Testamos: metrô para ir/sair do aeroporto

Publicado em Planejamento
A nova estação de metrô no aeroporto
A nova estação de metrô no aeroporto

 

Desde a última sexta-feira (12), quem chega a Barcelona pelo Aeroporto El Prat tem mais uma opção para ir até a cidade: metrô! Isso mesmo! Além do trem, ônibus especial, ônibus comum e táxi (post sobre eles, aqui), agora temos a possibilidade de utilizar o metrô, esse meio de transporte tão amado e idolatrado (quando funciona bem). E claro que não poderia deixar de testar e saber se essa opção realmente é boa e contar aqui para vocês.

Quando li a notícia pela primeira vez, fiquei super feliz, principalmente ao saber que teria uma conexão com a linha 5 – azul, que é a que mais uso e a mais próxima de casa. Então, logo no sábado (13), tive a chance de testar a nova linha. A estrutura está excelente, ainda com cheirinho de nova e bem bonita e moderna. Mas, antes de vocês conhecerem o meu veredito, mais informações sobre a novidade:

– A nova linha é a 9 Sud (Sul), que conecta os dois terminais do aeroporto até a Zona Universitária (linha 3 – verde), com 15 estações entre a primeira e a última, com correspondências com as linhas 3-verde (Zona Universitária), 5-azul (Collblanc) e 1-vermelha (Torrasa).

– Tanto o terminal 1 quanto o 2 têm uma estação própria., com cerca de 3 a 4 minutos de tempo de viagem entre eles.

– O metrô circula com intervalos de cerca de 7 minutos, exceto em dias especiais, quando poderá ter a frequência aumentada ou diminuída, de acordo com a demanda.

– Como em tantas outras cidades europeias, é necessária a compra de um bilhete especial para utilizar essa nova linha até o aeroporto. Custa 4,50 euros e dá para comprar em qualquer máquina ou guichê do metrô pela cidade. Não são aceitos o T-10 e os bilhetes simples.

Sabendo disso e depois de utilizar o serviço, vai a minha opinião: o metrô será uma mão na roda para quem vai ficar hospedado próximo de uma das estações que a nova linha 9 Sud faz conexão (Zona Universitária, Collblanc e Torrasa). Serão, no máximo, 32 minutos de viagem do aeroporto até a sua estação, mais o tempo até chegar em seu destino. Eu, que utilizo a linha 1-azul e desci em Collblanc e depois peguei o metrô até minha casa, gastei pouquinho mais de 1h para chegar. Achava que seria menos, mas de Collblanc até minha casa são mais 30 minutos.

Vantagem principal: o trem (que é o que mais utilizo para ir ao aeroporto) passa de meia em meia hora, porém, nunca consigo acertar a hora que ele passa, já que sempre tem variação dos horários. E só é possível saber disso quando chego na estação. Então, sempre tinha que sair com MUITA antecedência para ter certeza que a meia hora de espera não ia me fazer perder o voo. Com o metrô, isso vai acabar porque o tempo de espera será muito menor.

Se você chega de trem e precisa ir para o outro terminal do aeroporto, ainda tem que pegar um shuttle, que leva mais de 10 minutos no trajeto. Sim, os terminais são longe mesmo.

Desvantagem do metrô: preço. Como utilizo o T-10 no, com dez bilhetes, o individual acaba saindo por menos de 1 euro no meu dia a dia. Porém, ele não é aceito para ir até o aeroporto. Ou seja, terei (teremos) que gastar 4,50 para fazer o trajeto.

Resultado: a nova linha 9 Sud será boa dependendo do lugar da cidade que você estará na cidade. Recomendo se for próximo de umas das três linhas que fazem conexão com ela. Se não, acredito que vá te dar mais trabalho. Eu, com certeza, apesar de ser mais caro, utilizarei a nova linha. É mais confortável, rápida e apenas uma mudança no metrô, com escadas rolantes/elevador garantidos.

 

Quer saber mais sobre as outras opções de como sair e chegar ao Aeroporto El Prat? Tem post aqui!

 

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Snapchat: blogvivabcn

 

linea_9_sud_sur

 

Placas do aeroporto já têm indicação
Placas do aeroporto já têm indicação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *