Onde comer em Málaga: tour gastronômico

Publicado em Comidinhas, Outras cidades

Sempre ouvi falar muito bem de Málaga, mas não sabia que a cidade ia me conquistar tanto. Fui convidada pelo Turismo da Costa do Sol para conhecer a cidade e foi uma surpresa atrás da outra. Uma das coisas que mais me encantou foi poder aprender mais e provar deliciosos pratos da cultura malaguenha e andaluz.

Uma das atividades mais bacanas que eu e o grupo de blogueiros convidados fizemos foi um tour gastronômico pela cidade, com a Food Spain Sherpas. Foram quase quatro horas de muitos tapas e pratos deliciosos, que definitivamente, me farão voltar para a cidade.

O nosso tour começou no famoso e tradicional Mercado de Atarazanas, que fica bem no centro da cidade. O guia nos explicou um pouco sobre a história de Málaga e do mercado, contando sobre as famílias que estão há décadas ali trabalhando, às vezes com mais de um estande.

O Mercado é lindo por fora e ainda mais bonito por dentro, com sua estrutura de ferro, que lembra bastante o La Boqueria de Barcelona, e um vitral maravilhoso em uma de suas entradas.

Mas a grande atração foi, claro, a comida. Ali, pudemos provar produtos e pratos típicos de Málaga, como a berinjela com mel de cana, os boquerones (peixinhos) marinados no limão (maravilhosos!!), figo com amêndoa, azeitonas e passas. Tudo muito gostoso e que vale a pena comer.

Depois de sair do mercado, para abrir (ainda mais) o apetite seguimos para o tradicional Antigua Casa de Guardia (que me lembrou, de certa forma e pelo estilo, a Can Paixano) para provar o famoso vinho doce de Málaga. Para acompanhar o vinho pajarete de 3 anos, atum e membrillo (uma geleia bastante consumida na Espanha). Lá, você encontra uma variedade enorme de vinhos guardados todos em barril e com preços bem camaradas (uma taça ficava entre 1,70 e 1,90 euro).

O próximo destino foi El Chinitas, um dos restaurantes mais típicos de Málaga, que chama a atenção pela sua decoração andaluz, antiga e que tem muito da história da cidade, já que grandes artistas e lendas da região tinham como ponto de encontro o local. Ali, provamos o sensacional tartar de salsichón (um embutido) e a salada malaguenha, que faz uma interessante mistura entre bacalhau, batata e laranja. Vale a pena experimentar.

Como se a gente ainda não tivesse comido o bastante e para fechar com chave-de-ouro o tour gastronômico por Málaga, fomos ao Casa Bellota, o que mais gostei e recomendo. Foi um festival de comida boa e surpreendente. Comemos croquetes de camarão ao pilpil (tempero picante, com pimentão), espetinho de boi com pesto de salsinha e o grande destaque do dia, o gazpachuelo (sopa de maionese fresca, com batata e camarão – deliciosa).

Ah, não deixe de provar, em qualquer lugar de Málaga o tinto de verano, que é um vinho tinto mais leve e doce, normalmente, com limão ou soda. Super típico e vale experimentar pelo menos uma vez (não gosto porque para meu gosto é muito doce).

A Food Spain Sherpas tem diversos tours disponíveis em Málaga e esse maravilhoso que fizemos foi o de tapas, com duração média de 3,5 horas. O guia sempre muito atento e super interessado em contar as histórias da cultura e tirar todas as nossas dúvidas. Vale a pena demais conhecê-los se você estiver em Málaga. No site deles tem mais informações.

_______

Gracias a Food Spain Sherpas por el tour y a la Oficina de Turismo de Costa del Sol por la invitación. Ha sido genial!

Reserve a sua hospedagem em Barcelona: https://www.booking.com/index.html?aid=1685443 
Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

2 comentários para “Onde comer em Málaga: tour gastronômico

  1. Gostaria ter informações sobre os hotéis da cidade, valor da diária qual a rota devo seguir ir até Madri ou Barcelona.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *