Conceição do Mato Dentro é destaque na 2a Edição do Prêmio Nacional de Turismo

Por: Gustavo Campos 

“A 2ª edição do Prêmio Nacional do Turismo, realizada pelo Ministério do Turismo e pelo Conselho Nacional de Turismo, busca dar visibilidade, ampliar o reconhecimento e premiar iniciativas inovadoras que tenham contribuído significativamente para o turismo brasileiro nos últimos dois anos.

Para além do reconhecimento, o Prêmio busca disseminar e estimular que boas iniciativas sejam replicadas em outros destinos brasileiros, como forma de contribuir para melhorar as condições do turismo em seus territórios. Nessa publicação, foram selecionadas 33 iniciativas finalistas do Prêmio Nacional do Turismo 2019, do edital voltado às Iniciativas de Destaque. As finalistas foram selecionadas entre 418 projetos inscritos de todo o Brasil.

As onze comissões julgadoras, com composição divulgada no site do Ministério do Turismo, compostas por um total de 60 membros de diferentes entidades e múltiplas expertises, tiveram a importante tarefa de analisar cada uma das propostas habilitadas e decidir pelas mais condizentes com o estabelecido pelo edital de seleção pública, a partir de critérios técnicos. A publicação traz a sistematização dessas iniciativas de sucesso com vistas a ampliar o reconhecimento às iniciativas, em benefício do desenvolvimento do setor turístico no Brasil.

A cerimônia foi realizada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, com a participação de autoridades e representantes do setor. Grandes nomes e iniciativas foram devidamente homenageados na noite de quarta-feira dia 04/12/2019.

Minas Gerais ao todo faturou 5 troféus, 3 de bronze e dois de prata.

Conceição do Mato Dentro se inscreveu através da iniciativa Além da Extração, Programa Crescer. E disputou com Secretaria de Turismo de São Paulo, e Prefeitura Municipal de Guarapuava (PR) ficando com o terceiro lugar.

A categoria que Conceição do Mato Dentro disputou foi MELHORIA DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS E ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS. Sem dúvida uma grande conquista para a cidade que está sendo reconhecida pelo seu trabalho de desenvolvimento turístico e eleita como um exemplo a ser seguido em nível nacional.

O Programa Crescer é fruto de uma parceria público e privada entre o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e a empresa mineradora Anglo American Minério de Ferro Brasil. Estes parceiros acreditam que o setor turismo pode ser uma importante ferramenta de diversificação econômica local sustentável de longo prazo para municípios mineradores.

O programa Crescer busca a diversificação econômica em um município minerário. Atua nas cadeias produtivas com maior potencial gerador de emprego e renda, dentre as quais Leite e Queijo, Hortifrúti, Apicultura e o Turismo. O turismo e a produção associada ao turismo são a maior vocação econômica da região e do município. Esse programa é realizado desde 2017 para o fomento e criação de novos produtos turísticos. Para sua mensuração, foi instituído, também, um observatório do turismo. 

Todo o sucesso deste programa que é executado pela Technoserve Brasil, vem de um grupo de representantes do trade turístico de Conceição do Mato Dentro. Todos os participantes do Programa Crescer que vem se reunindo e construindo juntos um plano de trabalho, executando e dividindo ações de um projeto de desenvolvimento turístico para cidade de Conceição do Mato Dentro através do Conselho Municipal de turismo e a Câmara temática, que é um grupo de trabalho que visa pensar, discutir e propor resultados e ações para o desenvolvimento turístico responsável da cidade.

É para este grupo de pessoas, que chamamos de “governança local”, que devemos agradecer todo o mérito desta premiação.

Foram mais de 100 participantes ao longo de todo o processo e não seria possível nomear todos aqui. Porém podemos destacar alguns nomes em especial:

José Fernando – Prefeito de Conceição do Mato Dentro;

Geraldo Afonso – Presidente do COMTUR de Conceição do Mato Dentro;

Haécio lages – Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Conceição do Mato Dentro;

Amanda – Responsável pela Comunicação da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro,

Silvana – Secretária de Cultura de Conceição do Mato Dentro,

Filipe – Secretário de Meio Ambiente de Conceição do Mato Dentro,

Rejane – Secretária de turismo de Conceição do Mato Dentro e sua equipe, 

Marquinhos e Mariana – Parque Estadual da Serra do Intendente, IEF

Secretaria de Turismo do Estado de MG.

Ao “Programa Minas Recebe” da Secretaria de Turismo de MG, em nome da Renata Toffoli, e de todos os receptivos que participam deste programa e participaram da construção do produto turístico,

Ana Caldeira do Circuito Turístico do Parque Nacional da Serra do Cipó, 

ABETA – Associação das Empresas de Turismo de Aventura do Brasil,

E a tantos outros como: Renato Biscoito, Leandro Vida, Nicinha, Jose Eugênio Maninho, Henrique, Ariel, Bruna, Edvan, Igor, Junia, Leandro e todos os taxistas, Samuel, Cadinho, Rubinho, Raquel, Cristiane, Natalia, Otacilinho, Josinês, Fernanda, Edileia, Ana Rajão, e muitos outros que contribuíram imensamente para o sucesso deste trabalho que ainda está em desenvolvimento. 

Sem a união e colaboração para um trabalho em conjunto em prol do bem comum e do turismo responsável da cidade de Conceição do Mato Dentro, este reconhecimento de nível nacional não seria possivel.”

jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp 31-99953-7945

3 comentários em “Conceição do Mato Dentro é destaque na 2a Edição do Prêmio Nacional de Turismo

  1. Iniciativa a ser seguida nas regiões do lago de Furnas. Tem um potencial econômico enorme para o turismo e prática de esportes náuticos. Mar de Minas com volume de água maior do que a Bahia da Guanabara, hoje com mais 20 metros abaixo nível porque uma certa presidente mandou abrir as comportas mais do que o nível suportado para recuperação. . Abandonada que venham investidores para explorar tão linda região. Obrigada pelo espaço Jose Aparecido.

  2. Quero deixar aqui parabéns a todos ganhadores neste brilhante evento e um abraço especial em nome da Vice presidência de Eventos da ABAV MG ao Jose Aparecido e brilhante equipe devConceição do Mato Dentro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *