#VivaPortugal! – LX Factory

Publicado em #VivaPortugal!, Outras cidades

LX Factory

Quando estava fazendo minha pesquisa sobre quais lugares deveria visitar em Lisboa para dar uma chance pra cidade me conquistar de vez, um local me chamou muito a atenção e eu sabia que ali poderia estar a “nossa” chance: a LX Factory. Como meu instinto é quase igual ao da Olivia Pope (sorry, mas estou no meio da maratona de Scandal) foi ali que passei um dos momentos mais agradáveis na capital portuguesa.

A LX Factory foi construída no ano de 1846, no bairro de Alcântara, e já foi, além de uma fábrica de tecidos (a Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense), armazém e gráfica. Depois de alguns anos, acabou sendo abandonada pelas empresas que ali estavam e ficou assim: um terreno de 23 mil m², com 11 edifícios e vazio. Até que, há pouco tempo, em 2008, um grupo de investimentos do setor imobiliário resolveu apostar no local e reformá-lo. Mais um período depois e nascia a agora conhecida como “ilha criativa de Lisboa” ou apenas “ilha da criatividade”. Para mim, um espaço sensacional, diferente de tudo o que já tinha visto nessas minhas andanças por ai.

A LX Factory hoje é um local com ruas fechadas, tomado por lojas e restaurantes, que respiram e exalam cultura, arte, design e cor, por dentro e por fora. E há de tudo: livraria, bares, lojas de decoração, de cosméticos, vinhos, estúdios de tatuagem, confeitarias e até agências de publicidade. Ufa.. Uma infinidade de opções. E uma das coisas mais legais para se fazer é justamente ir pra lá com tempo e entrar em cada um dos espaços, descobrindo itens e produtos super legais. O difícil é conseguir controlar o bolso, já que as coisas não são tão baratas.

Para comer, recomendo o restaurante Na Cantina, que é todo decorado com peças antigas e faz um gazpacho maravilhoso (sério, peçam!), que vai super bem com uma taça de vinho branco. O preço é bem acessível (acho que não paguei nem 6 euros pelo prato, uma taça de vinho e uma água) e tem um parte aberta, com um pergolado cheio de plantas e flores lindas. Depois, a dica certeira é ir até a lojinha da OhBrigadeiro e comer o melhor brigadeiro da vida. É sério: comi o melhor brigadeiro ever, em Lisboa, feito por uma portuguesa (perguntei).

Ah, vale lembrar que alguns restaurantes lá fecham depois das 16h e só voltam a abrir às 20h. Então, programe-se para conseguir aproveitar bem tudo que a LX Factory tem pra você. Recomendo ir no meio da manhã e ficar até o final da tarde ou chegar no final de tarde e ficar até o fim da noite. E dizem que aos domingos é realizada uma feirinha de artesanato super legal de conhecer. Vocês podem ir e me fazer inveja!

Para chegar, fui de ônibus, mas já vi que a melhor opção era ter ido de tram (número 15) e descer no Calvário, na rua Alcântara. Você já estará a uma rua de da LX Factory.

LX FACTORY
www.lxfactory.com
End.: rua Rodrigues Faria, 103
Tel.: 
213 143 399 ou 213 143 410

Mais da série #VivaPortugal!:
Hippotrip – um jeito diferente de conhecer Lisboa
Oceanário de Lisboa


Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona 
Siga o Viva Barcelona no Snapchat: blogvivabcn

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *