O que beber em Barcelona: vermut

Publicado em Barcelona, Comidinhas, Tradição

Se tem uma coisa que os catalães levam a sério são as tradições, sejam elas culinárias, de celebração ou datas. Uma das que está em bastante evidência nos últimos anos é a de, principalmente nos fins de semana, tomar um vermut com amigos e/ou família. E tenho quase absoluta certeza que se você já passou alguns dias em Barcelona viu alguma placa convidativa com a palavra em letras maiúsculas.

Eu não conhecia a bebida e muito menos essa tradição antes de vir morar aqui. Mas nesses mais de cinco anos morando aqui já aprendi (quase) tudo. A hora do vermut é quase sagrada para aqueles que gostam e consiste basicamente em abrir o apetite para o almoço (que, normalmente, é a partir das 14h) com o vermut acompanhado de alguns petiscos leves.

A bebida tem como base vinho (branco ou tinto) misturado com ervas e especiarias e cada fabricante tem a sua receita, porém, normalmente, não faltam a planta absinto, anis estrelado, cravo, cardamomo, casca de laranja, canela e até noz moscada. Ou seja, uma mistureba muito aromática.

Aqui em Barcelona, o vermut é servido com pedras de gelo e, no mínimo, uma azeitona dentro do copo. Há lugares que também colocam um pedaço de casca de laranja, para dar um toque a mais. Dizem que os melhores petiscos para acompanhar a bebida são anchovas, batatas tipo chips, azeitonas e peixinhos em conserva.

Em toda a Espanha, a tradição do vermut, apesar de ser bem antiga, se tornou popular depois da Guerra Civil, principalmente entre pessoa da classe média-baixa e, normalmente, aos domingos, quando se reuniam para longas conversas antes do almoço. Segundo a história, foi na cidadezinha de Reus, na Catalunha, que o vermut se tornou parte do dia a dia dos catalães e espanhóis.

Apesar de ser uma bebida que existe há séculos, sua industrialização é atribuída aos italianos, mas também é bastante popular na França.

São inúmeros os lugares em Barcelona que fabricam e vendem vermutes deliciosos, porém, há aqueles clássicos, que devem estar na lista de quem quer ter um gostinho dessa tradição catalã: Quimet & Quimet (pequena bodega no bairro Poble Sec), Bar Mut (no bairro Eixample, perto de La Pedrera), Lo Pinyol (no bairro de Gràcia, com petiscos deliciosos) e El Chigre (no bairro Gótico).

E você, já experimentou o vermut? Conte a sua experiência aqui pra mim!

Reserve a sua hospedagem em Barcelona: https://www.booking.com/index.html?aid=1685443 
Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *