Um dia de neve em Vall de Núria

Publicado em Arredores, Outras cidades

IMG_0689

Hoje é um dia muito especial aqui no Viva Barcelona! Temos a honra de ter com uma convidada muito especial, a amiga Marina Pamplona Medeiros, que vai nos contar como foi a experiência dela em Vall de Núria, um vale próximo de Barcelona, que no inverno vira uma das estações de ski mais visitadas e divertidas da Catalunha.

Anotemos todas as dicas para ver se esse passeio realmente vale a pena! Vamos!

“Uma coisa que nunca imaginei é que com uma viagem de trem de 3 horas você sai do centro de Barcelona e chega em uma estação de ski completamente tomada por neve. Tá certo que não é uma estação muito grande e para os nativos e que já sabem esquiar não deve ter muita graça. Mas, pra mim, que nunca tinha visto neve “acumulada” e muito menos esquiei, foi uma experiência incrível e estou aqui pra dividir com vocês.

Na estação Sants, comprei o bilhete de ida no trem R3 com destino a Ribes de Freser, que custou 9,10 euros. Você pode comprar já o de ida e volta, mas como não tem diferença no preço e tem que fazer conexão com o trem cremalheira, preferi esperar pra comprar. Também dá para comprar o bilhete nas outras duas estações que o trem passa no centro de Barcelona, a da Plaça Catalunya e a Arc de Triomf. Cerca de duas horas depois, com a temperatura no termômetro interno do trem baixando gradativamente e a paisagem cada vez mais branca, chegamos na nossa parada. A mágica da neve já começou aí.

Ao lado da estação que descemos, fica a estação Ribes-Enllaç, de onde sai o trem cremalheira, que te leva até o Vall de Núria. A passagem Ribes-Nuria custa 24,80 euros, para em outras duas estações e demora mais uma hora. O trem sai mais ou menos a cada hora e aconselho combinar os horários porque não tem nada nessa estação pra fazer. Nós saímos às 7h52 de Barcelona e chegamos às 10h20 em Ribes, enquanto que o trem para Vall de Núria saiu só às 11:10. Ao comprar o bilhete, o funcionário da estação nos avisou que, para voltar, o último sairia 17h20 e que com ele era possível pegar o trem das 18h05 para Barcelona. Como tínhamos tempo, voltamos a estação principal pra comprar os bilhetes de volta e não correr riscos. Chegamos na estação de esqui, por fim, às 12h (mas é possível chegar mais cedo, se você pegar o trem das 6h22 em Barcelona e 9h20 em Ribes, por exemplo).

Lá em cima, quase tudo se concentra em um grande edifício: ali você encontra um local pra alugar equipamentos de ski (o equipamento completo custa 22,35 euros pro esqui e 33,60 euros para o snowboard, ou você pode alugar os itens que precisar); duas escolas de ski (uma aula custa entre 30 e 50 euros, dependendo de quantas pessoas participarem e da duração); restaurantes, cafeterias e um espaço com mesas e micro-ondas (se quiser levar sua comida e esquentar por lá).

O Santuário da Virgem de Núria, uma igreja pequena e bonitinha, tem sua torre bem no centro da construção e chama atenção de longe. É um local de peregrinação antigo que atrai muitos fiéis, principalmente no dia 8 de setembro, que é o dia da santa.

Depois de descer do trem, caminhamos seguindo as placas por dentro do edifício até a rua, onde um caminho coberto leva para o Santuário. Dali, voltamos para brincar na neve e quando a fome bateu, entramos no prédio em busca do restaurante. Ele fica ao lado do hotel, funciona para almoço das 13h às 15h e cobra um valor fixo de 21,50 euros por um buffet variado e muito bem servido. Nos finais de semana, outros restaurantes funcionam, mas na quinta-feira estavam fechados. Além deles,  estavam abertas duas cafeterias, onde se pode comer lanches mais rápidos.

De volta à neve, pegamos um teleférico que leva ao ponto mais alto possível pra quem não vai esquiar (custa 6 euros e se você comprar junto com o bilhete do trem de cremalheira, fica mais barato). Lá em cima tem uma vista deslumbrante e um albergue pra quem vai passar a noite e não quer investir tanto na hospedagem.

Às 17h10, estávamos na plataforma para pegar o último trem – dois trens saem juntos nesse horário e aqui a dica pra quem vai voltar pra Barcelona é entrar no primeiro trem, que chega 18h em ponto na estação. Caso contrário, você pode perder o trem das 18h05. Caso isso aconteça, não precisa entrar em pânico. Depois desse ainda há mais um trem para Barcelona.

Enfim, passar um dia em Vall de Núria, mesmo sem esquiar, valeu super a pena. Eu não esquiei por falta de roupas adequadas (precisa de roupa impermeável), mas calculei que daria para passar o dia esquiando por cerca de 100 euros. Para quem vai sem essa intenção, como eu, o lugar é lindo, dá vontade de se jogar na neve e a comida do restaurante é bem gostosa. Passar a dia tomando um vinho enquanto víamos a capa de neve aumentar na janela pareceu cena de filme. Ficou gostinho de quero mais.

Curiosidade – a instrutora da escola de esqui disse que nesse ano a neve está com ótimas qualidade e quantidade, vai ser possível esquiar muito bem até meados de março.

Dicas que só li, não usei:

  • O Hotel Vall de Núria tem várias opções de quartos para famílias, inclusive com cozinha pequena.
  • Para esquiar, você ainda precisa pagar o Forfet e um seguro de saúde. Sem comida e com aulas, gasta-se cerca de 100 euros pra passar o dia esquiando. Fora roupas impermeáveis e óculos de sol, que me pareceram indispensáveis.
  • Na subida, o trem cremalheira passa por dois povoados pequenos e os dois têm hotéis. Então dá pra dormir por lá sem necessariamente ser no hotel da estação, que já está cheio até abril em todos os finais de semana.”

Quem já está morrendo de vontade de ir pra Vall de Núria, como eu?? Então, se você vem para Barcelona ainda neste inverno e quer ter uma experiência inesquecível na neve, temos aqui mais uma ótima opção. Marina, muito obrigada!

Quer outra? Vem ler a minha experiência (trágica e, agora, engraçada) tentando esquiar em Andorra. Aqui

Mais informações sobre Vall de Núria: http://www.valldenuria.cat/hivern/

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

16 comentários para “Um dia de neve em Vall de Núria

  1. Bom dia. Estou indo p Barcelona no inicio de Março. Na estacao de esqui de Nuria, eles permitem que eu alugue os eqptos de snowboard, e utilize a pista sem roupa propria? Calça jeans e uma jaqueta impermeavel? Ou vao me impedir de praticar? Alem de pagar o aluguel dos eqptos, tbm tenho que pagar para usar a pista?
    Muito obrigado

    1. Olá Bruno! Tudo bem?
      Vamos lá: na estação não tem restrição pra roupa. Só é indicada uma roupa porque é muito frio. Normalmente, não esquiam de calça jeans, até porque tira a mobilidade e quando escosta no gelo acaba molhando, ne? Mas não tem nenhuma placa de proibição de vestimenta.
      Sim, tem que pagar pra usar a pista, além dos equipamentos. Eles chamam de Forfait e se não me engano é uns 20 euros e já está considerado naqueles 100 que foi estimado pra um dia esquiando.
      Muito obrigada pela visita!

    1. Olá Ariane! Tudo bem? Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Isso mesmo! Os 24,80 é ida e volta! Abraços e volte sempre!

  2. Olá! Estou indo para Barcelona no carnaval e, como tenho filhos, pensei em passar um dia na Neve. Existe um parque na estação para trenó e brincadeiras desse tipo? Vc acha que preciso comprar roupa para neve? Obrigada!!

    1. Olá Maria! Obrigada pela visita e pelo comentário. Bom, em Vall de Nuria tem um “parque lúdico”, pensado exatamente para famílias. O link com todas as informações sobre o local está aqui: http://www.valldenuria.cat/es/invierno/actividades/parque-ludico/ . Com relação à necessidade de comprar roupas de neve, acho que não. Claro que vocês devem vir preparados para o frio, mas na própria estação tem loja que aluga roupas e equipamentos. Espero que tenha ajudado. Volte sempre! Abraços!

  3. Ola…esse é o primeiro link onde informa que é em Vall de Nuria aluga esquipamentos para esquiar, me informaram que somente em la molina que consigo alugar roupa.

    1. Ei Rômulo. Tudo bem? Obrigada pela visita e pelo comentário. Depende do ano. Mas, normalmente, a temperatura no inverno fica entre 6 e 0.

  4. Oie! É verdade que a estação fecha em Novembro para se preparar para o inverno? Estarei em Barcelona dia 1/12, será que já consigo ver neve? Bjs! Adorei o blog!

    1. Ei Carol! Tudo bem? Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Até onde eu sei, mesmo sem neve, Vall de Núria fica aberta, mas sem os pontos de esquisar. Acho muito dificil você conseguir ver neve aqui em dezembro, principalmente tão no início do mês. Os meses mais frios são janeiro a março. Espero que tenha conseguido ajudar. Beijos!

  5. Olá, ainda fiquei na dúvida, lá também aluga as roupas ou só equipamentos? Sabe mais ou menos o valor que da pra passar o dia, esquiar, roupas, transporte e equipamentos?

    1. Olá! Obrigada pela visita e pelo comentário. Eles também alugando roupas, além dos equipamento. Não sei o valor exato, mas a minha amiga que foi gastou 100 euros, sem alugar nada. No site, é possível ver os valores. Espero que tenha ajudado! Abraço!

    1. Ei Ramon! Tudo bem? Muito obrigada pela visita e pelo comentário! Você pode pegar o trem na estação de Sants e não é necessário comprar o bilhete com antecedência. Acredito que no dia anterior é ok. Espero ter conseguido ajudar! Abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *