Dia de Sant Jordi – o dia mais florido de Barcelona

Publicado em Barcelona, Tradição

O 23 de abril é um dos dias mais aguardados e celebrados aqui na Catalunha. Isso porque é o dia de Sant Jordi (São Jorge), o padroeiro catalão. E, de quebra, ainda é quando o Dia dos Namorados é comemorado por aqui. Para celebrar a data, a tradição “oficial” diz que os homens devem dar de presente para as mulheres uma rosa e elas os presenteiam com um livro. Mas, na realidade, não tem muito disso não. Homens e mulheres ganham livros e rosas e não precisa ser namorado. Pode ser amigo, amiga, familiares… Só não vale ficar de fora.

Para mim, um dos dias mais especiais do ano por aqui. Apesar de não ser feriado, todo mundo vai para as ruas. Elas ficam lotadas de gente com suas flores, bandeiras catalãs, as lojas e prédios são enfeitados, tem barraquinhas, apresentações musicais, sessões de autógrafo de livros e atividades mil, que são promovidas tanto pela prefeitura de Barcelona quanto por estabelecimentos comerciais. Uma festa!

Além das rosas e livros, tem a tradição do pão de Sant Jordi. Ele é feito com nozes, queijo e sobrasada (um embutido tradicional) e forma a bandeira da Catalunha!

Infelizmente, neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, não teremos um dia de Sant Jordi tão feliz. Mas a prefeitura, junto a associações comerciais da cidade, resolveram passar a comemoração para o dia 23 de julho, quando, esperamos, que já exista uma vida um pouco mais “normal”. Aguardando ansiosamente para poder desejar para todo mundo “Feliç diada de Sant Jordi”!

Curiosidades e história – Segundo a lenda, Sant Jordi matou o dragão que assombrava a população de um povoado e do sangue desse dragão nasceu uma rosa, que foi dada de presente à princesa.

Mas a história conta que o cavaleiro Jordi se recusou a seguir a ordem do imperador para perseguir cristãos e acabou sendo decapitado. Logo depois começaram a tratá-lo como mártir e, em seguida, surgiram várias estórias fantasiosas como a de cima.

Ainda de acordo com o oficial, essa tradição do homem dar uma rosa para a mulher é do século XV. Dizem que a data coincidia com uma feira de rosas que era realizada em Barcelona naquela época. Também há registro no século XVII, que conta que todas as mulheres que iam à missa na capela de Sant Jordi no palácio do governo catalão ganhavam uma rosa.

Quer ideias para a quarentena?
Aprenda a fazer um dos pratos mais típicos da Catalunha: escalivada
Que tal maratonar Barcelona? Uma lista com 15 dicas de filmes, séries e doc em e sobre Barcelona
Curiosidades sobre Barcelona: uma lista com as mais interessantes
Quais os idiomas falados em Barcelona? O catalão é difícil?
Visite Barcelona de casa: lista de atrações com tour virtual

Reserve a sua hospedagem em Barcelona: https://www.booking.com/index.html?aid=1685443 
Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *