Parque do Labirinto

Publicado em Barcelona

Barcelona é uma cidade cheia de praças e parques. Opções não faltam. Porém, alguns são obrigatórios na sua lista de lugares para visitar na cidade. Um deles é o Parque do Labirinto de Horta (Parc del Laberint d’Horta, em catalão), que fica na região de Horta-Guinardó e é o mais antigo jardim histórico da capital da Catalunha.

O parque é cheio de caminhos para se descobrir e jardins super bem cuidados, que dão vontade de tirar fotos o tempo inteiro, principalmente em um dia de sol e céu azul. Ao longo dos jardins, você vai encontrando algumas esculturas de figuras mitológicas e pequenas fontes.

Mas a atração principal do Parque do Labirinto, como o próprio nome já diz, é mesmo o labirinto (dã), que fica quase no meio da área. Ele é bem bonito e verdinho (claro que depende muito da estação), principalmente de cima. Eu, que nunca tinha entrado em um labirinto, achei o máximo tentar encontrar a saída. Podia ter demorado menos, mas, mesmo assim, foi divertido.

Além do labirinto e dos caminhos, outras atrações são um jardim romântico (achei tudo muito romântico, na verdade. Não só ele.) e a Torre Soberana, que é uma casa de campo do século XIV, restaurada e redecorada cinco séculos depois.

Todas as vezes que dei uma passadinha por lá tinha muita gente, principalmente famílias, fazendo piquenique nos gramados e nos espaços com mesas comunitárias. Há também uma lanchonete para quem não carrega seu lanchinho na mochila e várias fontes para beber água ao longo da área.

Como o parque não é muito grande e tem acesso fácil com o metrô, meu voto é para que você reserve 1h de um de seus dias em Barcelona para conhecer esse lugar lindo e que dá vontade de ficar sentado, observando a vida e as pessoas passarem. É um lindo e tranquilo passeio, que vale a pena.

História e curiosidade – O Parque do Labirinto de Horta está na antiga fazenda da família Desvalls, em uma ladeira da serra de Collresola. Suas obras foram iniciadas no ano de 1794 e terminaram em 1808. O arquiteto italiano Domenico Bagutti foi o responsável por projetar o parque.

Foi nesse labirinto que foram filmadas algumas cenas do filme “O Perfume”. Ou seja, ainda é um cenário cinematográfico! 😉

Parque do Labirinto de Horta
End.: Passeio dos Castanyers, 1 – Horta (de metrô, linha 3, na parada Mundet)
Aberto o ano inteiro, porém, com horários específicos a cada época.
www.bcn.cat/parcsijardins

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona

Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *