#VivaPortugal – Lagos (Algarve): o que fazer?

Publicado em #VivaPortugal!, Outras cidades

Depois de passar uma semana em Lisboa, dando a chance pra capital portuguesa me conquistar de vez, meu destino foi bem ao sul do país lusitano: Lagos, na região do Algarve. Indicação das amigas do blog Estrangeira (link aqui), as fotos delas eram maravilhosas e não pensei duas vezes em também visitar a região.

Como acho que muitos dias em cidades de praia são cansativos e não tem muito para fazer, resolvi ficar apenas três dias por lá. E já digo que foram suficientes. Mais do que isso seria exagero. Dois dias são o ideal.

Lagos é uma das principais cidades do Algarve, que é famoso pelas suas belas praias, e, exatamente por isso (e também porque tem um custo muito baixo), atrai muitos gringos do norte da Europa. Percebi que tinha muitos franceses e ingleses por lá. Todos rosas de tanto sol. A cidade é bonitinha, tem até um centro histórico, mas bem pequena e simples. Realmente não há muito o que fazer. A rotina mais comum é: praia de manhã, tarde no hostel e, à noite, ir para um dos milhares de bares e restaurantes no centro da cidade.

As praias de Lagos são lindíssimas, as mais bonitas que já vi. Porém, têm pouca areia, são pequenas e ficam bem abaixo do nível da rua (prepare suas pernocas para subir e descer morros e escadas). O mar, com um azul maravilhoso, é um pouco mais gelado do que necessário, o que me impossibilitou de curtir a sua água transparente. Ou seja, se você quer ir, tente ir bem no verão, em julho ou agosto.

Muita gente aproveita a ida ao Algarve para visitar várias cidadezinhas da região. Eu resolvi ficar apenas em Lagos mesmo porque pelo que tinha pesquisado, as praias não são muito diferentes entre elas.

O que eu fiz e recomendo A TODOS é fazer um dos milhares de passeios de barco ou caiaque no mar. Fiz o de catamarã com a Discover Tours (link aqui) e foi, com certeza absoluta, a melhor parte da viagem. O que eu fiz foi o passeio de 4h, com lanche incluído. Foi maravilhoso!! A paisagem por si só já valia muito a pena, mas o barco e a atenção dos guias completaram perfeitamente. As fotos falam por elas. Impossível não se apaixonar.

Na primeira parte do passeio, o guia foi explicando tudo sobre a região, histórias e as formações rochosas. Ainda contou alguns “causos” engraçados. Depois de cerca de 1h30, o catamarã é “estacionado” no meio do mar e debaixo dele sai uma boia gigante redonda para as pessoas pularem do barco para a água. Como o mar estava bem gelado, no meu grupo apenas duas pessoas se animaram. Nesse mesmo lugar, é servido um lanche (no dia que fui, era sanduíche de frango ou de atum com uma bebida – água ou refrigerante). Ainda ficamos ali um tempo e depois voltamos para o mesmo lugar de onde saímos.

A Discover Tours ainda tem outros diversos tipos de passeios, com catamarãs ou caiaques. No site deles tem todas as opções e recomendo demais. Ah, fiz amizade com duas brasileiras que fizeram o com caiaque e disseram que precisa ter força no braço!

Lagos é uma cidade onde se come bem e mais barato ainda que Lisboa. Pesquisando sobre o Algarve, encontrei no blog 360 Meridianos (link aqui) dicas de alguns restaurantes em Lagos e, claro, fui testar. Assim como eles, o meu favorito foi o The Garden, que é apaixonante. Tem uma grande área ao ar livre, com muito verde e as mesas. A comida é bastante gostosa e o preço bem ok. Vale a visita. Além dele, tem vários outros locais para se comer bem e barato por lá. Aproveite para provar o pão com chorizo deles (uma pão com calabresa). Bem no centro, tem uma lanchonete que você consegue comer o pão, mais batata e bebida por menos de 5 euros.

Resumindo, Lagos é uma cidadezinha bonitinha, que vale a pena conhecer. As praias são lindíssimas, hospedagem e comida baratas. Não deixe de fazer o passeio de catamarã (de jeito nenhum) ou qualquer outro pelo mar e dois dias são suficiente para ficar por lá.

Mais da série #VivaPortugal!:
Hippotrip – um jeito diferente de conhecer Lisboa
Oceanário de Lisboa
 LX Factory
 Onde comer em Lisboa
 Melhores dicas de Lisboa

 

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona 

____

Gostaria de agradecer imensamente à Discover Tours por toda ajuda e informações dadas no passeio. Todos foram super atenciosos e prestativos! Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *