Como é o Réveillon em Barcelona? Tradições e curiosidades

Publicado em Barcelona, Tradição
Crédito: Holiday Guru

Vestir branco, comer lentilha, pular sete ondas… O Réveillon no Brasil é cheio de tradições. Aqui em Barcelona, a chegada do novo ano também é comemorada, porém, de maneira e com costumes diferentes.

Preparei uma lista com as tradições e diferenças que mais me chamam a atenção na  virada do ano na capital catalã para você conhecer melhor a cidade e a cultura daqui. Vamos lá?

– Apesar de ser celebrado, o réveillon por aqui não tem a importância que tem no Brasil. Menos tradições, misticismo e opções do que fazer. Ninguém planeja essa noite com tanta antecedência e as festas/celebrações são bem mais simples.

– Dezembro no Brasil é sinônimo de sol e calor! Porém, no último mês do ano, Barcelona está no inverno, o que significa que faz frio. Sim, na capital catalã faz frio. Não chega a nevar, mas as temperaturas mínimas podem chegar a uns 4 ou 5 graus e, durante o dia, ficam em torno de 14 graus. Então, se você vai passar esses dias na cidade, não se esqueça de trazer um casaco mais potente, meias grossas, luvas e cachecol. Indispensáveis.

– Vestir branco para pedir paz e sorte para o novo ano? Nada disso! Aqui, é zero tradição com a cor da roupa. Porém, claro, eles colocam uma vestimenta mais especial e arrumada. As vitrines por aqui ficam lotadas de roupas (de todas as cores) com brilho.

Se não tem tradição com a cor da roupa de festa, a cor da roupa íntima importa sim! Tanto para mulheres quanto para homens, dizem que usar peças de cor vermelha atrai sorte para o ano que chega.

Crédito: El Periódico – Julio Carbó

– A ceia da virada de ano não tem nada de muito especial e/ou tradicional e, normalmente, é realizada em casa ou reunindo os amigos. Nada como as festas com bebidas e comidas liberadas que temos todos os anos no Brasil.

Porém, o cava (o espumante catalão) é fundamental em todas as mesas para brindar o Ano Novo.

– Nessa noite, muitos restaurantes montam um cardápio especial, com menu e preço fechados. Algumas comidas um pouco mais elaboradas e, de diferente dos dias normais, podem servir uma tacinha de cava para o brinde.

– Aqui também há queima de fogos no réveillon! Desde 2013/2014, a prefeitura monta um espetáculo pirotécnico na Plaça Espanya, no Montjuic. O local fica LOTADO (inclusive, cuidado com seus pertences!) e é bem difícil chegar e sair da região, se você não está hospedado perto. Ah, e não vá achando que será um show de fogos como estamos acostumados no Brasil. É beeeeeem mais simples e curto.

– Quando bate a meia-noite, começam as badaladas anunciando que o novo ano chegou! A tradição mais forte por aqui talvez seja justamente a desse momento, a da “uvas de la suerte”. É costume, a cada badalada, comer uma uva, até completar as 12, representando os meses do ano. Inclusive, alguns supermercados já vendem saquinhos com as 12 uvas separadinhas para facilitar o trabalho.

Mesmo assim, já aviso que comer uma uva a cada segundo e ainda pensando em desejos para o próximo ano exige uma enorme habilidade. Não é fácil.

– Depois das badaladas, uvas e cava, lá para as 2h da madrugada, aí sim as baladas da cidade começam a abrir e são realizadas algumas festas. Mas são poucas e, por serem em boates, bastante caras.

Outra opção depois da meia-noite é sair pelos bairros Gótico e Born para tentar encontrar algum bar que esteja animado (essa seria a minha escolha).

– Depois do réveillon, as celebrações não acabam! O dia 6 de janeiro, dia dos Reis Magos, é tão importante quanto o Natal por aqui. Aliás, é nesse dia, que é feriado, que as crianças realmente ganham muitos presentes e a troca de lembrancinhas entre as pessoas acontece . Vale citar que no dia anterior, é realizado o desfile dos Reis pela cidade, com milhares e milhares de crianças nas ruas esperando a passagem dos reis!

Reserve a sua hospedagem em Barcelona: https://www.booking.com/index.html?aid=1685443 
Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *