Parc de la Ciutadella: natureza no centro de Barcelona

Publicado em Barcelona

Qualquer roteiro que se preze por Barcelona tem que incluir o Parc de La Ciutadella. Além de ser lindo, o lugar tem um clima especial, que consegue encantar a todos que o visitam, e está super perto de outros locais turísticos, na parte antiga da cidade, fazendo com que ele seja parada obrigatória para os turistas.

Porém, não é só para os visitantes da cidade que o parque é especial. Para os moradores, o lugar, muitas vezes, é ponto de encontro de turmas ou um espaço reservado para curtir o sol e a natureza. Aliás, depois que o friozinho passa, os gramados do parque estão sempre bem cheios e com pessoas de todos os tipos, ou apenas deitados lendo um livro, fazendo piquenique com os amigos, tomando sol (bem lagartixa mesmo) ou tirando um cochilo.

Com jardins por todos os lados, o Parc de La Ciutadella é dividido em diferentes partes, cada uma delas com algo que chama a atenção. A que eu acho mais bonita e é minha preferida é a que tem uma fonte gigantesca. O contraste da água azul esverdeada, com os detalhes em dourado e a construção em si é muito bonito. Dizem que Gaudí, ainda em início de carreira, chegou a contribuir com alguns elementos do desenho. Nesse espaço, é possível subir pelas escadas nas laterais e ter uma outra visão do local.

O parque também um lago artificial maior e bem bonito, onde muita gente aluga barquinhos de madeira para ficar remando e passando o tempo. A parte onde o Parlamento catalão é legal e rende muitas fotos lindas, com várias árvores e jardins planejados. Há também esculturas e monumentos por todo o parque, inclusive um mamute grandão.

Algo em comum em todas as partes são os artistas de rua. Gente fazendo bolas de sabão gigantescas, pessoas dançando, ouvindo ou tocando música e praticando esportes, como o slack-line. Enfim, é uma festa de atividades, pessoas e cores. Pra todo mundo.

O Parc de La Ciutadella está aberto todos os dias do ano, a partir das 10h, e está sempre lindo, em qualquer época do ano, e é gratuito. Para chegar, é muito fácil: basta descer na estação Ciutadella/Vila Olímpica (linha 4) ou na Arc de Triomf (linha 1).

Se quer seguir meu conselho e realmente aproveitar o parque, reserve cerca de 1h no seu roteiro. Leve seu lanche ou compre em algum dos quiosques por lá e curta a tarde no local! Será um dia delicioso.

Ah, saindo de lá, a dica é passar pelo Arco do Triunfo, outro monumento super importante para a cidade e muito bonito, e passear pelo charmoso bairro do Born, ali do lado.

História – O Parc de La Ciutadella foi construído em 1888 para a Exposição Universal. O Zoológico de Barcelona também faz parte do espaço e, juntos, somam cerca de 18 hectares.

No passado, era uma fortaleza, a Ciutadella, e desse tempo, ficaram algumas construções, como a que hoje é Parlamento da Catalunha, que antes era onde ficava o arsenal militar da fortaleza. Outro edifício lindo é o Castelo dos Três Dragões, que foi construído para ser o restaurante da exposição.

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

6 comentários para “Parc de la Ciutadella: natureza no centro de Barcelona

  1. Barcelona é uma cidade completa. Poucas cidades no mundo congregam tantos benefícios ao turista ou ao nativo. É uma cidade grande, bonita e tranquila. E tem mais um atrativo: Além de ter muita coisa legal nos arredores (Montserrat, Costa Brava … fica perto também de muita coisa legal na Europa … de avião, a duas horas de Barcelona dá para conhecer uma infinidade de lugares, a preços muito baixos! Eu moraria em Barcelona, sem dúvida !

    1. Olá Rogério! Obrigada pela visita e pelo comentário! Eu também acho Barcelona maravilhosa e sou muito agradecida por poder morar na cidade. Volte sempre! Abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *