Plaça Espanya – uma das mais importantes de Barcelona

Publicado em Barcelona

A Plaça Espanya é uma das mais bonitas e emblemáticas de Barcelona e, com certeza, você, em algum momento da sua visita na capital catalã, irá passar por ela. Isso porque ela é um ponto de encontro entre avenidas e ruas importantes da cidade. Vai ser impossível passar por ela e não querer ficar alguns minutos ali, contemplando a sua beleza.

Antes de começar a te contar mais sobre a história desse lugar, uma curiosidade: essa é uma praça que não é uma praça. Na verdade, ela é uma grande rotatória com uma maravilhosa e monumental fonte no centro. Mas de praça mesmo, não tem nada.

É nela que está a Fira, onde são realizadas grandes feiras nacionais e internacionais, e onde começa a linda avenida Maria Cristina, que te leva até a Fonte Mágica e ao Montjuic. Repare que na entrada da avenida, que foi construída durante a Exposição Internacional de 1929, foram colocadas duas torres altas, bem parecidas com a da praça São Marcos de Veneza.

Nela também está o shopping Las Arenas, que era uma arena de touradas. Ele foi inaugurado em 2011, como centro comercial. A última tourada realizada no local foi 1977, bem antes da atividade ser proibida na Catalunha. A dica de ouro aqui é: suba até o terraço do shopping para ter uma vista de 360º graus da região e ver a Plaça Espanya todinha por cima. Além disso, o terraço tem vários restaurantes bons e vale a visita, de dia e de noite. Ah, e para subir, ao invés de pagar para utilizar o elevador, suba pelas escadas rolantes do shopping, gratuitamente.

Mas para mim o que mais chama a atenção na praça é a fonte bem no centro. Feita pelo arquiteto catalão Josep Maria Jujol em parceria com outros arquitetos e artistas da época, ela faz referência aos rios e mares da Espanha e foi construída com bronze, ferro e mármore. Infelizmente, por estar no meio da rotatória, não é possível chegar perto dela para poder observar melhor seus detalhes. E nem adianta se arriscar, ok? Não tem jeito mesmo. Uma pena.

Vale destacar que dois dos maiores e mais importantes espetáculos pirotécnicos de Barcelona, os da Festa de la Merce (padroeira da cidade – em setembro) e do Réveillon são realizados nessa praça, reunindo milhares e milhares de pessoas todos os anos.

Então, mesmo que você esteja apenas de passagem pela Plaça Espanya, que seja de metrô ou trem, dê uma subidinha ao nível da rua para poder observar essa beleza de lugar. Você não vai se arrepender.

Reserve a sua hospedagem em Barcelona: https://www.booking.com/index.html?aid=1685443 
Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *