Categories: blogueiros

Incoerências de uma pseudo austeridade

    Foto: João Guilherme
Marcelo Jacques

Para que serve a base do Clube Atlético Mineiro: ganhar títulos ou revelar jogadores? A ideia é abastecer o time de cima, ou dar entrevistas para rádios, TVs e Podcasts dizendo que está revolucionando a gestão das categorias inferiores?

Tivemos, em um passado distante, times formados com 80% ou 90% de jogadores formados em casa, enquanto hoje, nos assombra o número de dois titulares provenientes das categorias de base. Um deles, o goleiro, que só entrou no time devido à lesão do Victor, o outro, um ponta que se apresenta como única opção de velocidade atualmente. Agora vamos aos fatos assustadores do cenário atual:

  • Leonardo Silva – um dos maiores ídolos da história do clube, está se arrastando em campo devido aos 40 anos, e disputando a vaga de reserva imediato com o inexplicável Maidana. Por que não escalar o Vitor Mendes para ser observado?
  • Fábio Santos – tem comprometido o time em inúmeras situações, com saídas de bola desastrosas e uma marcação completamente ineficiente. Para fazer sombra a ele, o nosso pomposo diretor de futebol buscou um lateral que, quando chuta de esquerda, parece que é destro, e quando chuta de direita, parece ser canhoto. Custou apenas 13 milhões de reais.
  • Elias – eu prefiro nem comentar. Todo mundo vê o que está acontecendo. Temos Castillo, Neto e outras excelentes opções para darmos uma chance, mas a insistência com o volante que menos marca no elenco persiste.
  • Chará – custou outros milhões de reais para substituir Roger Guedes, e, até hoje, não mostrou futebol para, sequer, fazer sombra ao Roger. Não chuta a gol, não parte pra cima e cria poucas chances. Se a base do Atlético não tiver, pelo menos, três jogadores para entrar no lugar dele no time, é melhor fechar os campos da base e economizar o dinheiro. Mas tem, eu sei que tem. O que não tem é coragem de escalar e bancar os garotos, como Bruninho, Marquinhos, Guilherme Santos, Igor Reis (dispensado) e tantos outros.
  • Cazares – prefiro também não comentar. Já desisti de entender os critérios utilizados para avaliar esse jogador. Lá se foram 3 anos desde a sua chegada, e até hoje, tem gente com esperança de que um dia ele vai decidir algo. Um amigo costuma dizer que é ele um ótimo jogador contra adversários com siglas: joga demais contra URT, CRB, CSA, etc, enquanto nos jogos grandes, esquecemos que ele está em campo Por que não dar uma sequência de cinco jogos ao Daniel Penha? Entre o Cazares sem fazer nada e o Daniel com a chance da vida, fico com a segunda opção.
Foto: Marcelo Alvarenga

Poderia passar um dia inteiro citando todas as incoerências dessa preferência por jogadores que não foram formados no Galo, mas acho que os tópicos acima já ajudam a ilustrar o raciocínio.

A diretoria erra na tal austeridade, pois não paga as contas em dia e gasta fortunas com atletas que não tem condição de vestir a camisa do Atlético. Erra na montagem do time, do elenco e do staff, uma vez que não faz ideia do perfil de treinador e nem dos jogadores que deseja. E erra, mais uma vez, na gestão da base, pois falta coragem para subir os moleques e bancar sua manutenção no time.

Deus nos ajude, porque os homens que possuem o poder de decisão no Atlético já mostraram que não vão.

Quem quiser saber por onde anda o presidente, experimente procurar na Europa. A Fórmula 2, essa sim, vai muito bem. Ufa.

Blogueiro

View Comments

  • Peco venias para discordar veementemente. Roberto Abras é uma bandeira do Jornalismo esportivo de Minas Gerais. Vale lembrar que homenageado pelo Clube com o nome na sala de Imprensa do Centro de Treinamento. Penso que devemos respeitar os ícones historicos tais como o Abras, Roberto Drumond, Dom Serafim e outros ilustres atleticanos.

    • Coronel, peço vênia, quem mencionou o nome do decano repórter de rádio não foi o blogueiro. Pela sua postagem, equivocadamente, pode induzir a essa conclusão.

  • O Cazares é muito bom pra fazer filhos e festa ... acaba de nascer o segundo e amanhã depois do jogo (seja qual for o resultado), têm festa até Segunda Feira a noite com direito a tudo!!!!!!

    Agora jogar bola que nos interessa mesmo, não joga nada e ainda é mascarado!!!!!!

    Quanto ao Abras, ou melhor, """mídia atleticana""", mais do mesmo... cega ou comprada!!!!!!

    Se empatar amanhã já será um """bom""" resultado... se ganhar, solto 13 foguetes... portão 3, aqui vou eu... seja o que DEUS quiser... oremos!!!!!!!!!!

  • Boa tarde a todos !
    Concordo com o Abras, é hora do Cazares fazer a diferença assim como eu concordo com as crianças que acham que no natal é o tempo do Papai Noel
    Trazer presentes. Sinceramente essa imprensa mineira é uma vergonha, com raríssimas exceções. Saudações Alvinegras.

  • Hora de Cazares fazer a diferença.???
    Só pode ser coisa do Roberto Abras.
    Grande parte da imprensa mineira tem culpa direta na c calamidade em que vive o GALO.
    Ou eles são burros , mal intencionados , Covardes ou cooptados pela diretoria Atleticana.
    Que imprensa esportiva de Baixo nível essa que temos em Minas. PQP.
    Não contribuem em nada para a melhoria do nível do futebol mineiro e do GALO , em especial.

  • É PRACABÁ !

    Nessa fase horrorosa que estamos a viver você
    abra a internet e dá de cara com uma chamada
    de texto do ROBERTO ABRAS a dizer que esta é
    a hora de CAZARES fazer a diferença .

    No texto , aquele conversa fiada de " se quiser
    jogar ele é um importante reforço " .

    Isso depois de QUATRO ANOS no Atlético !

    Com essa imprensa, meus caros , a gente está
    definitivamente no esgoto .

    • José Eduardo Barata
      Esperar atitude diferente do Abras, Rezende, Pancieri e assemelhados é não conhecer essa turma...

    • Falou tudo!!!! Essa gente não quer o bem do Galo... E devem levar um por fora pra falar essas asneiras... O pior é que tem gente que ainda cai nessa conversa fiada....

    • Se entrar com Nathan, Elias, e Cazares de titulares vai cometer o mesmo erro do jogo contra o Grêmio.
      O meio campo vai ficar frouxo e vamos perder de novo, a melhor opção é colocar o Réver de volante, algum volante da base de segundo volante e Nathan e Cazares disputam uma vaga.
      Mas infelizmente não temos técnico para bancar isso e vai ser mais do mesmo com o Elias de titular e mais uma derrota.
      E segue o calvário, ta osso!!

  • Acho que Mancini precisa do apoio da torcida neste momento. A torcida desce a lenha e com razão no Elias. Então, escalar Rever e Natan de volantes pode ser uma boa opção sim. Ramón Martinez está machucado. Ze Welinson, Mancini parece não ter confiança. Lucas Cândido está no Vitória. Apostar na base neste momento é complicado. Hulk entrou e nao conseguiu se sair melhor que o Fábio Santos. Marquinhos é um dos melhores jogadores ofensivos da base e em 3 jogos que entrou não conseguiu nenhuma assistência ou gol. Apesar de ter jogado com muita intensidade. Lógico que ainda tenho esperança no Marquinhos, e se precisar é opção para o segundo tempo no lugar do Otero.

    • Se realmente ele conseguir barrar o péssimo Elias, aí eu passo a acreditar na salvação do time. Mas estou duvidando que esse cara veio pra mudar alguma coisa, sendo que no primeiro jogo ele já "apelou" pra Ricardo Oliveira e Bolt. Aí é pra acabar, meu caro. Ou esse cara não entende merda nenhuma ou está simplesmente em parceria com essa maldita diretoria.
      SAN!

  • Boa Noite amiGALOS, infelizmente não acredito nesse Mancini, ele está dando uma de Rogério Ceni, inventando naas escalações, colocando Réver como Volante..........ABSURDOOOOOOOOO....(jogador pesado e lento pra jogar no meio) escala os meninos da base PO##.

  • Nós temos vários jogadores ruins e outros péssimos , MAS O PRINCIPAL PROBLEMA É QUE ESSES SAFADOS ESTÃO FAZENDO
    "CORPO MOLE" , ENTREGANDO JOGOS , PORQUE O SALÁRIO ESTÁ ATRASADO. ESSA É A VERDADE.
    OS MERCENÁRIOS SÃO COMANDADOS POR ELIAS , F.SANTOS E R.OLIVEIRA.
    Querem rebaixar o GALO para a série B.

  • Acho que nessas horas difíceis temos que respirar fundo, lembrarmos que somos atleticanos e, principalmente, NÃO FAZERMOS BOBAGENS! ! !
    O time está jogando bem? Não! Estou satisfeito com os resultados? Também não!
    Agora, empurrar toda a responsabilidade de resolver os problemas nos jovens está certo? Também não!
    Os jovens tem que ir entrando aos poucos, QUANDO O TIME ESTÁ BEM, até para terem o direito de errar e não serem tão cobrados. Jogá-los no fogo, quando o time está mal, é correr um grande risco de queimá-los como já aconteceu várias vezes com outros jovens promissores.
    A ideia de contratar jogadores "semiprontos" é interessante. Mas, esses contratados também precisam de tempo para terminar a formação.
    Então também não estou satisfeito, mas fazer bobagens também não vai resolver os problemas.
    Juízo! ! !
    Aqui é GALO! ! !

  • gente e serio sem brincadeira, sou atleticano ha mais de 60 anos , mas a base do atletico e muito fraca . olha os jogades da base do gremio , santos, sao paulo que vende muitos jogades , flamengo . os caras entram e jogam. no galo , alerrandro , hulk etc , aqui em divinopolis, no amador , juro gente tem jogador melhor.hailto

Recent Posts

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

55 minutos ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

1 dia ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

2 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

3 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

4 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!