Palácio del Flamenco

Publicado em Sem categoria

Tenho fortes lembranças de ir na casa da minha avó, ainda criança, e pegar uma (ou várias) das castanholas que ela tinha penduradas na parede e sair pela casa achando que sabia tocar. Quando juntava com os xales e os sapatos de salto, então, me sentia uma verdadeira espanhola, assim como aquelas tantas que ela tinha pintadas em pratos e quadros pela casa.

Ou seja, cresci com a ideia de que Espanha é sinônimo de flamenco.Mais velha, pesquisando mais, é que fui ver que não é bem assim e que, como todo país, tem coisas típicas de cada região. Essa dança tem origem e é bem forte no sul. Porém, em Barcelona tem flamenco, sim senhor.

E, claro, se você não vai ao sul da Espanha e estará na capital catalã por alguns dias, por quê não assistir a um show de flamenco? Não é porque não está na região de origem que você não verá a uma autêntica apresentação, que ficará devendo. Claro que tem alguns shows que são totalmente voltados para turistas (e ai sim pode ser que você seja um pouco enganado), mas outros respeitam e mantêm a tradição flamenca.

É o caso do Palácio del Flamenco, onde fui assistir ao meu primeiro espetáculo da dança espanhola (e lembrei tanto da minha avó, dos seus sapatos, xales e castanholas). Além da relação afetiva, fiquei impressionada com a expressão das dançarinas e dos dançarinos e a força que eles têm que ter para dançar. Nas partes solo, dá pra ver que eles realmente sentem a música (tocada ao vivo por um grupo), como se saísse do corpo deles. Gostei muito mesmo.

No Palácio del Flamenco, são três sessões por noite, cada uma com uma hora de duração. Em todas elas, você vai perceber que são apresentados os diferentes tipos de flamenco, uns mais compassados e outros mais rápidos. Fui no show das 20h15, chamado de “El Gitano Bajanó” – se você for nesse, preste atenção no dançarino mais velho, o El Toleo, que tem – pasmem, 60 anos. Ô vitalidade!

Outra coisa bem bacana do Palácio del Flamenco são as opções de comida/bebida para antes dos shows. Você pode apenas tomar um drink, escolher um menu de várias tapas (petiscos) espanhóis ou fazer um bela refeição super mega ultra VIP. Os valores estão entre 35 a 290 euros, por pessoa, comprando pelo site deles (que é mais barato do que na bilheteria). Ah, a dica aqui é comprar com um dia antes de antecedência, para garantir seu lugar e programar melhor seus dias na capital catalã.

O Palácio del Flamenco existe há oito anos e está em um teatro do ano de 1920, com 380 lugares, sendo o maior teatro de flamenco da cidade. Ele está super bem localizado, pertinho do metrô (estação Diagonal – linhas 3 verde e 5 azul) e em uma excelente região de Barcelona. E não se preocupe se chegar antes do horário dos shows ou do jantar porque eles têm uma sala de espera grande e linda para te receber.

Então, se você, assim como eu, sempre teve vontade de assistir a um belo show de flamenco, e está de passagem por Barcelona, recomendo fortemente reservar uma noite para ir no Palácio del Flamenco. Irá assistir uma apresentação com bastante emoção e vai querer sair por ai dançando como eles (ou pelo menos tocando castanholas e sapateando) pela cidade. Olé!

História – O flamenco tem origem cigana, no sul da Espanha, e, em 2010, foi declarado patrimônio cultural imaterial da humanidade pela ONU. Dizem que ele tem referências árabes e judaicas. Originalmente, o flamenco era apenas canto, sem acompanhamento. Depois, passou a ter violão, as palmas, o sapateado e a dança como acompanhantes. Outros instrumentos, como o cajón, as castanholas e o violino, vieram depois.

Muito obrigada ao Palácio del Flamenco por receber o Viva Barcelona tão bem e nos fornecer essas fotos lindas e maravilhosas da galeria! Fiquei encantada!

Palácio del Flamenco

http://www.palaciodelflamenco.com/

End.: calle Balmes, 139 (estação Diagonal – linhas 3 verde ou 5 azul)

Shows: Flamenco y Olé – jantar às 18h e espetáculo às 18h25

El Gitano Bajanó – jantar às 19h50 e espetáculo às 20h15

Pasión Flamenca – jantar às 21h40 e espetáculo às 22h30

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona

Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Siga o Viva Barcelona no Snapchat: blogvivabcn

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *