Previsões do Dr André Murad sobre gravidade do Coronavirus se confirma

 Por: Dr André Murad 

“Em fevereiro publiquei dois posts alertando para a gravidade da epidemia por Coronavírus e a necessidade premente de medidas de prevenção e contenção de sua disseminação no país, inclusive com o cancelamento do carnaval! Tal postura não surgiu do acaso ou de algum surto de “achismo”, mas após um minucioso estudo que fiz dos casos de pacientes infectados na China, da forma e velocidade de transmissão do vírus, de suas características epidemiológicas e genômicas, da gravidade dos quadros em pacientes idosos e portadores de comorbidades e do comportamento dos pacientes mais graves, internados em UTI’s e revisando seus respectivos desfechos.

Pois bem, fui rebatido com mensagens indignadas, me acusando de “disseminador de fakenews”, agourento, exagerado, arauto do caos, contra o governo, contra o carnaval de BH, contra o prefeito e propagador de pânico e de histeria coletiva, pois “médicos famosos” e “fantásticos” e “jornalistas especializados em saúde” afirmavam que a tal “histeria coletiva” não passava de uma “gripezinha” de resolução rápida e de baixíssimas taxas de mortalidade. A despeito de incansáveis avisos, o caos aterrissou em nosso país! A “gripezinha” apresenta uma taxa de mortalidade de 18% em idosos e pacientes portadores de comorbidades (oncológicos, pneumopatas, diabéticos, fumantes, cardíacos) e vai exigir uma quantidade enorme de leitos de UTI, pois a única forma de reversão dos óbitos é a intubação e a ventilação mecânica precoces dos pacientes mais acometidos .

SÓ NA GRANDE SÃO PAULO, estima-se a necessidade de 4.000 leitos de UTI disponíveis para os infectados! Eu pergunto: quantos leitos de UTI livres para pacientes de coronavírus existem na grande São Paulo?????? Em MG? Em BH? No restante do Brasil? Haverá sim um alastramento descontrolado da infecção, que é de elevadíssima transmissibilidade: cada doente infecta 6 pessoas, ao menos! Ou seja, a escala é LOGARÍTMICA! Além de vidas humanas e sofrimento, essa epidemia representará um custo financeiro estratosférico, em um país que já se encontra em situação financeira aflitiva. E o que nos resta agora?

AGIRMOS COM RESPONSABILIDADE! Temos que nos manter unidos e operantes até a defervescência da epidemia, que certamente ocorrerá em 2 a 4 meses! Essa é a notícia auspiciosa! Mas até lá, precisamos de medidas efetivas de contenção de risco de contaminação, de bloqueios epidemiológicos enérgicos e que a maior parte dos recursos financeiros, materiais e humanos sejam empregados de forma racional e eficiente no melhor tratamento para os infectados !

André Murad”

jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945

10 comentários em “Previsões do Dr André Murad sobre gravidade do Coronavirus se confirma

  1. Ponderadas as considerações do médico e oportuna a publicação neste blog que tem nos proporcionado reflexões importantes sobre temas variados.

  2. Não conhecia o Dr. André Murad, é a terceira vez que vejo material de sua autoria publicados neste blog que acompanho diuturnamente e gostei muito do que lí.

  3. Os alertas do médico parecem embasados e merecem atenção de quem quer evitar contaminação pelo Corona. Parabéns ao site por trazer assunto de tamanha relevância.

  4. Gostei do conteúdo desta matéria. Já tinha ouvido falar na competência deste médico. Um familiar fez tratamento de câncer no Hospital Felício Rocho. Se eu tivesse visto antes, teria recomendado o Dr. André Murad. Parabéns ao blog do Zé Aparecido que está sempre trazendo temas de relevância para o coletivo. Um dos poucos que parece ter autonomia.

  5. Dr. André Murad deu informações muito importantes que merecem atenção das autoridades. Precisamos nos preparar para dias difíceis e orar para sairmos ilesos. Melhor prevenir do que remediar. Hospitais de campanha precisam ser montados urgentes. O governo Bolsonaro não pode vacilar. Estará passando por uma prova de fogo. Que Deus esteja conosco. Congratulações ao Dr André Murad e ao blog do Zé Aparecido pela análise precisa do assunto.

  6. Elucidativo o texto do médico. Tomara que as autoridades tenham juízo e corram para deixar as cidades preparadas. Pelo visto vai faltar leitos de hospitais. É hora do exército entrar em ação e mostrar que ainda existem instituições sérias neste paóa

  7. Fica comprovado a incompetência de nossos políticos, que insistem no jogo de poder e o descaso com a população. Atitudes inconsequentes como estas, trazem um prejuízo enorme para o país. O alerta foi dado, por pessoas especialistas. Como está próximo do carnaval nada de alarde. Momento pão e circo, ou melhor vistas grossas com a população. Agora, o prejuízo vem a jato, para quem vive da indústria e do comércio que paguem o pato. Então, para o lazer, tudo. Para educação fechem as escolas, para o trabalho, que trás sustento para as famílias, fiquem quietinhos em casa e ajudem a arrebentar cada vez mais nossas possibilidades de crescimento. Assim, fica difícil.

  8. Prezado doutor, respeito todas as suas opiniões. Mas precisamos refletir sobre o tanto que a China ganha com estas gripes que mandam pro mundo. Já não é a primeira vez. Se enriquecem a cada uma delas.

  9. Muito bom a colocação do Dr André. O Coronavírus está chocando o mundo, principalmente por estar se espalhando cada vez mais rápido. Quanto mais informações sobre o Coronavírus, menos risco;o que é, como surgiu, como se espalha, se a doença é possível de ser contida e muito mais! logo a abaixo temos tudo isso com uma abordagem leve e de fácil compreensão, com uma leitura rápida, para você aprender mais sobre essa doença de maneira prática. ACESSE O LINK E SAIBA COMO SE PREVENIR.
    http://bit.ly/precisamosatingir210milhõesdebrasileiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *