Minha condição de Torcedor, muito antes e acima de ser jornalista, é assumida e inegável. Assim como, e quem convive comigo sabe bem disso que afirmo, sempre evitei ficar de zoação com quem prefere as cores de outros clubes. Tenho, claro, entre pessoas do meu relacionamento, uma curtição saudável que existe e tem via de mão dupla. Conheço gente que vai pra janela provocar vizinho que mora noutra quadra e que nem conhece. Tô fora!
Enfim, sei que a minha Atleticanidade incomoda a alguns, até porque não dissimulo minha condição e paixão pelo meu time do coração. Desde a roupa que uso no dia a dia, passando por algumas excentricidades, até chegar em determinadas manias e – confesso – uma indisfarçável superstição. Embora eu negue. Tenho algumas manias, especialmente nos dias de jogos. E vivo bem com isso, já por mais de meio século.
Pois bem, fiz esse devaneio introdutório para chegar no relato da minha manhã de ontem. Convidados pela gestão da obra do Estádio do Galo, lá fui eu pela enésima vez – junto com colegas da diretoria da AMCE (Associação Mineira de Cronistas Esportivos, onde sou subsecretário, já fui tesoureiro e vice-presidente) e alguns antigos companheiros visitar os instantes finais daquela majestosa obra.
A cada momento, mais próxima de ser entregue à Massa, a nossa casa própria já causa uma inveja terrível em adversários. As piadinhas, todas com ingredientes de uma dolorida dor de cotovelo, não prosperam e nem impedem o avanço do projeto que deverá receber público para jogos no próximo mês de agosto. O conforto ao Torcedor e equipes é privilégio a ser degustado também pelos adversários.
Desde a localização das torcidas menores, que terão a garantia legal dos 10% – desde que com reciprocidade na mesma competição em jogos na casa do adversário – até mesmo nas modernas instalações de vestiário para a equipe visitante. Os amplos corredores internos levarão os ônibus das duas delegações até à porta dos seus camarins. Essas mesmas rotas de trânsito, permitirão montagem e desmontagem de palcos para grandes eventos em poucas horas. Diferente de quase uma semana em outras praças esportivas despreparadas para essa finalidade.
Os quatro andares de estacionamento irão abrigar 2.300 vagas de veículos para um público de até 46 mil Torcedores, sendo 90% de Atleticanos. O gramado, diferente daqueles que estamos vendo o Galo atuar nos últimos jogos – em BH e fora – será o melhor do futebol brasileiro. E, perguntado, a garantia é de que eventuais shows artísticos não irão detonar a grama como foi a opção de gestores que mudaram a destinação do estádio para eventos. A prioridade é o Galo jogar para a Massa Atleticana.
Os banheiros, quem ainda não conheceu vai ficar admirado, não terão filas. São em número muito maior que esses estádios antigos e reformados recentemente. Assim como os amplos bares e espaço nas cadeiras para portadores de necessidades especiais. Tudo minuciosamente estudado e projetado. Fui lá nas minhas duas cadeiras cativas já numeradas, faltando tão e somente a colocação de almofadas e inserção dos nomes meu e da minha filha na G12 e G13. Nas fotos mostro as duas cadeiras (imagem 3) e na outra (imagem 2) – com o amigo Silvio Scalioni – medimos o espaço do meu assento para o campo de jogo. Pertinho demais!
E o melhor. Essa distância, segura como deve ser, vai fazer adversário tremer. Desde quem ainda não conheceu essa condição e – claro – quem historicamente já treme ao enfrentar a camisa preta e branca de listras verticais. Dia 16 de julho, 14 horas, vou em meu segundo evento no Estádio do Galo. O primeiro foi o nascimento do campo, esse próximo será o jogo das lendas, com a presença de muitos ídolos do passado. Em agosto, portanto, a nossa casa própria será entregue para a Massa.
Vem ni mim, aqui é Galo po##@!
*fotos: arquivo pessoal
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
View Comments
Só para ajudar no esclarecimento:
2023 - 17 jogos - média de público - 33.043 em casa.
2022 - 33 jogos - média de público - 32.260 em casa.
mesmo sabendo que alguns jogos foram no Independência, da para se ter uma ideia que na média o público está dentro da capacidade do estádio.
Pontos fora da curva poderá ser tratados separadamente, Mineirão ou Independência.
E eu achando que o Galo desCOMANDADO pelo Coudet, tinha ressuscitado o Luxemburgo. Na verdade o defunto que continua morto, conseguiu dar um "nó tático" no franja barbacena e depois voltou pra tumba.
Show de comentário caro colega
ObriGalo, caro JBHGALO!!!
Bom dia!
Inveja do Galo? Nem precisa ir longe. O portal Uai espuma inveja do Galão da Massa. Lixo!.
Que na inauguração da nossa belissima casa tenhamos um treinador e um diretor de verdade.
É extremamente natural que torcedores rivais de times que batem de frente com o nosso amado e gloriosos CAM, se manifestem de forma rude e grosseira para tentar denegrir a imagem da "nossa" ARENA... eu particularmente estou pouco me lixando para estas pessoas... a inveja é uma desgraça e assim continuará até o fim dos tempos!!!
O que o torcedor Atleticano quer é um Clube estruturado, bem administrado e com um time à altura dessa ARENA para encarar sem medo, todos os adversários que vierem nos visitar... atropelar o time que for e deixar claro que quem manda no PULEIRO DO GALO é o nosso CAM, simples assim!!!
Na linha do texto do blogueiro democrático, passo aqui hoje apenas para contar que minha colaboradora de casa, que mora um pouco além da nossa ARENA (ela cruzeirense e, claro, sabe que sou atleticano), passa lá perto todos dias, principalmente à noitinha, e ficou encantada, felizmente sem ira, com o templo do glorioso, iluminado. Ainda não o conheço, mas, com certeza, vou lá antes da inauguração para ver em detalhes. Só espero que um dia seja MESMO nosso, sem dívidas, uma vez que, pelo menos até hoje, não vi a necessária transparência quanto a TUDO, financeiramente, de forma simples e ao alcance até mesmo da massa.
Noticias dão que "Negro Galván" vai estar no CAMpo do GALO no dia 16/06. O que esse cara jogou de bola naquele time de 1999,junto com Caçapa no miolo da zaga Alvinegra foi absurdo. Mais um dos q se encaixam fácil nqle ditado: entra funcionário e sai Torcedor. Cobrança em cima destes caras: e o Dátolo, qdo vão convocá-lo? Será q vai cair no esquecimento o q este cara jogou em 2014,mais precisamente!? Para encerrar: ídolo é um trem muito pessoal,vai de cada um e isto tem de ser respeitado. Tem um q vai estar lá q não me desce nem F©T£nCo por N motivos e nem por isso,caso tivesse a oportunidade de estar presente ao evento, ia deixar de curtir o momento. Digo isso pq tenho visto um movimento de alguns "bocós" testarem a acústica do CAMpo só pq o 7º maior artilheiro da História do GALO_ 139 gols_ foi convocado e estará presente no jogo festivo. Respeito,mas ñ entendo! Vaia em jogo festivo,vivente!!!! Pffftt...
>> E o pote 2 da LA até os resultados de ontem,hein! GALO,parmera,River,nacional, olímpia e del valle e mingau.Tbm,ñ é! Quem mandou o florC ,q n tem tradição em jgs internacional, ressuscitar o CARP? Bem feito p quem ficar no pote 1...rsrs
Saudações Atleticanas.
É mais fácil o GALO desistir de mim do que eu dele
Magnífica e sensacional a nova casa do GALO. É preciso reconhecer que a obra é importante e necessária para o Clube, a Torcida, o Futebol, BH e Minas Gerais…
A obra reforça a identidade do Clube e o sentimento de pertencimento do Torcedor como o chão de nossa terra nos liga ao amor pela cidade e o país que pertencemos. Daí que o Estádio é o nosso chão, a nossa Pátria.
Como moro longe de BH, costumo assistir pelo GERALDO, um cara bom de serviço, pelo canal de YouTube (Minas Gerais para o Mundo), o dia a dia da obra desde o início…
Além da imponência do próprio estádio, que ficou mais alto que o MINEIRÃO, onde Nelinho conseguiu chutar uma bola fora e pelo alto do Gigante da Pampulha, num desafio, vê-se muitas melhorias no trânsito e adjacências do bairro que vai ficando cada vez mais conhecido e valorizado pela simples existência da Arena.
Será que o Hulk consegue chutar uma bola além do ESTÁDIO como fez Nelinho no Mineirão? Acho que sim, embora estimo que não será tarefa fácil para qualquer um.
E sobre a inveja alheia, sem dúvida que o outro lado de lá está bufando. Até apelido já arrumaram para o Estádio, tal o sentimento de inveja que já não cabe dentro do fígado e precisa ser falado pela boca:
…"Bundão de zebra"""...
Rhssssssss….
A inveja alheia será boa para alimentar no ATLÉTICO a sede de conquistas…
Não tenhamos dúvidas: o Estádio será um divisor de águas na vida do ATLÉTICO. A Torcida vai aumentar e novas conquistas levarão o Clube ao caminho do protagonismo do futebol brasileiro com o reconhecimento inclusive alheio e e pelo EIXO…
E VIVA O GALOOOOOOO!!!
E o fabuloso Corinthians hein, tomou mais uma traulitada ontem.
Time medíocre. So de pensar que pedemos a classificação na CBR pra esta ameba de time, fico mais p... de raiva com este entregador de camisas
Este tanga frouxa agora está com a mania de colocar 4 zagueiros pra ficar tomando pressão no segundo tempo, isto pode nos custar mais caro que a fatídica partida contra os gambás. Acorda CúD covarde. Vamos Galo!
Ele é igual o Mano Menezes .. faz 1 x 0 pra depoid fechar o time pra se defender ... e ainda é daqueles que gosta de jogar com o regulamento debaixo do braço .. ir pra Assunção com essa vantagem de poder perder por 1 gol de diferença me dá calafrios ......
Caro, JBHGALO!!
Cada vez que penso naquele jogo quase tenho um ataque de raiva. Pra ganhar desse Corinthians atual não é preciso fazer nada. Se o nosso homem de $30 milhões não tivesse feito nada, teríamos nos classificado. Era só ele entrar mudo e sair calado. Até hoje me pergunto: como o Galo perdeu essa classificação?? Não dou 5 rodadas e profexô será demitido.
Meu GURU, bom dia!
Ser GALO, nada mais é de que GALO DA MASSA!
Parabéns pelas suas manias ATLETICANAS.
Abraços.
Bom dia! Só gostaria de saber quantos ingressos estarão a venda pra jogos grandes do CAM; Já se falam em 10 mil cativas, mais de 2 mil em camarotes, 4,6 mil pro adversário, serão 30 mil então? E de longa data minha insatisfação com a capacidade deste estádio, aliás desde quando ainda era embrionário este projeto; sempre defendi estádio pra 60 a 80 mil, como fez o River Plate, como pretende fazer o Boca, Atlético de Madrid, Totenhan, Real, etc.
Ao que sei e não tenho argumentos para contestar é que:
Foi minuciosamente estudado. A capacidade atende ao público médio;
Em necessidades especiais, no caso de um grande evento show (a prioridade sempre será futebol), mas por exemplo um jogo de campeonato mineiro e adversário pequeno, pode se jogar no Horto;
Noutra direção, se for o caso, uma grande decisão que sabidamente vai atrair grande público, desde que com gramado decente, até mesmo o Mineirão.
Economicamente, em todas as vezes que participei dessas prosas, é na medida exata da necessidade.
Opto por confiar.
Tem um dado adicional, não mencionei na resposta anterior, por carecer de melhores esclarecimentos e detalhamentos. Corre a boca miúda. Nesse conturbado tema, licenciamento e contrapartidas, teria ocorrido resistência em eventual aumento da capacidade. Como ressalto, não tenho confirmação, porém já ouvi sobre isso de diferentes personagens e situações.
Então; persisto em contestar a capacidade; quantas dezenas de jogos tive que assistir de pé no último patamar pós arquibancada no Mineirão,....agora já era, não cabe mais puxadinho; lembro que o caso do Parque Antarctica do Palmeiras é bem diferente; nosso estádio terá capacidade menor que o Parque do Sabiá; não digo desmerecendo, apenas lamentando uma exploração e arrecadação duplicada e no meu entender, sem qq risco de assim ser efetivo; o Monumental de Nunez fez a diferença ontém, 80 mil presentes, já até falam um retorno dos australianos do AC/DC pra fazer outro show histórico como o de 2009,... nós aqui vamos de "Perão" né?