Sangría

Publicado em Comidinhas

sangria

Se tem uma bebida que você vai ver nas mãos dos gringos e no cardápio de vários restaurantes e bares de Barcelona, principalmente nos meses mais quentes do ano, é a sangría. Essa bebida refrescante é queridinha dos turistas e combina bem com o calor espanhol.

A base da típica sangría é vinho tinto, frutas partidinhas e um pouco amassadas (como laranja, limão, maçã, morango e pera) e alguma bebida que contenha gás, como água gasosa ou um espumante, e especiarias (como cravo ou canela). Aqui na Catalunha, por exemplo, é comum encontrar sangrías feitas com o cava (que é o vinho espumante típico daqui, lembra? – post aqui). É uma bebida que tem o toque do vinho, com o docinho das frutas e ainda a refrescância que o gás traz. Ah, tem que ser consumida gelada, viu? Também é possível encontrar a sangria feita com vinho branco, mas a comum mesmo é com o tinto.

Uma dica: quando for pedir uma sangría, tente ver se ela vai ser feita na hora ou se já está preparada há algum tempo. O ideal é que ela tenha de meia a uma hora de preparação para que o gosto das frutas e especiarias realmente se misture com o do vinho e da bebida gasosa.

Eu, particularmente, não tenho a sangría como uma das minhas bebidas preferidas. Mas é puro gosto pessoal, já que não gosto nada com vinho que não seja o próprio. Já provei a sangría comum e a branca e nenhuma delas me conquistou. Mas acho que vale experimentar, ainda mais estando na Espanha, não? Então, um brinde (você com sangria e eu com vinho)!

Curiosidades e história – Sabia que o Parlamento europeu determinou que só pode ser chamada sangría a bebida que foi feita na Espanha e em Portugal? Ou seja, se você ai no Brasil experimentou uma sangría, sinto-lhe informar, mas você bebeu apenas um vinho aromatizado. Vai ter que vir para Barcelona provar uma original! ;o)

A origem da sangría não é muito certa. A teoria mais aceita diz que é uma bebida que foi criada na Península Ibérica, na primeira década do século XIX. Mas ainda assim, anos antes, os vinhos eram muito fortes e tinham que ser adoçados com frutas (o que é quase uma sangría, não?). Mas há uma memória do ano de 1788, do Padre Esteban Torres, que ele contava que a sangría era “uma bebida inventada pelos ingleses, que é muito bebida nas colônias inglesas e francesas da América”.

Assim como acontece com a grande maioria de comidas típicas espanholas, a sangría tem várias receitas, de acordo com o local de preparação.

Quer saber mais sobre outras comidas e bebidas típicas?
– Huevos estrellados
– Pan con tomate
– Patatas bravas
– Vermut
– Tortilla de Patatas
– Paella
– Calçots
– Croquetas
 Crema catalana

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Snapchat: blogvivabcn

2 comentários para “Sangría

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *