Praias de Barcelona: quais são as melhores?

Publicado em Barcelona

O verão já está quase chegando por aqui e o que esperar dele? MUITO calor. A estação mais quente do ano aqui no Mediterrâneo, apesar de ser mais amena do que em outros lugares da Espanha, é realmente quente. Um calor digno do Nordeste brasileiro, porém, com um vento que lembra mais um bafo quente (é sério). Por isso, em julho e agosto, o pensamento mais frequente por aqui é: quero ir pra praia. Mas em qual delas vale a pena ir na capital catalã? Qual faz mais meu estilo? Vem que te ajudo!

Barcelona tem dez praias ao longo de sua costa de cerca de 7 km, todas próximas umas das outras e de estações de metrô, o que torna o acesso bem fácil. A mais famosa delas é a Barceloneta (não consigo imaginar o motivo disso) e, por isso, está sempre lotada de turistas. Muita festa, música alta, pessoas muito vermelhas, ambulantes vendendo mojitos duvidosos em pleno calor escaldante, pessoas querendo fazer massagem em você. Por isso, essa é uma praia que considero apenas de passagem. Chegou, olhou, tirou foto e pronto. Pode ir pra próxima.

Aliás, as praias de Barcelona estão uma do lado da outra e com placas de identificação. Ah, TODAS contam com serviços básicos como duchas, banheiros, salva-vidas e os famosos chiringuitos (que são os bares da praia, próximos do calçadão), para comer e beber.

Mas não pense que a estrutura é igual a do Brasil, não. Os ambulantes com todas aquelas maravilhas que temos nas praias brasileiras são bem raros aqui. No máximo, vendem cerveja, refri e água. E apesar de contar com os chiringuitos, a grande maioria deles não atende às pessoas que estão na areia. Ou seja, você tem que ir até o bar e pedir o que quiser e pagar na hora. Por isso (e também por serem mais caros), o que a grande maioria dos moradores faz é levar comida e bebida de casa. Normalmente, salada, sanduíche ou salgadinhos chips e uma bolsa térmica com cerveja, refri e/ou água.

O que sempre faço é ir em um mercadinho próximo da praia, compro gelo, cerveja, água e algo para beliscar e que não precise de refrigeração. Isso segura até o almoço e faz a minha alegria na praia!

Vale lembrar que em todas as praias existem mulheres, de todas as idades, que fazem topless e é algo totalmente normal. Mesmo. Algumas praias têm partes onde os nudistas ficam. Então não se assuste se estiver caminhando pela praia e ver alguns peladões tomando sol ou nadando. Acostume-se.

Vamos conhecer, então, as praias da capital catalã? Começando no sul da costa, onde está o Hotel W (o famoso Hotel Vela), e em direção ao norte, essas são as opções de praias em Barcelona, na ordem:

– Sant Sebastiá: é uma das mais antigas, tradicionais e extensas da cidade e tem acesso para pessoas com mobilidade reduzida. Tem alguns lugares para a prática de esportes náuticos e praticantes do nudismo também a frequentam. Por estar bem pertinho da Barceloneta, não é muito tranquila nos dias quentes. Linha 4 amarela, estação Barceloneta.

– Sant Miquel: pequenininha e bem movimentada, o espaço na areia aqui é bem disputado. Também tem acesso para as pessoas de mobilidade reduzida. Linha 4 amarela, estação Barceloneta.

– Barceloneta: a mais famosa e a mais cheia, lotada de turistas. Também tem acesso para as pessoas de mobilidade reduzida e muitos restaurantes e bares próximos super convidativos, principalmente para comer frutos do mar. Porém, o preço é alto. Para chegar, linha 4 amarela, estação Barceloneta.

– Somorrostro: fazia parte da Barceloneta e também é bastante frequentada por turistas. Há locais na areia para a prática de esportes, como vôlei e futebol. Linha 4 amarela, estação Barceloneta.

– Nova Icária: faz parte da Vila Olímpica, mais tranquila, mas ainda assim bastante frequentada. Aqui já há menos estrangeiros e mais famílias. Também tem bastante espaço para a prática de esportes na areia. Linha 4 amarela, estação Ciutadella Vila Olímpica.

– Bogatell: uma das praias recuperadas para os Jogos Olímpicos de 92 e aqui, para mim, começam as melhores praias da cidade. Já é mais tranquila, tem mais moradores e bastante espaço para esportes. Linha 4 amarela, estações Ciutadella Vila Olímpica ou Llacuna.

– Mar Bella: uma das praias recuperadas para os Jogos Olímpicos de 92 e uma das preferidas dos jovens. Tem um espaço grande utilizado pelos praticantes de nudismo e muito lugar para praticar esportes, inclusive náuticos. Linha 4 amarela, estações Poble Nou ou Selva Mar.

– Nova Mar Bella: uma das praias recuperadas para os Jogos Olímpicos de 92 e bem mais tranquila que as outras. Também muito frequentada por jovens e com acesso para as pessoas de mobilidade reduzida. Linha 4 amarela, estação Selva Mar.

– Llevant: uma das últimas praias que foram habilitadas, no ano de 2006. Por estar mais longe do centro, também é mais tranquila do que as outras. Tem espaço para esportes e acesso para as pessoas de mobilidade reduzida. Linha 4 amarela, estação Selva Mar.

– Zona de Baños del Fórum: uma praia sem areia, toda pavimentada. Sim, as pessoas ficam tomando sol deitadas em uma toalha em cima do cimento. O acesso ao mar é feito em partes específicas e por escadas. Nunca experimentei e nem acho que pode ser chamada de praia. Linha 4 amarela, estação El Maresme/Fórum.

Como disse, as minhas praias preferidas são a partir de Bogatell e, dentro de Barcelona, são as únicas que frequento. Normalmente, desço nas estações Bagatell ou Llacuna e ando até a praia, caminhando até encontrar uma que não esteja tão cheia. Mas sempre sentido norte, nunca para os lados do centro.

Se você ainda tiver um tempinho maior para curtir a praia, o mais legal seria pegar um trem e, em cerca de meia hora, chegar em outras praias, que são bem mais bonitas, tranquilas e limpinhas sempre. Mas aí já é assunto pra um outro post! Em breve!

Cuidado – Fique sempre atento com os seus pertences na praia. Principalmente no verão, o número de ocorrências sobe muito nas regiões turísticas e isso inclui, claro, as areias da capital catalã. Fique de olho!

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *