Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

FICA OU NÃO FICA, O FALSO DILEMA

Max Pereira
@pretono46871088
@MaxGuaramax2012

Não sem nenhuma surpresa para quem acompanha os bastidores que tingem o esporte bretão nestas terras tupiniquins e, em particular, nestas Gerais sempre sacudidas pela paixão desenfreada de muitos, pelos egos inflados de outros tantos e pelas disputas pela hegemonia e protagonismo, nem sempre ortodoxas e transparentes, estamos assistindo a mais um ataque virulento desferido contra o Atlético.

Contra o clube sim, não obstante os alvos explícitos sejam hoje o goleiro Everson e sua mulher, atacados covarde e cruelmente nas redes sociais. e o treinador Jorge Sampaoli. Jogadores e treinadores entram e saem e o clube permanece, normalmente sofrendo as sequelas de uma passagem traumática e mal resolvida. Já passou da hora do atleticano ficar esperto e entender que torcer é também proteger o clube do coração.

A notícia, mesmo sem comprovação e lançada claramente de forma panfletária, segundo a qual Sampaoli, incomodado com o protesto de uma torcida organizada, teria colocado em xeque a sua continuidade no comando técnico do Atlético após o fim do brasileirão 2020, provocou varias reações no seio da Massa.

Para um clube que tradicionalmente sempre pecou pela falta de transparência e de credibilidade e por manter uma comunicação institucional deficiente, é ate compreensível o silêncio, a dificuldade e o cuidado para tratar pública e oficialmente desse assunto. No entanto, fontes mais cordatas e razoáveis já estão, não só desmentindo essa “informação”, mas contrapondo-a com argumentos sólidos e buscando resguardar os interesses maiores do clube.

Curiosamente, a cidade do Galo está fechada para imprensa desde que a pandemia se iniciou. Sampaoli só fala nas entrevistas coletivas ao final dos jogos. Fora isso, só com sua equipe e, ainda sim, apenas com aqueles que foram trazidos por ele, que são de sua absoluta confiança. É sabido e ressabido que os membros da chamada comissão técnica permanente vêm trabalhando tão somente com o time da transição. Quem, então, teria revelado que Sampaoli estaria insatisfeito com os protestos, a ponto de ficar em duvida se permaneceria ou não clube após o fim do campeonato? Algum X9? Mas será que existe x9 no Atlético (rs, rs, rs).

Mas nem tudo o que se fala é ruim. A especulação cada vez mais forte da contratação do atacante Hulk, por exemplo, vem corroborar que o projeto em curso no clube continua se desenvolvendo a pleno vapor. E é isso que interessa e deve ser cuidado e protegido. 

Nas redes sociais, um atleticano perspicaz assim se referiu ao mi mi mi provocado por essa “noticia”: “Se a ‘cornetagem´ conseguir derrubar o Sampaoli, aí pode esquecer qualquer projeto no GALO que essa galera vai acabar com tudo! Qualquer outro técnico que vier e tiver uma sequência de derrotas e não mandar para o jogo o queridinho deles, já vão pedir a cabeça de novo! Dureza, viu!” E é esse o cerne da questão. O que está em jogo não é a permanência de Sampaoli ou a titularidade de Everson, ou ainda o aproveitamento de Diego Tardelli e, sim, o projeto em curso.

Uma coisa é cobrar e criticar com responsabilidade, outra é criar um clima insustentável, alimentar um ambiente instável, potencializar crises e colocar em risco o futuro do clube. Dentro de qualquer organização sempre existirão insatisfeitos. E o fogo amigo sempre atrairá como um imã a artilharia inimiga tradicional. O antídoto? Vigiar e saber como cobrar.

Acertando e errando, porque faz parte e é inevitável, mas buscando sempre atingir o nível de excelência desejável e sonhado pela Massa, Sampaoli ou qualquer outro treinador de ponta só ficará no clube se o seu trabalho estiver escudado em um projeto consistente e profissional. 

 

40 thoughts to “FICA OU NÃO FICA, O FALSO DILEMA”

  1. Tomara que esse Hulk dê certo… Mas confesso que com essa grana… O Galo poderia trazer o Bacho Fernandez do River, tentar o Dudu, ex Palmeiras. Na minha modesta opinião são jogadores muito melhores… Mas vamos lá! Hulk pra cima deles! Galo, sempre!

  2. Prá mim, que fui contra a contratação, fico muito à vontade prá dizer: já vai tarde! Agora, também não vai adiantar nada mandá-lo embora, se a “direção” não fizer uma escolha minimamente refletida, ouvindo QUEM ENTENDE MESMO e afastando o novo “conceito” de que técnico bom é estrangeiro ou desses novatos estudiosos, porém sem quilometragem rodada… Abelão está aí prá mostrar que as coisas não são como pensam. Pode até perder o campeonato com o Inter, mas já mostrou que é competente lá mesmo no RS. Se não deu certo em alguns clubes, como aquele do Barro do Preto, foi porque lá só tinha, como tem, “pereba” e a corrupção andava solta, o que não serve para aferir qualidade de técnico num clube desse, obviamente.

  3. Sampaoli está sendo monitorado pelo Flamengo. Saiu a notícia. Que o Galo então monitore Jorge Jesus, que quer voltar ao Brasil mas não ao Rio de Janeiro por causa da violência.

  4. O jogo de ontem entre grêmio e flamengo serviu para fortalecer minha opinião sobre o real problema do Galo.

    Esse problema não é e nunca foi o sistema defensivo. Os jogos do Galo contra esses mesmos dois times no segundo turno provam que o sistema defensivo do Galo é suficiente para aguentar adversários poderosos no ataque.

    E o que houve de diferença nos dois jogos? O nível de aproveitamento no ataque. Contra o flamengo, fizemos quatro gols e ainda que tivéssemos tomado dois (evitados por boas defesas do Éverson) os três pontos teriam vindo da mesma forma.

    Já contra o grêmio, fizemos um e perdemos muitas oportunidades de fazer outros por decisões equivocadas do nosso ataque. Até que tomamos um que não teria feito diferença nenhuma se, àquela altura, já tivéssemos feito uns três ou quatro como o flamengo fez ontem. E só não tomamos o segundo, como o flamengo levou ontem, graças a boa defesa do nosso goleiro. Seria uma derrota ainda mais sofrida, unicamente porque, mais uma vez, não matamos o jogo quando tivemos chances.

    Porém é um pouco diferente você ter o Hyoran para criar no meio e o outro time ter Arrascaeta e Everton Ribeiro, com o Gerson de contra-peso… Você ter que escolher entre Vargas e Sasha (ao custo de 10 milhões cada um) e escolher entre Gabigol e Pedro (95 milhões o primeiro e 87 milhões o segundo, totalizando 182 milhões em dois jogadores…).

    Sim, senhores, o flamengo que tem o melhor elenco do Brasil só não disparou no campeonato brasileiro como fez na temporada passada por instabilidade na sua comissão técnica. Mesmo assim, tem o melhor ataque da competição (57 gols, um a mais que o Galo) e a defesa mais vazada entre os nove primeiros (43 gols, levou dois a mais que o Galo). E apesar de ter perdido seis pontos para nós, está um ponto na nossa frente. E não é por ter melhor defesa e levado menos gol que o Galo, pelo contrário, é  porque fez gols mais decisivos como ontem, em partidas que o Galo fracassou.

    É pelo fato de o elenco do Galo ser muito inferior ao do flamengo e a gente estar disputando palmo a palmo o campeonato brasileiro que me faz valorizar o trabalho da comissão técnica do Galo. Ela colocou o Galo na condição de ser dominante em quase todas as partidas que realizou. Em diversas delas a limitação ofensiva do nosso time foi a responsável pelos resultados adversos. Culpar o treinador por isso seria burrice ou má fé. Eu não acredito em má fé. Um time que domina mas não converte superioridade em gols, acaba desanimando e dando espaço para o adversário passar a gostar do jogo e complicar uma partida que seria fácil. Quantas vezes isso aconteceu nesse campeonato?

    Quase todos os jogos que o Galo perdeu pontos, nós tivemos chances de marcar gols antes de sofrê-los. Então precisa é corrigir a defesa? NÃÃÃOOOOOO!!! Precisa é de eficácia no ataque, já que a nossa estratégia é a dominar os jogos e os adversários. Só que isso parece não estar claro para a maioria que vive achando que a nossa defesa é a responsável pelos insucessos do time.

    Agora existe sim, estratégia diferente da de ser dominante e que pode até ser vencedora. Especialidade dos treinadores brasileiros nos últimos anos: a famosa retranca. Se o objetivo for deixar o adversário dominar e ‘saber sofrer’, ‘fechar a casinha’ e ganhar o maximo de jogos por 1×0, aí nós nos equiparamos aos times lá de baixo que lutam para não cair e não tem alternativa a não ser jogar retrancados.

    Não será mais o Galo Doido; será o Galo Frouxo, que os últimos treinadores tentaram implantar por aqui. Eventualmente pode dar certo se houver um matador que faça os gols mesmo tendo apenas uma ou duas situações no jogo inteiro. Se essa é a opção preferida da torcida, então dá para entender o ‘fora Sampaoli’. Então, que venha Tite, Felipão ou Celso Roth. Acho que é isso que parte da torcida está tentando dizer mas alguns de nós não estão captando. E a gente chamando eles de cornetas… Coitados…

    Mas se e isso que querem para o Galo, eu tô fora! Viva o ‘Galo Doido’!!! Ou melhor, viva o ‘Galo Doido e Eficaz’! Vamos fazer gols e matar os jogos rapaziada!!!!

    PS.
    1) Domingos Sávio, eu fiz outra leitura da entrevista do Rodrigo Caetano ontem. Esses caras são muito lisos pois vivem de contatos com imprensa, empresários, cartolas. Jamais iria dizer que o repórter mentiu. É que toda boa fake news tem uma base de verdade, muitas vezes óbvia, para dar suporte a uma conclusão falsa e muitas vezes maliciosa. O que o Caetano confirmou é que o Sampaoli não ficou satisfeito  com o protesto, mas, afinal, era para ficar? Essa é a parte óbvia da reporcagem. Agora se ele não desmentiu diretamente que o Sampaoli não pensou em sair, ele disse que está em contato direto com ele para planejar o final desse campeonato e o ano de 2021. Para um bom entendedor, uma palavra basta! Não espere que esses caras baterão de frente com a imprensa pois isso não vai acontecer.
    2) Lucy, ótima dica o fredaugustoinfo. Também acho que é um canal próximo da diretoria/investidores (se não for até um deles mesmo) para rebater as reporcagens dos ‘chutoristas’ (adorei essa).

    1. As suas observações vão contra os números do Time. Melhor ataque e não tem a melhor defesa.
      Temos um time que perde muitos gols, contudo faz muito, agora temos também uma defesa inconstante. Os números estão ai…

      1. Sim, os números estão aí mesmo. Eu os coloquei no meu comentário.
        Acho que você não entendeu nada do que escrevi. Mas tudo bem. Tá valendo.

  5. Boa tarde, como a Lucy já disse que o Hulck virá mesmo ( e a Lucy sabe tudo), será se vão dispensar o Tardelli, sem ter estreado nesta terceira e última passagem pelo Galo ?
    O salário é muito alto.

  6. Caros,

    Presentemente vem sendo cantado em prosa e verso pelos CORNETAS y FLAUTISTAS da torcida quem é e quem ñ é CULPADO pelo “FRACASSO” do Clube nas competições. E pq? Ou ñ é isso?….a Torcida é boa, todos e todas y afins sabem…

    E o NOSSO CLUBE? O q é um clube GRANDE? NOSSO GALO é clube GRANDE?

    Ñ é uma pergunta Lero-Lero, prá Lero-Lero…ah! sô atleticano no Céu e no Inferno, pleno de ATLETICANIDADES mil COMPRO tudo qnt é patuá na NOSSA loja, desde antes de mil novecentos e Kafunga sô, eu tava lá junto com os meninins no Parque!, Nunca vesti outra armadura, apoio incondicional, sou contra o VERMELHO ideológico mais q o Bi BBlue antiideológico, grito alto e forte GALO qnd o copo cai no chão, e outra, num sou eu q ENTREGO RAPADURA todo ano no Br, mas apóio INCONDICIONAL de NOVO e de RENOVO mesmo assim e, prá arrematar o lero, torço PRINCIPALMENTE contra o vento , etc…

    Ñ, tirando os PASSA PANO e JABAZEIRO incondicionais embutido no lero acima, tudo acima são resposta de TORCEDOR de jg DE VIDEO-GAME, sub 20, ADOLESCENTE e poetequeiro…eventualmente os capinadores de lote pungam na carroceria procura de vaga na geral…

    (…)

    No futebol Brasileiro a regra é: clube GRANDE é o q VENCE competições importantes seguidamente ou a intervalos regulares!!! …Ñ foi por acaso q tal pequeno detalhe VM fez constar no NOSSO REFRÃO como a chave mestra da NOSSA IDEOLOGIA…Já vi nego aqui reclamando da TORCIDA cantar o hino de forma errada, um vacilo…porém do refrão VENCER VENCER VENCER, nunca foi visto um ATLETICANO VERDADEIRO balbuciando, trocando letras, tipo “C” por “D”…Correto, um sette um? Dá-lhe VICENTE MOTA!

    Na 2ª metade dos anos 90, tava dentro de uma sala de aula na periferia de BH… naquela época, um fenômeno q custei a perceber claramente: …

    um menino q CRESCIA nos 70 e 80, ou q cresceu mesmo antes, qnd então um menino GRANDÃO, vestindo outra CAMISA, distraído, pisava-lhe no calo, aquele menino 70/80 vociferava SOU ATLETICANO, E mais alto, AQUI É GALO, PORRA!! E vinha o Q q houve, o q q tá pegando? o Colé? …O menino ATLETICANO ñ se sentia abandonado! FATO!…Ñ era apenas pq o atleticano era maioria, ñ!, …DENTRO DE CAMPO o clube impunha RESPEITO com times BRIOSOS ano após ano…HAVIA DIGNIDADE! Respeitavam O GRANDE CLUBE ATLÉTICO MINEIRO e sua GRANDE TORCIDA!…A MASSA é a resultante de um CLUBE DE “FUTEBOL” VENCEDOR!

    …na 2ª metade da década de 90 o menino começou a se sentir isolado, tomava PORRADA mas a bem da verdade ainda havia REAÇÃO dentro de campo, AINDA, mas já se sentia A CAPITULAÇÃO da cartola… a partir dos anos 2000, o Clube se entregou de vez e aquele menino se ACOSTUMOU a tomar porrada de tudo qnt é jeito! Ficou SEM VERGONHA! Tomar PORRADO virou NORMAL!! Apanhava fora apanhava em casa! HJ o menino pensa q cresceu…mas tem a MENTALIDADE derrotista, infantilizada/ADOLESCENTE! Tem dificuldade de VENCER o infantil do santos….

    O GRANDE KALIL e sua trupe recuperou um pouco a DIGNIDADE do CLUBE e da Torcida! FATO esse q independe do q KALIL quer ser na vida hj em dia! FATO!

    Outro FATO, e q devia ENVERGONHAR moralmente os velhinhos e os VELHACOS q ACREDITAM e defendem o tal clube do futuro: A TORCIDA é o menino q vai crescer e MENINO NENHUM vai torcer para um CLUBE q entrega a rapadura toda mão, menino nenhum vai torcer prá CLUBE DE FUTURO q se recusa a SER FORTE dentro de campo no presente, o menino ñ quer VITÓRIAS de PIRRO, o menino quer fazer valer o VENCER VENCER VENCER do NOSSO HINO! Pessoal do NOSSO CAM, o menino manda avisar q tá de saco cheio dos CABRÕES lutando contra vento e jogando essa bronca derrotista na NOSSA CAMISA! O menino ñ acredita em SUPER HERÓIS!…

    NOSSOS RIVAIS vão se distanciando: UM CLUBE Q Ñ consegue VENCER um mísero BRASILEIRO ñ pode ser considerado GRANDE! O fato é esse! Clube q ñ vence o Br ñ é grande!… NINGUÉM NASCE atleticano! Isso sim é q é FALÁCIA: O atleticano ñ vai crescer torcendo para um time q Ñ VENCE o Br e nada! ñ EXISTE esse atleticano OTIMISTA! …O sujeito assim pensa q é atleticano, mas é pq NOSSO GALO é um time de MASSA! Cabe todo mundo! Cabe OS CABRÕES!

    Obs.: NOSSO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO É GRANDE e O único PROJETO viável deve ser voltar a VENCER o Br o qnt antes, disputar toda e qq GRANDE competição prá VENCER e ñ prá só desfilar na passarela, distribuir diamonds e Galo de Prata pros VAIDOSOS!

    Obs.: Apoio total ao protesto da GALOUCURA! VIVA A GALOUCURA! A torcida tem q sair do INAÇÃO e do DESLEIXO, a frescura! NOSSO GALO tá ATIVO! Queremos O NOSSO GALO ATIVO!!!

    VAMOS GALO, fortaleza ñ, FORTALECE!!! Ainda tem jogo! Ainda tem Lambari!

    Abs!

  7. Boa tarde a todos!
    Entre o AME OU DEIXE-O,PÉ DE MANGA,ANO QUE VEM, POJETO , FICA OU NUM FICA ,o que todos estão vendo é o carniceiro carioca e o Saci vencerem seus jogos e querendo ser campeões, bem quanto ao Galo … Ah o Galo!
    Vamos de AME OU DEIXE-O,PÉ DE MANGA,ANO QUE VEM ,POJETO E FICA OU NUM FICA.
    Saudações Atleticanas!

  8. Salve, Massa, Max e Guru!
    Concordo contigo Max, esta notícia da insatisfação de Sampaoli pode até ter sido plantada por mais um desses que vivem a caça de notícias que dão ibope. Aliás, talvez se fizermos uma pesquisa o Galo é o time que mais sofre com este tipo de coisa.
    Porém nosso técnico e seu jeito de ser (birrento, antissocial, teimoso), se torna um prato cheio para este tipo de coisa. A imprensa não gosta dele porque ele não dá entrevistas, os outros técnicos também não, por ele ser é estrangeiro e acusado de estar tirando o emprego de alguns aqui e até outros clubes que esperam sua saída, para assediá-lo.
    Mas pelo sim ou pelo não da veracidade da notícia, vale o recado dado pelo torcedor: Sampaoli o Galo é muito maior do que vc, então baixa sua bola.
    Taí falei!

  9. Um amigo, cruzeirense, que só não chamo de maria em razão do respeito mútuo de longa data, teve a consideração de me dizer que entre os companheiros de sofrimento dele há pelo menos 7 que fazem perfis falsos de atleticanos nas redes sociais para postar comentários desqualificando Sampaoli, atletas e direção. Só aí já dá para ver que é preciso por uma pitada de sal em tudo o que se lê de cornetagem na web. É a velha história “o jardim do vizinho parece mais verde”, “quem não tem time para chamar de seu torce contra o outro”, etc. Conheço, por outro lado, uma maria doentia, um sujeito meio estrábico, engenheiro, que parece só assistir aos jogos do Galo e sempre que tomamos um gol ele se dirige à sacada de seu apartamento, “vestido de maria” e profere gritos e impropérios que contaminam o astral de bairro tradicional de BH com o que ele traz dentro de si: um ódio abjeto ao Galo. A esse recomendo, se estiver lendo isso: se não tem mais time, vá cuidar de suas construções! E nos avise quais são as obras que constrói, para passarmos longe do baixo astral que nelas deve estar impregnado.

  10. Triste ver o Atlético nesta situação.
    A conta vai chegar, este gringo não mais estará aqui, os jogadores que
    ele trouxe não ficaram e quem paga, serão os torcedores e o clube.
    Mecenas, um pouco de limite nunca é de mais, parem esta loucura!!!!!

  11. Oi Eduardo, Max e Amigos, bom dia!

    Para mim, Sampaoli fica. Como dizem, temos um projeto em andamento que culminará com a inauguração de nossa Arena.

    Mas Sampaoli tem que baixar a crista.

    Mudando de assunto: o Grêmio entregou o jogo?

    Saudações Alvinegras,

  12. Ao que consta, Sampaoli teria sido avisado 1 dia antes de que haveria o protesto e os motivos extra campo do mesmo. Teria entendido e assimilado muito bem.
    Nunca fui Reinaldiana, Marquesniana, Ronaldiniana nem outros tantos “anas”, vou ser sampaoliana? Fui, sou e serei Atleticana! Ganhando as partidas restantes, que se dane.
    Para quem, como eu, está com preguiça da imprensa “tradicional” , tem um perfil no Twitter que só passa boas vibrações e informação sem sensacionalismo @fredaugustoinfo, o fake sensação da CAMtt, o terror dos chutoristas; até o momento antecipou e acertou TUDO sobre as ultimas movimentações no Galo.
    Há quem diga que “fredaugusto” trata-se do Renato Salvador, será? Será?
    Sendo assim, bem-vindo, Hulk!

  13. Já passou da conta essa história de “PROJETO” .

    Os defensores dessa patacoada , como o MAX ,
    querem a todo custo REGULAR com suas ideias
    o modo de ser e de torcer de uma MONTANHA
    de torcedores .

    Tudo para essa gente tem que estar de acordo
    com a NOVA ORDEM .

    A imprensa é uma criadora de fatos negativos?
    SEMPRE FOI , porque é interesseira .

    O torcedor é instável , xinga , aplaude , cobra ?
    SEMPRE FOI , não vai mudar .

    Tem alguém querendo o fim do clube ?
    CONVERSA FIADA , no máximo que se dê mal
    na competição , pois sabem que tudo passa e
    o clube permanece , e esse alguém com toda
    a certeza , NÃO É O TORCEDOR .

    Essa turma da NOVA ORDEM faz do futebol a
    sua tese de mestrado , não é possível .

    “Sequelas de uma passagem traumática mal
    resolvida” , “potencialização de crises ” , uma
    busca pelo “controle emocional” , “torcer é ,
    antes de tudo , proteger o clube ” …

    Taquipariu ! , pra esse tal de PROJETO .

    ENTRA EM CAMPO E JOGA BOLA , CAMBADA
    DE MERCENÁRIOS !!!
    QUEREMOS FUTEBOL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Ah! , o atleticano SEMPRE acredita .
    Todo torcedor de qualquer time também .

    Ah! , MEUS SONHOS , MINHA FÉ !
    O torcedor do IBIS também SONHA .

    Eu vou ficar aqui ( e em outros espaços )
    a TORCER E CORNETAR até quando restar
    o sentido do prazer e do imprevisível ,que
    são as molas mestras que fundamentam
    a paixão pelo esporte

    E que essa NOVA ORDEM vá pro meio do
    mato catar coquinho !!!!!

  14. A única coisa que a torcida quer ver é o nosso GALO jogar bem, escalado com os melhores, com padrão de jogo definido, com jogadores fazendo suas funções de acordo com o esquema mais adequado, com sangue nos olhos e vontade de vitórias, só isso!!!!!

    Vencer, perder ou empatar faz parte do futebol, agora com a nossa tradição centenária de muita entrega e raça dentro de campo, esses atributos a Torcida Atleticana não abre mão de forma alguma!!!!!

    O Sr. Sampaoli, que recebe 2 milhões/mês pra fazer seu trabalho, não está conseguindo unir tudo isso com o time dele, o que vemos é um desequilíbrio muito grande já que pra ele é atacar o tempo todo e a defesa muito mal cuidada, haja visto o tanto de gols levados ao longo do Brasileirão!!!!!

    O Treinador precisa repensar a forma de jogar e acertar o quanto antes porquê daqui a pouco já começa tudo de novo, C. do Brasil, Libertadores e Brasileirão e do jeito que está, podemos até brigar no topo mas ganhar será muito difícil!!!!!

    O Campeonato Mineiro eu não esqueci, esse é “”obrigação””!!!!!

    1. Handel e amigos, boa tarde.

      “ A única coisa que a torcida quer ver é o nosso GALO jogar bem, escalado com os melhores, com padrão de jogo definido, com jogadores fazendo suas funções de acordo com o esquema mais adequado, com sangue nos olhos e vontade de vitórias, só isso!!!!!”

      Verdade verdadeira. Mas, para isso acontecer é preciso trabalho, planejamento, comando, boa gestão e ambiente saudável. Se alguma dessas variáveis não existir ou for mal executada os resultados fatalmente serão ruins.

      E Atlético e Sampaoli devem de fato reconhecer e aprender com os erros que cometeram, os quais talvez impeçam o clube de conquistar esse Brasileirão. A bola pune e como pune. É implacável.

      Aproveito sua intervenção para, ainda, dizer o seguinte: é visível a olho nu, e o pior cego é aquele que não quer ver, que o Atlético está passando por uma transformação profunda. Aliás, o clube hoje já é bem diferente do que era meses atrás. E vai mudar mais e mais. Ninguém injeta esse montante expressivo de dinheiro em um clube sem a perspectiva do retorno, o que é legítimo e mais do que normal.

      Se esse clube já vinha acumulando um passivo gigantesco e tropeçando graças a uma sequência de gestões amadoras, é absolutamente plausível que estes investidores busquem sanear essa agremiação, única maneira de não jogar o seu dinheiro no lixo.

      O que venho defendendo aqui e ali é que o atleticano, sem se deixar perder pela paixão irracional ou cegar pela intolerância raivosa e incontrolável, vigie sempre e cobre, critique, proteste quando achar necessário, mas sempre, além de simplesmente apontar os erros que detecta, indicando caminhos.

      Se o Atlético que vai resultar desse processo é aquele que a Massa sonha, ainda não sei. Só sei que é burrice e insensatez se colocar tanto de forma acrítica quanto passional diante destas questões.

      A dúvida é divina. Questionar é inteligente.

      Enfim, se o atleticano quiser valer decfato aquela máxima segundo a qual o clube é da torcida vigie, cobre e busque construir os meios para interferir proativamente e de forma construtiva.

      Um grande abraco

  15. Bom dia,

    Tema muito bem abordado, não retiro meu comentário de ontem devido a expressar meu pensamento em caso de ser verdade o que vem sendo divulgado, á ser Fake News, caímos em mais uma como sempre, seja aqui ou ali elas estão fazendo parte do nosso dia a dia.
    Ontem vimos o Grêmio passar por mais um resultado ruim, 1 ponto conquistado sobre todos os postulantes ao título, sendo que infelizmente aos 42 minutos do segundo tempo e contra o Galo.
    Renato se por aqui estivesse certamente não resistiria as cornetas.
    Disse isto para reafirmar que uma equipe mesmo que com “padrão de jogo” já trabalhado a 3 anos, ainda pode perder, e o que dizer de Kanemann na zaga, tomaram de 4 ontem, fora os 5 na libertadores de 2019, então, não é o caso de aceitar derrotas ou resultados ruins, determinadas posturas tomadas é fazer pouco caso dos adversários e dos trabalhos desempenhados por outras equipes, como se só o Galo trabalha-se para os resultados.
    Desculpe mas não seria bom um campeonato onde duas equipes lutam pelo título, como vemos na Europa, times de porte médio não fazem frente para primeiros colocados, em fim, não existe o imponderável.
    Por isto nosso campeonato é considerado o mais difícil do mundo, desde o seu início já cravaram pelo menos 4 times como campeões, e hoje a 6 rodadas ainda é uma dúvida sobre quem será, todos tem chances.
    Concordo que só será campeão quem der um sprint final, e apesar de uma sequencia de confrontos teoricamente mais favoráveis, não estamos vendo no Galo esta gana necessária para isto, julgo que é isto que mais aflige a torcida e eu compartilho do mesmo.
    Algo tem que mexer com os brios destes jogadores, se fecharem e entrarem em campo como entraram em jogos já mencionados e também como no primeiro tempo contra o Grêmio, que seja então raiva pelos protestos da torcida, mas algo tem que cutucar estes jogadores que possuem discurso alinhado, mas, não com o futebol desempenhado.
    Não podemos deixar de apoiar durante o tempo que estão em campo, isto valia para torcida presente, agora temos que demonstrar de alguma forma, seja manifestando antes dos jogos ou pelas redes sociais, temos teoricamente 3 adversários pelo título e não podemos ser mais um obstáculo no caminho, é o momento de darmos aquele empurrão necessário e não o inverso.
    Ninguém acreditava que seria fácil, e não está sendo.
    Confio no trabalho que está sendo realizado e não concordo que não existe padrão de jogo, tanto tem que outras equipes já estão se preparando melhor para nos enfrentar, todos sabem que entramos em campo com o esquema 4-3-3 com variação para o 3-1-4-3 quando atacamos.
    Bom jogo para o nosso time, bastante garra e futebol, muito cuidado com essa pedra do nosso sapato.
    Há! Para ajudar a passar o tempo vou jogar um Pac Man que era o vídeo game da minha época.
    Ajuda a deixar a mente mais aberta. Até a me sentir um menino.

  16. Roberto, Domingos e Paulo, bom dia.

    Primeiro, o direito de criticar, cobrar, protestar e discordar são para mim sagrados e inalienáveis.

    Segundo, isso tudo é diferente de potencializar crises fabricadas, atirar pedras em razão de “notícias” claramente tendenciosas e panfletárias e fazer o jogo dos inimigos do clube.

    Terceiro, em função disso remeto vcs à resposta que dei ao leitor amigo Renato Dias sobre os cuidados que o clube requer nesse momento crucial de sua história.

    Sampaoli erra e acerta, é teimoso, personalista, histriônico, intenso, irritante muitas vezes. Por isso desagrada a gregos e troianos. Merece críticas? Sim. Mas, o que está acontecendo é algo muito maior.

    Quarto e último, o dia que ele quiser ir embora de verdade ninguém o segurará no clube. Se não é de se estranhar que existam rusgas, desentendimentos, discordâncias e fraturas em qualquer ambiente de trabalho, como se surpreender que o temperamento singular é tenso do treinador não gere problemas?

    Assim, o grande desafio do alto comando é mostrar habilidade, autoridade, agilidade e competência para administrar tudo isso.

    Saudações alvinegras é muito obrigado

  17. Apenas como informação e para pensar. A Equipe de futebol americano 49ERS foi tetra campeã no e a frase estampada no vestiário e divulgada para a torcida sempre disse: Mantenham a humildade, Esqueçam os barulhos e Protejam o time. Será que é difícil para a torcida e o time, comissão, diretoria terem um posicionamento que nos ajude a conquistar títulos? No início do ano a nossa torcida era para fazer 45 pontos. Com as mudanças passamos a ter como meta ir para a Libertadores, Vislumbramos a possibilidade de sermos campeões e agora se não chegarmos a este ponto, será que tudo está errado e vamos interromper um trabalho que nos manteve entre os 4 primeiros durante 3 rodadas e só saímos em uma delas por adiamento do jogo? Lógico que eu quero o título, mas se não vier não vou protestar. Alguns resultados foram péssimos e poderíamos sim estar na liderança com folga, mas também ganhamos pontos que eram para serem perdidos como os concorrentes também perderam. Vamos continuar com fé e acreditando como sempre.

  18. Bom dia amigos do Galo. Sinceramente não consigo compreender o porque do Tardelli não está sendo se quer relacionado para os jogos. Pelo que pudemos acompanhar através da mídia, o jogador se empenhou ao máximo para voltar a jogar, deixando a torcida na expectativa pelo seu retorno ao campo. Recuperado, está encostado aguardando o fim do seu contrato. Alguém pode explicar o motivo?

    1. Certamente, por causa de picardia do cabeça de ovo, notem que tudo que a torcida fala, reclama ou pede, o cabeça de ovo faz questão de fazer o contrário, só pra espezinhar.
      Também por falta de comando da diretoria.

  19. BOA PAULO SILVA.
    FRASE PERFEITA :
    O GALO CONTINUA ATACANDO COMO NUNCA E DESEQUILIBRADO COMO SEU TREINADOR.
    NO MOMENTO SOU CONTRA QUALQUER MOVIMENTO NO SENTIDO DA DEMISSÃO DO TÉCNICO SAMPAOLI. NÃO É HORA PARA ISSO.
    MAS , O CARECA , CABEÇA DE ÔVO PRECISA MELHORAR E MUITO.
    OS DEFEITOS DO GALO CONTINUAM OS MESMOS E ELE NÃO ESTÁ CONSEGUINDO RESOLVER.
    A COMEÇAR PELO GOL . A VERDADE É QUE NÃO TEMOS GOLEIRO E TIME QUE QUER SER CAMPEÃO PRECISA DE UM GOLEIRO QUE INSPIRE CONFIANÇA
    FAÇA DEFESAS DIFICÍLIMAS E ATÉ MILAGROSAS.
    O ESQUEMA DE JOGO DE SAMPAOLI CONTINUA SUICIDA E KAMICASE.
    O TIME ATACA MUITO , MAS FICA VULNERÁVEL NA DEFESA.
    COM OS JOGADORES QUE TEMOS COM CERTEZA DÁ PARA MONTAR UM ESQUEMA DE JOGO MUITO MAIS EQUILIBRADO E SEGURO.
    DEPENDE DO TÉCNICO.

  20. Bom dia Eduardo, Max e Atleticanos! o dilema sobre Sampaoli cabe a ele mesmo e à diretoria resolver. Quanto à torcida cabe a ela apoiar o time e cobrar quando algo não está produzindo como deveria. é lógico que as cobranças devem ser equilibradas e responsáveis.
    Portanto, considero salutar a existência de cobranças da torcida para acertos e melhoras de produtividade em campo, não as encarro como cornetagem ou movimentos destabilizadores. São as cobranças uma forma de alerta e de incentivo a buscas de soluções aos problemas de desempenho e de correção de rumos.
    Então, se Sampaoli dá seus chiliques por não aceitar as cobranças da torcida e ameaça a sair, pergunto: essa cara é dono do Clube? É tão perfeito a ponto de achar que não cometera nenhum erro durante a campanha da equipe nesse brasileirão e que jamis possa ser criticado? A realidade mostrou neste campeonato que o Atlético teve sim um período de bom futebol, mas que se perdeu e ainda não o reencontrou.
    A oscilação do time é sua marca nesse campeonato , tanto que fez partidas medíocres (são paulo, palmeiras, athetico paranaense, bahia e agora diante do vasco) e , no outro vértice, fez apresentações memoráveis que ficaram já distantes como os jogos contra o time da CBFLA, grêmio e vasco no primeiro turno.
    Outro ponto a se destacar é a falta de padrão de jogo, ausência de jogadas ensaiadas, debilidade do sistema defensivo (defeito perpetuo da equipe), e a perda inexplicável do ímpeto pela vitória após o jogo contra o time da CBFLA no segundo turno.
    Agora estamos em quatro lugar e creio que teremos condições de chegar entre os três primeiros, mas é preciso melhorar o desempenho que nas últimas quatro partidas se mostrou sofrível. Saudações Atleticanas.

  21. Bom dia, Max e Canto do Galo!!!

    Sampaoli incomodado?

    Eis aí a tese da reportagem do Superesportes que tem ecoado bem na mídia do eixo e até em terras hermanas…

    Sustenta a reportagem origem, do “eixinho”, que “Sampaoli estaria incomodado” com o protesto de Organizadas, conforme exaustiva divulgação a respeito em todos os canais de informação.

    Comentaristas de canais do eixo, principalmente de SP, parecem ter entendido errado a notícia e mal interpretado que “Sampaoli pediu para sair depois do protesto”, que “Sampaoli tem que baixar a bolinha”, que “Sampaoli está se sentindo a rainha da Inglaterra…” e patati patatá, nhenhenhém, trololó …”.

    E dá-lhe, no doidão, abobradas, tomatadas, ovadas, sapatadas, cusparadas e sombrinhadas, seja pela mídia do “eixinho” (aqui das Alterosas), seja pela mídia do eixo, que adoram plantar crises no Atlético.

    A propósito, o protesto da Torcida é justo e legítimo?

    Digamos que sim e vida que segue…

    Mas criar factóide para plantar crise no Atlético, com a maldição de muitos Torcedores Atleticanos, a mim não me parece justo nem razoável, ora bolas.

    Hora nenhuma o doidão pediu para sair ou disse que não vai ficar…

    Quem o diz é a turma do eixinho e do eixo que parece ter feito a cabeça de grande parte da Torcida que está surfando nessa onda…

    Embora, sinceramente, eu não acredite mais na possibilidade de título deste BR 20, pagaria caro para ver a cara dos que agora criticam o doidão se por acaso o Atlético conseguir a difícil façanha de “papar” esse BR 20.

    Se isso acontecer, juro que estarei na praça Sette gritando vivas ao Pardal que não vai sair do Atlético…

    Alguém poderia avisar a turma do eixinho e do eixo que o doidão hora alguma falou que vai sair…

    Alguém viu ou ouviu o doidão dizer isso?

    Se o doidão é também pardal, nossa imprensa também está cheia de pardais ou inventores de notícias…

    Como diria o Datena, “me ajuda aí, pô!!!”…

  22. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    JÁ DISSE E REPITO , SOU E
    SEMPRE FUI CONTRA QUALQUER TÉCNICO CHEGAR EM UM CLUBE DE FUTEBOL INDICANDO JOGADORES PARA SEREM CONTRATADOS .
    TODOS SABEMOS QUE TREINADORES VIVEM DE RESULTADOS E TEM VIDA CURTA EM CLUBES.
    “”QUEM DEVE CONTRATAR JOGADORES É O CLUBE , EM FUNÇÃO DE SEUS INTERESSES E POSSIBILIDADES , A FUNÇÃO DO TREINADOR É FAZER O TIME JOGAR””.
    JOGADORES INDICADOS POR SAMPAOLI :
    LÉO SENA – NEM JOGOU.
    EVERSON – FRAQUÍSSIMO.
    MARIANO – RESERVA.
    BUENO – ISSO NUNCA FOI JOGADOR DE FUTEBOL.
    A. FRANCO – RESERVA.
    ZARACHO – AINDA NÃO APROVOU.
    SASHA – JOGADOR PARA RESERVA.
    VARGAS – BOM JOGADOR , MAS NÃO ESTÁ EM BOA FASE.
    E O QUE NÃO DIZER DAS CONTRATAÇÕES INDICADAS POR DUDAMEL??
    SÓ SALVOU SAVARINO.
    É PRECISO ACABAR COM ESSE NEGÓCIO DE TÉCNICO FICAR INDICANDO JOGADORES PARA CONTRATAÇÕES.

    ACHO A CONTRATAÇÃO DE HULK TEMERÁRIA. É UM JOGADOR VELHO , EM FIM DE CARREIRA .
    POR ESSE VALOR EXISTEM OUTRAS OPÇÕES MELHORES.

  23. Sampaoli tem seu próprio projeto. O Galo seria apenas um trampolim. O problema é que passava pelo título do brasileiro, o que está ficando dificil.

  24. Bom dia!
    Futebol é resultado e sem mi mi mi. Luxa, Dorival Jr, e outros de “ponta” na época passaram por aqui. Não apresentaram nada de bom e aí foram demitidos. Tem um ano que o careca tá aí e até agora não conseguiu dar padrão de jogo, o time não consegue uma sequência de 4 vitórias sequer, não consegue ganhar fora de seus domínios e não consegue resolver o problema crônico da defesa. Além disso é teimoso e muitas vezes burro como a maioria dos treinadores. Burro ou “conchavados” com empresários. Aí não podemos protestar? Ah…vão…
    Agora, se a imprensa está produzindo fake news, como é bem próprio dessa imprensa marrom, não há nenhum dispositivo de punição?

    1. Renato, bom dia.

      O projeto pode até se mostrar ruim daqui a algum tempo. Mas não é jamais uma papagaiada. É real. Tão real que se fizer água o Atlético certamente irá se “cruzeirar”. Ou alguém tem dúvida de que estes mais de 150 milhões investidos em contratações em 2020 não se agregarão de forma pesada e insustentável à dívida do clube que, como é sabido e ressabido, já é bastante significativa?

      Nenhum clube brasileiro possui um patrimônio do porte que o Atlético detém. Por isso, até o último balanço, o patrimônio líquido do clube, diferente das outras agremiações, sempre foi positivo. E isso sempre foi um elemento de fundamental importância para. O Galo, pois lhe garantiu capacidade de rolagem.

      Realidade que fatalmente irá mudar com os investimentos feitos e os que estão por serem realizados. É quase certo que a dívida atleticana no próximo balanço já supere a casa do bilhão de reais. Isso não pode ser esquecido. Os inimigos sabem disso e jogam com a paixão desenfreada do atleticano para desestabilizar o clube.

      Saudações atleticanaS

  25. Bom dia Max. Bom dia a todos. O amigalo JB já havia levantado essa tese que você defende no post. Eu até concordo que as mudanças realizadas no Clube vai fomentar insatisfações e reações daqueles que perderam as gordas tetas. No entanto, especialmente em relação a insatisfação do Sampaoli com os protestos da torcida e ameaça do Sampaoli de ir embora após o Brasileirão, ontem o Diretor de Futebol foi entrevistado no programa Bastidores da rádio Itatiaia e ele não desmentiu este fato. Oras, ele deveria, na minha opinião ter reagido a uma mentira que, na sua opinião visa desestabilizar o trabalho desenvolvido no Departamento de Futebol. Outra coisa, o Presidente que assumiu está fazendo mudanças na administração do Clube mas, na minha opinião falta transparência. O Diretor de Comunicação foi demitido pq ganhava salário incompatível com o mercado( 48 mil mes). Contrataram outra pessoa aí eu te pergunto: qual o salário desse novo Diretor? Olha Max torcedor de futebol é passional e ontem assistimos o Flamengo num segundo tempo demonstrar empenho e vontade de vencer. Eu estava torcendo pelo empate, mas vinluta em campo. O time do Galo tem aceitado passivamente resultados negativos: a postura do Galo nas derrotas para o São Paulo e para o Vasco não é postura de time que está disputando título. A guisa de comparação o Internacional foi ao Morumbi e jogou como se deve jogar quem almeja o título. Fez a mesma coisa na virada contra o Grêmio. Na verdade todos nós estamos insatisfeitos é com a falta de apetite do nosso Galo em ganhar este título. Isto é visível no campo de fogo. Mas vamos aguardar os próximos jogos, não é. Na minha opinião, o que está faltando é resultado no campo de jogo. A torcida está cobrando é o mesmo empenho daquele 4×3 contra o Atlético de Goiás, dos 3×0 contra o São Paulo e dos 4×0 contra o Flamengo. Dos dois jogos contra o Corinthians, ou seja um Galo intenso em campo. Se contra o Fortaleza, Goiás e Fluminense esse nível de empenho retornar ao campo de jogo e o Galo conseguir três vitórias a torcida voltará a apoiar como sempre fez. Eu ainda acredito que Arana, Alonso, Sasha, Vargas, Natham podem jogar mais do que tem jogado. Se estes caras tiverem pelo menos o empenho do Hioran e do Guga ( nos dois últimos jogos) teremos condições de ganhar este título.

    1. Prezado Domingos.

      Concordo plenamente com você!
      Só gostaria de acrescentar o seguinte, o Galo disputou 16 partidas fora de casa, ou seja 48 pontos, tendo ganhado apenas 18 pontos.
      Isso demonstra todo o desequilíbrio da equipe, cinco vitórias, três empates e oito derrotas, é muito pouco para um time que quer ser campeão.
      Saudações!!!

    2. Análise consistente caro amigalo Domingos Sávio! Embora o Flamerda tenha chegado, muita água ainda vai rolar. Continuo acreditando que haverá clarividência do Sampaoli, parar de inventar, e voltar com a intensidade que nos encantou no começo do campeonato. Nada ainda perdido!

  26. Bom dia Eduardo, Max Pereira, atleticanas e atleticanos que ontem viram o Galo descer mais um degrauzinho, com a vitória do Ceni sobre o Renato. Ficou mais difícil? Ficou, mas se alguém souber de alguma coisa fácil na vida do Galo me diga por que eu nunca vi.

    Com a vitória do Bahia sobre o Corinthians o Fortaleza entrou na zona de rebaixamento. Coincidência? O Vasco também foi para essa posição a dois dias do jogo contra o Galo. E todos nós sabemos como o complexo de Robin Hood do generoso Galo gosta de ajudar os irmãozinhos em apuros. São as coisas imponderáveis que agitam a vida do Galão da massa e tiram dele as boas oportunidades. Eu me preocupo mais com isso do que com os adversários do Galo

    Tudo bem, vamos acreditar. O que o Galo precisa nessa reta final, mais do que eficiência técnica e comando efetivo é de inteligência emocional. Nesses momentos em que a situação não permite mais nenhum tipo de vacilação, controlar as emoções vale tanto quanto um gol. O Galo já perdeu muito por falta desse controle que não o deixa ser ele mesmo nos momentos decisivos. E agora ele está diante de seis decisões. Não pode errar mais. Caldo de galinha e maracujá ajudam muito nessa hora.

    Acreditemos que uma hora o imponderável pondere e então conseguiremos acertar por nossa conta mesmo. Além dessa sina estranha que acompanha o Galo e não o deixa ser ele mesmo na maioria das vezes, tem também o tal de treinador desequilibrado e que no meu ponto de vista é muito ruim e não sabe preparar o time para ocasiões especiais onde a inteligência emocional conta tanto quanto a qualidade técnica. Nesse aspecto, aliás, ele não difere dos demais treinadores que o Galo já teve e que vacilaram junto com o time nesses momentos tão importantes. Terço na mão, gente. Terço na mão e Galo no coração.

    Mas, como falar de inteligência emocional com um sujeito desequilibrado emocionalmente? Como esperar que um egocêntrico tenha a visão do mundo ao seu redor e faça alguma coisa que transcenda a si mesmo? E tem gente que diz, inocentemente, que ele estuda minuciosamente seus adversários. Não creio que ele saiba sequer a cor da camisa dos times que ele enfrenta. E suas palavras, quanto à sua “ideia” de jogo não deixam dúvidas. A ideia é fixa e não aceita qualquer variação, atacar, atacar, atacar, não importa o lugar nem o adversário. É uma musiquinha de uma nota só.

    A ideia, em si, não é má e não é dele, propriamente. O Galo erra é no modo de execução. Vejo times que se comportam assim e prosperam. O próprio Galo tem essa ideia em seu DNA agressivo e sempre foi bem sucedido em artilharia, perdendo sempre pela insegurança defensiva e desequilíbrio das emoções. A prática do futebol exige equilíbrio. Nos tempos atuais temos no Bayern de Munique um exemplo dessa ideia agressiva com o equilíbrio defensivo e emocional.

    Assim sendo, resta ao atleticano a receita caseira de sempre. Paciência, esperança, fé e todas as virtudes de um bom e manso torcedor. Porque se protestar o moço vai embora. O narcisista não aceita nenhuma contrariedade. É aquela história do espelho, espelho meu…

    Uma boa sexta-feira para nós, seguida de um fim de semana tranquilo com o Galo em campo no domingo, driblando as imponderabilidades de sua vida e alcançando mais uma grande vitória. Pode ser pequenininha mesmo, tá bão.

    O GALO CONTINUA VIVO E ATIVO. ATACANDO COMO NUNCA E DESEQUILIBRADO COMO SEU TREINADOR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *