Assim como aconteceu dias atrás, na partida diante da brava e simpática equipe da Caldense, uma zebra como a de domingo passado é inadmissível para um time experiente e caro como o Atlético. E qualquer tentativa de justificar a derrota por 1 a 0 para um time da Segunda Divisão não passará de desculpa esfarrapada. O Galo perdeu. Não há o que dizer. E perdeu porque foi mal escalado, displicente, omisso e incapaz de armar jogadas que levassem perigo ao gol adversário.
Nem mesmo Nacho Fernández fez uma partida digna de seu talento. Sob uma marcação implacável e desleal, ele teve poucas oportunidades de mostrar categoria num jogo em que o meio campo desentrosado mal funcionou. Aquela bola que ele enfiou para Vargas, e que teria parado no fundo da rede se a finalização do chileno não tivesse saído tão chocha e previsível, foi uma jogada de gênio. Tirando esse lance, porém, poucos foram os momentos em que se viu em campo um time com a atitude que se espera do Galo.
Atitude: esse é o xis da questão. A rigor, a derrota de domingo não teria qualquer importância nem teria despertado tanta indignação se o adversário e as circunstâncias fossem outras. O resultado, em si, só preocupa por um detalhe essencial: em praticamente um mês de trabalho, Cuca ainda não foi capaz de transformar um grupo de atletas talentosos como os do Atlético num time que alie técnica, padrão de jogo e, claro, atitude. Sem isso, com toda certeza, o Galo não terá sucesso nos torneios que tem pela frente.
Alguns podem dizer que não foi para ganhar o Campeonato Mineiro nem para derrotar adversários de Segunda que o Galo montou um time caro como o deste ano. O problema, porém, está justamente aí: se não conseguir ganhar o Mineiro nem derrotar adversários fracos, o que esperar diante dos times mais fortes e bem estruturados que terá que enfrentar para alcançar seus objetivos?
Esse é o ponto. O jogo de domingo passado foi pegado? Sim, foi. O adversário abusou da deslealdade e se apoiou no voluntarismo para tentar superar a distância quilométrica que o separa do Galo. Mas, e daí? Não é exatamente essa a tônica da Copa Libertadores da América — um dos objetivos do time este ano —, em que os jogos são disputados palmo a palmo e os times mais fracos se desdobram para derrotar os mais poderosos?
Outro ponto: o árbitro mostrou a que veio em lances fundamentais. Fechou os olhos para a pancadaria dos adversários e puniu com rigor a reação dos atleticanos, como aconteceu na expulsão de Hulk. Novamente é o caso de se perguntar: e daí? Não é assim que apitam os juízes sul-americanos, conhecidos por “deixar o jogo correr”? Assim agirá o apito no torneio continental que começa daqui a exatos oito dias. É bom ir se acostumando.
Uma última observação: o adversário jogou numa retranca lascada. Sim, ele se trancou na defesa, utilizou o contra-ataque como único recurso ofensivo e em uma de suas tentativas de ir adiante se aproveitou das falhas da defesa para achar o caminho do gol. Mais uma vez, é o caso de se perguntar: e daí?
A impossibilidade de furar retranca e a incapacidade de derrotar times mais fracos já nos custou, sob o comando técnico de Jorge Sampaoli, o Brasileirão do ano passado. Se a história se repetir agora, sob o comando de Cuca, vou começar a pensar que isso, além de incompetência, é mais do que uma fatalidade — é uma ziquizira pesada, da qual o clube não conseguirá se livrar sem reza brava e muito ramo de arruda. (Sal grosso, não! Por favor, não! Esse recurso não tem funcionado para quem apelou para ele ultimamente!)
Um dos pontos que mais me preocuparam ao ver o time em campo no domingo passado, nasceu, por incrível que pareça, da lembrança do que se via na passagem anterior de Cuca pelo Galo. As equipes de 2012 e 2013 aparentavam segurança e frieza. Não abriam mão do modelo de jogo nem mesmo quando saíam em desvantagem no placar. A equipe atual ainda não conseguiu apresentar algo que se assemelhe a um esquema tático.
Dito tudo isso, vamos ao que interessa. Embora venha sendo comemorada como um título pela equipe adversária (numa atitude mais do que compreensível para quem não tem nada que comemorar), a derrota do domingo passado não diminuiu a distância quilométrica entre os clubes nem equiparou os objetivos dos dois times. Se o Mineiro evoluir da maneira que parece estar indo, é provável que os dois voltem a se enfrentar mais adiante — e, então, o Galo poderá obter as vitórias que farão a massa ir à farra na zoação aos adversários.
Embora seja importante e sempre agradável disputar e vencer o Mineiro, não é essa a taça que cobiçamos este ano. O importante, agora, é olhar para o calendário e perceber que as datas que pareciam distantes quando terminou o Brasileirão de 2020 já está logo aí e cairá na quarta-feira da próxima semana. No dia 21, terá início a Copa Libertadores da América, um dos torneios que justificam a reunião na Cidade do Galo de um dos mais caros elencos do futebol brasileiro na atualidade.
Não será uma disputa fácil — mas também não será um momento para se arrancar os cabelos e sair demonstrando a agitação de um Jorge Sampaoli. Na fase de grupos, que abre espaço para a classificação para as oitavas de final, os adversários serão o Cerro Porteño, do Paraguai, o América de Cali, da Colômbia, e do Deportivo La Guaira, da Venezuela. É bom ficar de olho nos três.
O objetivo do Galo nessa primeira rodada é obter melhor classificação possível para, na sequência do torneio, levar vantagem de decidir em casa os confrontos seguintes, no mata-mata. A partida de estreia, será contra o venezuelano Deportivo La Guaíra. Confesso que nunca o vi em campo e as informações colhidas aqui e ali não foram suficientes para formar um juízo sobre a equipe. Seja como for, vale a máxima de que (com exceção de clubes vaidosos, que se enxergam no presente com olhos do passado e confundem uma vitória com um título) não há mais bobos no futebol.
Depois, será a vez do América de Cali, último campeão colombiano. Me lembro vagamente das duas vezes em que o Atlético o enfrentou, em disputas da taça Conmebol nos anos 1990 — mas tenho poucas informações sobre o momento atual da equipe. O elenco é formado quase que exclusivamente por jogadores do próprio país. A única exceção é o peruano Aldair Rodriguez, um centro avante típico — daqueles que os analistas de futebol chamam de “Camisa 9”, embora ele insista em entrar em campo com o nº 14 às costas.
Forte, voluntarioso e sempre presente na área, Rodriguez, até o momento, só tem falhado num quesito fundamental para um jogador de sua posição: não fez um único gol nas 10 partidas que disputou até agora pelo clube em 2021. Torço para que ele tenha o mesmo desempenho na fase de grupos da Libertadores.
O terceiro adversário é o cabeça de chave do grupo, o paraguaio Cerro Porteño, um clube pelo qual tenho certa simpatia. Com exceção dos confrontos diretos com o Galo, sempre desejo que ele se saia bem nos campeonatos que disputa. Foi adversário do time de Telê Santana na Libertadores de 1972. Foi contra ele a primeira partida enfrentando uma equipe estrangeira que assisti no Mineirão, quase 50 anos atrás, e que terminou num insosso 0 a 0. O clube ficou marcado em minha memória por algumas razões.
A primeira partida contra o Cerro foi a última em que Renato (que, para mim, divide com Victor a condição de melhor goleiro do Galo de todos os tempos) entrou em campo como titular do alvinegro. Sairia contundido e daria lugar a Mazurkiewicz nas partidas seguintes. Logo depois, deixaria o Galo para brilhar em outros clubes e na Seleção Brasileira.
O Galo não passou da primeira fase. Caiu diante não do Cerro, mas de seu rival, o Olímpia. E sem querer fazer disso uma desculpa recorrente, posso dizer que na partida disputada no Denfensores del Chaco, em Assunção, foi vítima da arbitragem mais escandalosa que já se viu na Libertadores até o assalto do Serra Dourada, em 1981. O Galo fez 2 a 0 no primeiro tempo. Na volta do intervalo, o árbitro chileno Lorenzo Cantillana fez uma lambança digna da que José Roberto Wright protagonizaria anos depois.
Logo no começou do segundo tempo, Cantillana expulsou os autores dos gols, Ronaldo e Dario. E o Cerro, claro, se aproveitou da situação e fez um gol. O Atlético, claro, se fechou para garantir o resultado. Então Whri… ou melhor, Cantillana, pôs para fora Grapete e Lola. Eles empataram. Por último, o capitão Oldair forçou a expulsão e o jogo teve que ser interrompido.
Foi uma vergonha! O Atlético havia atravessado todo o Brasileirão de 1971 sem ter um único jogador punido com cartão vermelho nem advertido com o amarelo por reclamação durante toda a competição. Foi, como Telê insistia em dizer, o “campeão da técnica e da disciplina”. De todas as expulsões, a mais injusta foi a de Grapete.
Zagueiro firme, porém extremamente leal, ele chegou à disputa da Libertadores sem jamais ter sido expulso de campo em cerca de oito anos de carreira como atleta profissional. Se completasse 10 anos, ganharia o Troféu Belfort Duarte, uma honraria reservada aos zagueiros mais leais. O atleticano Murilo Silva, um dos maiores defensores que já pisaram nos gramados do mundo, havia sido contemplado com o Belfort.
Aquilo fez nascer em mim uma birra insuperável pelo tal Olímpia — um time que adorei derrotar na Libertadores de 2013. O que isso tem a ver com o Cerro? Bem, o fato de saber que seu grande rival era o Olímpia fez nascer a simpatia por ele. Simpatia que só cresceu depois que Júnior Alonso, formado pelo time paraguaio, se integrou ao elenco do Atlético.
Não me importarei, de forma alguma, se o Cerro Portenho, que já andou nos dando trabalho em Libertadores passadas, for o segundo lugar da chave e seguir em frente na Libertadores. Desde que o primeiro, claro, seja o Atlético. Para isso, o time terá que jogar uma bola que não jogou até aqui. Com os jogadores que tem, isso é possível. E acontecerá! Eu acredito!
Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
View Comments
O galo sempre foi um time de garra,luta eu não vi isso contra as Marias,um amontoado de jogadores
perdido em campo.Everson não dá mais fraquissimo,Igor Rabelo lento,Allan só toca para trás (o cara para dar um passe de dois metros tem que contorcer o corpo todo, não marca ninguém,o tal de Savarino não acerta a bola em direção ao gol nem dentro da pq área,o Vargas esse merece ser estudado,o cara ganha 1 milhão para jogar essa bolinha.Que saudade dos meninos que iniciaram o campeonato,que o Cuca não está tendo peito para colocar para jogar.Neto, Echaporã,Felipe etc...
O Galo sempre teve centroavante matador,hj a bola passa para lá é para cá é não tem ninguém pra definir.
Boa tarde amigos do Galo. Com Ygor Rabelo, zagueiro lento e que se posiciona muito mal em campo, Alan, jogador que sente a bola queimar nos pés e pode ser expulso a qualquer instante e Yoran, totalmente perdido em campo, esperar o que na Libertadores?
Caros,
É CRISE!!! ...Ôpa, calma lá, a coisa ñ é bem assim... tanto q tô com saudades de meu amigo ADOLESCENTE prá fazer Cia com os MENININS e tb do HOMEM Q VESTE SAIA!!!
SOS YUSTRICH!!!1
Uma das maiores ENGALOBAÇÕES q tão sendo vendidas (As lojas tá de boas, passa no SAL!!!) Oia engalobação, olha a engalobaçao, vai levar qntas patrão? é o q temos de momento: LOROTA pura!
Vamos lá, sem FÍRULAS! Oh CUCA, fi, me ajuda ai, só! O q eu n percebi nesse clássico?, além de termos sido DOMINADOS pelas marias (Cruzes a q ]pt chegamos, imoralidade, q inversão de valores! Ai ui eu guento isso?!), foi a excessiva preocupação do NOSSO STUFF com a questão ESTÉTICA!
Aqui no NOSSO CANTINHO pode falar de ESTÉTICA? Será?
NOSSO GALO e a QUESTÃO ESTÉTICA!!!
Peço licença para falar desse tema controvertido, mas q ñ passou despercebido, muitos notaram! A FRESCURA com q nosso quadro brincava!!! UMA GRAÇA!!!
Liguei na FABIOLA SANTA e na VIÚVA e só, aquela tatuagem q parecia um cacho de uva adentro nádegas sem fim prenunciando a ENTREGA... 3 anos de namoro com o artista...pensei tb NOSSO cabeleira amarela KENO, beleza, ok para por aí, mas aí o cara me vem, o calção naquele estilo DRAGÃO bipolar, e mais, Cuca naquela preocupação despropositada com as parcas madeixas caindo na cara...Será q o manicure comeu lhe as unhas e o coro?
E o HULK?! Graças a Deus q ele é AGREGADOR, como dizem os fans do verdão!!!
Cada cabeça uma sentença... a pergunta é direta, esse TIME tem o DNA FROUXO? Sangue de barata?
Ai meu pezinho, ui meu uniforme limpinho, ! As meninas de bigode tavam violentas no clássico, ui! Cruzes! Elas jogaram tão desleais, ais! As marias tavam solando alto na retranca (o ceguinho manda lembranças) e o juiz num feis nada! As marias tavam agressivas, assim num vale!!! CRUZES!!!...Só faltou o NOSSO TIME deles sair correndo de campo em solidariedade ao HULK...BRINCADEIRA o q se viu!... Era só o q faltava!
SE N TIVER COMANDO, OS VELHACOS VÃO DOMINAR a igreja fajuta DE NOVO E DE RENOVO (tudo coincidência?!)
Quem manda no Clube e no Time?
E se levar esse tudo q vai entra para as competições?! MÃO MOLE!!! É só tirar do alcance do vagal, o cara é incapaz de defender uma bola q vem meia altura pelos cantos, deslocada. Isso tem o nome de FRANGUEIRO, peruzeiro, etc! Ñ sei na linguagem moderna como fica! Ele ñ tem culpa nenhuma no gol, e esse é o problema, ele nunca tem CULPA!
Tchê tchê achei boa a estreia, mas o cara é só um TCHÉ TCHÉ, nem sei se tem a possibilidade de existir outro!!! Muito superior ao Allan enceradeira entregador!!! Pq Zaracho ñ joga com o mestre Cuca perdida?
QQ um q tiver q contracenar com NATHAN (q jogadorzinho VAGABUNDO, verdadeiro come quieto (se precisar de mim,, tô aí) e o tal de YORRÃO (esses jogadores tem contrato por 2 ou 3 anos), meu Deus! Aguenta coração! Tamos no caminho certo!
VARGAS é um jogador q pode ser útil (com o q temos, diga-se) Aquela jogada em q ele consagrou a maria é isso, ninguém avisou pra ele. VARGAS, fi, lembra do gente finíssima ......., TEM Q FUZILAR!!! Ele atrasou e atrasou nosso lado.
PREOCUPA MAIS A TURMA DE 2005 ou A DE 2011?, começo meio fim de uma era! RENOVA GALO! DE NOVO!!!
E A EMPRESA? A EMPRESA VAI BEM, OBRIGADO!!!
Abs!
Não consegui ler todos os comentários, em um terço dos que li pensei que estivéssemos na série B.
Tem muito a melhorar, mas a tragédia que estão pintando aqui me assusta.
Não queria o Cuca, mas ele veio e agora não adianta chorar, se demitir ele, qual seria reposição? Até imagino alguns pensando em efetivar o Lucas Gonçalves, esses mesmos serão os que o chamarão de estagiário após a terceira derrota.
Não existe time que ganha todas, que é impecável em todos os jogos, o Galo perdeu para um time ridículo, e tem que melhorar muito se quiser ganhar título importante, mas demissão em massa para contratação de todo um novo elenco não é solução. Futebol profissional não é vídeo game, que se contrata e na primeira falha se descarta, tudo envolve muita grana e pessoas (jogadores e treinadores não são máquinas).
Espero que essa reação seja nesse momento de raiva.
O Galo está no caminho, erros vão acontecer, é um esporte, todos os times querem ganhar, reclamar como um bebê não vai adiantar.
SAN
Atitude? Após ouvir a entrevista do diretor de futebol hj pela manhã á @TvGalo, digo-lhe: não a vi em momento algum durante a fala dele[•••]" natural que o treinador esteja conhecendo o grupo melhor, identificando características que possam atender seu modelo de jogo. Não dá pra exigir que isso seja aplicado em 5 jogos precisamos dar tempo a ele [•••]
Mais um ano perdido,prezado! Basta olhar o semblante de um profissional antenado em extrair o máximo q o futebol atual exige de um time e comparar com o q se vê no do Cuca. Infelizmente nossa diretoria cagalhona mais uma vez impõe um retrocesso gigante ao Clube ao buscar_mais uma vez_ um profissional com características totalmente diferentes ao anterior. Lucas Gonçalves utilizou o q vinha sendo executado durante quase um ano_ e ainda tinham muitas falhas a serem corrigidas, diga-se_ e deu atenção nos pontos falhos q o time vinha apresentando e o resultado aconteceu. Essa fala do diretor é o exemplo exato de que a profissionalização tão exaltada pelos caras do dinheiro não se aplica ao campo de jogo,muito ao contrário!
Saudações Atleticanas!
Alguém pode explicar se teremos transmissão
da Libertadores pelo SBT ou a diretoria ficou
de fora nesta negociação com o Silvio Santos ?
Desculpe-me José Eduardo, houve um equívoco de minha parte. Os valores são estes mesmo_ 39.90 pilas_ mas a transmissão será assim:
21/4 (quarta-feira) 19h - La Guaira x Atlético - Conmebol TV
27/4 (terça-feira) 21h30 - Atlético x América de Cali - Conmebol TV/SBT
4/5 (terça-feira) 19h15 - Atlético x Cerro Porteño - FOX
13/5 (quinta-feira) 21h - América de Cali x Atlético - Facebook
19/5 (quarta-feira) 21h - Cerro Porteño x Atlético - Conmebol TV
25/5 (terça-feira) 21h30 - Atlético x La Guaira - FOX/SBT
A pressa é inimiga da informação,foi mal aí. Abs
Saudações Atleticanas
José Eduardo, saudações Atleticanas!
Torcedores do GALO e Inter gaúcho teram q desembolsar 39,90 pilas p verem os jogos pela conmebol tv ... Isto nesta primeira fase, avançando de fases não deixaram explícito se serão outros valores, o q provavelmente deverá ocorrer. Abs
O valor que você mencionou é o pacote fixo. Valor mensal.
Terá direito de dois jogos por rodada e também dois jogos da sulamericana.
O que pode acontecer é uma inversão na programação e o canal passar Flamengo e São Paulo na segunda rodada, Palmeiras e Santos na terceira e assim por diante.
Os jogos são divididos entre Fox esporte, Facebook, SBT e Conmebol.
Sim Wellington, na pressa acabei por errar a informação, fiz a correção abaixo. Obrigado! Abs
Saudações Atleticanas
Para ter sucesso na Libertadores, precisa primeiro calibrar o pé.. Chegar diante do gol e só chutar em cima do goleiro como faz o Vargas ou chutar pra onde aponta o focinho como faz o Savarino todo jogo, pode esquecer. Se depender só da manjada jogada de dribles do Keno, também esqueçam! E principalmente, se marcar igual cerca galinha e não fizer marcação na saída de bola desde a defesa adversária e principalmente tomar gol de pelada no 1-2 igual domingo, melhor nem entrar em campo! Goleiro chama-gol tb não dá! Goleiro tem que defender bolas quase impossíveis como infelizmente o lado azul tem e já chegamos a ter na Libertadores 2013! Dá pra acreditar? Tá nas mãos do técnico escalar os melhores e corrigir esses erros. Tem a semana livre para treinar e fazer as mudanças necessárias, a começar pelo gol. Resta saber se vai ter peito pra mudar o que deve ou se vai só ficar com ar de chorão e roendo unhas contra o galático Boa Esporte! TOMA VERGONHA, GALO!
Cadê a meninada? Veja a do Fla, a do Santos, a do Vasco do Palmeiras, do Grêmio, até a do Cruzeiro. Cadê a do Galo. Falo aqui neste espaço desde o ano passado. O Galo não deveria ter contratado a turma meia-boca que contratou. De todo mundo que veio de 1 para cá, ou mais um pouco, escapam o Rafael, o Everson, o Igor o Júnior Alonso, o Arana, o Zaracho, o Nacho, o Dodô , o Marrony e o Keno. O resto foi dinheiro jogado fora e desânimo na turma do sub-20. precisava contratar ninguém.
Bom dia,
Matéria de hoje, Calebre sumiu, pois é, está ai o principal símbolo da merda que o Galo esta se afundando.
Não pelo Calebre, que é talentoso mas nem tanto assim, mas pelo que significa esta atitude.
Em contra partida Nathan, Hioran, continuam entrando e tendo suas oportunidades, apesar de não demonstrar nada.
E o Marrony nosso artilheiro, entrando aos 35 do segundo tempo e já com a vaca atolada no brejo, ninguém vai ver nada mesmo.
Para que fazer um elenco homogêneo se não pode dar folga para um jogador quando seu filho esta nascendo, foi o caso do Arana.
Ainda num jogo que para a tabela do campeonato não valia nada.
Sabemos que em duas posições necessitamos de reforços, Zagueiro e centro avante, mas, e a base, será que não tem ninguém?
Porque encher o banco de falsos jogadores, ops, falsos noves, e não dar um lugar para o Felipe Felício, daí, dali Igor Rabello de atacante. Aff
Não sei se terei saco para isso.
Mudando de assunto, ainda para piorar, temos que decidir entre assinar ou não o canal COMMEBOL para ver os jogos do Galo, será o único que vai passar o jogo, os demais Brasileiros a não ser o Internacional terá suas partidas em canais que já possuo e o facebook.
Depois deste ultimo jogo e o que está se desenhando estou na dúvida.
Todos dizem dos efeitos positivos que a vitória possa trazer ao rival, mas, sinceramente eu espero o mesmo da derrota que o Galo teve.
Que o Cuca abra o seu olho para as deficiência do elenco, que sirva para separar o joio do trigo, que sirva para reavaliar o aproveitamento dos jogadores da base, que seja para que o Rodrigo Caetano possa enxergar que o trabalho do Cuca não esta bom e ainda tem muita coisa que possa tirar de proveito, mas, principalmente mudança de atitude.
Jogamos no domingo e depois na quarta feira fora de casa, esta aí, deixa os garotos representar nosso time de novo, dê esse gosto para a torcida de novo, espero.
Só para registrar, o Corinthians é muito mais esperto do que o Galo, já meteu o pé na bunda do Cachaçares, podemos até fazer uma apostinha para vermos quanto tempo ele durará no Fluminense, Rio de Janeiro, Samba, Mulatas e Loiras queimadas de praia, não sei não, vou até no final do Brasileirão 2021, otimistamente.
Boa terça feira a todos!
https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2021/04/13/hulk-questiona-reserva-no-atletico-mg-e-debate-estilo-de-jogo-com-cuca.htm
NÃO É POSSÍVEL , HULK JÁ QUER TUMULTUAR O GALO.
FORA HULK.
Esse Hulk me faz lembrar o Coalhada aquele personagem cheio de marra criado pelo gênio Chico Anísio.