#VivaPortugal! – Oceanário de Lisboa

Publicado em #VivaPortugal!, Outras cidades

IMG_1784

Dando sequência à série #VivaPortugal!, hoje é dia de conhecer um lugar quase mágico de Lisboa. Eu, que nunca tinha ido a um aquário, me encantei totalmente com o Oceanário da capital portuguesa. Uma quantidade gigantesca de espécies da fauna e flora marinhas faz você se sentir quase que literalmente dentro do mar. Vamos mergulhar juntos (rá!)?

Depois que o visitei, fiquei sabendo que o Oceanário de Lisboa é uma das grandes atrações da cidade (e o segundo maior aquário da Europa), mas antes não tinha ouvido falar sobre ele. Acho que é porque é um turismo muito voltado para famílias com crianças. Mas, olha, te digo que não é bem assim. Eu, pelo menos, me diverti bastante. Achei muito interessante poder ver de perto (mesmo) tantos peixes e bichinhos do mar. São mais de 15 mil seres vivos ali, de mais de 450 espécies diferentes. O local foi inaugurado no ano de 1998 para a Exposição Internacional, que tinha como tema “Os oceanos, um patrimônio para o futuro”.

O que mais chama a atenção no Oceanário é um tanque GIGANTE que fica no meio do prédio, com tubarões, arraias, peixes pequeninos, médios e grandes. Ainda bem que tem vários bancos próximos do tanque pra gente simplesmente sentar e ficar observando a vida e os tipos de animais ali dentro. Inclusive, dá pra tirar várias fotos legais quando os peixes passam próximo do vidro. #ficaadica

Além desse tanque central, há várias outras partes, divididas em dois andares e por tipo de animal. Até pinguim tem por lá! E espero que você tenha a sorte de conseguir vê-los pulando na água e nadando, quando estiver passando pelo tanque. É bonitinho demais!

O Oceanário está no Parque das Nações (que, inclusive, vale uma manhã ou tarde de visita, pois são vários pavilhões – em breve, post sobre ele) e é bem fácil de chegar. Dá para ir de ônibus, metrô ou carro. Fui de metrô e foi bem tranquilo, com uma estação bem próxima do edifício. A entrada custa de 9 a 14 euros, dependendo da idade, e há um valor especial para famílias (36 euros para dois adultos e duas crianças).

Além da exposição permanente, de tempos em tempos, o Oceanário realiza uma exposição temporária. Quando fui, era sobre pequenos peixes e era bem bonita. O local também desenvolve uma série de projetos educativos, com o objetivo de alertar sobre os problemas que o meio ambiente enfrenta.

Então, se você for a Lisboa, reserve umas três horas para ir até o Oceanário, aprender sobre os oceanos e mares e ver de perto tantos animais lindos e fantásticos. Certeza que vale a pena e é muito melhor do que algum dos programas mais turísticos de Lisboa.

Oceanário de Lisboa
https://www.oceanario.pt/
End.: Esplanada Dom Carlos I, s/n (estação do Oriente – linha vermelha)
Segunda-feira a domingo, das 10h às 19h

Mais da série #VivaPortugal!:
Hippotrip – um jeito diferente de conhecer Lisboa

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona 
Siga o Viva Barcelona no Snapchat: blogvivabcn

____

Gostaria de agradecer imensamente ao Oceanário de Lisboa por toda ajuda e informações dadas na visita. Todos foram super atenciosos e prestativos! Voltarei, com certeza! Obrigada!

 

2 comentários para “#VivaPortugal! – Oceanário de Lisboa

  1. Aqui em Belo Horizonte, bem que poderia fazer algo semelhante. É muito legal o Oceanário de Lisboa. A gente passa horas lá e nem percebe. Depois pode dar um passeio no teleférico que fica do lado do rio. Um projeto que pode ser copiado e vai servir de diversão para adultos e crianças.

    1. Olá Maria! Muito obrigada pelo comentário!

      Também acho que seria muito legal ter um local tipo o Oceanário de Lisboa em BH. Seria mais uma atração para a cidade, né?

      Volte sempre! Abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *