Lei que obriga uso de máscaras e impõe barreiras sanitárias humilhantes serve para empurrar quarentena e alimentar o terror

POR: José Aparecido Ribeiro – Jornalista

Foto: João Pinheiro

Ninguém discute a importância das mascaras como medida profilática no combate a pandemia. Porém os protocolos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, são claros, elas devem ser usadas em locais de grandes aglomerações, e não são necessárias em locais abertos, devidamente ventilados, tampouco dentro de veículos em movimento, ou em casa. Em ambientes ventilados e seguros, ao invés de ajudar, a mascara pode provocar hipóxia (falta de oxigenação) se forem usadas por longos períodos, trazendo prejuízos para a saúde.

As máscaras também provocam sensação de claustrofobia em pessoas que não estão habituadas a cobrir o nariz e a boca ao mesmo tempo, aumentando o desconforto e o risco de contaminação devido à manipulação frequente na busca do ajuste que permita conforto mínimo. Porém, o que se vê nas ruas de Belo Horizonte é o contrário, a maioria das pessoas usando as mascaras em tempo integral, obedientes às determinações do prefeito e a desinformação da imprensa propagandista do terror. 

Como se não bastasse, a prefeitura de Belo Horizonte implantou barreiras sanitárias nas entradas da cidade e em avenidas já saturadas pelo volume de veículos e falta de infraestrutura. O objetivo parece claro, é o de humilhar moradores das 33 cidades do Colar Metropolitano que precisam acessar a capital. O controle não se justifica, pois a maioria das cidades no entorno de BH não possuem registros de morte por Covid-19. Aliás, quem deveria exigir barreiras sanitárias, ao contrário, são os prefeitos das cidades que não foram afetadas pelo vírus Chinês.

O prefeito Alexandre Kalil está preparando projeto de Lei para impor o uso obrigatório das máscaras em vias da capital, ato inútil movido pela vaidade exacerbada e seu inflado ego. A quarentena, de acordo com especialistas, se mostrou ineficaz e já deveria ter acabado, mas falta ao cartola do futebol metido a prefeito, modéstia para reconhecer erros. Sua verve de ditador é maior do que o seu compromisso e respeito pelo povo de BH.

Fosse um pouco menos arrogante e destemperado, o prefeito já teria acabado com o terror e convocado a população para voltar às atividades econômicas prementes. Se você está sendo afetado por esse ato de desatino do prefeito de BH, incentivado por incautos e oportunistas que estão com a geladeira cheia, emprego e conta fornida, reaja e não se submeta a isso, compartilhe esse texto.

Jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945

7 comentários em “Lei que obriga uso de máscaras e impõe barreiras sanitárias humilhantes serve para empurrar quarentena e alimentar o terror

  1. Excelente o texto.
    Mas com certeza vai chover comentários te xingando e dando razão a um prefeito, que nada fez alem de mandar fechar tudo e agora deixa o mercado central trabalhar a pleno vapor, em detrimento dos comerciantes fora do local. Não vi a compra de nenhum aparelho para os hospitais municipais, cada hora diz uma coisa, vai abrir, não vai abrir lockdown, multa não multa. Tá parecendo menino luxento.
    Outra coisa, grande parte da midia, está fazendo jogo de terror com a população, que crê piamente em tudo que lê. Está discriminando quem vem de fora de BH, com as tais barreiras em que você pode estar com uma infecção de rins, dentária ou qualquer outra que lhe cause febre, voce será gentilmente escoltado pela PM ou Guarda Municipal até um posto de saúde com a suspeita de Covid19, Enquanto isto, os que podem ficar em casa, o que não é o meu caso, ficam aplaudindo as medidas quase inócuas dele, alem de seus decretos.

  2. Sou claustrofóbica com a máscara, fico sem ar, é muito desconfortável. Em um país subdesenvolvido como o nosso exigir metas de países de primeiro mundo. Beira o ridículo. O rapaz que trabalha no sacolão e outras atividades essenciais, sua locomoção foi feita dentro de um ônibus lotado. E assim vai. Estes políticos são fora da realidade. As guias de pagamento da prefeitura estão chegando. Pagar como prefeito sem faturamento. Não temos poupança trabalhamos por necessidade e não por lazer.

  3. Esse miserável é mais um tirano a amedrontar e humilhar cidadãos brasileiros. Necessário colocar um Adélio Bispo em seu encalço. Desgraçado !!!!

  4. Esse miserável é mais um tirano a amedrontar e humilhar cidadãos brasileiros. Necessário colocar um Adélio Bispo em seu encalço. Desgraçado !!!!

  5. O Povo Mineiro está obedecendo um ditador e hipócrita. Quando a conta chegar a Prefeitura de BH não terá como pagar nada. Obras importantes paradas como a Av Teresa Cristina e .Venda Nova. Que bom que o prefeito mora em BH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *