Sagrada Família

Publicado em Barcelona

IMG_2131

Se pedíssemos para os visitantes citarem três atrações turísticas de Barcelona, certamente a Sagrada Família estaria presente em 99,9% das listas. O Tempo Expiatório é um dos mais lindos monumentos da cidade – e olha que não sou muito fã de visitar igrejas. Impossível não ficar impressionado pelo seu tamanho, inúmeros detalhes, história ou até simplesmente pelo fato de que é uma construção que está em andamento desde o ano de 1.882. E ainda faltam mais dez anos para ser terminada (será?). Ou seja, se você vem para Barcelona, você TEM que visitar a Sagrada Família.

O local é uma das obras do arquiteto catalão Antoni Gaudí e, de acordo com seus administradores, está sendo finalizado totalmente com o dinheiro obtido com a venda de ingressos das visitas. Em 2005, uma das fachadas do Tempo Expiatório e a cripta foram declarados Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Antes de qualquer coisa, compre seu ingresso online (site oficial aqui). Se você deixar para comprar na hora, acredite, você não vai conseguir. As filas são de horas e o fato de você comprar pela internet já te dá uma boa oportunidade de planejar melhor o seu dia. Acredito que, na baixa temporada, cerca de dois dias de antecedência são suficientes. Já na alta (principalmente julho e agosto), eu faria a compra, no mínimo, cinco dias antes.

No dia e horários marcados, chegue no Templo Expiatório e se dirija à entrada (tem faixa indicando onde é). Lembre-se que você tem apenas 15 minutos de tolerância para entrar no horário que comprou. Porém, depois que entrou, pode ficar lá dentro o tempo que quiser (e aguentar). Sempre calculo cerca de 1h30 de visita. Ah, e recomendo a compra do áudio-guia para entender melhor toda a grandiosidade do projeto do catalão.

E ai você me pergunta: “nossa, Paula, mas isso tudo para visitar uma igreja?”. Sim, amigo. Mas essa não é apenas uma igreja. Começando pelo lado de fora, que tem duas fachadas lindíssimas (falta a terceira ainda), com muitos detalhes. A Fachada del Nacimiento é em homenagem à chegada de Jesus e foi inspirada nos evangelhos sobre a infância de Jesus. Do lado oposto da Sagrada Família, temos a Fachada de la Pasión e tem a intenção de mostrar o sofrimento de Jesus na crucificação.

Pra mim, o mais lindo da Sagrada Família está dentro. Os vitrais coloridos deixam entrar a luz e todo o conjunto de colunas e os detalhes têm bastante leveza e trazem uma sensação tãaaao boa de ver. Tudo foi inspirado na natureza – e você vai ver que isso fica bem claro assim que coloca os pés lá dentro. Não tem nada a ver com essas igrejas comuns da Europa e as antigas do Brasil, sabe? Que têm aquele tanto de imagem católica pesada, com ambientes escuros. Eu, particularmente, não gosto. A Sagrada Família foge totalmente disso. E é por isso que ela é tão espetacular!

História e curiosidades – Você sabia que o projeto original da Sagrada Família não é de Gaudí? O arquiteto catalão passou a comandar a obra a partir de 1.883 e ficou nela até quando morreu, no ano de 1.926 (incrivelmente, ele conseguiu ser atropelado por um bonde). O “dono” do primeiro projeto do local, que foi pensado com base no estilo neogótico, era Francisco de Paula del Villar. E o que fez o Gaudí reformular o projeto inicial foi uma grande doação anônima. Ai o arquiteto deve ter pensado: “por que não fazer um tempo expiatório que só poderá ser finalizado depois de uns 140 anos?”

A dedicação de Gaudí ao projeto era tão grande que, nos últimos meses de vida, o arquiteto decidiu mudar-se para o local. Aliás, continua lá até hoje, já que está enterrado na cripta da igreja.

Sagrada Familia
http://www.sagradafamilia.org/
End.: carrer Marina, 41 (estação Sagrada Família, linhas 5 – azul e 2 – lilás)
Novembro a fevereiro: 9h às 18h
Março: e Outubro 9h às 19h
Abril a setembro: 9h às 20h
25 e 26 de dezembro e 1 e 6 de janeiro: 9h às 14h

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona 
Siga o Viva Barcelona no Snapchat: blogvivabcn

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *