Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

É hora de pensar e fazer diferente

Max Pereira
@pretono46871088
@MaxGuaramax2012

Na verdade, o São Paulo impôs ao Atlético um choque de realidade. Afinal, o Galo esteve de fato alguma vez na disputa do título máximo brasileiro nesta temporada ou tudo não passou de uma mera ilusão de uma torcida tresloucada e apaixonada?

Há algum tempo venho defendendo que o Atlético já tinha abdicado do título há varias rodadas, quando se mostrou inapetente e impotente para corrigir os rumos que o estavam fazendo colecionar resultados desastrosos, repetir erros e fazer escolhas equivocadas.

O Glorioso já iniciou a temporada a guisa de um planejamento controverso. Em meio às especulações de que os mecenas negociavam com Sampaoli, Sette Câmara anunciou a chegada de Dudamel. Paralelamente, nomes como os de Arana, Savarino, Allan, Rafael e Dylan Borrero foram anunciados e confirmados. Já eram as digitais dos mecenas que se faziam detectar.

Extremamente conservador e tateando um terreno escorregadio e para ele totalmente desconhecido, o inexperiente treinador venezuelano colheu resultados desastrosos e a patética eliminação para o modesto Afogados na Copa do Brasil, foi a gota d’água para a sua demissão sumária. Junto com Dudamel, Rui Costa também saiu e Alexandre Mattos toma conta do futebol atleticano. Tudo sinalizava que o Galo estava de fato entrando em uma nova era.

E, para alívio e felicidade da nação alvinegra, Sampaoli desembarca em Belo Horizonte e assume o comando da nau atleticana com a responsabilidade de catar os cacos que sobraram e fazer ressurgir o Titanic alvinegro, fragorosamente naufragado ao se chocar com o iceberg da inapetência e da incúria de tantos quantos eram, à época, responsáveis pela condução do clube.

Se desgraça pouca é bobagem, a pandemia assumiu o controle da vida de todos e virou o Atlético de cabeça para baixo. Queda de receita, despesas crescentes, suspensão dos jogos e das competições, colocaram em risco o trabalho do polêmico e visceral treinador argentino, como também colocaram cheque os projetos da base e do time de transição, este último alvo de “notícias” de que seria extinto.

Ao mesmo tempo em que novas contratações chegavam ao clube a pedido de Sampaoli, outros tantos, seja pela necessidade de reduzir a folha, seja pela alegada “incompatibilidade” com a ideia de jogo do treinador, eram ou dispensados, ou emprestados. O resultado disso tudo foi a montagem de um elenco desequilibrado, extremamente enxuto, carente de opções para algumas funções e posições, prenhe de operários táticos e órfão de gênios criativos.

Têm razão aqueles que defendem que a montagem de um time e, principalmente, a revolução de métodos e conceitos de gestão e governança de que o clube necessita, são processos longos, de idas e vindas, que demandam tempo e muito trabalho, cujos resultados não surgem da noite para o dia. E estão corretos aqueles que dizem que o planejamento é de longo prazo e que tudo o que o clube conquistar nesta temporada é lucro.

Mas, têm razão, também, aqueles que defendem que isso não pode significar naturalizar os erros que vêm sendo cometidos. A cobrança é natural e tem que existir, para se evitar o risco de acomodação dos atores envolvidos (dirigentes, funcionários, comissão técnica, treinador e jogadores).

Uma coisa está bastante clara: um dos maiores pecados da direção alvinegra foi não perceber a necessidade de inspirar no elenco atleticano o espírito de decisão e de campeão, absolutamente fundamentais para se conquistar qualquer título da complexidade de um Brasileirão, sem falar, claro, do descuido recorrente com os bastidores do futebol. É hora de pensar e de fazer diferente. Ah! E caça às bruxas, fora esse, fora aquele, não é solução.

63 thoughts to “É hora de pensar e fazer diferente”

  1. O galo acabou quando SAMPAOLI pegou COVID e passou para todo o elenco

    Acabou a liderança do tecnico junto ao elenco ali, e acabou o sonho do campeonato ali.
    Como ele poderia cobrar foco de algum jogador, se ele mesmo foi em festa no meio da pandemia??

    Em tempo: Quando o São Paulo se prejudicou com COVID?!?! Foco ali ta no titulo, enquanto o foco aqui ta em que?!?!

  2. Leio aqui que o presidente indicou o “homem de confiança” para gerir o futebol. Que “confiança”? Havia algo de errado, noutro sentido, antes? Não questiono idoneidade. Creio que todos têm. Até prova em contrário. O que questiono é vivência com os meandros do futebol. São as manhas. Principalmente, dentro da modernidade do futebol. E isso a direção tem? Não creio. E, se não tem – porque o diretor não está obrigado a ter -, mas que contrate QUEM SABE, QUEM JÁ PROVOU QUE SABE. ISSO É O QUE ESTÁ FALTANDO NO GALO HÁ ANOS, O QUE ME LEVA A NÃO ACREDITAR. Já estou ficando cansado de torcer e só ouvir “no ano que vem”… Os anos vão se passando e já chegamos no “cinquentenário” em 2021, sem um brasileiro!

  3. Sampaoli deve ser doido em considerar esse Everson como goleiro de futebol.
    Esse camarada é simplesmente PÉSSIMO.
    Toda bola que vai no gol, o rapaz aceita….
    O Vitor em má forma é muito melhor que ele.
    E o Rafael, nem se fala …é 100000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000 melhor que ele.
    No Galo tem sempre coisas que ninguém entende.

    1. A vida é contraditória e o futebol mais ainda… o Atlético perdeu o campeonato por pura responsabilidade (ou irresponsabilidade?) de um treinador que o colocou em outro patamar de competição… Embora eu não morra de amores por ele (muito mais pelo contrário), sou a favor da sua permanencia. Mas também sou a favor de uma coisa: chamá-lo numa sala fechada, sentá-lo numa cadeira e colocá-lo no lugar dele. Menos, Sampaoli, muito menos… Primeiro seja um vencedor pra depois exigir alguma coisa. O Galo é muito maior que você. Respeita.

  4. Prezado Max Pereira, os seus textos são MUITO BONS, mas as suas réplicas aos comentários são MUITO MELHORES. Abraços e, por favor, REPLIQUE MAIS!!!!!

    1. Caríssimo Teobaldo, boa tarde.

      Muitíssimo obrigado. Uma das vantagens, seguramente a melhor, que se tem ao dar a vazão à cara de pau de escrever um ensaio, é, além de provocar e ser provocado, coisa que amo, é fazer amigos.

      E, como amigo, vc já é suspeito.

      Um grande abraço.

  5. Boa tarde, Massa, Galuppo e Guru!

    Tenho evitado de comentar neste espaço a cada resultado negativo, para não me contaminar pelo posicionamento de alguns amigalos mais céticos, mas confesso que estou revendo algumas posições.
    Que Sampaoli é um técnico diferenciado, dedicado, focado e inovador é fato, mas ao mesmo tempo é teimoso e inventor. Na minha conta já foram 9 a 12 pontos perdidos por culpa não só dele, mas ele sendo o autor principal.
    Mas o que mais espanta em “El pelado” é sua incoerência. Que explicação há para um time que faz uma boa partida e ganha e no outro jogo entram outros jogadores que estavam na reserva da partida anterior? E como ficam os jogadores?
    Não, não tenho visão míope e nem vou pedir a cabeço do argentino, mas está na hora dele ser cobrado pela torcida e principalmente pela diretoria, porque para cobrar contratação de jogadores ele é muito bom e chato, então tá na hora de inverter a posição.
    Abra o olho “El Pelado”

  6. Boa Tarde Eduardo Avila
    Gosto de ler todas as colunas dos blogueiros deste site, e se estou postando aqui mesmo sendo cruzeirense é por que o senhor tem meu respeito, jamais postaria aqui para ofender, usar palavras chulas, enfim.
     O senhor às vezes até nos provoca, mas sempre de forma sadia, nunca ofendendo ou desrespeitando, provocações como tem que ser mesmo, isso é divertido, é gostoso as provações sempre saudáveis.
    Não sei se o senhor acompanha outros blogs como o do Dalai, se sim irá ver comentários meu citando o seu blog e elogiando, justamente pela sua postura e como gosto de ler sobre futebol leio por que o senhor entende do assunto,
    Hoje no seu comentário o senhor escreveu uma coisa certa, o Atlético abdicou de ser campeão, sério sem ironia, tá bom  o projeto é para 2021, mas na moral, porque esperar 2021 se a porta abriu em 2020? Quando abriram 5 pontos poderia ter esticado na frente enquanto os times do eixo rio-sp estavam brigando por outros campeonatos, poderiam ter distanciado muito a ponto desses times não ter forças para chegar perto, e o senhor sabe bem, brigar pau a pau contra times do eixo nos pontos corridos, para agente fora do eixo é muito complicado, porque tudo favorece, eles vão minando a gente durante todo o campeonato, a ponto da gente nem perceber que nos roubaram.
    O Atlético poderia e deveria ter disparado enquanto teve chances, agora não está perdido, mas ficou difícil.
    Bom não vou torcer para vocês, claro que não, mas pode ter certeza que estarei torcendo pelo seu blog e pelo o senhor, pois é gostoso acordar entrar no site e ter uma leitura agradável sobre futebol, independente do time.
    Parabéns e sucesso

    1. Caro Flávio, que alegria ler seu comentário. Diferente de alguns poucos que acreditam ser a rivalidade motivo para ataques, muitas vezes gratuitos. Acho que o futebol mineiro irá se impor ao eixo com a presença de mais clubes nas principais divisões nacionais. O coelho está se habilitando para a próxima temporada. Esperamos por vocês num futuro mais à frente. É um prazer recebe-lo.
      Abraços!

    2. Flávio, boa tarde.

      Da parte que me toca como autor deste texto, repito que o Atlético abdicou pelo título graças a um conjunto de fatores, internos e externos, que se conjugaram contra o clube.

      Parabéns pela fleuma e pela esportividade.

      Muito obrigdo

  7. Oi Eduardo, Max e Amigos, boa tarde!

    Não tenho ainda uma ideia clara de quem sai, de quem fica e de quem chega.

    Desde a cacetada dada pelo São Paulo, ainda estou “p” da vida e de muito mal humor.

    A única certeza que tenho é que o ATLÉTICO de SAMPAOLI até o momento, é de pura DECEPÇÃO.

    Saudações Alvinegras,

    1. Caro Jandir,

      Este sentimento amargo de decepção e de derrotado, muito frequente nos corações atleticanos, precisa ser vivido, faz parte. Mas, precisa também ser enfrentado nesse processo de construção do Atlético de nossos sonhos. Expressões do tipo “por que tudo precisa ser tão sofrido assim” são depressivas, brochantes.

      Ficar p da vida todos ficamos. E ainda bem que ficamos. Estamos vivos e temos dignidade. Mas, temos que aprender a transformar os limões com os quis o Galo nos presenteia em uma deliciosa limonada. Esse é o pulo do gato.

      Como? Cobrando corretamente, vigiando,

      Muito obrigado.

  8. TEMOS BONS JOGADORES E UM BOM ELENCO AO NÍVEL DE BRASIL. DÁ PARA ARMAR UM TIME FORTE E COMPETITIVO.
    QUASE TODOS AS NOSSAS DERROTAS NESSE ANO FORAM EXCLUSIVAMENTE CULPA DO TÉCNICO SAMPAOLI QUE COM SUAS EXPERIÊNCIAS , INVENÇÕES , ESQUEMAS QUE CONFUNDIAM ATÉ OS JOGADORES E ESCALAÇÃO DE JOGADORES FRACOS E SEUS PROTEGIDOS NOS LEVOU A PERDA DE PRECIOSOS PONTOS NO BRASILEIRO.
    SEMPRE QUE ESSES ESQUEMAS “CONFUSOS” FORAM POSTOS EM CAMPO , O TIME FRACASSOU.
    SAMPAOLI TAMBÉM É MUITO ORGULHOSO , ACHA QUE É MAIS IMPORTANTE QUE O TIME , FAZ EXIGÊNCIAS ABSURDAS , AMEAÇA ABANDONAR O CLUBE , ENFIM , É UMA PERSONALIDADE DIFÍCIL E COMPLICADA.
    ELE ACHA QUE TEM
    MAIS CAPACIDADE QUE OS OUTROS , O QUE NÃO É VERDADE.
    PORTANTO , É UM CUSTO – BENEFÍCIO MUITO ALTO.
    TEMOS QUE AGUARDAR O FINAL DESSE BRASILEIRÃO , PARA VER O RESULTADO FINAL.
    AGORA , SEU PROTEGIDO , EVERSON , NO GOL NÃO DÁ MAIS . ELE É MUITO FRACO .
    CERTAMENTE UM DOS PIORES GOLEIROS QUE JÁ VESTIU A CAMISA DO GALO.

    1. Exclusivamente culpa do sampaoli também não né. Errou em alguns jogos, sim. Principalmente nesse último.
      Mas quantos pontos perdemos por falhas individuais?!

  9. Este Alan deveria ser colocado no Stand de venda com desconto. Se for ficar deve ser encaminhado, com urgência, para um centro de tratamento mental para acompanhamento psiquiátrico, ele deve ter sofrido buling, muito trauma de infância. Vai ser enjoado assim lá longe.

    1. Concordo plenamente 3 expulsões no ano e 11 cartões. Como a grande maioria gosta de por a culpa no técnico vai ver Dudamel e Sampaoli treinam ele para tomar cartões.

      1. 3 expulsões e varios erros capitais em jogos importantes. Contra o internacional perdemos 2 pontos por erro infantil dele. Contra o São Paulo foi um dos principais responsáveis pelo resultado.

  10. Boa tarde a todos!
    O que mais falta ao Sr. JS é humildade!
    Humildade para aceitar seus erros e humildade para aceitar as críticas.
    Esse cara se acha acima de tudo e de todos.
    O GALO teve um início de BR fulminante! Atropelou os queridinhos da TV e o próprio SP.
    Daí ao que parece a soberba dele emergiu e o mesmo achou que tudo o que fizesse com o time seria sucesso. Desde o jogo contra o Fortaleza suas invencionices nos tiraram pontos preciosos.
    Precisa:
    – Definir o time titular. Hoje em dia não temos;
    – Definir um esquema de jogo coerente com as características dos jogadores;
    – Colocar na cabeça, com já dito por outros AmiGalos, que Zagueiro é zagueiro, volante é volante, lateral é lateral, meia é meia e o Everson NÃO pode ser o titular;
    – Jogar o feijão com arroz e fechar a casinha quando preciso.
    E ao Blogueiro deixo um pequeno comentário:
    ” Ah! E caça às bruxas, fora esse, fora aquele, não é solução.”
    Já pensou se várias bruxas não tivessem sido “caçadas”? Os Conceições da vidas e os Felipes Santanas da vida, ainda estariam aqui nos assombrando em campo.
    Saudações.

  11. Em relação a situação de Sampaoli e Mattos, sou sem pestanejar, Mattos fica, sai Sampaoli. O treinador não ganhou nada, super valorizado, pra mim um enganador, que exige tudo e manda e desmanda. Aliás, parece que Sérgio Coelho será a Rainha da Inglaterra, os mecenas e Sampaoli que vão comandar o clube. Sérgio será um psu mandado, continuará a fazer um trabalho ridículo como no passado qdo era diretor de futebol e levou o clube pra segunda divisão. Em relaçao ao time, jogadores acomodados, excluindo alguns poucos, como Alonso, Keno, Rafael, Savarino, Arana e outros. Enquanto isso Alan, Guga, Bueno, Marrony, Réver e outros não estão nem ai, acomodados, sem brio e sem nenhuma vontade de conquistar títulos. O time no brasileiro é decepcionante e Sampaoli um enganador.

  12. Muito bom texto, Max.

    Ontem circulou nas redes sociais a escalação do CAM no início do Mineiro 2020; arrepiei só de imaginar aquele elenco – contando com os que estavam no banco – disputando o Brasileiro, com Dudamel no comando. Misericórdia!
    Também circulou uma frase com a qual concordo “Se o Galo disputou o título foi por causa do Sampaoli, se perdeu o título foi também por causa do Sampaoli”.
    Era uma vez, mais uma vez, um sonho…sniff sniff
    E para descontrair, a quem ainda não conhece indico o excelente perfil do twitter @JogadoresGalo Inteligente e criativo sempre associa um fato atual, quase no mesmo instante, a algum momento de nossa história. É, a meu ver, um dos mais divertidos perfis da Torcida Atleticana. https://mobile.twitter.com/JogadoresGalo

    1. Grande Lucy, boa tarde.

      Uma pequena observação. Entendo que Sampaoli não é o único e nem o maior culpado do Atlético ter-se distanciado do título. Há um conjunto de fatores que se somaram contra o clube e que evidenciam que o pecado maior do clube foi a inapetência e os erros do comando central.

      Vc não acha, por exemplo, que o fato de parte significativa do elenco e de funcionários terem sido flagrados em festas, baladas, churrascos, eventos, confraternizações, inaugurações, tirando selfies e abraçando torcedores sem máscara nas saídas e entradas dos hotéis, sem que o clube cuidasse de enrijecer os seus protocolos, deixa claro falha grave de comando?

      Um grande abraço.

  13. Agora é juntar os cacos e tentar se reerguer. Derrota na conta de Sampaoli. Escalou mal com três zagueiros e colocou o inexperiente Calebe num jogo grande como aquele. O rapaz não tem culpa.
    A verdade é que o “congestionado” meio campo do SP “engoliu” o meio campo do Galo. Simples assim. Sem contar que o sistema defensivo continua com marcação lerda e frouxa. Os caras chutam de qquer lugar e cruzam sem nenhuma pressão de nossos defensores. E o Allan? Tem que trabalhar a cabeça deste rapaz, né? Com este pavio curto e desequilíbrio mental, só prejudica o time. A pergunta que não quer calar com o time disputando apenas 01 competição: “De que adianta ter tanto tempo para treinar e aprimorar as partes: tática, técnica e física?” Pelo futebol fraco demonstrado neste jogo decisivo, a resposta é curta e grossa: “Quase nada”.

  14. Leio e ouço sempre a torcida reclamando de jogadores, pedindo para serem liberados. Eu não concordo com isso. Marcos Rocha era uma avenida no Atletico, hoje é titular e incontestável no Palmeiras. Assim foi com Patric, Fábio Santos, Zé Wellison e tantos jogadores que passaram pelo Galo e caíram em desgraça com a torcida. Eu não culpo os jogadores. Culpo a comissão técnica, a diretoria e os bastidores do Clube que não garantem suporte para que jogadores superem suas falhas e joguem com regularidade. Allan fiz um campeonato de 2019 excelente pelo Fluminense, elogiado por todos. Chega no Atlético e não joga. Rabello e Gabriel estavam entre os melhores zagueiros do campeonato jogando pelo Botafogo, no Atlético não jogam. Marrony era a grande revelação do Vasco, no Atlético não joga. Ora, tem algo errado nisso. Muito mais que um atleta jogar bem ou mal, falta um suporte interno que ofereça aos jogadores condições de jogar bem e se destacar. E fico muito incomodado quando falam que o Alexandre Mattos vai sair, porque vejo nele condições para mudar esse clima derrotista interno e transformar o elenco num grupo de guerreiros.

    1. Oswaldo Noman,
      Concordo plenamente e só acrescento o seguinte: não revelamos ninguém! Outros times como, Santos, Grêmio, Flamengo, Fluminense e São Paulo, estão recheados de jogadores da base arrebentando. Porquê só o Galo não consegue!?
      Abraço

    2. Prezado Oswaldo Noman, de tudo que já li neste espaço, o seu comentário teve um foco diferente e foi o único que fez-me refletir. E a frase a seguir contextualiza o óbvio: “Muito mais que um atleta jogar bem ou mal, falta um suporte interno que ofereça aos jogadores condições de jogar bem e se destacar”. Confesso que somente agora percebi “o óbvio”, mas antes tarde do que mais tarde…

      Concordo também com a abordagem relacionada ao Alexandre Mattos, e complemento: Campeoníssimo no Cruzeiro e no Palmeiras e Competentíssimo no América. Só não serve para nós… Vá entender!

      Abraços!

    3. Boa tarde Massa Atleticana!
      Max, um bom texto…
      Sr. Oswaldo excelente vossas observações. Concordo em gênero, numero e grau.
      De fato, não há como se esquecer como jogar bola e algumas situações merecem uma reflexão mais profunda. São inúmeros os casos de atletas que jogavam o fino da bola até se transferirem para o Galo alem dos mencionados por você, ou seja, devemos ter uma fabrica de perebas instalada da Cidade do Galo.
      Outro fato que tenho insistido nas resenhas com outros atleticanos e gostaria que algum iluminado me auxiliasse no entendimento: porque tantas bolas recuadas para o goleiro? Os zagueiros recebem a bola do goleiro dentro da pequena área, tocam o volante que devolve para o zagueiro que toca para o lateral que recua para o goleiro que toca para o zagueiro…
      Depois dessa nefasta repetição de toca recua, consegue-se ultrapassar o meio campo e o que acontece…recua-se a sofrida bola para o goleiro começar tudo de novo.
      E, em minha modesta opinião, a cereja do bolo responde pela alcunha de Guga. Gostaria que alguém me dissesse quando foi que este jogador carregou uma bola para frente e tocasse para o atacante. Nunca!!!
      Toda bola que ele recebe é inexoravelmente tocada para trás.
      Enfim, mudar por mudar não nos levará a nenhum lugar, o elenco que temos hoje é infinitamente melhor que o de passado recente e como disseste, em meu entendimento, o cabe é mudança de atitude e mentalidade. Espero dias melhores.
      Saudações alvinegras.

    4. Grande Osvaldo, boa tarde.

      Muito bom. Você tem razão. Não basta contratar. Tem que dar aos jogadores que chegam e, também, àqueles que sobem da base, condições de adaptação.

      Exigir sem dar respaldo é até covardia. Em qualquer atividade para produzir em nível de excelência é preciso ter condições para tal. O Atlético sempre falhou em vários aspectos em relação a isso.

      Muito obrigado.

  15. C o n c o r d o,
    Plenamente!
    Agora e segurar a frustração e corrigir os erros! Sampaoli é ótimo em alguns itens e deficiente em outros! Como ele é bom esta mais ou menos evidente, vamos onde ele é ruim:
    – avaliar jogadores, inclusive os que ele manda contratar ( a grande maioria ou esta na reserva ou foram embora)
    – unir o grupo, criar uma equipe com espirito vencedor,
    – ter flexibilidade para adaptar esquemas,
    – escolher jogadores antes de eles serem consagrados, caros e mtas vezes em fase de carreira duvidosa,
    – substituições, leitura de jogo. Algumas vezes acerta mas a maioria demora.
    De resto todo tecnico tem virtudes e defeitos (como todo mundo).
    PRECISA CORRIGIR OS DEFEITOS E persistir nas virtudes!

  16. Sampaoli não tem histórico de campeão, e ele não é nenhum novato no ramo…
    Alexandre Mattos é campeão onde vai.
    O Galo tem que contratar lideranças (técnico, diretor de futebol) com currículo de campeão.
    Simples assim
    Sampaoli monta times como o temperamento dele: imprevisível, em um dia está de um jeito, no outro sabe-se lá…
    Pode ser que o Sampaoli ganhe alguma copa, mas duvido que ganhe um campeonato que envolve regularidade.
    Tomara que eu pague língua.

  17. bom dia Eduardo e massa e max pereira. é hora de pensar se o professor pardal e burro e seus amontoados de peladeiros tem tomates para levar o galo na libertadores na fase de grupos. olha que se isto acontecer vá ser um milagre. meu pessimismo com este professor pardal começou com aquela derrota para o Bahia. aliás a diretoria tem que chegar no professor pardal e cobrar resultados urgente e por ele no lugar dele. aliás ja falam que o Mattos vai embora ai que vamos para o buraco. 200 milhões jogado no lixo e se não fomos para libertadores ai sim sera a chacota de 2020.acorda diretoria. a galo como nos decepcione. vá galooo.

  18. Amigalos, bom dia. Tá passando da hora de definir o time titular e dá tranquilidade e firmeza para o próximo ano. Não que tenha terminado, ainda temos muito que aprender com este ano, crescemos, melhoramos muito e a oportunidade de formar um bom plantel está aí, foram boas contratações, com muito futuro. Ficamos mais fortes e somos sempre otimistas e agora temos motivo. Segurar uma vaga direta na Libertadores e brigar pelo título até o fim, por pressão neste grupo para ganhar casco e aprender a fazer diferente, ensinar a este moleque do Alan o que é ser Galo na veia, ao Guga o que é ser profissional, esperamos que tenha aprendido. Técnico não tem que ter afilhado, tem que jogar o melhor, e o melhor no gol hoje é o Rafael. Se tivesse torcida em campo ela ajudaria na escalação. Força Galo, o ano ainda não acabou, só acaba em fevereiro. Abçs.

  19. Bom dia xará e amigalos!
    O que mais espanta nessa situação toda é que JOGAR COM TRÊS ZAGUEIROS NÃO DÁ CERTO NESTE ELENCO DO GALO E MESMO ASSIM O TEIMOSO DO SAMPAOLI NÃO SE CONVENCE E AINDA CONTINUA A ERRAR!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Resumo: se esse argentino continuar a teimar o GALO correrá sério risco de ficar de fora da pré-libertadores. Aí sim a CHACOTA NACIONAL irá comer solta!!!!!!!!!!!!!! GALO PERDEU NO MÍNIMO UNS 15 PONTOS DEVIDO A EXPERIÊNCIAS MALUCAS!!!!! QUEM EM SÃ CONSCIÊNCIA ESCALARIA CALEBE NUM JOGO TÃO IMPORTANTE E DECISIVO? CONCORDO PLENAMENTE COM AQUELES QUE DIZEM QUE O GALO PERDEU ESSE CAMPEONATO PARA ELE MESMO…..

  20. Seguinte :

    como torcedor e no uso pleno do meu
    direito de XINGAR e EXIGIR que o CAM
    seja RESPEITADO , essa CAMBADA que
    se apoderou do clube como se fosse o
    quintal de sua casa TEM A OBRIGAÇÃO
    de nos dar SATISFAÇÃO .

    Essas M@s de dirigentes e suas mais
    que equivocadas escolhas têm que ser
    COBRADAS por tanta esculhambação .

    Como entregar O NOSSO TIME para
    esses B@s fazerem o que lhes der na
    telha sem nenhum compromisso com
    a nossa história ?

    ESTÃO , TODOS , A DESTRUIR O TIME
    que embala a MASSA há mais de cem
    anos .

    Daqui a pouco vão exigir carteirinha
    de sócio para que se possa torcer .

  21. Bom dia.
    Normalmente em de qualquer empresa, as decisões são divididas entre diretoria, gerência e demais pessoas que compõem o seu staff.
    Nos clubes de futebol, diferentemente disso, os treinadores normalmente são centralizadores de todas as decisões relativas ao futebol, com exemplo, contratações, escalações, afastamento de atletas, montagem de elenco, etc.
    Quando dá certo, isso é uma maravilha, mas quando dá errado, o treinador é demitido e deixa para trás um rastro de problemas, que muitas vezes o clube vai amargar as consequências por anos.
    No Galo, com o Sampaoli, isso está mais que evidente, pois é o tipo de treinador que não aceita nenhuma interferência do clube no seu trabalho e sozinho toma todas as decisões, não aceitando nenhum tipo de cobrança.
    O próprio Sette Câmara, admitiu em recente entrevista, que não tem qualquer diálogo com o treinador.
    Na montagem do atual elenco, foram gastos pela diretoria próximo de 200 milhões de reais, a maioria por indicação do treinador, e mesmo assim estamos longe de ter um bom time. Há no elenco grandes lacunas em diversas posições e muitos jogadores caros, com altos salários nem sequer estão sendo relacionados para as partidas.
    Além disso, o treinador tem errado constantemente nas escalações e estratégias para as partidas, se revelando muitas vezes, equivocado e mostrando estar desinformado quanto aos adversários que irá enfrentar.
    Só o tempo dirá, mas na minha opinião, isso pode não acabar bem. Mas isso é assunto para a diretoria, que já demonstra certa insatisfação com o trabalho do treinador, haja visto, as declarações que tem sido expostas nas mídias.
    Só temos uma certeza, se não der certo, mais uma vez o clube irá pagar esse pesado custo.
    Abraços.

  22. Ao MAX PEREIRA ,

    quer dizer que a pandemia SÓ ATINGIU
    o Atlético , colocando em risco apenas e
    tão somente o trabalho do Sampaolli ?!!?

    Arrumar justificativa nas letras é demais
    pra mim ( por sinal , um belo texto ) .

    Quer dizer que montaram um elenco
    “desequilibrado” pois que dispensas e
    contratações , estas feitas com 180 mil ,
    não obedeceram um critério técnico ?

    Conta outra aí , vai .

    Comissão técnica com três ANALISTAS
    de desempenho serve pra quê ?

    Esse NOVO jeito de conduzir o futebol
    é uma FARSA GIGANTESCA .

    1. Caro Barata, boa tarde.

      Cruzemos as luvas e vamos ao combate. Ao bom combate, claro.

      Primeiro, eu disse e repito que os casos de COVID no Atlético e as incursões de atletas e funcionários em ambientes que favoreceram ao surto do vírus no clube é resultante da má gestão do clube. Não é justificativa. É constatação. É fato.

      Cada um sente onde o sapato aperta e comparar situações é sempre perigoso. Negar que o surto não prejudicou o clube me parece sem sentido.

      Segundo, e da mesma forma, entendo que o mau planejamento da montagem do elenco que resultou no perfil atual do grupo que é de operários táticos, carente de gênios criativos, também tem a ver com a irregularidade do Atlético dentro de campo. Mais uma vez não ê justificativa. E que o elenco é desequilibrado também é fato.

      E terceiro, apontar e cobrar isso não é por panos quentes.

      Muito obrigado.

  23. SAMPAOLI X ALEXANDRE MATOS
    – Alexandres Mattos, por onde passou foi campeão;
    – Sampaoli não ganhou nada:
    – Alexandres Mattos não concordou com contratações, entre elas do Everson Mal Colocado;
    DIRETORIA JÁ DECIDIU, ALEXANDRE MATOS VAI EMBORA E SAMPAOLI CONTINUARÁ MANDANDO.

    1. Caro Cláudio, bom dia.

      Com todo o respeito, Sampaoli tem títulos importantes sim, como a Copa América com o Chile. O que se “sabe” da relação Mattos/Sampaoli é o que se diz por aí e as fontes que mais investem na discórdia e em pintar crises são exatamente as menos confiáveis.

      E isso também é reflexo da má condução do clube, sempre frágil em relação às crises plantadas de fora pra dentro e que sempre pecou por manter uma comunicação institucional extremante deficiente.

      O resultado disso é que tudo de ruim que se fala dos interiores do clube fica crível. E nunca há alguém que venha colocar os pingos nos is.

      Isso sem falar nas crises que própria clube dera intramuros graças também à incúria com que vem sendo conduzido ao longo dos tempos e às guerras políticas internas, movidas pela busca de poder ou de holofotes.

      Muito obrigado.

    2. Boa tarde, Cláudio.

      Acho que devido a queda de rendimento do time, e também pela falta de desempenho de jogadores que atuaram bem e agora estão mal, reforços caros que não estão jogando, o Sérgio Coelho sim, irá avaliar o técnico. Aquela tolerância do Sampaoli fazer o que bem entender e nem conversar com ninguém da diretoria (seja diretor de futebol, ou outro cargo) deve acabar. Ele deve ter que dialogar mais, escutar mais também. Um time não pode ir para um jogo decisivo com aquele comportamento. Mesmo se fossem perna de paus. Mattos também deve ser avaliado, pois se ele não consegue fazer nada, que o Sampaoli não escuta, deveria ter reclamado com a diretoria ou pedido demissão.

      Abraço

  24. GUSTAVO ALMEIDA ,

    o seu espanto é o meu , e creio ser
    da grande maioria por aqui .

    Quer dizer que Sampaolli pegou o
    Atlético SEM ELENCO ?

    Vou colocar aqui mais alguns !?!?!?

  25. Bom dia a todos os atleticanos desse Brasil e espalhados no resto do mundo. Infelizmente o título escapa pelos dedos como em outros anos. Muito difícil ganhar esse campeonato uma vez que tanto o São Paulo quanto o Flamerda (com 2 jogos a menos) são times da mídia. Perdemos esse campeonato nas derrotas para Botafogo, Bahia, Fortaleza, empates com Fluminense, Sport, Internacional, ou seja, 15 pontos jogados fora por incompetência seja por negligência. Não adianta falar dos roubos de 77, 80, 81, 87, 99, 2007 e 2012, águas passadas não rodam moinho, todos nós conhecemos isso, inclusive o próprio lixo de emissora no intervalo do jogo com o São Paulo mostrou a roubalheira de 77 que nos tirou o título invictos. O apresentador ainda deu uma risada sarcástica falando do var, como se isso, fosse impedimento para roubar descaradamente como ainda fazem hoje. E esperar o ano que vem e realmente brigar por todos os títulos. Liberar e vender logo GUGA, Igor Rebelo, Bueno, Victor ( agradecido por tudo que fez) e contratar logo um centroavante que faz gol, um zagueiro bom ( deixaram o Jemerson escapar pro rouborinthians) e alguma outra posição que precisa de reforço. No mais é torcer como sempre. Que o próximo ano seja próspero para todos e sem essa covid.

  26. Bom dia Max, bom dia Canto do Galo!!!

    A primeira decisão do novo presidente que assume em janeiro, Sérgio Coelho, no seu primeiro dia de trabalho no Atlético, deveria ser se Sampaoli fica ou não no Atlético…

    Se Sampaoli continuar me parece muito necessário a contratação de dois zagueiros de alto quilate que cheguem para a titularidade.

    Isso para tampar a peneira desse setor onde tudo deságua e tudo explode em termos de fragilidades da equipe, seja por deficiências que ainda existem no elenco, seja pelos erros do treinador que não são poucos e já estão crônicos…

    Se a opção do novo presidente do CAM for para o encerramento do contrato de Sampaoli que então se dispense o treinador dando-lhe aviso prévio com a ressalva de informar que ele fica no Atlético até o encerramento do BR20…

    A data me parece importante pela facilidade de contratação de um novo técnico para implantação de uma nova filosofia de trabalho que parece ser um bom caminho, penso…

    Até sugiro um nome: Lisca, do América…

    Entre o maluco, doidão e pardal do Sampaoli, prefiro o doido, o Lisca Doido!!!

    Vamoooooo Galooooooooooo!!!

    1. Caro Ernest, bom dia.

      Com todo respeito, não existe essa de aviso prévio no futebol. Nem Sampaoli, nem outro treinador trabalharia dessa forma. Não seria produtivo. Seria um desastre. Mesmo porque, o time tem tudo para garantir uma vaga na próxima Libertadores. E a cota de erros já ultrapassou o limite do razoável.

      Sampaoli não é o único responsável por tudo de ruim que está acontecendo no clube. É bom lembrar que, além da infeliz festa da. Comissão Técnica, vários e vários jogadores foram flagrados mais de uma vez em eventos, churrascos, confraternizações, shoppings, inaugurações, abraçando e tirando com torcedores sem máscaras selfies com torcedores nas saídas e chegadas a hotéis Brasil afora. E isso significa que o atual comando falhou grosseiramente.

  27. Bom dia a todos!
    Talvez o grande problema do Galo seja a falta de uma diretoria profissional que entenda de futebol e consiga enxergar as carências do elenco para sana-las. Como o próprio “presidente” já disse, ele não entende de futebol, então, o que esperar dos outros ocupantes dos cargos decisivos de um clube de Futebol? Todos, sem exceção, ouviram calados e de cabeça baixa as exigências do Sampaoli. Antes da chegada dele, anunciaram a contratação do Excelente goleiro Rafael, que tem a aprovação de quase a totalidade da massa, mas, depois, cederam as exigências do Sampaoli para contratar o questionável Everson.
    O mesmo treinador, rejeitou o retorno do Ótimo zagueiro e cria da base, o Jemerson, e se contentou com Bueno, Réver, Rabello. Pediu a contratação do lateral direito de confiança Mariano, mas mantém o questionável Guga nesta posição.
    Dispensou vários jogadores que sequer chegaram a ter oportunidades como o Blanco e Léo Sena, Guilherme Castilho e também o Bruno Silva, e hoje, esses jogadores estão fazendo muita falta, principalmente o Blanco e o Léo Sena.
    Erros que toda a massa vê, mas parece que a diretoria e o treinador não enxergam ou não querem enxergar.

    1. Everso, bom dia.

      O que é bom para mim pode não ser para você. O que é questionável para um, pode não ser para outro.

      O problema do Atlético está, segundo reza a lenda, no péssimo planejamento que permitiu o clube disputar uma competição de tiro longo e complexa como o Brasileirão com um elenco desequilibrado, reduzido, carente de um gênio criativo e de opções que dessem ao clube manter um nível mínimo de regularidade e eficiência para disputar ontitulo concretamente.

      A guerra de vaidades que claramente se instalou dentro do clube derrubou qualquer pretensão maior do clube. Falta, principalmente, um comandante competente. Que o novo presidente, ponha as barbas de molho, veja onde seus antecessores erraram e tenha a habilidade suficiente para domar esses egos inflamos e estupidos. Ah! O recado vale, claro, para os mecenas.

      Muito obrigado.

    2. Émerson,

      Faltou dizer o seguinte: vc foi na mosca ao apontar que o maior problema do Atlético seja a diretoria. Claro, no futebol a base do sucesso é o respeito.

      E respeito não se. Impõe. Adquire-se e inspira-se. E, claramente, a diretoria oriá atual não conseguiu isso nem com funcionariam nem com os atletas.

      Saudações alvinegras.

  28. O maior pecado do Galo foi submeter aos mandos de Sampaoli nas contratações. Ainda que não esteja mostrando no galo, ele é bom treinador de Campo, mas, é desastroso em contratações, a diretoria jamais poderia aceitar a indicação e contratar jogadores como Everson, Sasha, Mariano, etc.
    O pior é que o novo presidente já chegou dando moral ao Sampaoli, ou seja, que vai continuar mandando no clube é o treinador. Por exemplo, é inaceitável este goleirinho (mal colocado) como titular do galo, o cara sequer sabe pular em bolas que vão no canto direito.
    Evidente que está havendo atrito entre Alexandre Matos e Sampaoli, o Alexandre Mattos, jamais indicaria o jogadores exigidos pelo Sampaoli.

  29. Bom dia amigos do Galo. Será que o Sampaoli é cobrado pela diretoria pelos seus repetitivos erros na escalação de jogadores? Será que alguém tem peito para criticar sua decisões equivocadas que estão tirando as possibilidades de títulos do NOSSO GALO?
    O vexame contra o São Paulo foi de inteira responsabilidade dele, fez tudo errado, não foi o São Paulo que venceu o NOSSO GALO foi o Sampaoli que perdeu para o Diniz.

  30. Bom dia Max, bom dia a todos. Na minha opinião, o trabalho do Sampaoli tem de ser avaliado em três aspectos: acerto nas indicações de jogadores. Mariano, Everson, Nathan, Sasha, Saracho,Bueno e Thiago Neves, foram indicações dele. Pelo que o último tem apresentado no Sporting Recife, parece que a torcida estava certa em não aceita-lo. Outra questão, foram as seguidas ameaças de ir embora quando alguma situação o contrariava. Na minha opinião, isto cria instabilidade desnecessária. Por fim, os erros nas escalações, substituições durante o campeonato ( que não foram poucas). Pelo conjunto da obra e analisando o custo financeiro, penso que o melhor é buscar uma nova opção para o Comando técnico. Pelo trabalho que está realizando no Santos penso que o Cuca seria o melhor para o Galo. Em relação aos jogadores, Everson, Bueno, Rever, Gabriel,Vítor, Tardelli, Igor Rebelo e Jair( canela de vidro) não devem permanecer..

    1. Caro Domingos Sávio, bom dia.

      Nem sempre uma contratação não dá certo simplesmente porque foi equivocada. Para mim o problema maior do Atlético é o fato de que, premido pelas sua delicada e crônica situação financeira, o clube, ao mesmo tempo em buscou e trouxe vários jogadores nessa temporada, a grande maioria por indicação de Sampaoli, também dispensou ou emprestou mal para aliviar o caixa.

      Tudo isso feito em grande parte durante o próprio campeonato brasileiro, o que é como trocar o penei com o carro andando. O risco de um desastre é enorme.

      Uma resultante de tudo isso foi montar um grupo de operários táticos, extremamente reduzido e carente de um gênio criativo, dentre outros problemas.

      Mais que Sampaoli, que errou também, o comando do clube falhou estupidamente. Planejamento zero?

      Isso sem falar em uma guerra de vaidades entre os atores envolvidos.

      Fora Sampaoli, sem avaliar todas as variáveis envolvidas, é um tiro no pé.

      E todos os nomes que vem sendo sugeridos para comandar o time não são perfeitos, já erraram também, acertaram claro, mas não serão solução se o clube não for sacudido por uma gestão competente e profissional que dê ao Atlletico, de uma vez por todas, o matiz de campeão.

      Sem isso, ê praticamente trocar seis por meia dúzia.

      Saudações atleticanas.

  31. O vice presidente do Galo, já na porta da saída resolveu palpitar e disse que a nova diretoria tem que atuar ativamente no departamento de futebol. Ora bolas, porque ele não fez isso enquanto estava na direção?

    É por isso que vice e nada é a mesma coisa.

    1. Pensei exatamente isto quando li a reportagem. Ficou feio pro cara, que só confessou se um daqueles “faça o que digo, não faça o que faço”.

  32. Bom dia Eduardo, Max Pereira, atleticanas e atleticanos que sabem que nem tudo está perdido desde que tudo seja mudado. Não necessariamente mudando pessoas mas, necessariamente mudando conceitos e atitudes. Sem caçar bruxas, Max. Mas, que elas existem, existem.

    Guga disse que apesar da derrota em La Bambineira o Galo ainda tem chances de chegar ao título. Será que ele está dizendo que vai embora? Porque com ele no time o Galo não ganha nem parabéns no aniversário.

    Observando a entrevista do doidão depois do jogo dá para entender a confusão que reina na cabeça dele. Disse que armou o time com três zagueiros para dificultar as penetrações do time paulista que joga muito pelo meio. Ora, não precisa ser inteligente para saber que dificulta-se as penetrações pelo meio a partir de marcação sólida no meio do campo. Deixar a marcação só para a defesa é correr risco constante de sufoco, ainda mais que os zagueiros do Galo são reconhecidamente fracos. Esse raciocínio raso sobre tática mostra que a cabeça do doidão não é o melhor lugar para gerar ideias ou é um bom lugar para descartar boas ideias e usar outras ruins convenientemente. O primeiro gol paulista é prova do equívoco do seu plano posto em prática.

    Se ele queria bloquear o jogo centralizado dos paulistas tinha que no mínimo bloquear o lugar onde suas jogadas nascem que é o meio de campo. O esquema 4-4-2 é ótimo para isso, pois, opõe duas linhas de quatro defensores quando se é atacado o que impede, com a segunda linha que a defesa seja atacada com liberdade. Quando ataca o time terá dois ou mais jogadores dessa mesma linha auxiliando os dois atacantes. O futebol é simples e natural. Não existe ciência nesse esporte. Qualquer um que queira ser “genial” e ficar inventando jeito de jogar se dará mal porque estará indo contra a natureza da coisa.

    Tivemos no ano passado o Jorge Jesus mostrando que a naturalidade dos jogadores do Flamengo por si só se encarregaria de fazer o jogo do time fluir e se dar bem. Neste ano estamos vendo o Abel Ferreira fazendo a mesma coisa no Palmeiras, inclusive recuperando o bom futebol de jogadores que estavam encostados como o Rony e o Gustavo Scarpa. E tem os jovens que são lançados continuamente e se integram com perfeição no jeito natural do time jogar. E nós ficamos falando que os portugueses é que são burros.

    Se houver uma mudança radical de postura no CAM, incluindo uma participação efetiva da diretoria no futebol, não cornetando mas, coibindo absurdos, temos boas chances de melhorar muito o nosso futebol. Definindo um time como titular e deixando os jogadores com liberdade para darem o melhor de si em campo, estou certo de que até o Zaracho vai jogar bola, pois, apesar de tudo até o Hyoran aprendeu a jogar.

    Uma boa sexta-feira para todos nós, seguida de um fim de semana regado com a Stela.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO MAS, O FOGO AMIGO ESTÁ DOIDÃO PARA ACABAR COM ELE.

    1. PAULO T. SILVA ,

      você e o Paulo Silva , sem o T , são
      a mesma pessoa ?

      Seguindo :
      muitas pessoas , por aqui , ficam
      nervosas quando lançamos alguns
      exemplos de outras épocas .

      Problema nenhum , pois você me
      fez lembrar de como fechar um
      meio .

      Em 86 , Telê perdeu os craques e
      teve que se virar .
      Elzo e Alemão fechando tudo e a
      armação com Junior

      1. Faltam é camisa e tradição vencedora nesse clube.
        Ja desisti disso faz tempo.
        Todo ano é a mesma coisa de ficar nessa de vocês vão ver o galo é no ano que vem.
        Vai ser vira lata e ter selo de fracassado tatuado na testa assim lá quinto dos inf…
        Não aguento mais sofrer com esse time que nunca decola.

      2. Boa tarde a todos, mais infelizmente quem está e quem vai assumir o Atlético não sabem nada de Futebol, nunca estiveram no dia dia de um clube , em beira de campo , assistindo treinamentos , estando presente e adquirindo conhecimento técnico do Futebol que é :
        Avaliar um elenco e definir suas qualidades e carências.
        Avaliar os treinadores assistindo diáriamente os treinamentos, as palestras, reuniões de vídeo, viagens, jogos e vestiário.
        Avaliar os profissionais do clube diariamente, para mostrar q está presente q está de olho , ” QUEM ENGORDA O PORCO É O OLHO DO DONO” o Atlético tem muito come e dorme q não faz nada e ganha altos Salários , Q usa o clube como uma colônia de férias, isso é um legado péssimo do 7C , demitiu 300 funcionários q desses 90 % não ganhava 2.500 reais q são na sua maioria, faxineiros , jardineiros, seguranças as arrumadeira das categorias de base, pessoal da engenharia do CT , e deixou vários q ganham uma fortuna e não fazem nada .
        Ter pulso firme e não deixar ninguém mandar mais q ele no clube como : Sampaoli, Ricardo Guimarães, Menins .
        E O PRINCIPAL CONHECER SOBRE FUTEBOL, CONHER DO ASSUNTO.
        E isso essas pessoas q estão entrando no Atlético não conhecem nada , nunca estiveram no meio, sempre foram papagaios de pirata e é por isso q não entendem nada , o caminho como tudo na vida é trabalho e conhecimento do assunto.

        1. PAULO SILVA ,

          essa tal ansiedade incomoda mesmo .

          Trabalho com o computador aberto
          aqui no blog e quando nada estou a
          enviar ofícios para o ÁVILA .

          Ainda bem que deparo com o robô e
          o CAPTCHA e recolho a tempo

          Crendeuspai !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *