A PANDEMIA E A AÇÕES GOVERNAMENTAIS

POR: Valseni Braga – Professor, Engenheiro e Mestre em Administração, CEO/Diretor-Geral da Rede Batista de Ensino e Diretor da Associação Comercial e Empresarial de Minas – ACMinas

A PANDEMIA E A AÇÕES GOVERNAMENTAIS

Foto: David Braga

Problemas complexos requerem soluções complexas, que somente podem ser implementadas por gestores ou líderes de elevada competência. É o caso dessa pandemia. Mas a civilização se dobrou a uma alternativa de solução simples e imediata, arquitetada não por gestores, mas por especialistas da área da saúde, desde a OMS, que não possuem toda a visão sistêmica adequada e nem toda a competência requeridas para essa complexidade.

Se o vírus é um problema médico, a equação para proteger o cidadão passa por várias variáveis ou especialidades, como estatísticos, economistas, políticos, dentre outros. Mas a única opinião ouvida pela mídia é a dos especialistas em saúde e dos políticos, esses últimos algumas vezes com outros interesses.

Não há dúvidas de que quase todos os governantes estão defendendo bem a saúde da sua população, mas pouquíssimos estão propondo solução para a outra parte da equação, para garantir a sustentabilidade econômica atual e futura para todos.

De acordo com recente relatório a ONU, a previsão é que o número de pessoas expostas à fome no mundo está dobrando neste ano, e o Brasil já aumentou o seu número de pessoas expostas à extrema pobreza devendo chegar a 14,7 milhões até o final deste ano.

Diante desse cenário catastrófico, que se agrava à medida que se prolonga o “confinamento” das pessoas, é preciso que os líderes, em todos os níveis, se levantem, cobrem e ajudem os seus governos a tomarem decisões sensatas.

Aproveito para cumprimentar o Presidente Aguinaldo Diniz Filho, que tem representado muito bem a nossa centenária Associação Comercial e Empresarial de Minas – ACMinas, se  manifestando e apresentando sugestões aos governantes, em várias oportunidades.

e-mail para contato: jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945

Um comentário em “A PANDEMIA E A AÇÕES GOVERNAMENTAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *