Tarragona: pura história pertinho de Barcelona

Publicado em Arredores, Outras cidades

Quem acompanha o blog há algum tempo sabe que próximo de Barcelona há vários passeios super legais para fazer se você tem um diazinho a mais na capital catalã. São lugares com muuuuita história, lindos e que são bem diferentes de Barcelona, por isso valem a visita. Tarragona é uma delas.

Tarraco, fundada em 218 AC, foi uma das mais importantes cidades romanas e são os restos dela que podemos encontrar ao visitar Tarragona. Para quem gosta de história, é uma visita perfeita para um dia ! Inclusive, o conjunto arqueológico da cidade foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Tarragona está a cerca de 100 km de Barcelona, o que dá, de trem, uma viagem curta que, dependendo do tipo de trem que você pega, pode durar de 50 minutos a 1h30. Como há trens durante todo o dia e em vários horários, não é necessário comprar a passagem com antecedência. Porém, aconselho entrar no site da Renfe para conferir as saídas e as voltas para se programar melhor e não ficar perdendo tempo esperando trem na estação. ATENÇÃO: não compre passagem do AVE (trem de alta velocidade) porque ele vai te deixar em uma estação bastante longe da cidade (Camp de Tarragona).

A visita à cidade vale bastante a pena, por ser tão linda e histórica, mas não é tão fácil de se visitar “sozinha” quanto outras, como Girona. Como as atrações históricas estão mais afastadas da estação de trem e mais espalhadas pela cidade, é necessário, sim, um estudo prévio sobre o que fazer. Se não, é capaz de você passar um dia em Tarragona e deixar passar muitas coisas legais, mesmo com o tanto de plaquinhas de indicação por toda a cidade.

Saindo da estação de trem, vá seguindo as placas que indicam o Portal do Roser. Serão cerca de 15 minutos de caminhada bem tranquila (inclusive, tem escada rolante em um trecho). Chegando nele, já aproveite para tirar algumas fotos e é hora de comprar o ingresso para visitar as principais atrações da cidade (7 euros, com as entradas para a muralha, o Pretori, Circo Romano e Anfiteatro. Dá para comprar para cada atração separadamente, mas sai mais caro). Na bilheteria mesmo, já pegue um mapa de Tarragona e peça informações para o vendedor. Nas duas vezes em que fui, eles foram super solícitos, marcaram tudo o que tinha que fazer no mapinha. Super útil!

O caminho pela muralha é bem legal, mas muito simples. Para mim, o menos interessante do passeio na cidade. Depois, seguindo o mapinha, será a vez de visitar o Pretorio e o Circo Romano, que são duas atrações que estão juntinhas. O Circo era onde eram realizadas corridas de cavalos e carroças, com capacidade para cerca de 30 mil espectadores, e é considerado um dos mais bem conservados do Ocidente. É a minha segunda construção preferida de Tarragona. Já o Pretorio é uma torre que era o que permitia a passagem da cidade baixa para o Foro provincial. Também já foi palácio dos reis e prisão. A vista é bem bonita e dá para ver o lindo azul do Mar Mediterrâneo.

Ah, e lá de cima você já vai conseguir ver a próxima e melhor atração: o anfiteatro romano.Ele foi construído no século II e tinha capacidade para cerca de 14 mil espectadores. Ali, eram realizadas lutas de gladiadores com animais e execuções públicas. No século VI, construíram dentro dele uma basílica, sobre a qual depois ainda levantaram a igreja medieval de Santa Maria do Milagre. Para leigos, assim como essa que vos escreve, lembra bastante (apesar de ser bem menor), o Coliseu. É muito legal.

Além dessas atrações históricas, há mais coisas para visitar em Tarragona: o balcão mediterrâneo, que nada mais é que um passeio que dá vista pro mar azul, mas é super agradável de fazer; a Rambla Nova, que tem várias lojas, restaurantes e cafés para visitar; e a Plaça de la Font, onde fica a prefeitura da cidade e tem inúmeros restaurantes e cafés com mesinhas (as duas vez que fui, almocei no Capuccino. Recomendo).

Visitar Tarragona vale a pena porque é uma viagem rápida, cheia de história e com muito o que visitar, perfeita para um dia de passeio. Além do mais, os ingressos para as atrações não são caros e é um lugar bem diferente de Barcelona. Para quem animar, ainda dá para curtir uma praia por lá, mas como eu ainda não fiz isso, não posso afirmar se é boa ou não. Mas coloca ai no seu roteiro e me conta, tá?!

 

http://www.tarragonaturisme.cat/es

 

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

2 comentários para “Tarragona: pura história pertinho de Barcelona

  1. Muito útil as suas dicas! Achei que poderia ir direto de AVE até Tarragona. Agora vejo que terei que alugar um carro na estação!!

    1. Muito obrigada pela visita e pelo comentário, Ronald. Sinceramente, não acho que seja uma boa ideia alugar um carro apenas para isso. Só não compre a passagem para o trem AVE. Compre outra opção e conheça Tarragona andando. Vale muito a pena e é um ótimo passeio! Se eu puder ajudar com algo mais, é só falar. Volte sempre! Abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *