Porto de graça: as melhores atrações gratuitas

Publicado em #VivaPortugal!, Outras cidades

Hoje é dia de convidada (mais que) especial aqui no blog! A linda e talentosa Mariana Miranda, que com o irmão Dudu tem o ótimo e engraçado canal de Youtube Irmãos de Vaca (falando sobre como é a vida em Portugal e até fazem receitas com 1 euro por pessoa!). Como boa amiga e especialista no tema “pão duragem” que é, a Mariana escreveu um post sobre o que fazer em Porto gastando ZERO euros. Isso mesmo: seis atrações de graça no Porto.

“Porto é a segunda maior cidade de Portugal e tem sido considerada um dos destinos mais interessantes para se visitar na Europa. O melhor disso tudo é que fica do ladinho da Espanha, o que faz com que seja um bom destino para visitar depois de Barcelona. O melhor jeito de conhecer o Porto é, sem dúvidas, a maneira mais econômica: caminhando pelas suas ruas estreitas e charmosas. Além disso, Porto é considerado um destino bem econômico, onde é possível fazer diversos programas interessantes sem ter que gastar nada! Para facilitar, trago uma lista de lugares e atrações gratuitas:

Jardins do Palácio de Cristal – com uma das vistas mais lindas do Rio Douro, os Jardins do Palácio de Cristal ocupam uma extensa área verde no centro do Porto. Apesar do Palácio de Cristal ter sido demolido em 1951, o nome foi mantido. Além dos jardins encantadores, encontramos também vários mirantes, bosques e a presença dos queridos pavões, que ajudam a colorir ainda mais o ambiente.
Aberto todos os dias
Horários de verão (abril a setembro): 8h às 21h
Horários de inverno (outubro a março): 8h às 19h
Endereço: Rua de D. Manuel II

Parque da Cidade – se você gosta de natureza, não pode deixar de visitar o Parque da Cidade, o maior parque urbano de Portugal! Com vários lagos e 83 hectares de áreas verdes, é um local muito frequentado pelos moradores da região, famílias e turistas. Além de poder observar a riqueza da fauna e flora do parque, é possível fazer caminhadas, praticar esportes, andar de bicicleta ou simplesmente estender sua toalhinha e respirar o ar puro!
Aberto todos os dias
Horários de verão (abril a setembro): 8h às 0h
Horários de inverno (outubro a março): 8h às 22h
Endereço: Estrada Interior da Circunvalação, 15443

Estação de São Bento – considerada uma das mais belas estações ferroviárias do mundo, a Estação São Bento é um local histórico e se destaca pelos seus maravilhosos painéis com mais de 20 mil azulejos pintados de azul e branco, que representam alguns momentos da história de Portugal e dos transportes.
Aberto todos os dias
Horários: 5h às 1h
Endereço: Praça de Almeida Garrett

Mercado Temporário do Bolhão – o icônico e histórico Mercado do Bolhão, aberto desde 1914, fechou para obras em 2018, mas não deixou órfãos seus admiradores: foi inaugurado o Mercado Temporário, na mesma rua, com características semelhantes e mais de 80 comerciantes, que decidiram continuar suas atividades durante o período de restauro e modernização do centenário mercado. A reabertura do Bolhão está prevista para 2020. O Mercado Temporário é novinho em folha e super moderno, mas mantém a essência nas bancas de frutas, legumes, peixes, carnes e padaria e no tradicional artesanato.
Aberto de segunda à sexta das 8h às 20h e Sábados, das 8h às 18h
Endereço: Rua Fernandes Tomás, 506/508

Jardim do Morro – o Jardim do Morro fica ao pé da Serra do Pilar e fica do outro lado do Rio Douro, basta atravessar a magnífica Ponte Luis I para apreciarmos uma das melhores vistas da Cidade do Porto. Construído em 1927, o Jardim passou por obras e foi reaberto em 2017, recuperado e mais lindo que nunca! Muito mais do que um jardim, é um emblemático miradouro das paisagens mais lindas da cidade e perfeito para apreciar o pôr do sol!
Aberto todos os dias, 24 horas
Endereço : Avenida da República, 4.430, Vila Nova de Gaia

Foz do Rio Douro – no Porto, é possível visitar o lugar em que o Rio Douro se encontra com o Oceano Atlântico:  a Foz está situada na zona ocidental da cidade e é conhecida por ser uma das zonas mais caras do Porto. Na Zona da Foz, podemos apreciar o Forte de São João Batista e ainda os Faróis da Barra do Douro, que possibilitam uma vista fantástica da orla e do lugar privilegiado de encontro do rio com o mar. É possível chegar na Foz de “bondinho”, o famoso e histórico elétrico da linha 1, que faz o trajeto Infante- Passeio Alegre. O bilhete custa 3 euros e é uma diversão à parte. Aproveite ainda para passear pelo lindo e arborizado Passeio Alegre, que fica, bem ao lado da Foz.
Aberto todos os dias, 24 horas


Muito obrigada pelas dicas, Mariana! Para quem quer conhecer mais sobre o canal Irmãos de Vaca (vale MUITO a pena, eles são divertidíssimos) e saber como é morar em Portugal, pela visão de dois “mão fechada”, clica aqui.

Mais sobre Portugal:
– Lisboa
– Comer em Lisboa
– Oceanário de Lisboa
Hippotrip
LX Factory
Lagos/Algarve
Taylor´s – vinho do Porto
Sintra e Cascais

Reserve a sua hospedagem em Barcelona: https://www.booking.com/index.html?aid=1685443 
Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

2 comentários para “Porto de graça: as melhores atrações gratuitas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *