Ultimamente, muito se tem falado no Brasil sobre a necessidade de modernização dos Clubes para que se tornem instituições viáveis e sustentáveis. Mas, o que vemos acontecer é um debate raso, pautado exclusivamente na ideia de que bastaria tornar os Clubes Empresas.
Como se num passe de mágica, uma vez que os Clubes tenham donos e investidores preocupados em não perder seu dinheiro, todos os problemas seriam resolvidos. SQN!
Existem sim pontos positivos a respeito do Clube Empresa. Mas os pontos negativos, as exigências, a forma de implementação, etc, precisam ser melhor avaliados e debatidos. Bons e maus exemplos existem em diversos países. Mas, infelizmente, o projeto de lei nº 5082/2016, atualmente no Senado, nem de longe aborda essas questões.
Entretanto, nesse importante e complexo debate há uma verdade absoluta, passando despercebida, e ao que parece, intencionalmente, esquecida: “O que muda a vida de uma empresa ou um clube de futebol é a forma como eles são geridos, e não seu modelo societário.” (@cesargrafietti)
Cesar Grafietti, Especialista em Gestão e Finanças no Esporte, nesse excelente artigo publicado na InfoMoney traz à tona esse imprescindível debate (Menos modelos societários e mais qualidade na gestão: seu clube de futebol é como deveria ser?).
Na opinião de Cesar, o problema é justamente que estão tratando do modelo de controle acionário como a solução dos problemas, quando, na verdade, ele é apenas meio, não fim. Nesse contexto, o artigo faz uma análise desses modelos, apontando os riscos e benefícios, listando alguns dos modelos societários que são aplicados no mundo e poderiam ser aplicados no Brasil.
Ao ler esse artigo, nos intriga constatar, e não encontrar respostas plausíveis, que justifiquem porque a maioria de nossos Clubes, especificamente em nosso caso o Galo, ainda não se modernizaram? Que tabu é esse, intransponível, pouco falado pelos Dirigentes, Jornalistas, Comentaristas e Torcedores?
Que mal haveria em tornar os Clubes melhor governados e mais transparentes? Será que implementar uma gestão profissional com responsabilidade fiscal e maior participação do sócio torcedor iria atrapalhar ou melhorar? Planos de gestão e planejamentos estratégicos de curto, médio e longo prazo são menosprezados, porquê? Por que ainda nem começaram a falar isso?
Desde que começamos a falar disso, até hoje não encontrei argumentos contrários a essas questões. Geralmente, além do debate raso, o que mais vemos são ataques: oportunistas, desejam apenas poder, ganhar uma boquinha, querem plantar crise.
Pra quem ainda não leu as Propostas do Renova Galo, o modelo de modernização para o Estatuto do Atlético que desenhamos está totalmente alinhado ao que Cesar Grafietti entende como um Estatuto moderno, seguro e que pode dar certo.
Ficamos muito felizes ao perceber que fizemos bem nosso dever de casa! Criticar é fácil! Mas criticar o que está errado e propor uma nova ideia é para poucos. Pessoas sérias e bem intencionadas, geralmente o fazem dessa forma.
Vale sempre ressaltar que fizemos esse trabalho por livre inciativa, pra ajudar o Atlético e sua Torcida, da qual fazemos parte! Somos torcedores comuns, assim como você que está lendo esse texto, apaixonados e preocupados com o Galo.
Não somos oposição à Diretoria! Não almejamos cargos! Somos oposição sim, ao SISTEMA! Lutamos pela modernização do Estatuto do Atlético, capaz de tornar nosso Galo Forte, Vingador e Vencedor!
O Clube Atlético Mineiro, nossa Torcida, demais Clubes do Brasil e toda Sociedade, precisam entrar verdadeiramente nesse debate, que não se trata apenas de Clube Empresa. O que precisamos é entender, discutir e estabelecer mecanismos e regras que façam com que os modelos de gestão modernos sejam obrigatórios.
Torne seu Clube privado, e você dele será privado!
A diferença está no Modelo de Gestão!
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
E você acha que a atual diretoria tem rumo?
Eu acho que são só erros e desacertos que se repetem.
Boa Noite,
Sabem qual a diferença entre Di Funto e Ricardo Oliveira?
Ricardo Oliveira perde todos os gols na cara do gol.
Di Funto, não perde nenhum gol, porque nunca está no lugar certo para perder.
Já que o Filipe não foi relacionado para viagem, então, neste jogo eu seria primeiro falso 9, depois Ricardo Oliveira , e por último o Di fumto. Aff.
Quanto ao texto, muito bom, mas não tenho comentários.
Dentre tantas explanações, se extrai algumas de cunho sensato, outras de natureza bastante insensata.
Há relatos de erros históricos do passado que bem poderiam servir de reflexão para evitar que esses mesmos erros continuem se repetindo. Até o presente, muitos erros persistem. O que é questionável é alguém se posicionar como apóstolo do apocalipse e antever o fracasso de algo que ainda nem começou. O certo é buscar um caminho para se chegar em algum momento à solução ideal. Errado é não ir em busca do rumo.
Palavras sensatas para um país carente de sinceridade, lucidez e honestidade.
Boa noite,
Onde há carência, é essencial buscar , incansavelmente, meios para superá-las.
A primeira coisa que tinha que acabar nessa pseudo gestão austeridade é a farra dos vôos fretados.
Esses comem e dormem vão de vôos fretados em todos os jogos e que retorno eles deram????
Só prejuízo, o SPA da Cidade do Galo tem que acabar, essa gestão e esses jogadores estão mal acostumados.
Boa tarde para todos!
Falando francamente até doí o coração ler textos como esse e muitos outros que vocês do "Renova" publicam, sendo Atleticano e vendo herros atrás de herros de todas as diretorias "atleticanas" , no Atlético as coisas erradas são sempre presentes, basta olhar os quatro últimos presidentes que tivemos: Ziza,Kalil, Nepussono e Sette , dos quatro o único que trouxe resultados esportivos foi o bocarra ,mesmo que com prejuízos financeiros enormes,ou outros foram e está sendo fiascos em todos os sentidos.
O MAIOR ESCÂNDALO DA HISTÓRIA DO ATLÉTICO FOI A VENDA DE 50,1% DO SHOPPING POR UM TERÇO DO REAL VALOR.
E O SEGUNDO MAIOR ESCÂNDALO SERÁ A CONSTRUÇÃO DESSE ESTÁDIO. ISSO É , SE REALMENTE ESSAS OBRAS INICIAREM , NO MEIO DA OBRA O SERVIÇO VAI PARA.
IMAGINEM O MOTIVO.???
COM A PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO O DINHEIRO VAI ACABAR.
AÍ , VÃO APONTAR A SOLUÇÃO :
"" VAMOS VENDER O RESTANTE DO SHOPPING "".
PODEM ANOTAR AÍ CARO BLOGUEIRO E JOSÉ ROBERTO.
DEFINITIVAMENTE :
"" ESSE ESTÁDIO NÃO VAI SAIR"".
ACREDITE QUEM QUISER.
É MAIS UMA MENTIRA PARA ENGANAR A MASSA ATLETICANA.
Boa noite, Paulo Roberto!
Se você observar que, no acordo de venda de 50,1% do shopping, o Galo abriu mão dos 49,9% de receita a que teria direito, por 4 ou 5 anos, se não me falha a memória, recebendo uma taxa menor, acabará concluindo (como eu) que o preço de venda foi 1/4 do que deveria ter sido, e não 1/3...
É uma pena.
Boa tarde. Lendo vários comentários aqui postados, só tenho uma observação. De tudo que aconteceu e acontece na gestão do Galo e diria até em todos os clubes do país, nada é fruto apenas de incompetência. Muito do resultado se deve aos interesses escusos. Não me venham com essa falácia de má gestão. É uma gestão muito bem aplicada ao longo de décadas para atender interesses pessoais e corporativos! E o futebol? Bem... esse de vez em quando dá algum resultado no meio disso tudo.
EXATAMENTE. GALO da Madrugada
Bom dia Amigalos. Belo texto Roberto.
A gestão responsavel, tansparente e profissional passa pelo carater das pessoas que fazem parte da administração do clube - dirigentes, Conselho. E pq não. Os sócios dos clubes sociais. Pois são eles q elegem uma parte do Conselho. Q por sua vez elegem o presidente e seus assessores.
Como disse um amigalo. Não há vontade em clarear sobre as transações q são feitas. Pq aí perderiam a boquinha. Ou bocona, das rachadinhas. Comissões ilícitas e favorecimentos outros.
O futebol é um meio bandido. Onde os espertalhões e oportunistas abusam da paixão do torcedor comum, apoiados por parte da imprensa paga e pelas torcidas organizadas, q sobrevivem de verbas e presentes do clube e são massa de manobra e uns idiotas q também se julgam donos do CAM.
Qq hora vai ser preciso o MP, a receita e a Polícia entrarem no circuito. Por una questao social e moral...e dar um Basta nessa folia sem regras de responsabilidade.
Quero ver se vao ter peito de vender a outra parte do shopping ou a sede.
Uma solução seria aumentar o número de sócios sociais, eleger parte do Conselho com homens de bem e honestos. A fim de quebrar a base de poder do Conselho e viabilizar mudanças tão necessárias...
Um abraço a todos os amigalos e fora os ladroes de plantao do nosso galo
DOMINGOS SÁVIO ,
o contrato com a Minas Arena é um dos negócios
mais obscenos que um governo poderia ter feito
com a iniciativa privada .
O consórcio empreendedor jamais terá prejuízo ,
pois o governo funciona como avalista, cobrindo
todo e qualquer eventual rombo nas contas , é
só dar uma olhada no contrato .
NÓS pagamos a farra , inclusive o calote que o
time azul vem dando sistematicamente , com
uma dívida de utilização que só aumenta .
Um escândalo , como tantos outros , afinal .
Boa tarde, José Eduardo Barata. Bota obsceno nisso.
E quanto você acha que certa gente e seu bando ganham com isso?
E os "fiscais" TCE, MP e ALEMG? Algum deles leu esses contrato?
E de vez em quando, estranhamente os Deputados Estaduais ameacam com uma CPI e depois alguns retiram assinaturas. Reforma com dinheiro do BDMG( Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais). Enfim, as coisas no Brasil, na minha opinião sao sinistras!!