Os quase 50 anos de jejum do Atlético no Brasileirão têm despertado sentimentos ambíguos nos corações e mentes dos atleticanos. Entra ano, sai ano, o torcedor sempre se vê envolvido em uma polêmica que vem se repetindo há décadas. Tal como aqueles velhos discos de vinil arranhados, que prendiam as agulhas das antigas vitrolas, a história do Galo vem se repetindo e reproduzindo o mesmo refrão.
Enquanto os times atleticanos se contorcem de instabilidade em instabilidade, os atleticanos vão aos extremos e se dividem entre sentimentos de terra arrasada e de um otimismo insuspeito, pueril e nada racional. Nesse quase meio século sem um título de campeão brasileiro, cresceu no seio da massa alvinegra a sensação de que o Galo não tem o DNA de campeão. Muito já se escreveu e falou sobre isso. Muito já se disse também sobre construir uma forma de jogar própria, uma identidade única, buscando, inclusive em “cases” europeus, a fórmula mágica.
Há sempre um trabalho recém-iniciado e que demanda tempo para dar resultados, uma troca extemporânea e temerária de treinador, contratações e dispensas equivocadas tanto de jogadores quanto de técnicos, dívidas crescentes e sufocantes, atrasos de salários e de outros compromissos, crises políticas intermináveis e inoportunas geradas intramuros ou plantadas, uma ação extracampo lesiva.
Tudo isso é produto de uma historia marcada por gestões amadoras e cartoriais. Planejamento e profissionalismo sempre foram peças de ficção no clube. O Atlético é um case clássico de má gestão. De repente, porém, o Gigante da Colina de Lourdes parece despertar de um sono de décadas e entender que não há futuro se não mudar.
Do ponto de vista racional, é mais do que lógico e inteligente dar tempo ao tempo e perceber que o clube ainda precisa avançar e solidificar novos valores, dentro e fora de campo, para que os resultados almejados sejam alcançados. Do ponto de vista do torcedor atleticano, não.
Mas, cuidado. Aqui há um grande desafio: pontuar a crítica e a cobrança de forma que, concomitantemente, se possa não naturalizar determinadas situações, apontando os erros e indicando caminhos, sem fazer aquelas detestáveis e nocivas caças às bruxas e potencializar crises.
Se de um lado o clube busca novos rumos e, entre os abalos sísmicos naturais de qualquer processo dessa natureza, tem que se transformar, de outro seus dirigentes, conselheiros, funcionários e atletas também têm que se trasmudar em relação a seus conceitos e valores. E esse é um processo quase sempre doloroso, de idas e vindas.
Da mesma forma, Sampaoli, que chegou como a mola propulsora desse processo, também tem que buscar conhecer e introjetar a essência do clube. Sem este pilar é impossível construir uma identidade e, muito menos, fazê-la traduzir-se no bico das chuteiras dos jogadores.
O que se percebe e não é informação, apenas um sentimento, é que ainda existe um hiato significativo entre o clube e o treinador, que só será eliminado com tempo e trabalho. Sem essa comunhão, o clube continuará remando contra a correnteza. Clube e treinador, por vezes, parecem adversários em lados opostos do ringue, sem identidade de ideias, objetivos e interesses.
Por fim, no futebol um fator fundamental ao sucesso permanece constante e inalterável ao longo dos anos: o respeito entre os atores. E respeito não se impõe verticalmente. Inspira-se, adquire-se. De dentro para fora, já passou da hora do Atlético inspirar e adquirir respeito. Sem respeito não há identidade.
Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
View Comments
Fora Sampaoli, professor pardal! Volta Vagner Mancini, volta Marcelo Oliveira! Lateral eh lateral, zagueiro eh zagueiro, volante eh volante. Sampaoli escala Arana fora de sua posição( por isso ele esta mal kkkk) escala 3 zagueiros qdo tem q atacar (minha preferida), Zaracho ate hj nao mostrou pra que veio (“ate hj!”). Falta um 9 e um 10. Emprestamos o Blanco pro Goiás, “q vacilo”! Tem tres anos q ele nao joga (Lucas Candido eh muito melhor!) eh reserva do fraco time do goias. Leo sena (pergunto, quem critica o empréstimo dele, ja viu um jogo? Conhece o jogador?) fraco. “Fora Sampaoli, professor pardal!” Enfim, cada cabeça uma sentença, tem gente q prefere o lugar comum, e o conservadorismo. Eu sou contra a caretice. Eu sou eu, nicuri eh diabo! PS: fuck toda essa elucubração corporativa.
Acho um pouco estranho “torcedor” criticando o Mariano. Não eh craque, mas jogou pouquíssimo. Criticam o passe errado dele contra o Santos, que resultou na expulsão do Rafael. E o Guga?! Criticam o Réver, vacilou em 2011, imperdoável, mesmo depois de 2013! E o Pierre, e o rocha, e o Bernard, e o Cuca, e o Léo Silva (tava do lado do Réver em 2011))? Se eu pensar desse jeito, o gol do Leo contra o Olimpia nao valeu porra nenhuma!! Ele tbm tava naquele jogo em 2011. Importante lembrar, que o peladeiro, que não sabe nada de futebol, escala e banca o Hyoran, defendido pelos críticos do “peladeiro”. Estão certos! Hyoran marca, ataca e chega na área, Réver só era o capitão no maior título de nosso história. A canonização do Victor, so foi possível porque Réver empatou o jogo. Mas bom mesmo era o Silvestre!
PS: internet eh uma merda, dá voz pra uma turma que não sabe do que fala. Sou da época q íamos pro Minera sem grana, esperando uma brecha p invadir. Tomei muito mijo na cabeça na geral, empurrei as bicha, briguei na Argentina contra o lanus em 97, contra o vitória no Campo do 7, em 99; juntei grana do lanche p comprar ingresso. Minha pátria eh o Galo. Sou Reinaldo e Maradona. Sou do rock. Fuck pelé, garrincha, neymar, e o futebol brasileiro. O Galo eh maior que todas essas merdas. Maior de Minas eh provincianismo. Galo eh a maior instituição do planeta. Réver deve explicações desde 2011! (Só pros idiotas que acham que 2011 foi maior que 2013) .
No domingo da outra semana (daqui a 3 jogos) saberemos exatamente se o campeonato acabou pro Galo ou se ainda poderemos sonhar.
São Paulo pega Corinthians e Fluminense. Nós pegamos Athletico e Coritiba. No meio desses jogos haverá o confronto entre a gente e o SP.
Serão 9 pontos em jogo. A distância atual é de 7.
O que eu penso sobre isso? Não tenho opinião. Porque Sampaoli está se mostrando mais louco do que gênio, muito instável. E até outro dia eu pensava o contrário.
Então o que nos resta é ir pra guerra, encarar o desafio de peito aberto e ver o que acontece. O time quer for mais competente sairá no outro domingo com o caminho pavimentado para o título.
O Atlético precisa ter coragem!!!
boa tarde Eduardo e massa e max pereira. repito se nos iarmos para libertadores ja é lucro. o galo de sampaoli entregou o brasileirão para o São Paulo. está é minha opinião.espero eu que esteja enganado. uma equipe que abriu as pernas para Bahia. Fortaleza. não ganha do esporte recife. flor. inter com reservas não ganha campeonato. um pardal que continua não enxergar seus erros é demais outro burro com salários altíssimos que se não ir para libertadores vá ser a piada do ano.fico parvo a ver aqui alguns que não goste que criticam o pardal sampaoli e seus amontoados de peladeiros. amanhã é outro jogo difícil para o galo. a galo não nos decepcione mais. vá galooo.
VIANA ,
citado , permito-me :
sobre o Réver ou qualquer outro jogador
do plantel teremos quem deles goste e os
que não gostam .
Para mim a atuação do Réver em 2011 foi
simplesmente desastrosa , a ponto de não
querer vê-lo mais usar o MANTO .
Para outros , a bem lembrada atuação do
Silvestre contra o Flamengo foi desastrosa
como foi a de João Leite no mesmo lance .
Para uns Cerezo foi vilão em 82, para mim
e muita gente mais foi do Junior a entrega
final , E DUROU ANOS essa constatação .
Assim é o futebol , meu caro e bom VIANA
e sigamos "cada qual com seu cada qual" .
PARABÉNS JORGE19.
NOTA 10 , PERFEITO O SEU COMENTÁRIO.
CHEGA DE COMPLEXO DE VIRA LATAS.
TEMOS TÍTULO BRASILEIRO , BI DA CONMEBOL(SULAMERICANA) , LIBERTADORES , COPA DO BRASIL , CINCO VICE CAMPEONATOS DO BRASILEIRO (EM MUITOS SERÍAMOS CAMPEÕES E FOMOS ROUBADOS) , O MAIOR CAMPEÃO MINEIRO , O MELHOR CT DO BRASIL , A MAIOR TORCIDA DE MINAS E OUTROS TÍTULOS EM TORNEIO INTERNACIONAIS.
SOMOS O MAIOR.
SIGO OS AMIGALOS PAULO SILVA , JOSE EDUARDO BARATA E OUTROS , SAMPAOLI É O PRINCIPAL CULPADO PELAS OSCILAÇÕES NEGATIVAS DO GALO.
TEMOS UM BOM ELENCO , BONS JOGADORES , A NÍVEL DE BRASIL , MAS O TÉCNICO SAMPAOLI COM SUAS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSOR PARDAL DESESTABILIZA O TIME.
CADA JOGO UMA ESCALAÇÃO , CADA JOGO UM ESQUEMA , OS JOGADORES FICAM PERDIDOS.
ARANA É O MELHOR LATERAL DO BRASIL , MAS O TÉCNICO COLOCA ARANA DE PONTA , DE MEIA , E O JOGADOR FICA PERDIDO EM CAMPO.
INSISTENTEMENTE ESCALA O FRAQUÍSSIMO GOLEIRO EVERSON , QUE JÁ TOMOU VÁRIOS GOLS DEFENSÁVEIS EM PREJUÍZO DO BOM GOLEIRO RAFAEL QUE É MUITO SUPERIOR.
PORTANTO , SAMPAOLI QUE TEM UM ÓTIMO SALÁRIO , TEVE SUAS EXIGÊNCIAS ATENDIDAS , TEM TEMPO DE SOBRA PARA TREINAR , PRECISA SER COBRADO PARA APRESENTAR RESULTADOS IMEDIATOS POIS JÁ ESTÁ COMPLETAMENTE ADAPTADO AO CLUBE.
ZARACHO ??? CADÊ VOCÊ???
CUSTOU QUASE 40 MILHÕES , PRECISA MOSTRAR EM CAMPO PORQUE FOI CONTRATADO POR ESSA FORTUNA.
EVERSON , NUNCA MAIS.
RAFAEL JÁ COMO TITULAR.
"Nesse quase meio século sem um título de campeão brasileiro, cresceu no seio da massa alvinegra a sensação de que o Galo não tem o DNA de campeão."
Credo! Sai prá lá coisa ruim!
Pô Max! Que raio de "seio" é esse? Que conversa fiada! Não vamos ficar repetindo essa baboseira, não! Você é formador de opinião! Nunca cresceu essa bobagem no "seio da massa" que até outro dia gritava "eu acredito". Isso é coisa de uma "expressiva minoria" de frouxos, os mesmos do "ano que vem", que tentam vender essa ideia e que ficam nas arquibancadas resmungando sua corneta raivosa quando as dificuldades parecem intransponíveis. Porque o que se escutava mesmo ecoar nos estádios, a pleno pulmões, era a voz de uma maioria que nunca deixou de acreditar. E que, superando dificuldades intransponíveis para os frouxos, foi campeã da Libertadores e da Copa do Brasil, justamente porque tem o DNA de campeão, sim senhor!
Dizem que uma mentira contada inúmeras vezes vira verdade. Daí surgiu a fake News. Isso é um perigo!!! Não importa que seja mentira, muitos vão acabar acreditando e o mentiroso vai colher os frutos daquela mentira. Mas afinal, quais são mesmo os frutos esperados de se fazer a torcida acreditar que "não tem o DNA de campeão"? A quem interessa isso? Seria mesmo a atleticanos? Então vamos parar de ficar repetindo essa bobagem?
Porque se para vencer precisa ser forte, para aguentar de cabeça erguida o infortúnio também precisa. O Galo a quase cinquenta anos não ganha o brasileirão. E a quase 50 anos não deixa de lutar por ele e nunca abaixou a cabeça. Poderia ter sido campeão várias vezes se "forças ocultas" não tivessem interferido. Outras vezes, se não tivesse vacilado. Mas isso de vacilar, acontece com todos. Senão seriam vários campeões empatados todos os anos. Mas o time, na maioria das vezes brigou lá em cima e com espírito de campeão.
Estamos enfrentando um carma difícil de ser superado. Mas o Galo sempre passou por desafios e sempre os superou com galhardia. Não concordo, não aceito, não admito essa baboseira de dizer que o Galo não tem DNA de campeão. Isso é coisa de gente frouxa que não aguenta sofrer quando é necessário. O Galo vai ser campeão porque a maioria da torcida e o próprio clube tem sim o DNA de campeão e vai lutar até o fim pelo título. Que os jogadores de toalha, esses sim, de DNA frouxo, fiquem pelo caminho. O Galo haverá de seguir lutando. Eu acredito!!!
Caro Jorge,
Nesse quase meio século sem o famoso, desejado e sonhado “bi” no Brasileirão a massa, ou parcela mais que significativa dela, alimentou um tremendo complexo de vira-lata.
“Ah! Por que tem que ser tão sofrido assim?” “Ser atleticano e ser feliz, nada a ver”. São apenas alguns exemplos que mostram que, para o atleticano, o Galo não tem o DNA de campeão.
Essa. Cultura do sofrimento está na raiz de uma relação mórbida que o atleticano, via de regra, tem cultivado com o clube.
Quando defendo a necessidade de se construir uma identidade própria e, claro, renovada, estou dizendo que é fundamental romper com esse ânimos.
O “Eu Acredito” foi pontual e subsistiu enquanto a presença e a inspiração de R10 pairou sobre o clube e a torcida.
Muito obrigado,
Max, por isso mesmo nós não podemos introjetar esse tipo de pensamento em nós. Como bem lembrou o Paulo Roberto acima, temos muita história e conquistas para nos orgulhar. E temos que ter orgulho do nosso Galo (nada a ver com o sentimento de vaidade que ataca alguns). É desse orgulho que surge a força para novas conquistas. Ficar se sentindo fraco ou predestinado ao fracasso, além de não combinar com a nossa rica história, também acaba por jogar nossas energias para baixo. Aqui é Galo! Aqui lutamos para vencer! E vencer é o nosso ideal! Não podemos abaixar a cabeça nunca!
Estão todos louco hoje, com sentimentos de terra arrasada. Peraí gente, sei que todos nós, com raras exceções somos bipolar, se ganha é o melhor , se perde somos incompetentes, tá tudo errado. nem tanto o céu , nem tanto a terra, estamos formando uma boa base e já achamos que somos o melhor time do Brasil, talvez até mais pela decrescente dos outros que estão muito abaixo do que prometiam e nós tivemos bons momentos. Algo ainda pode acontecer neste mesmo campeonato e virarmos o jogo se voltarmos a apresentar aquele futebol surpreendente das primeiras rodadas, Só tenho uma coisa a dizer, eu ainda acredito. Quem for otimista e tem sangue de galo na veia vamos juntos até a vitória final e ou crescimento deste time, nem que seja para o próximo ano. Aqui é Galo
Caros,
A atual gestão é um FRACASSO! Ñ é pessimismo, nem otimismo, nem realismo, nem romantismo, né filosofia muito menos antifilosofia: É ECONOMIA de bom futebol dentro de campo tem 3 anos! REALIDADE CRUA batendo à porta e a locomotiva passando mais uma vez!
A direção, qq q seja, TEM de assumir PUBLICAMENTE:
O CAM é time prá ser FORTE dentro de campo, bom tecnicamente, com jogadores vestindo a camisa num padrão médio futebolístico pra cima. O sujeito qnd vier prá jogar aqui tem q ser COBRADO e instruído sobre o significa jogar no Clube e para a NOSSA TORCIDA. Tem q saber jogar FUTEBOL! Perna de pau CANSA e enche o saco! FATO! Almejar performances no limite pra ser CAMPEÃO deve ser O NORMAL. SIMPLES! Exigência alta.
A direção q taí e se diz NOVA deve admitir isso no minimo e evitar o discurso groselha fixo no modus operandi marqueteiro burocrático VENDER/COMPRAR/DOAR, no meio disso enfia ESTÁDIO, ótima resenha aqui, bola murcha aculá prá enganar TROUXAS...Aí?:
FORÇA RENOVO! Prá usar uma expressão do Lado de Lá: AVANTI RENOVO!
Só prá ser sincero mais uma vez, o tal RENOVO de NOVO ñ tem NADA, tão aí desde Cabral. O fato de terem colocado a mão no Shopping e dado um campo pro clube num muda nada...E tb faz sentido nenhum utilizar um espaço tão nobre como NOSSO CAMdoGalo e o tempo inteiro reverberar a conversa FIADA da culpar do passado pelo FRACASSO q é a gestão ATUAL, do momento, e jogar bicando tudo pro futuro...Q xaropes do carai é esse?
Se num der pra mudar de disco, limpa pelo menos, senão ele encalha na CANTOCHÃO monótono ao sabor do JABÁ fedorento!
Pq é um FRACASSO?: ao Torcedor, VERDADEIRO (frisar), ñ se trata de dizer q o time atual ñ tenha melhorado. A campanha ñ é ruim, a limpa foi providencial. Pra limpar é pq sujou. A culpa foi de qual gestão q agora o time encalhou? Ah foi da turma do passado! PQP, se a culpa é da turma do passado, pq o CLUBE existe afinal de contas? Como ele chegou até aqui? OH! MALDITOS! E quem foi o ILUMINADO q garantiu a passagem à banca ABNEGADA do quarteirão mais valorizado da capital mineira? Foi fácil chegar ali, construir tudo? Quem construiu o patrimônio do CAM q tá mudando pro futuro na beira de uma marginal, a troco de......blá bla blá?
Sem choro nem vela! FUTEBOL É AQUI E AGORA!
O atleticano, NÓS, os atleticanos, devemos assumir um papel ATIVO!
A MENTALIDADE do Atleticano deve ultrapassar a mentalidade puramente ADOLESCENTE infantilóide e VELHACAMENTE traiçoeira. Futebol é NEGÓCIO de PAIXÃO! Futebol é negócio de HOMENS, né coisa de mentalidade MARICAS racional ñ senhores!, ninguém é INOCENTE!...ñ importa o lamento no DNA, na superstição e na história distorcida, ops, TORTA. O clube é esse, Ñ tem outro!, nasceu prá VENCER! A torcida tem q insistir nisso: NO CLUBE VITORIOSO dentro de campo! E fazer ESSA história VENCEDORA! Bloquear essas construções IDEOLÓGICAS nonsense para o futuro:
Qnd é, tem prazo? Ah! num sei ñ tão dizendo aí isso é lá com o porvir, ajudado pelos MECENAS, os novos deuses do cifrão farto, eles q sabem! De futuro assim, irmão até Deus (CRUZ CREDO!) dúvida! Acorda GALO!
FUTEBOL é o torneio q se disputa FORMADO, A Competição do MOMENTO! O CAM qnd disputa 2, 3 competições, qtas sejam, tem q tá PREPARADO, FORMADO, pronto prá elas: OU então ñ vá lá, parte pra outro negócio mais rentável!...e, no campo, ser INTOLERANTE do berço até o tumbão com o PERNA DE PAU! Basta 3 a 4, 5, estorano 10 jgs prá identificar o PERNA DE PAU, ñ precisa de jeito nenhum de contrato de 1O anos: O Atleticano ñ é um IMBECIL, embora muito a ajam entre NÓS!
Obs.: Ser intolerante com o PERNA DE PAU ñ quer dizer q n possamos ter divergências sobre a performance de jogadores: O nobre José Eduardo Barata, a quem admiro a ideia FORTALECIDA sobre o funcionamento do CAM dentro do campo jg, esse Sr. me questionou sobre REVER! Veja bem, REVER é um jgdr com histórico de INEGÁVEIS bons serviços ao CAM...sobre o fim de 2011, NOSSO CAM já teve ocasião pelos menos 2 ou 3 pra 4 de devolver aquele placar...O atleticano buscará reparar aquele vacilo: Ñ considero REVER culpado atualmente de nada. Vejo sobrecarregado, pela idade inclusive! A mesma coisa serve prá SILVESTRE! injustamente acusado de ser o vacilão na gol da virada em 80...Minha concepção perna de pau MOR de fica registrada: PATRICQÃO DA MASSA!, absurdos 10 anos de contrato, muita entregação de rapadura, deixando muita VIÚVA RAÇUDA!...Nesse atual plantão tem PERNA DE PAU! Só ñ vê quem ñ quer!
AQUI É GALO? E no campo de jg logo mais, tem REAÇÃO?
Abs!
A lista ainda é grande.
Sei que temos que ter memoria, mas, não concordo de manter eis ídolos do passado na folha de pagamento e muito menos dentro de campo.
A idade pode sim, transformar um excelente jogador num atual perna de pau.
E temos alguns exemplos hoje.