visto um ATLETICANO VERDADEIRO balbuciando, trocando letras, tipo "C" por "D"...Correto, um sette um? Dá-lhe VICENTE MOTA!
Na 2ª metade dos anos 90, tava dentro de uma sala de aula na periferia de BH... naquela época, um fenômeno q custei a perceber claramente: ...
um menino q CRESCIA nos 70 e 80, ou q cresceu mesmo antes, qnd então um menino GRANDÃO, vestindo outra CAMISA, distraído, pisava-lhe no calo, aquele menino 70/80 vociferava SOU ATLETICANO, E mais alto, AQUI É GALO, PORRA!! E vinha o Q q houve, o q q tá pegando? o Colé? ...O menino ATLETICANO ñ se sentia abandonado! FATO!...Ñ era apenas pq o atleticano era maioria, ñ!, ...DENTRO DE CAMPO o clube impunha RESPEITO com times BRIOSOS ano após ano...HAVIA DIGNIDADE! Respeitavam O GRANDE CLUBE ATLÉTICO MINEIRO e sua GRANDE TORCIDA!...A MASSA é a resultante de um CLUBE DE "FUTEBOL" VENCEDOR!
...na 2ª metade da década de 90 o menino começou a se sentir isolado, tomava PORRADA mas a bem da verdade ainda havia REAÇÃO dentro de campo, AINDA, mas já se sentia A CAPITULAÇÃO da cartola... a partir dos anos 2000, o Clube se entregou de vez e aquele menino se ACOSTUMOU a tomar porrada de tudo qnt é jeito! Ficou SEM VERGONHA! Tomar PORRADO virou NORMAL!! Apanhava fora apanhava em casa! HJ o menino pensa q cresceu...mas tem a MENTALIDADE derrotista, infantilizada/ADOLESCENTE! Tem dificuldade de VENCER o infantil do santos....
O GRANDE KALIL e sua trupe recuperou um pouco a DIGNIDADE do CLUBE e da Torcida! FATO esse q independe do q KALIL quer ser na vida hj em dia! FATO!
Outro FATO, e q devia ENVERGONHAR moralmente os velhinhos e os VELHACOS q ACREDITAM e defendem o tal clube do futuro: A TORCIDA é o menino q vai crescer e MENINO NENHUM vai torcer para um CLUBE q entrega a rapadura toda mão, menino nenhum vai torcer prá CLUBE DE FUTURO q se recusa a SER FORTE dentro de campo no presente, o menino ñ quer VITÓRIAS de PIRRO, o menino quer fazer valer o VENCER VENCER VENCER do NOSSO HINO! Pessoal do NOSSO CAM, o menino manda avisar q tá de saco cheio dos CABRÕES lutando contra vento e jogando essa bronca derrotista na NOSSA CAMISA! O menino ñ acredita em SUPER HERÓIS!...
NOSSOS RIVAIS vão se distanciando: UM CLUBE Q Ñ consegue VENCER um mísero BRASILEIRO ñ pode ser considerado GRANDE! O fato é esse! Clube q ñ vence o Br ñ é grande!... NINGUÉM NASCE atleticano! Isso sim é q é FALÁCIA: O atleticano ñ vai crescer torcendo para um time q Ñ VENCE o Br e nada! ñ EXISTE esse atleticano OTIMISTA! ...O sujeito assim pensa q é atleticano, mas é pq NOSSO GALO é um time de MASSA! Cabe todo mundo! Cabe OS CABRÕES!
Obs.: NOSSO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO É GRANDE e O único PROJETO viável deve ser voltar a VENCER o Br o qnt antes, disputar toda e qq GRANDE competição prá VENCER e ñ prá só desfilar na passarela, distribuir diamonds e Galo de Prata pros VAIDOSOS!
Obs.: Apoio total ao protesto da GALOUCURA! VIVA A GALOUCURA! A torcida tem q sair do INAÇÃO e do DESLEIXO, a frescura! NOSSO GALO tá ATIVO! Queremos O NOSSO GALO ATIVO!!!
VAMOS GALO, fortaleza ñ, FORTALECE!!! Ainda tem jogo! Ainda tem Lambari!
Abs!
Boa tarde a todos!
Entre o AME OU DEIXE-O,PÉ DE MANGA,ANO QUE VEM, POJETO , FICA OU NUM FICA ,o que todos estão vendo é o carniceiro carioca e o Saci vencerem seus jogos e querendo ser campeões, bem quanto ao Galo ... Ah o Galo!
Vamos de AME OU DEIXE-O,PÉ DE MANGA,ANO QUE VEM ,POJETO E FICA OU NUM FICA.
Saudações Atleticanas!
Salve, Massa, Max e Guru!
Concordo contigo Max, esta notícia da insatisfação de Sampaoli pode até ter sido plantada por mais um desses que vivem a caça de notícias que dão ibope. Aliás, talvez se fizermos uma pesquisa o Galo é o time que mais sofre com este tipo de coisa.
Porém nosso técnico e seu jeito de ser (birrento, antissocial, teimoso), se torna um prato cheio para este tipo de coisa. A imprensa não gosta dele porque ele não dá entrevistas, os outros técnicos também não, por ele ser é estrangeiro e acusado de estar tirando o emprego de alguns aqui e até outros clubes que esperam sua saída, para assediá-lo.
Mas pelo sim ou pelo não da veracidade da notícia, vale o recado dado pelo torcedor: Sampaoli o Galo é muito maior do que vc, então baixa sua bola.
Taí falei!
Um amigo, cruzeirense, que só não chamo de maria em razão do respeito mútuo de longa data, teve a consideração de me dizer que entre os companheiros de sofrimento dele há pelo menos 7 que fazem perfis falsos de atleticanos nas redes sociais para postar comentários desqualificando Sampaoli, atletas e direção. Só aí já dá para ver que é preciso por uma pitada de sal em tudo o que se lê de cornetagem na web. É a velha história "o jardim do vizinho parece mais verde", "quem não tem time para chamar de seu torce contra o outro", etc. Conheço, por outro lado, uma maria doentia, um sujeito meio estrábico, engenheiro, que parece só assistir aos jogos do Galo e sempre que tomamos um gol ele se dirige à sacada de seu apartamento, "vestido de maria" e profere gritos e impropérios que contaminam o astral de bairro tradicional de BH com o que ele traz dentro de si: um ódio abjeto ao Galo. A esse recomendo, se estiver lendo isso: se não tem mais time, vá cuidar de suas construções! E nos avise quais são as obras que constrói, para passarmos longe do baixo astral que nelas deve estar impregnado.