Na verdade, o São Paulo impôs ao Atlético um choque de realidade. Afinal, o Galo esteve de fato alguma vez na disputa do título máximo brasileiro nesta temporada ou tudo não passou de uma mera ilusão de uma torcida tresloucada e apaixonada?
Há algum tempo venho defendendo que o Atlético já tinha abdicado do título há varias rodadas, quando se mostrou inapetente e impotente para corrigir os rumos que o estavam fazendo colecionar resultados desastrosos, repetir erros e fazer escolhas equivocadas.
O Glorioso já iniciou a temporada a guisa de um planejamento controverso. Em meio às especulações de que os mecenas negociavam com Sampaoli, Sette Câmara anunciou a chegada de Dudamel. Paralelamente, nomes como os de Arana, Savarino, Allan, Rafael e Dylan Borrero foram anunciados e confirmados. Já eram as digitais dos mecenas que se faziam detectar.
Extremamente conservador e tateando um terreno escorregadio e para ele totalmente desconhecido, o inexperiente treinador venezuelano colheu resultados desastrosos e a patética eliminação para o modesto Afogados na Copa do Brasil, foi a gota d’água para a sua demissão sumária. Junto com Dudamel, Rui Costa também saiu e Alexandre Mattos toma conta do futebol atleticano. Tudo sinalizava que o Galo estava de fato entrando em uma nova era.
E, para alívio e felicidade da nação alvinegra, Sampaoli desembarca em Belo Horizonte e assume o comando da nau atleticana com a responsabilidade de catar os cacos que sobraram e fazer ressurgir o Titanic alvinegro, fragorosamente naufragado ao se chocar com o iceberg da inapetência e da incúria de tantos quantos eram, à época, responsáveis pela condução do clube.
Se desgraça pouca é bobagem, a pandemia assumiu o controle da vida de todos e virou o Atlético de cabeça para baixo. Queda de receita, despesas crescentes, suspensão dos jogos e das competições, colocaram em risco o trabalho do polêmico e visceral treinador argentino, como também colocaram cheque os projetos da base e do time de transição, este último alvo de “notícias” de que seria extinto.
Ao mesmo tempo em que novas contratações chegavam ao clube a pedido de Sampaoli, outros tantos, seja pela necessidade de reduzir a folha, seja pela alegada “incompatibilidade” com a ideia de jogo do treinador, eram ou dispensados, ou emprestados. O resultado disso tudo foi a montagem de um elenco desequilibrado, extremamente enxuto, carente de opções para algumas funções e posições, prenhe de operários táticos e órfão de gênios criativos.
Têm razão aqueles que defendem que a montagem de um time e, principalmente, a revolução de métodos e conceitos de gestão e governança de que o clube necessita, são processos longos, de idas e vindas, que demandam tempo e muito trabalho, cujos resultados não surgem da noite para o dia. E estão corretos aqueles que dizem que o planejamento é de longo prazo e que tudo o que o clube conquistar nesta temporada é lucro.
Mas, têm razão, também, aqueles que defendem que isso não pode significar naturalizar os erros que vêm sendo cometidos. A cobrança é natural e tem que existir, para se evitar o risco de acomodação dos atores envolvidos (dirigentes, funcionários, comissão técnica, treinador e jogadores).
Uma coisa está bastante clara: um dos maiores pecados da direção alvinegra foi não perceber a necessidade de inspirar no elenco atleticano o espírito de decisão e de campeão, absolutamente fundamentais para se conquistar qualquer título da complexidade de um Brasileirão, sem falar, claro, do descuido recorrente com os bastidores do futebol. É hora de pensar e de fazer diferente. Ah! E caça às bruxas, fora esse, fora aquele, não é solução.
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
O galo acabou quando SAMPAOLI pegou COVID e passou para todo o elenco
Acabou a liderança do tecnico junto ao elenco ali, e acabou o sonho do campeonato ali.
Como ele poderia cobrar foco de algum jogador, se ele mesmo foi em festa no meio da pandemia??
Em tempo: Quando o São Paulo se prejudicou com COVID?!?! Foco ali ta no titulo, enquanto o foco aqui ta em que?!?!
Leio aqui que o presidente indicou o "homem de confiança" para gerir o futebol. Que "confiança"? Havia algo de errado, noutro sentido, antes? Não questiono idoneidade. Creio que todos têm. Até prova em contrário. O que questiono é vivência com os meandros do futebol. São as manhas. Principalmente, dentro da modernidade do futebol. E isso a direção tem? Não creio. E, se não tem - porque o diretor não está obrigado a ter -, mas que contrate QUEM SABE, QUEM JÁ PROVOU QUE SABE. ISSO É O QUE ESTÁ FALTANDO NO GALO HÁ ANOS, O QUE ME LEVA A NÃO ACREDITAR. Já estou ficando cansado de torcer e só ouvir "no ano que vem"... Os anos vão se passando e já chegamos no "cinquentenário" em 2021, sem um brasileiro!
Sampaoli deve ser doido em considerar esse Everson como goleiro de futebol.
Esse camarada é simplesmente PÉSSIMO.
Toda bola que vai no gol, o rapaz aceita....
O Vitor em má forma é muito melhor que ele.
E o Rafael, nem se fala ...é 100000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000 melhor que ele.
No Galo tem sempre coisas que ninguém entende.
A vida é contraditória e o futebol mais ainda... o Atlético perdeu o campeonato por pura responsabilidade (ou irresponsabilidade?) de um treinador que o colocou em outro patamar de competição... Embora eu não morra de amores por ele (muito mais pelo contrário), sou a favor da sua permanencia. Mas também sou a favor de uma coisa: chamá-lo numa sala fechada, sentá-lo numa cadeira e colocá-lo no lugar dele. Menos, Sampaoli, muito menos... Primeiro seja um vencedor pra depois exigir alguma coisa. O Galo é muito maior que você. Respeita.
Prezado Max Pereira, os seus textos são MUITO BONS, mas as suas réplicas aos comentários são MUITO MELHORES. Abraços e, por favor, REPLIQUE MAIS!!!!!
Caríssimo Teobaldo, boa tarde.
Muitíssimo obrigado. Uma das vantagens, seguramente a melhor, que se tem ao dar a vazão à cara de pau de escrever um ensaio, é, além de provocar e ser provocado, coisa que amo, é fazer amigos.
E, como amigo, vc já é suspeito.
Um grande abraço.
Boa tarde, Massa, Galuppo e Guru!
Tenho evitado de comentar neste espaço a cada resultado negativo, para não me contaminar pelo posicionamento de alguns amigalos mais céticos, mas confesso que estou revendo algumas posições.
Que Sampaoli é um técnico diferenciado, dedicado, focado e inovador é fato, mas ao mesmo tempo é teimoso e inventor. Na minha conta já foram 9 a 12 pontos perdidos por culpa não só dele, mas ele sendo o autor principal.
Mas o que mais espanta em “El pelado” é sua incoerência. Que explicação há para um time que faz uma boa partida e ganha e no outro jogo entram outros jogadores que estavam na reserva da partida anterior? E como ficam os jogadores?
Não, não tenho visão míope e nem vou pedir a cabeço do argentino, mas está na hora dele ser cobrado pela torcida e principalmente pela diretoria, porque para cobrar contratação de jogadores ele é muito bom e chato, então tá na hora de inverter a posição.
Abra o olho “El Pelado”
Boa Tarde Eduardo Avila
Gosto de ler todas as colunas dos blogueiros deste site, e se estou postando aqui mesmo sendo cruzeirense é por que o senhor tem meu respeito, jamais postaria aqui para ofender, usar palavras chulas, enfim.
O senhor às vezes até nos provoca, mas sempre de forma sadia, nunca ofendendo ou desrespeitando, provocações como tem que ser mesmo, isso é divertido, é gostoso as provações sempre saudáveis.
Não sei se o senhor acompanha outros blogs como o do Dalai, se sim irá ver comentários meu citando o seu blog e elogiando, justamente pela sua postura e como gosto de ler sobre futebol leio por que o senhor entende do assunto,
Hoje no seu comentário o senhor escreveu uma coisa certa, o Atlético abdicou de ser campeão, sério sem ironia, tá bom o projeto é para 2021, mas na moral, porque esperar 2021 se a porta abriu em 2020? Quando abriram 5 pontos poderia ter esticado na frente enquanto os times do eixo rio-sp estavam brigando por outros campeonatos, poderiam ter distanciado muito a ponto desses times não ter forças para chegar perto, e o senhor sabe bem, brigar pau a pau contra times do eixo nos pontos corridos, para agente fora do eixo é muito complicado, porque tudo favorece, eles vão minando a gente durante todo o campeonato, a ponto da gente nem perceber que nos roubaram.
O Atlético poderia e deveria ter disparado enquanto teve chances, agora não está perdido, mas ficou difícil.
Bom não vou torcer para vocês, claro que não, mas pode ter certeza que estarei torcendo pelo seu blog e pelo o senhor, pois é gostoso acordar entrar no site e ter uma leitura agradável sobre futebol, independente do time.
Parabéns e sucesso
Flávio, boa tarde.
Da parte que me toca como autor deste texto, repito que o Atlético abdicou pelo título graças a um conjunto de fatores, internos e externos, que se conjugaram contra o clube.
Parabéns pela fleuma e pela esportividade.
Muito obrigdo
Caro Flávio, que alegria ler seu comentário. Diferente de alguns poucos que acreditam ser a rivalidade motivo para ataques, muitas vezes gratuitos. Acho que o futebol mineiro irá se impor ao eixo com a presença de mais clubes nas principais divisões nacionais. O coelho está se habilitando para a próxima temporada. Esperamos por vocês num futuro mais à frente. É um prazer recebe-lo.
Abraços!
Este rival demonstra mais confiança no clube do que muitos de nós torcedores. Vale reflexão.
Oi Eduardo, Max e Amigos, boa tarde!
Não tenho ainda uma ideia clara de quem sai, de quem fica e de quem chega.
Desde a cacetada dada pelo São Paulo, ainda estou “p” da vida e de muito mal humor.
A única certeza que tenho é que o ATLÉTICO de SAMPAOLI até o momento, é de pura DECEPÇÃO.
Saudações Alvinegras,
Caro Jandir,
Este sentimento amargo de decepção e de derrotado, muito frequente nos corações atleticanos, precisa ser vivido, faz parte. Mas, precisa também ser enfrentado nesse processo de construção do Atlético de nossos sonhos. Expressões do tipo “por que tudo precisa ser tão sofrido assim” são depressivas, brochantes.
Ficar p da vida todos ficamos. E ainda bem que ficamos. Estamos vivos e temos dignidade. Mas, temos que aprender a transformar os limões com os quis o Galo nos presenteia em uma deliciosa limonada. Esse é o pulo do gato.
Como? Cobrando corretamente, vigiando,
Muito obrigado.
TEMOS BONS JOGADORES E UM BOM ELENCO AO NÍVEL DE BRASIL. DÁ PARA ARMAR UM TIME FORTE E COMPETITIVO.
QUASE TODOS AS NOSSAS DERROTAS NESSE ANO FORAM EXCLUSIVAMENTE CULPA DO TÉCNICO SAMPAOLI QUE COM SUAS EXPERIÊNCIAS , INVENÇÕES , ESQUEMAS QUE CONFUNDIAM ATÉ OS JOGADORES E ESCALAÇÃO DE JOGADORES FRACOS E SEUS PROTEGIDOS NOS LEVOU A PERDA DE PRECIOSOS PONTOS NO BRASILEIRO.
SEMPRE QUE ESSES ESQUEMAS "CONFUSOS" FORAM POSTOS EM CAMPO , O TIME FRACASSOU.
SAMPAOLI TAMBÉM É MUITO ORGULHOSO , ACHA QUE É MAIS IMPORTANTE QUE O TIME , FAZ EXIGÊNCIAS ABSURDAS , AMEAÇA ABANDONAR O CLUBE , ENFIM , É UMA PERSONALIDADE DIFÍCIL E COMPLICADA.
ELE ACHA QUE TEM
MAIS CAPACIDADE QUE OS OUTROS , O QUE NÃO É VERDADE.
PORTANTO , É UM CUSTO - BENEFÍCIO MUITO ALTO.
TEMOS QUE AGUARDAR O FINAL DESSE BRASILEIRÃO , PARA VER O RESULTADO FINAL.
AGORA , SEU PROTEGIDO , EVERSON , NO GOL NÃO DÁ MAIS . ELE É MUITO FRACO .
CERTAMENTE UM DOS PIORES GOLEIROS QUE JÁ VESTIU A CAMISA DO GALO.
Exclusivamente culpa do sampaoli também não né. Errou em alguns jogos, sim. Principalmente nesse último.
Mas quantos pontos perdemos por falhas individuais?!
Este Alan deveria ser colocado no Stand de venda com desconto. Se for ficar deve ser encaminhado, com urgência, para um centro de tratamento mental para acompanhamento psiquiátrico, ele deve ter sofrido buling, muito trauma de infância. Vai ser enjoado assim lá longe.
Concordo plenamente 3 expulsões no ano e 11 cartões. Como a grande maioria gosta de por a culpa no técnico vai ver Dudamel e Sampaoli treinam ele para tomar cartões.
3 expulsões e varios erros capitais em jogos importantes. Contra o internacional perdemos 2 pontos por erro infantil dele. Contra o São Paulo foi um dos principais responsáveis pelo resultado.
Boa tarde a todos!
O que mais falta ao Sr. JS é humildade!
Humildade para aceitar seus erros e humildade para aceitar as críticas.
Esse cara se acha acima de tudo e de todos.
O GALO teve um início de BR fulminante! Atropelou os queridinhos da TV e o próprio SP.
Daí ao que parece a soberba dele emergiu e o mesmo achou que tudo o que fizesse com o time seria sucesso. Desde o jogo contra o Fortaleza suas invencionices nos tiraram pontos preciosos.
Precisa:
- Definir o time titular. Hoje em dia não temos;
- Definir um esquema de jogo coerente com as características dos jogadores;
- Colocar na cabeça, com já dito por outros AmiGalos, que Zagueiro é zagueiro, volante é volante, lateral é lateral, meia é meia e o Everson NÃO pode ser o titular;
- Jogar o feijão com arroz e fechar a casinha quando preciso.
E ao Blogueiro deixo um pequeno comentário:
" Ah! E caça às bruxas, fora esse, fora aquele, não é solução."
Já pensou se várias bruxas não tivessem sido "caçadas"? Os Conceições da vidas e os Felipes Santanas da vida, ainda estariam aqui nos assombrando em campo.
Saudações.