Recinto Modernista Sant Pau – uma joia escondida em Barcelona

Publicado em Barcelona

Uma joia escondida na Barcelona de Gaudí. Esse é o resumo básico do Recinto Modernista do Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, no Eixample. Depois de mais de quatro anos aqui, finalmente visitei essa atração, que é uma das menos conhecidas e procuradas na capital catalã, e confesso que me arrependi de não ter ido antes (e por diversas vezes).

Patrimônio Mundial da Humanidade desde 1997, o lugar é maravilhoso, do início ao fim, ocupa um quarteirão inteiro e é uma verdadeira demonstração do modernismo catalão. São 12 pavilhões, todos conectados por meio de corredores subterrâneos, e, no exterior, ruas e muita natureza.

A visita é muito interessante e, atualmente, custa 15 euros. Se você quiser audioguia, serão mais 4 euros. A visita guiada, que deve ser marcada previamente, custa 20 euros. A que eu fiz foi sem audioguia, apenas com o mapinha com informações que eles dão na bilheteria, e foi bem suficiente, já que todos os espaços e edifícios são numerados e têm quadros com explicações.

Logo na entrada do Hospital (que ainda tem uma parte que realmente funciona como estabelecimento hospitalar), você já irá se impressionar. Com uma fachada e jardins lindos, mosaicos e esculturas, o edifício te dá as boas-vindas.

Depois de comprar as entradas (que não precisam ser adquiridas com antecedência, já que esse ainda é um lugar desconhecido dos turistas), você vai para o pátio principal do complexo e já consegue ver que obras maravilhosas são os edifícios construídos para o projeto. Aproveite para observar cada fachada e seus detalhes coloridos e especiais.

Na sequência, você conhece uma parte dos tuneis subterrâneos que ligam os pavilhões. Nessa área, tem vídeo (com legendas em espanhol, catalão, inglês e francês) explicando a história do Hospital, como foi a sua construção, seu propósito ao ser criado, sua evolução e mudança de endereço. É bem legal.

Em cada edifício que você entra, há algo diferente. Tem exposição sobre o local, sobre o arquiteto e com objetos e instrumentos utilizados pelos profissionais e (uma das coisas que eu mais gosto) reproduções de como os espaços eram na época de funcionamento. Desde enfermaria à uma sala de operações, passando pelo quarto de descanso/visita.

Depois de passar pelos pavilhões, não deixe de visitar e subir nos andares seguintes do prédio de entrada. Cada sala é mais linda que a outra.

Tetos, chãos, paredes, janelas. Tudo é impressionante de lindo no Recinto Modernista Sant Pau. Realmente, um tesouro ainda a ser descoberto pelos turistas.

Ah, chegar é bem fácil. São várias as opções de ônibus e há uma estação de metrô bem próxima, a Sant Pau Dos de Maig, da linha 5 – azul.

História – Antes de se localizar no Eixample, o Hospital de la Santa Creu, que foi fundado no ano de 1401, era no bairro do Raval, na parte antiga da cidade. Porém, com o passar dos anos, ele acabou não conseguindo atender à demanda da cidade e teve que ser construído em outro espaço, em 1902.

O arquiteto catalão modernista Lluís Domenech i Motaner foi o responsável pela construção, trabalhando com outros artistas. Em 1930, através de doações, o complexo finalmente foi inaugurado com o nome de Santa Creu i Sant Pau (para homenagear São Paulo).

Após uma reforma que demorou cinco anos, o Hospital foi aberto, no ano de 2014. Hoje em dia, ele é o Recinto Modernista Sant Pau e não pode ficar de fora do seu roteiro em Barcelona.

Recinto Modernista Sant Pau
https://www.santpaubarcelona.org/ca
C. Sant Antoni Maria Claret, 167

Reserve a sua hospedagem em Barcelona: https://www.booking.com/index.html?aid=1685443 
Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *