Categories: blogueirosfutebol

A Bola Pune

Foto: Bruno Cantini / Atlético)
Max Pereira
@pretono46871088
@MaxGuaramax2012

Sempre defendi a tese de que o futebol não é ciência exata. Claro, quando a bola rola, nem sempre dois mais dois é igual a quatro. Mas uma coisa no esporte é mais certa do que relógio suíço: a bola pune.

A bola pune quando se peca no planejamento, quando se erra na escolha das prioridades, quando um clube, mesmo sabendo que vai disputar um campeonato de tiro longo que exige regularidade, não prioriza a formação de um elenco eclético, diversificado e rico em opções. Se em tempos normais a bola punia e não perdoava erros, omissões e escolhas equivocadas, em tempos de absoluta excepcionalidade, como o atual, a bola se torna uma carrasca impiedosa.

As contaminações pela COVID-19 em si, fazem parte do cotidiano de todos nós. Elas acontecem e outras acontecerão, dentro e fora do clube. A pandemia tem ondas. As curvas de contágio aceleram e desaceleram. O que não pode desacelerar é o cuidado. Se mudar comportamentos enraizados é, de fato, remar contra a correnteza, enrijecer o protocolo sempre pareceu óbvio e encorpar o elenco também.

Se de um lado o clube tem contratado e se reforçado, de outro vem reduzindo significativamente o seu banco, deixando-o extremamente enxuto e desequilibrado e, assim, desprezando os riscos gerados pela pandemia. Por que não prover o elenco de soluções que minimizem a descontinuidade do trabalho e não deixa o desempenho do time cair de forma a comprometer os objetivos?

Falta de planejamento? Eleição errônea de prioridade? Até onde vale o risco de se continuar enxugando sistematicamente a folha e colocando todo o resto em segundo plano?

Foto: Bruno Cantini / Atlético)

Gerou desconforto no clube, e não poderia ser diferente, a notícia de uma suposta festa, em ambiente fechado, com cerca de 60 pessoas, promovida pelo gerente de futebol, na semana passada, com presença dos argentinos da comissão técnica. Esse fato está sendo apontado como o início do surto de COVID que sacudiu o Atlético nessa semana.

O timing da divulgação da notícia, para muitos tendenciosos – e o fato em si – geraram muita indignação, e, como era de se esperar, muitas especulações, quase sempre extremadas.

Entretanto, o companheiro Betinho Marques, extremamente lúcido, deu uma receita para o Atlético: “estancar a conversa e fechar o grupo. O Galo precisa parar de se sabotar e alimentar abutres”. Aqui está o pulo do gato: PARAR DE SE SABOTAR.

E aí há de se reconhecer também que se houve um surto, houve uma razão. Causa e efeito. Ainda que haja motivos escusos no timing e na forma da matéria, e independentemente da veracidade ou não da informação, ficou claro que ocorreram falhas ao cumprimento do protocolo.

Como cobrar foco e compromisso dos atletas quando outros funcionários, a comissão técnica e o próprio comando do clube claramente erram? Quando Cazares deu a sua festinha e contraiu COVID-19, todos o criticaram e crucificaram. Coerência é o mínimo que se exige. Ah! Alfinetadas públicas e jogar para a massa não funcionam. E trocar o treinador não é a solução.

Por fim, faço minhas as palavras de um galista que sabe das coisas para transmitir um último recado: “Zelar também pelos bastidores é fundamental. Ser campeão passa por detalhes. A sintonia deve estar em todos os personagens, cada um em seu lugar em cada função. Uns jogando, outros cuidando”. Senão, a bola pune.

Blogueiro

View Comments

  • Queiramos, ou não, o Galo é um time muito inconstante. Joga umas partidas fenomenais, e outras medíocres, como a última em casa. Time que age assim dificilmente chegará a campeão.

  • UMA FESTA , DIZEM QUE INCLUSIVE COM CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS , PARA ATLETAS PROFISSIONAIS A ESSA ALTURA DO CAMPEONATO É A ÚLTIMA COISA QUE PODÍAMOS ESPERAR E PREJUDICOU PROFUNDAMENTE A IMAGEM E O DESEMPENHO DO TIME. COISA DE IRRESPONSÁVEIS.
    CONVOCAÇÕES PARA SELEÇÕES TAMBÉM ESTÃO NOS PREJUDICANDO JÁ QUE O ELENCO É PEQUENO.
    MAS , TEMOS MAIS OUTRO GRANDE PROBLEMA PARA RESOLVER , QUE É O ESQUEMA SUICIDA E KAMICASE , COM O TIME TODO ADIANTADO DE SAMPAOLI QUE JÁ NOS TIROU INÚMEROS PONTOS NESSE CAMPEONATO.
    A INSISTÊNCIA COM UM FRAQUÍSSIMO GOLEIRO , O EVERSON CHAMA GOL , TAMBÉM PRECISA SER REVISTA E EFETIVAR RAFAEL NO GOL , QUE É MUITO SUPERIOR QUE O MÃO DE ALFACE.
    EVERSON NÃO DÁ MAIS.
    A BOLA VAI E ENTRA.
    NÃO HÁ MAIS ESPAÇO PARA ERROS DE SAMPAOLI.
    A DIRETORIA PRECISA AUMENTAR E MUITO OS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA DA COVID E SEGUIR TODAS AS RECOMENDAÇÕES MÉDICAS.
    TEMOS QUE GANHAR ESSE CAMPEONATO E A HORA É AGORA.

  • Caros amigalos, Max Pereira e José Eduardo Barata, desculpem minha intromissão neste dialógo de voces, o faço com respeito e tento colocar meu ponto de vista. Não é um dialogo estéril , sem importancia. A irritação de Barata é compartilhada por milhares de atleticanos, e a posição de Max, temendo uma caça as bruxas, com demissão em massa dos envolvidos, todos irresponsáveis, também acarretaria estragos imensos no nosso clube, enfim ambos tem razão. Porém, a gravidade de mexer na agenda do clube, como se fosse um clube de várzea, não pode e não deve passar em brancas nuvens, seria avalizar um fato gravíssimo, um desvio comportamental de conduta, onde se perde o vestiario. Demissão sumária deste gerente, reunião com sampaoli, lembrando a ele que existe hoje uma unanimidade no planeta: condenar quem desrespeita e coloca em perigo o próximo. Mas ele ja sabe disto

  • Prezado
    Eduardo avila,

    Que tal levar essa sugestão para a diretoria do Galo, para contratar Zé Ricardo e Messias para temporada que vem, uma vez que não dá mais para registra-los ainda para essa temporada. Estão jogando muito!

  • Imagina um mecenas colocando uma fortuna sem juros, no time mais endividado do Brasil,enfim no que vai dar tudo isto!

    • "Eu gastei 90% do que ganhei na minha vida com bebidas, mulheres, cigarros, jogos de baralho... o resto eu gastei com coisas menos importantes".

      A frase não é minha, mas serve para pessoas que se importam com o modo como os outros gastam o dinheiro que não é delas.

  • Boa tarde a todos.
    Engraçado ver alguns torcedores cobrando penalidades em relação a comissão técnica que participou de uma eventual festa e por isso pegaram Covid. Mais e os outros times, será que estavam nessa festa também???
    O risco para os jogadores contrair essa doença é muito grande, não tem como afirmar de onde e como surgiu. Não falo que eles estão certo participando de evento com aglomeração, mais chegar pedir cabeças é demais. Sinceramente o vírus já nos penalizou, pra mim o time sentiu mais falta do técnico do que de jogadores. Estamos com a faca e o queijo na mão para ser campeão esse ano. Já tem gente demais no eixo Rio-São Paulo querendo criar uma crise no Galo, basta ver as matérias. Temos que unir nesse momento e passar força para os que tem condições de jogo. Estamos dando munição para o inimigo. Crise agora interessa somente a eles. Acorda torcida... Isso é passar pano???
    Pode ser, mais se for campeão tá bem pago.
    Galoooo

  • Prezado Max Pereira

    Acho muito positiva sua interação com quem corneta... quer dizer, comenta, o seu post.

    Abraços!

    • TEOBALDO ,

      o mais sagrado dos bens que nos são LEGADOS
      é A LIBERDADE , tanto de PENSAMENTO quanto
      de EXPRESSÃO .

      Postou aqui , meu caro , até onde o blogueiro e
      sua paciência permitirem , de minha parte vai
      ter debate e contrapontos .

      Cada um que defenda seus argumentos com a
      contundência que julgar necessária .
      Ou não !

    • Caro Teobaldo, boa tarde.

      Acho que é minha obrigação interagir. E cornetar, criticar, discordar e comentará são direitos inalienáveis.

      Ademais, qualquer feed-back é sempre bem vindo pois nós ajuda a melhorar.

      Muito obrigado e saudações atleticanas.

  • MAX , aí é que está o busilis.
    Fechar grupo coisa nenhuma .
    Se a moral de quem comanda foi "arranhada" não há mais nada a ser feito .
    Acabou o respeito .
    Não há mais hierarquia.
    Fim de linha pra esses caras.

    • Barata,

      Repito: demitir toda a comissão técnica é sandice. O barco ainda não afundou e os furos abertos no casco da embarcação atleticana podem ser perfeitamente tampados. Todos erraram, comandantes e comandados, infectados ou não, SEM EXCEÇÃO. Seria o caso também de mandar embora todos os jogadores que foram a festas, eventos, inaugurações, restaurantes, churrascos, shoppings, confraternizações com organizadas e com fans, te..

      Soluções radicais e caças às bruxas geralmente não levam a um Porto Seguro.

      Um grande abraço e muito obrigado

  • Caros,

    O q fica claro a cada rodada desse Br dando sopa o seguinte: NENHUM ATLETICANO q se preze aguenta mais ouvir a LADAINHA canto chão do tal time EM FORMAÇÃO e ANOQVEM vai...tem q superar essa FALCATRUA! FATO!

    Nós, os atleticanos quem vai nascer os velhacos os velhinhos quem tava lá quem num tava, TEMOS q nos organizar e exigir SEMPRE times competitivos NO CLUBE (sem meios termos), e comprometidos com LEVANTAR O BR (o Br no presente é MUITO mais q desfilar em Libertadores - OUTRA FALCATRUA!)! Ano após ano, entrar com TIME MONTADO...O Certo é q tá errado e vice-versa, ñ dá prá ganhar SEMPRE e muito menos prá num ganhar NUNCA!

    PRINCÍPIO: Intolerância ABSOLUTA COM O Perna de Pau! Isso AQUI É GALO, ñ clube de lazer!...Vamos ser claros: BUENO (cada qual escolhe o seu perna de pau!) ñ tem condições nenhum de vestir NOSSA CAMISA. Ñ peçam repeteco! Chega de patricada!

    Ah! mas ele VESTIU A CAMISA se transformou, é um de nós! Deixem essa COMÉDIA para outra hr!

    FUTEBOL, além de ser uma Caixinha de Surpresa, tb é VITÓRIA EMPATE E DERROTA! No Céu reina Deus, mas aqui na terra é GALO! Era assim é assim será assim! Clube Atlético Mineiro FILOSOFIA MÁXIMA DE UM POVO!...Derrota é natural, eles acontecem, a vida é feita delas tb.. NORMAL?, para nosso CAM, ñ podemos naturalizar uma porra dessa, NUNCA!

    Essa conversa fiada toda acima é só prá COMEMORAR o reconhecimento no editorial do CantodoGalo, SÓ NOSSO, por parte de um membro AFICCIONADO dO APOIO INCONDICIONAL ao péssimo elenco montado pelos 200 milhões de Meninins, fora os trocados...É brincadeira!

    PEÇO LICENÇA, a REFLEXAO aí abaixo na moldura, tirando tal "A Bola Pune", no lugar, "O Perna de Pau executa", pedida do inventor Muricy e "quando o clube" ou seja, bota no lugar "quando os Cartolas, tais os abnegados Menins de Guimarães & Cia":

    "...quando se erra na escolha das prioridades, quando "Os Meninins & Cia", mesmo sabendo que vai disputar um campeonato de tiro longo que exige regularidade, não prioriza a formação de um elenco eclético, diversificado e rico em opções."

    OUTRA FRASE: “O primeiro ato que eu quero fazer no Atlético após eleito, após assumir o Galo, tomar posse, será o requerimento ao doutor Castellar, presidente do Conselho, pedindo que ele contrate uma auditoria, que o Conselho contrate uma auditoria permanente para os três anos do nosso mandato” - disse Sérgio Coelho.

    CEs CREDITAM?: O 1º ato do cara vai ser contratar uma AUDITORIA. Pergunta: Ela vai jogar em qual posição do gramado? Sabe chutar, dominar, cabecear, tem pulmão? PQP! Dá-lhe 2005!!!

    EU ACREDITO NO TÍTULO DO BR 2020/2021! Covid tem, bicho papão Ñ EXISTE!

    AQUI É GALO!

    • Viana, boa tarde!
      Diariamente entro neste espaço pra ver seus comentários, são simplesmente fantásticos! Às vezes não entendo... mas deixa pra lá. Kkkk
      Agora esta da contratação da AUDITORIA, foi uma de suas melhores sacadas. Também tinha pensado isto...
      Abraço,

Recent Posts

O Atleticano não abandona o Galo

Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…

7 horas ago

Kardec reacendeu as chamas da esperança

Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…

1 dia ago

O primeiro confronto da série de decisões

O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…

2 dias ago

Bons ventos sopram a favor do Galo

Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…

3 dias ago

Momentos que antecedem grandes decisões

Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…

4 dias ago

Passada a euforia agora é pés no chão

Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!