Tibidabo

Publicado em Barcelona

tibidabo

Vocês devem ter percebido que gosto muito de mirantes, né? Hoje é dia de apresentar outro dos meus preferidos, o Tibidabo. Ele é bem mais conhecido que o Bunker do Carmel (que já contei aqui), mais fácil de chegar (anda menos) e quase tão bonito quanto. Para deixá-lo ainda mais charmoso e colorido, ainda tem um parque de diversões (que ainda não fui, mas prometo ir e contar para vocês).

O Tibidabo é um dos montes da Serra da Collserola e tem altitude de cerca de 515 m. Além do parque de diversões que leva o nome do monte, a atração do Tibidabo é o Templo Expiatório do Sagrado Coração, construído no século XX, que ainda tem um cristo de braços abertos para você e Barcelona no topo.

IMG_0331
O que pode desanimar algumas pessoas a ir até o Tibidabo é o tempo que leva a “viagem”, já que a distância é grande e é necessário fazer algumas trocas de transporte. Mas te garanto que vale a pena. As duas vezes que fui, fiz da mesma forma. Caneta e papel na mão para não se perder:

1- na estação Diagonal (ou na Praça Catalunha), pegue um trem da FGC das linhas S1 (direção Terrassa Rambla) ou S2 (direção Sabadell Rambla) e desça na estação Peu del Funicular.

2 – De lá, você tem que pegar um funicular (tipo um bondinho), que te leva da parte inferior para a superior (essa é uma parte legal da ida também. Acho o “caixotinho” que a gente anda muito fofo e diferente de tudo que já tinha visto).

3 – Quando chegar lá em cima, você tem duas opções: esperar o ônibus 111 (que é um microbus e passa de meia em meia hora) ou ir a pé até o Tibidabo (caminhada morro acima de 20 a 30 minutos, porém com vistas maravilhosas de Barcelona).

Essa é a forma mais barata de chegar até o Tibidado, já que para todos esses transportes você só vai gastar apenas um bilhete. E, apesar de parecer muita coisa, é bem simples. Pode confiar. Além disso, como todo o trajeto é novidade, passa rapidinho e, dependendo da companhia, fica ainda mais divertido.

IMG_2144

Chegando lá em cima, você até esquece do longo trajeto de ida. À direita, vai estar a entrada para o Parque Tibidabo. Na sua frente, a Igreja do Sagrado Coração, que é pequenininha e simples, mas muito bonitinha. Entrem nos dois andares com “capela”, tá?

Já de fora, é possível observar que ela tem vários níveis. Logo na entrada da igreja, há indicação do elevador que te leva à parte quase mais alta. A subida custa 3 euros e te deixa na metade do caminho. O resto, apenas de escada (faça o exercício pensando que suas pernas vão ficar como as da Ivete Sangalo). Quando você chega no topo da igreja, é se preparar para o vento e para ver uma das vistas mais lindas de Barcelona.

De lá, dá pra ter uma visão 360º da cidade e tirar muuuitas fotos lindas. Também é possível ver as principais atrações turísticas de Barcelona, como a Sagrada Família (sempre imponente de qualquer lugar), Torre Agbar, Torres Gêmeas, Parc Guell. E fica melhor ainda se você conseguir ir mais para o final do dia, para ver o pôr do sol.

Apesar de ser um pouco longe, o Tibidabo é um passeio que vale muito a pena, barato e que te oferece uma das mais belas vistas da cidade.

Outras maneiras de chegar – A forma mais fácil de chegar no Tibidabo é pegando o Tibibus T2A, que funciona a partir das 10h15, saindo da Praça Catalunha, todos os dias que o Parque de Diversões funciona. Custa 2,95 euros e vai direto.

Outro jeito é pegando o trem FGC linha 7 (bilhete normal), até a parada Avenida Tibidabo, mais o tram Blau (4,50 euros) ou o ônibus 196 (bilhete normal), mais o Funicular do Tibidabo (7,70). Essa é a forma mais cara, mas, dizem, a mais charmosa, já que utiliza o Tram Blau, que é o último remanescente da cidade.


 

Quer conhecer outro mirante de Barcelona?
Bunker do Carmel

 

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona 
Siga o Viva Barcelona no Snapchat: blogvivabcn

12 comentários para “Tibidabo

  1. Olá, tudo bem? Na opção Tibibus, sai do da Praça Catalunha, ele te deixa em cima, ou você terá que subir algum trecho a pé? E para voltar, quais são os horários? Há algum site que fale sobre isso? Muito obrigado e parabéns pelo excelente blog.

    1. Olá Sérgio! Muito obrigada pela visita! O Tibibus te deixa bem no parque mesmo e, consequentemente, no topo da montanha. Ele passa de 20 em 20 minutos para subir e descer, a partir das 10h15, todos os dias que o parque está funcionando. Se tiver mais dúvidas, é só falar! Abraços e obrigada!

  2. Boa tarde, tudo bem? Vi que cosigo comprar os ingressos do parque antes pelo site e gostaria de saber se consigo comprar o tibibus T2A também antes online, aqui do Brasil, ou só lá na hora? vou em julho e estou com muito medo das super lotações nas atrações. Obrigada

    1. Olá Stephanie! Me desculpe por não ter respondido antes, mas o blog ficou parado nos últimos meses. Espero que tenha dado tudo certo. Qualquer coisa, estou aqui. Abraços!

  3. Olá Paula!!
    Muito explicativo seu post, adorei!!!
    Você sabe me informar como funciona no inverno? sei que o bondinho (Furnicular) não funciona em janeiro. Tem alguma opção para não precisar subir até lá sem ser a pé?
    beijoss

    1. Ei Letícia! Muito obrigada pela visita e pelo comentário! Bom, o funicular que não funciona durante janeiro e parte de fevereiro é o funicular histórico do Tibidabo (senão me engano, ele custa cerca de 4 euros). O funicular que eu falo mais e indico no texto é o normal (que você utiliza o mesmo bilhete do metrô e do ônibus) e ele não tem esse período fechado, até porque ele é um meio de transporte para os moradores da região também. Se tiver mais alguma dúvida, é só falar! Volte sempre! Abraços!

  4. Paula, você é definitivamente um amor!! muito obrigada, vamos seguir o roteiro com certeza!
    Eu tenho uma pergunta, já que você se disponibilizou hehehe… eu tenho visto os pontos turísticos mais famosos nos blogs de viagem. Vamos visitá-los com certeza, mas tem algum lugar ou ponto que você ache imperdível a visita? beijossss

    1. Haha que isso! Só quis ajudar! Bom, falando dos turísticos, com certeza absoluta, impossível não visitar a Sagrada Família e ver um espetáculo da Fonte Mágica (eu acho o máximo hehehe). O Bunker do Carmel é um dos meus lugares favoritos da cidade, apesar de dar um trabalhinho a mais para chegar nele. Mas é o lugar onde você terá a vista mais linda de Barcelona. E eu amo andar no Arco do Triunfo, depois ir pro Parc de la Ciutadella. Acho que é isso.
      Já sabe, né? Se precisar de algo mais, me fala! Beijos!

  5. Anotado!! com certeza vamos em tudo! infelizmente (#chatiada) em janeiro a Fonte Mágica não tem espetáculos… mas dedicamos um dia para ir naquela região e com certeza vai valer o passeio!
    O Parc de la Ciutadella deve ser lindo de morrer… vamos ir, estou muito empolgada!
    Obrigada mais uma vez!
    beijão

  6. Para ir à igreja e para ter acesso ao mirante não é preciso comprar ingresso para entrar no parque de atrações? são coisas em separado?

    1. Ei Sara! Tudo bem? Muito obrigada pela visita e pelo comentário! É isso mesmo! A entrada na igreja e a subida até o mirante dela, no último andar, são diferentes da entrada para o parque. Aliás, você só paga se quiser subir no mirante. Para entrar na igreja e ficar nos primeiros andares, não é necessário ingresso. Espero que tenha ajudado. Volte sempre! Abraços!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *