Por Marcelo Alvarenga
Início de 2018, time bastante modificado, folha sendo reduzida e uma realidade financeira completamente diferente dos anos anteriores. O atleticano esperava um cenário sombrio para esse ano, e não era para menos. Robinho, Fred e Marcos Rocha foram apenas alguns dos nomes de impacto riscados da lista do elenco pelo recém-chegado presidente.
Passada essa introdução, por que é que a torcida anda tão desconfiada mesmo com o bom futebol apresentado em grande parte do campeonato? Porque a diretoria, inexperiente em sua maioria, ao ser acuada diante de fracassos na Sul-Americana e Copa do Brasil, elevou as expectativas. Se falar em título brasileiro com um elenco recheado e treinador com trabalho longo e bem-sucedido já é um tanto audacioso, que dirá com o cenário atual. Pé no chão, turma.
A reestruturação é necessária, ainda que esteja sendo feita com erros grotescos, mas devemos manter a calma. O treinador, pouco valorizado pela imensa maioria, vem fazendo um trabalho surpreendente e superior ao que tivemos nos últimos anos. Não fossem falhas individuais e desconcentrações diversas, estaríamos ainda melhores na tabela, mesmo sem investimento condizente.
Na entrevista de domingo, Larghi foi taxativo: “Nossa briga é pelo G6, jogo a jogo, o que já é uma posição bastante digna”. E é verdade. Uma classificação para a Libertadores de 2019 é essencial para o desenvolvimento do trabalho, e nos resta caminhar lado a lado dos que nos representam atualmente. Desistir do título jamais, pois temos sempre que mirar a primeira colocação. O que não podemos fazer é criar crises estando entre os 5 primeiros colocados do campeonato.
Vamos alinhar as expectativas, meu povo, juntar as forças e empurrar essa molecada tabela acima. Se a fórmula do título do texto é correta, cabe a nós termos consciência das limitações e evitar as frustrações injustas. Acreditar sempre, mas sem desespero. Afinal, gostamos mesmo é de torcer contra o vento.
Abraço, Nação.
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Boa noite Thiago Larghi, porque voce não dá oportunidades reais aos garotos da base?
Gostei do texto, realmente muito bom diferenciar expectativa de realidade. Como dizem os budistas: "toda dor é fruto de um desejo".
Hoje, desejo o Galo entre os 4 primeiros, com base forte para 2019; e que o experimento do Larghi tenha mais formações táticas e garotos da base.
Acredito que não vou me frustrar com estes desejos. #EuAcredito
SABÍAMOS QUE O ANO SERIA DIFÍCIL E DE REMONTAGEM DE UM ELENCO DEGASTADO.
SABÍAMOS QUE ERA NECESSÁRIO UMA REDUÇÃO DA FOLHA SALARIAL, DEPOIS DE ANOS DE INVESTIMENTOS MONSTRUOSOS.
SABÍAMOS QUE OS RESULTADOS PODERIAM DEMORAR A APARECER E QUE OS TÍTULOS, QUE ACOSTUMAMOS A COMEMORAR, PODERIAM NÃO ESTRA NA SALA DE TROFÉUS DE LOURDES EM 2018.
SÓ NÃO SABÍAMOS QUE O ACASO NOS TRARIA UM JOVEM E PROMISSOR TREINADOR.
SÓ NÃO SABÍAMOS QUE AS ELIMINAÇÕES NA COPA DO BRASIL E SUDAMERICANA SERIAM TÃO DOLOROSAS E PARA MUITOS VEXATÓRIAS.
SÓ NÃO SABÍAMOS QUE APESAR DA CAMPANHA IRREGULAR ESTARÍAMOS EM 5º LUGAR AO FINAL DO PRIMEIRO TURMO DO BRASILEIRÃO, O QUE PARTICULARMENTE ACHO UMA BOA COLOCAÇÃO PARA O ATUAL MOMENTO DO NOSSO GALÃO DA MASSA.
MAS EU TENHO CERTEZA DE UMA COISA: AQUI TODO MUNDO TEM O GALO NA VEIA, TODO CORAÇÃO É PRETO E BRANCO E SE PRECISAR, TODOS IREMOS TORCER CONTRA O VENTO.
SEM BRASILEIRÃO HÁ 47 ANOS ?? É, NO AUGUE DOS MEUS 46 ANOS, JÁ VI QUASE TUDO, DE SÉRIE B A LIBERTADORES. JÁ TÁ NA HORA DE VER O GALO CAMPEÃO BRASILEIRO NOVAMENTE E SEI QUE ESTA HORA VAI CHEGAR. E QUANDO FOR A HORA SE SOLTAR O GRITO DE CAMPEÃO, TENHO CERTEZA QUE TODOS AQUI VÃO ESTAR LÁ EM UMA SÓ NAÇÃO, PRETO E BRANCA, ORGULHOSAMENTE CONHECIDA COMO ¨A MASSA ¨.
ENTRE CRÍTICAS E ELOGIOS AO TIME, TÉCNICO E DIRETORIA ... SOMOS TODOS GALO.
QUERO GANHAR SEMPRE, MESMO QUE O TIME MUITAS VEZES NÃO DEMOSTRE ESTA VONTADE. MAS LUTAR, LUTA E LUTAR PELOS GRAMADOS DO MUNDO, MESMO QUE A VITÓRIA E OS TÍTULOS NÃO VENHAM COMO SEMPRE QUEREMOS OU IMAGINAMOS.
Provável dupla de volantes: Elias e Galdezani. A pergunta: quem marca???
-------
Falta 19 rodadas! São 19 finais. O elenco tem que projetar jogo a jogo. Este ano o Galo terminará a temporada com a quantidade de jogos de calendário europeu. Não pode ter desculpa de falta de treino ou desgaste. O time tem que VOAR fisicamente, é o mínimo que esperamos. Várias semanas cheias de trabalho. Poucos técnicos tiveram tanto tempo para trabalhar. Não é impossível porque é Galo, mas improvável o título. Não venham com discurso de "ah, no próximo jogo..." isso não existe. A partir de agora só finais. Muita concentração a alguns ajustes na defesa. O Botafogo teve boas chances de abrir o placar, não esqueçamos... Tamo Junto! Galo sempre!
Aos que só sabem criticar e na maioria das vezes sem fundamento vejam essa manchete:
"Rodrigo Capelo analisa situação financeira desesperadora do Vasco: "É um time que está à beira de parar"
Repórter explica tentativa de empréstimo negada pelo Conselho Deliberativo, comenta "otimismo delirante" para os próximos anos e diz: "Se não tivesse vendido o Paulinho, teria quebrado em maio"
Assim como o Vasco muitos clubes estão indo pelo mesmo caminho, inclusive as marias que vão ser eliminadas da Copa do Brasil e da Libertadores ficando com uma dívida gigantesca.
Estamos em um processo de RECONSTRUÇÃO e parabéns a diretoria que teve peito em fazer o que tinha que ser feito.
Vamos MUDAR de time comprador e gastador para time formador e vendedor o resultado disso vai ser títulos e um clube cada vez mais forte.
Forte o bastante para peitar os endinheirados Palmeiras e Flamengo.
Eu Acredito!!!
Boa tarde,
Parabéns pelo texto, muito bem colocado.
Espero apenas pelo próximo jogo e que venha nossa terceira vitória seguida, a colocação no campeonato precisa ser conquistada jogo a jogo, então, que venha esta próxima vitória.
Saudações aos Atleticanos !
Boa tarde Eduardo e massa. Seja bem-vindo marcelo alvarenga,temos chances de ser campeão brasileiro ainda. Só não perder pontos para equipe menores e quando vier os bambis,Palmeiras,grêmio jogando no horto temos que ganhar. Equipes que está na frente do galo é estão disputando só o brasileirão e bambis e inter. Os outros estão disputando outras competições. Perdemos vários pontos no primeiro turno com entregas de Gabriel. Fábio Santos. Patrick e Juninho. O problema que o Thiago não enxerga que jogar com Fábio Santos e jogar com 1 amenos. Aliás são 2 esquece tem o bunda de chumbo. Kkk.vai galooooooooo.
Prezados,
Claro que o time está em "re-formação". O que incomodou foi um mês de parada e o Larghi me apresentou um time com 3 volantes, sem meio de campo, onde Elias era o protagonista, grande craque, camisa 10. E o pior, quer permanecer assim, como meia, sem marcar. Antes da copa ele era um ótimo reforço no banco. Pastor isolado na frente. Jogos horríveis contra adversários diretos. Precisava fazer esta experiência no brasileirão? Quando voltou ao óbvio o time melhorou. Meio de campo povoado. Veja o caso Fábio Santos. Poderia ter ficado de fora, mas voltou. Continua com sua marcação a 2 metros de distância, cercando o adversário. O Galo é vulnerável pela esquerda da defesa, é só insistir. São vários gols por ali. Se o Larghi for competente para gerenciar essas situações, poderemos conseguir a vaga. Caso contrário, temos que torcer por contusões, expulsões, etc para manter esses caras fora. Saudações.
Texto e torcida, chegando a um acordo. Ótimo #aquiégaloporra!!!!!!
Parabéns, Marcelo. Bela estreia.
Esse ano tudo foi aposta; presidente, diretor, técnico e a maioria dos reforços. Por que será que Grophen ou Lasáro não quiseram segurar essa BOMBA?!
Com tantas apostas a vaga na LA era/é o objetivo plausível; Com a saída dos refugos Arouca, Samuel Xavier e Eric, (por que ninguém leva Elias?)...Essa é a MINHA opinião sobre alguns dos novos reforços:
Chará- o Melhor parece que nasceu para no Galo; rápido, habilidoso e obediente taticamente. Não tem histórico de contusões, nem é baladeiro, é Família. *OBRIGADA, Ricardo Guimarães!
Welison- perfil totalmente favorável a SE tornar mais um Galo Doido. Marcador implacável e tem um ótimo passe. Ainda não é unanimidade, mas está perto.
Terans- ótima bola parada e muita raça. Porém, parece que está com dificuldade de adaptação ao futebol brasileiro. E o treinador ainda não deu uma sequência pra ele.
Nathan- habilidoso, mas individualista e me parece fora de forma. Tem bom drible e bom passe, mas é preciso aguardar uma melhor adaptação e uma melhor forma física para gente conhecer o verdadeiro potencial.
Leandrinho- não jogou ainda.
Denílson- características parecidas ao Pastor, jogador de área, mas com boa mobilidade. Tem histórico de lesões. Pode ser útil na bola aérea, mas é cedo pra definir se foi um bom reforço.
Edinho- o pouco que jogou mostrou habilidade e muita mobilidade. Pesa em seu desfavor o histórico de lesões.
Maidana- bem na bola aérea, boa colocação e não demonstra ser lento, apesar de sua estatura elevada. Está crescendo de produção e tem bons desarmes, porém parece não ter uma boa saída de bola, erra muitos passes bobos.
Menção honrosa sempre para o PASTOR (apesar de não ter ido bem no último jogo), foi um achado. Goleador por excelência, profissional por natureza. Não sente o peso da idade, tem um papel relevante de auxiliar o treinador nas substituições, faz uma perfeita leitura do jogo e é ótimo líder para o Grupo.
Quanto ao Larghiola, no inicio (vide jogo contra o Vasco) escalava mal, substituía errado e tardiamente. Está amadurecendo e não tem sido teimoso. Tem ouvido os cornetas da Massa e com isso escalado os ‘melhores’.
-
Estamos em 5 que é um número cabalístico, hoje minha previsão aproximada com múltiplos de 5 seria:
Realidade,faltam 10pts. Expectativa, faltam 30 pontos. FELICIDADE, faltam 45 pontos.