#VivaCava! – Freixenet

Publicado em #VivaCava!, Comidinhas

IMG_1231

Depois de aprender sobre o cava e suas curiosidades (post aqui) e conhecer a Codorníu (post aqui), hoje, no terceiro episódio da série #VivaCava, vamos visitar a Freixenet (http://www.freixenet.es), uma das produtoras mais conhecidas no mundo. Inclusive, a Gabi, amiga de São Paulo, me contou que nessas últimas festas de final de ano, os cavas da Freixenet fizeram o maior sucesso nos supermercados. Achei lindo! Se depender de mim, todo brasileiro vira bebedor de cava!!

Como chegar – Como estávamos hospedados em Sant Sadurní, saímos do centro da cidade (que é bem pequenininha e vocês irão conhecer melhor em um post futuro) e fomos caminhando até a Freixenet, que fica bem à frente da estação da cidade. Ou seja, se você está indo de Barcelona, não vai precisar andar nem cinco minutos até a entrada da fábrica. Olha que agradável! Na capital catalã, basta pegar um trem da linha R4, no sentido de Sant Vicenç de Calders, que passa em várias estações  (Sants, Sagrera e Plaça Catalunya, por exemplo) até Sant Sadurní d’Anoia. O trajeto vai levar cerca de 50 minutos e custa 8,40 euros ida e volta.

Ah, e ainda há a opção de utilizar o Freixetren, que é um bilhete de ida e volta de trem até Sant Sadurní mais o ingresso para a visita às instalações da Freixenet por apenas 11 euros! Fica mais barato do que comprar tudo separado e dá para comprar em todas as estações RENFE de Barcelona (as que passam trem).

A visita – Assim que você entra pelo portão da Freixenet, já percebe a atenção que eles têm com os detalhes. O jardim e algumas peças do lado de fora do prédio principal estão super bem cuidados e são lindos! A visita começa com um vídeo curto e interessante contando a história da empresa, como a Freixenet foi criada, se fortaleceu e cresceu ao longo dos anos (tudo começou em 1861).

Depois do vídeo, vem uma verdadeira maratona de informações e aprendizado sobre cava, seu processo de elaboração, uvas e até diferentes tipos de solo. A nossa guia Victoria foi um amor de pessoa e foi super paciente com todas as dúvidas que tínhamos sobre o cava, suas variedades e a produção. Essa parte é bastante completa e visual, com muitos quadros, fotos, gráficos e objetos. Dá para aprender bastante.

Ai é a vez de descer para as cavas, onde ficam/ficavam armazenadas as garrafas e barris. Passamos um tempo ali, sentindo aquele esperado cheirinho de vinagre, o friozinho por estar a alguns metros abaixo do solo, isolado da temperatura externa, e aprendemos ainda mais sobre a fermentação, tempo de produção, etc.

Na sequência, entramos em um trem elétrico, que nos leva para conhecer mais da enooorme Freixenet. Vocês não imaginam o tanto de garrafas que tem ali. Elas ficam esperando o tempo para serem consumidas e enviadas para todo o mundo. Gigantesco.

Terminado o passeio de trem, hora de degustar! Provamos três tipos de cavas, cada um mais gostoso que o outro. A Victoria explicou um pouco sobre cada um deles: brut nature, brut e semi seco. Para acompanhar, delícias espanholas: pão com tomate, queijos e embutidos. Tudo maravilhoso! Fora que a vista da varanda do bar é de babar. Fiquei morrendo de vontade de ficar ali horas e mais horas, bebendo cava, petiscando e olhando a paisagem.

Infelizmente, o bar ia fechar e tivemos que ir embora. Ao descer de elevador ou escada, a gente sai pela loja da Freixenet, que, além de cavas, tem várias lembrancinhas e acessórios para quem gosta da bebida.

A visita dura em torno de 1h30 e está disponível em diversas línguas (castelhano, inglês, catalão, francês, russo e alemão). Custa 8,50 euros e tem que ser reservada pelo site (link aqui). Minha recomendação é reservar uma manhã ou uma tarde da sua estadia em Barcelona para ir até lá conhecer. Vai por mim! É aprovadíssimo demais! Aprendemos muito sobre todas as etapas de elaboração e produção do cava, me diverti e provei um dos melhores cavas ever, o Cordón Negro Reserva Brut. Maravilhoso!

Série #VivaCava!
01 – O que é o cava?
0
2 – Codorníu

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Snapchat: blogvivabcn

____

Gostaríamos de agradecer imensamente à Freixenet e nossa guia Victoria por toda ajuda e informações dadas na visita. Todos foram super atenciosos e prestativos! Voltaremos! Obrigada!

2 comentários para “#VivaCava! – Freixenet

    1. Ei Felipe! Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Os dois passeios são bem legais, mas bem parecidos. A Freixenet tem a facilidade de estar bem pertinho da saída da estação de trem e ainda tem a possibilidade de já comprar o bilhete de trem + a visita na cave. Abraços!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *