O que ver em Barcelona: edifícios que são Patrimônio da Humanidade

Publicado em Barcelona

A Espanha é o terceiro pais do mundo com mais monumentos que receberam o titulo de Patrimônio da Humanidade pela Unesco, com 44 lugares. Só em Barcelona, são nove edifícios nessa categoria, o que coloca ainda mais em evidência a importância cultural da cidade. Quer saber quais são eles para colocar todos no seu roteiro e ficar ainda mais apaixonado pela capital catalã? Vem comigo!

1 – Sagrada Família: mesmo sem estar finalizada, entrou na lista de edifícios protegidos pela Unesco em 2005. Pra mim, é o lugar mais imprescindível de ser visitado em Barcelona. Você vai se encantar com toda sua beleza, seus detalhes e seu tamanho por dentro e por fora. Ela é um dos monumentos mais visitados de toda Espanha e teve como arquiteto o grande Antonio Gaudí.

2 – Casa Batlló: assim como a Sagrada Família, uma das obras mais conhecidas e visitadas de Antonio Gaudí em Barcelona. Colorida e cheia de detalhes, por dentro e por fora, é um lugar encantador de ser visitado e fica bem no Passeig de Gràcia, que é passagem obrigatória para todos que visitam a capital catalã. Ela foi declarada patrimônio da Humanidade em 2005 e, apesar do ingresso um pouco caro, vale demais a visita.

3 – La Pedrera: continuamos com Gaudí e no Passeig de Gràcia. La Pedrera ou Casa Milá é um dos edifícios mais populares de Barcelona e virou Patrimônio em 1984. Ela foi pensada para ser um dos destaques da cidade, porém, assim que ficou pronta, não agradou muito e acabou recebendo o nome depreciativo de La Pedrera. A visita vale bastante a pena porque o interior é bem diferente e, para mim, muito mais bonito do que o exterior. Não deixe de reparar nos detalhes do ferro retorcido no exterior.

4 – Recinto Modernista Sant Pau: minha surpresa do ano passado em Barcelona. Uma joia escondida na Barcelona de Gaudí. Esse é o resumo básico do Recinto Modernista do Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, no Eixample. Recebeu o título de Patromönio em 1997. O lugar é maravilhoso, do início ao fim, ocupa um quarteirão inteiro e é uma verdadeira demonstração do modernismo catalão. São 12 pavilhões, todos conectados por meio de corredores subterrâneos, e, no exterior, ruas e muita natureza.

5 – Park Guell: um ícone da cidade de Barcelona e uma das atrações turísticas mais famosas. O Park Guell inicialmente foi projetado como uma cidade-jardim, para ter 40 casas. Além da parte monumental, não deixe de ir no mirante, na parte alta do parque, que tem uma cruz e onde Gaudí planejava fazer uma catedral. Mais uma bela vista da cidade ali. Em 1984, recebeu o título de Patrimônio da Humanidade.

6 – Palau de la Música Catalana: uma verdadeira joia da arquitetura. É um lugar que não tem como ir e não ficar boquiaberto com a beleza e a riqueza dos detalhes. O Palau é um dos monumentos mais representativos da arquitetura modernista da cidade. Declarado Patrimônio Mundial pela Unesco, em 1997, o local é realmente lindo e cheio de referências à natureza. Ele é obra do arquiteto modernista Lluís Domènech i Montaner e foi construído de 1905 a 1908. Por dentro e por fora, maravilhoso!

7 – Cripta da Colonia Guell – apesar de não estar situada na cidade de Barcelona, fica na mesma comarca. Um bate-volta maravilhoso de um dia. O que mais chama a atenção na visita, claro, é a igreja planejada por Gaudí, considerada um “rascunho” para a Sagrada Família. Foi onde ele usou algumas das técnicas e formas que depois foram fundamentais para serem empregadas numa das atrações imperdíveis de Barcelona. Na cripta, com o audioguia, dá para conhecer cada detalhe do projeto e tem informações bem completas sobre todo o espaço.

8 – Casa Vicens: localizada no bairro de Gracia, foi o primeiro projeto maior de Antonio Gaudí em Barcelona. Era para ser uma casa de verão para a família de Manel Vicens y Montaner. Os detalhes de dentro e de fora da casa dão um charme todo especial ao lugar, que foi reaberto ao público há pouco e vem encantando os visitantes.

9 – Palau Guell: pertinho das Ramblas, esse edifício pode passar despercebido por muitos dos turistas que visitam a tão famosa rua da cidade. É Patrimônio da Humanidade desde 1984 e praticamente está igual ao que era em 1886, quando foi construído por Gaudí para ser a residência família de Eusebi Guell. Luz e espaço são os destaques por aqui.

E ai? Acha que mais algum edifício de Barcelona deveria estar nessa lista? Me conta!

Reserve a sua hospedagem em Barcelona: https://www.booking.com/index.html?aid=1685443 
Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *