Taylor´s – vinho do Porto como você nunca viu

Publicado em #VivaPortugal!, Outras cidades

Sabe aquele namoro que engata depois de um booom tempo de conversa e investidas? Somos eu e a Taylor´s. Depois de muitas tentativas de tentar marcar uma visita na mais conhecida produtora de vinho do Porto, por imprevistos e falta de agenda, finalmente consegui ir até lá e aprender sobre a arte da fabricação dessa bebida que é tão admirada no mundo todo. E me surpreendeu muito. Muito bom retomar com eles a série #VivaPortugal!

Pra começar, olha como dei sorte: a Taylor´s reformulou há pouco, no final do ano passado, o seu centro de enoturismo, que fica zona histórica de Vila Nova de Gaia (a outra margem do rio Douro). Tudo novinho em folha e cheio de novidades. A principal delas é que, agora, o visitante faz o tour sozinho, sem guia, tendo o áudio-guia (com cinco línguas: inglês, espanhol, francês, alemão e português) em mãos. Ou seja, você é quem escolhe quanto tempo vai ficar em cada uma das 11 partes do tour. Segundo eles, passando rapidamente, a visita leva cerca de 20 minutos. Já um passeio mais completo pode ter mais de 2h. Sim, o local é grande e vale cada um dos 12 euros gastos.

O tour é uma verdadeira imersão no universo do vinho do Porto. Ali, você vai aprender sobre o processo de fabricação da bebida (uma das partes mais legais, inclusive), a uva, a região do Douro (onde as uvas são cultivadas), tem a chance de passar por toneis de vinho gigaaantes e mais de mil pipas nas caves (onde os vinhos ficam envelhecendo), e ainda conhece uma sala com uma coleção de vinhos vintages, alguns com mais de dois séculos (!!!).

Me chamou muito a atenção o fato de que uma parte da produção da Taylor´s ainda é feita utilizando a maneira tradicional de amassar as uvas (ou seja, com os pés – com todo o cuidado necessário, claro) e que para manter o doce do vinho e, ao mesmo tempo, ter a alta graduação alcoólica, antes da fermentação começar, eles interrompem o processo e adicionam um tipo de aguardente. Nunca imaginaria.

No final do tour, o visitante sai na loja e na sala de degustação, onde vai poder provar, com os comentários de um especialista da Taylor´s (pra depois fazer bonito com os amigos) dois tipos de vinhos do Porto: o Taylor´s Chip Dry (que foi um dos que mais gostei e que dizem que fica excelente com tônica, uma nova versão pro gin tonic) e o Taylor´s Late Bottled Vintage.

A visita na Taylor´s foi muito legal e mudou totalmente o conceito que eu tinha do vinho do Porto. As vezes que eu provei a bebida, não gostei porque sempre achei muuuito doce e forte. Todos os cinco que tive a chance de experimentar lá eram deliciosos e, definitivamente, não são bebidas para se tomar apenas uma vez ao ano, como, normalmente, nós brasileiros fazemos. Outra coisa é que eu achava é que era uma bebida muito mais simples de ser fabricada. Mas me impressionou o tanto de processo que é necessário para se obter um vinho do Porto e a necessária exatidão de ingredientes e tempo para cada tipo dele.

Recomendo demais o passeio para quem já gosta de vinho do Porto e para quem não tem uma opinião muito favorável, como eu tinha. Aproveita que a Taylor´s é a única das 16 caves na região de Porto que tem essa visita totalmente livre e dê uma passadinha por lá. Tem o meu selo de garantia.  😉

Gostaria de agradecer aqui à Gabriela, que possibilitou a visita, e ao Fernando, que me recebeu super bem e me guiou durante o passeio.

Centro de Visitas Taylor´s
www.taylor.pt
Rua do Choupelo nº 250, 4400-088 Vila Nova de Gaia
Horário: 10:00 às 19:30pm (última visita começa às 18:00), excepto dia de Natal
Entrada: 12€ por pessoa

Mais da série #VivaPortugal!:
– Hippotrip – um jeito diferente de conhecer Lisboa
– Oceanário de Lisboa
 LX Factory
 Onde comer em Lisboa
 Melhores dicas de Lisboa
Lagos, no Algarve – o que fazer?

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *