Ônibus turístico de Barcelona – vale a pena?

Publicado em Barcelona, Planejamento
Crédito: City Sightseeing

Assim como as cidades mais turísticas do mundo, Barcelona tem aqueles ônibus no estilo hop on hop off (que você pode descer e subir nele quantas vezes quiser), com dois andares e que passa pelas principais atrações da capital catalã. No post de hoje, vou te contar como o Bus Turístic funciona aqui, depois de ter passado quase um dia inteirinho utilizando o serviço. Será que ele realmente vale a pena para você?

Bom, vamos começar pelo começo (rá!). O Bus Turístic de Barcelona, que é o oficial e está em atividade há mais de 30 anos, atualmente tem três rotas: a Azul, a Vermelha e a Verde. Cada uma delas cobre uma área da cidade e tem uma duração de trajeto.

A rota Vermelha é a que passa pelo maior número de atrações de Barcelona e com grandes possibilidades de você querer descer em todas. Com um tempo total de cerca de 2h (isso, claro, sem descer em nenhum momento), esse trajeto tem 21 paradas: Plaça Catalunya, Casa Batlló, La Pedrera, Plaça Francesc Maciá, Estação de Sants, Creu Coberta, Plaça d´Espanya, CaixaForum, Poble Espanyol, MNAC, Área Olímpica, Fundació Joan Miró, Teleférico de Montjuic, Miramar, World Trade Center, Monumento de Colom, Port Vell, Museu d´História de Catalunya, Porto Olímpico, Zoo, Parc de la Ciutadella e bairro Gótico.

A rota Azul também é bastante interessante, com a duração de cerca de 1h40 (também sem sair do ônibus) e tem 15 paradas: Plaça Catalunya, Casa Batlló, La Pedrera, Sagrada Família, bairro de Gràcia, Park Guell, avenida Tibidabo, bairro de Sarrià, Monastério de Pedralbes, Palau Reial, Camp Nou, avenida Diagonal, Plaça Francesc Maciá, bairro do Eixample e MACBA.

Já a rota Verde não funciona no inverno, devido à região que ela percorre: a costa de Barcelona. Com a duração de 40 minutos, ela tem oito paradas: praia de Bogatell, bairro do Poblenou, Parc Diagonal Mar, Fórum, Parc Diagonal Mar II, bairro do Poblenou II, praia de Bogatell II e Porto Olímpico. Neste ano de 2018, ela volta à ativa no dia 23 de março.

O preço do ingresso de um dia para utilizar as três rotas do Bus Turístic é de 30 euros para adultos, 25 euros para maiores de 65 anos e 16 euros para crianças de até 12 anos. Menores de 4 anos não pagam. Mas se você quiser ter o transporte à disposição por dois dias consecutivos, os valores passam para 40 euros (adultos), 35 euros (idosos) e 21 euros (até 12 anos). Você pode comprar o ingresso nos próprios ônibus, bancas de revista ou quiosques espalhados pela cidade. Comprando pelo site, você ganha 10% de desconto! Aqui: https://www.barcelonabusturistic.cat/es

 

 

Os ônibus são bem confortáveis, com dois andares, sendo que o de cima tem proteção para dias de chuva. Ele tem o áudio em 16 idiomas, inclusive português (porém, de Portugal) e wi-fi gratuito. Ao subir, você ganha um mapa com as rotas e paradas e ainda um folhetinho com a lista de diversas atrações e lojas que você tem desconto só por utilizar o Bus Turístic. Bom, né?

Vale lembrar que o Bus Turístic funciona todos os dias do ano, exceto 1º de janeiro e 25 de dezembro, das 9h às 19h (inverno) e das 9h às 20h (verão). O tempo de frequência dos ônibus é de 5 a 25 minutos, dependendo da temporada.

Vale a pena? – Depende (que surpresa!). Como todos os ônibus nesse esquema do hop on hop off, acredito que o de Barcelona seja uma excelente e linda opção para quem tem poucos dias na cidade (dois, por exemplo) e muita vontade de conhecer a cidade quase por completo. As rotas (principalmente a Azul e a Vermelha) cobrem bem a cidade e te dão um panorama geral de todas as atrações da capital catalã. Claro que o ideal é escolher alguns dos pontos para descer do ônibus e visitar. Quando estiver planejando a sua viagem, pesquise aqui no blog o que realmente é imprescindível para você e se programe!

Não teve tempo de programar? Não tem problema também! Minha dica é pegar o ingresso de apenas um dia do ônibus, fazer as duas principais rotas (ou as três) e, se tiver outro dia, voltar nas atrações que você mais gostou.

Além do caso das pessoas que têm pouco tempo para conhecer Barcelona, o Bus Turístic é uma mão na roda pra quem tem alguma dificuldade de andar por muito tempo e grandes distâncias. Pessoas mais velhas, por exemplo, podem ir confortavelmente sentadas em um dos dois andares e descerem em apenas algumas paradas.

Ah, e mais uma coisa: infelizmente pegou dias de chuva na cidade? Bus Turístic te salva de andar na chuva! Viu? Só vantagens!

Ou seja, o Bus Turístic realmente é uma forma muito fácil e rápida de conhecer Barcelona e te dá bastante comodidade.

Para mais informações: https://www.barcelonabusturistic.cat/es

 

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona

Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

 

8 comentários para “Ônibus turístico de Barcelona – vale a pena?

  1. Olá! Seu blog tem sido muito útil no planejamento que estou fazendo pra minha viagem em Maio. Minha dúvida nem é relacionada ao ônibus. Gosto de andar e pretendo seguir o seu roteiro de 4 dias em Barcelona. Minha dúvida é se vale encaixar o Barcelona Pass nesse roteiro. Pelo que vi, não tem muitas atrações que coincidem. Olhando rápido, vi La Pedrera, Casa Batlló e Camp Nou. Vale mudar o roteiro pra aproveitar o passe ou compro entradas antecipadas pra essas atrações e economizo um pouco?

    1. Ei Sergio! Tudo bem? Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Sinceramente, se você tem tempo e ainda gosta de andar (pra mim é a melhor maneira de conhecer as cidades), o ônibus turístico de Barcelona realmente será um gasto desnecessário. Aproveite seu tempo e “sinta” a cidade. Se tiver qualquer dúvida sobre o roteiro, estou aqui para ajudar! Volte sempre! Abraço!

  2. Boba tarde! Gostaria de saber onde pego o
    Ônibus turístico na estação Sants? Tendo em vista vou chegar de Madri. Aguardo e agradeço desde desde já !

    1. Ei Katyuska! Tudo bem? Obrigada pela visita e pelo comentário. A parada do ônibus turístico fica bem em frente da estação de Sants. Tem uma placa indicativa e é bem fácil de ver! Abraços!

  3. Boa tarde,
    Como faço para trocar de uma linha para outra no camp nou? outra coisa o mesmo onibus fica rodando na linha o tempo todo, ou para em um ponto final e eu tenho que pegar outro para voltar ?

    1. Ei Raimundo! Tudo bem? Muito obrigada pela visita e pelo comentário. No Camp Nou, só passa o ônibus da linha azul, não é possível mudar de linha. Ou seja, se você estiver no Camp Nou e quiser pegar outra linha, tem que entrar no mesmo ônibus e descer em alguma das paradas que as linhas se cruzam, como Franscesc Maciá, Plaça Catalunya, Casa Batlló, etc.
      Sobre sua outra pergunta: normalmente, o mesmo ônibus fica rodando o tempo inteiro. Quando é o caso de ter que trocar (normalmente, na Plaça Catalunya), eles avisam e sempre tem um outro já esperando. Espero que tenha te ajudado! Abraços!

  4. Hoje peguei o ônibus e foi uma decepção. Primeiro a porta traseira não fechava, trocamos de ônibus, daí esse outro a porta dianteira não estava boa trocamos de novo, e acreditem o terceiro também estava ruim, pois com chuva molhava mUs dentro do que fora, muitos disseram que iam reclamar na prefeitura, pois a própria funcionária disse que era para ir a prefeitura. Esperava mais de uma cidade do porte de Barcelona.

    1. Ei Maria! Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Já peguei o ônibus algumas vezes e nunca tive qualquer problema. Porém, o que você relatou realmente é um absurdo e dá má fama a Barcelona mesmo. Uma pena que sua experiência com o serviço tenha sido tão ruim, ainda mais sendo algo pago. De repente, realmente valeria a pena reclamar onde você comprou para ver se tem algum tipo de reembolso. E espero que isso não estragado sua viagem e impressão sobre Barcelona. Abraços!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *