Santa Maria del Mar: uma igreja impressionante e cheia de curiosidades

Publicado em Barcelona

Se tem uma coisa que não falta em Barcelona são igrejas lindas para serem visitadas. Além da Sagrada Família (que é a mais impressionante do mundo) e a Catedral Gótica, a capital catalã tem a igreja Santa Maria del Mar, bem no meio da muvuca do bairro do Born, na parte mais antiga da cidade.

Por fora, a Santa Maria del Mar  nem chama tanta atenção assim, com um exterior bem simples e limpo, de estilo gótico. É por dentro que ela impressiona. Primeiro, pela altura do teto e as longas colunas que vão do chão até o fim das três naves que compõem a igreja. Outra parte que me encanta muito são os seus vitrais, principalmente nas laterais do edifício. Impossível não ficar de boca aberta com a linda rosácea, bem em cima da entrada.

Falando em vitrais, a Santa Maria del Mar tem uma curiosidade que muito me agrada e que só fui descobrir no início do ano passado, ao fazer um tour guiado pelo bairro. Em um dos vitrais, localizado mais no fundo da igreja, do lado esquerdo, tem um escudo do F. C. Barcelona. Sim! Uma igreja culé! O escudo está ali porque o clube, no anos 60, chegou a doar 100 mil pesetas (antiga moeda espanhola) para um campanha de arrecadação de verba para a restauração da igreja.

Além da beleza, a história da igreja é bem interessante e tem diversas curiosidades. A Santa Maria del Mar foi construída em apenas 55 anos e foi feita para e pelo povo barcelonês. Foram os próprios moradores do bairro que ajudaram a subir o edifício, com dinheiro e sua mão de obra.

Infelizmente, ao longo dos anos (ela foi aberta em 1383), a igreja passou por diversas situações difíceis, como o incêndio de 1378, pouco antes da construção ser concluída e que obrigou uma reconstrução parcial do que já estava pronto. Cinquenta anos depois, um terremoto destruiu algumas partes da igreja, inclusive a rosácea original.

Alguns séculos depois, dois incêndios causados por bombardeios nas Guerra de Sucessão (1714) e Civil (1936) também castigaram o local.

A Santa Maria del Mar abre todos os dias da semana e agora oferece tours guiados pelo terraço, torres, tribuna e cripta (10 euros), ou ainda passeios apenas pelo terraço e torres (8,50 euros), com opções em catalão, espanhol e inglês. No site, tem toda a informação.

Para chegar na igreja é bem fácil (a estação Jaume I linha 4 – amarela é a mais próxima), além de ser super tranquilo de encaixá-la no seu roteiro de Barcelona, por estar perto de diversas atrações do Born. Veja alguns de nossos roteiros aqui (4 dias, 3 dias, 2 dias, algumas horas em BCN). Vale muito a pena!

Reserve a sua hospedagem em Barcelona: https://www.booking.com/index.html?aid=1685443 
Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *