Onde correr e caminhar em Barcelona: dez lugares para se exercitar

Publicado em Barcelona

Considero Barcelona uma das cidades mais completas do mundo: muito cosmopolita, tem praia, parques e montanha, não sofre com temperaturas extremas e ainda tem um ambiente especial. Desde a primeira vez que visitei a cidade, lá em 2011, me impressionei com o grande número de pessoas praticando exercícios nas ruas – gente correndo, caminhando, andando de patins, jogando pingue-pongue nos parques e praças… Dava pra sentir e ver que a capital catalã realmente é uma cidade muito ativa.

E isso, em todos esses anos, só mudou durante os 50 dias obrigatórios de quarentena. Dias pesados e tristes, que a gente não conseguia curtir essa cidade tão linda e vibrante. Mas, finalmente quando os números começaram a apresentar melhoras, o governo espanhol decidiu liberar todo mundo (de acordo com a idade, tem uma faixa de horário permitida) para praticar atividades físicas ao ar livre. Mesmo quem não tinha costume, colocou uma roupa mais confortável, tênis e partiu pra rua! Logo no primeiro dia, sábado (2/5), com céu azul e temperatura de primavera, resolvi ir de manhã e foi meio assustador pelo número de pessoas na rua. Nos outros dias, fui à noite e foi bem mais tranquilo.

Então, resolvi fazer uma lista com os melhores lugares para caminhar e correr na cidade pra quem mora aqui e pra quem vai visitar a cidade e quer ter a experiência de completar alguns quilômetros por Barcelona.

– Avenida Diagonal: uma das principais avenidas de Barcelona e o lugar escolhido pras minhas corridas e caminhadas de quase todos os dias. Primeiro, porque é do lado da minha casa e justamente esse trecho é o que tem um passeio enorme (largo e comprido) para a prática de exercícios. A avenida tem, em sua totalidade, 11 quilômetros, com algumas partes mais urbanas e concorridas e outras mais tranquilas. Com pouca elevação e totalmente asfaltado, pra mim é o local ideal para correr, mesmo que em alguns horários fique cheio.

– Orla marítima: acho que deve ser o local preferido da maioria das pessoas que caminham/correm na cidade. Acho que vou pouco lá porque da minha casa, de ônibus, são cerca de 40 minutos e isso me desanima muito. Mas claro que poder correr ao lado do mar, vendo as praias de Barcelona e sentindo aquele ventinho de orla é delícia. São cerca de dez quilômetros com asfalto e sem poucos desníveis. No verão, eu evitaria pela invasão de pessoas na região, mesmo tendo um passeio largo, no qual você vai ter que desviar de turistas, crianças jogando bola e vendedores ambulantes.

– Carretera de les Aigues: um dos lugares mais legais para caminhar e correr na capital catalã é a carretera de les Aigues. No alto da cidade, na montanha de Collserola, o trajeto de ida e volta tem cerca de 20 quilômetros  e te dá vistas maravilhosas de Barcelona. Apesar de ser um terreno que não é asfaltado, não apresenta muito desníveis e quase zero de dificuldade. Por ter tantas qualidades, é um local muito frequentado pelos moradores daqui, apesar de ser um pouco chato de chegar de transporte público (estação Penitents da linha 3 verde ou a Peu del Funicular – a mesma usada para chegar ao Tibidabo).

Parc de la Ciutadella/Arco do Triunfo: pra mim, o parque mais gostoso de Barcelona. Apesar de não ser grande (trajeto de cerca de 2 quilômetros), é de facílimo acesso, numa região das regiões mais lindas da cidade. Terreno totalmente plano, com partes asfaltadas e outras de terra (no parque), o percurso é bem tranquilo e acredito que a única coisa incômoda realmente é o número de pessoas fazendo a mesma coisa que você ou apenas turistando a passos de lesma na sua frente, principalmente nos finais de semana.

Montjuic: a montanha do Montjuic, principalmente desde a realização dos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992, é um dos lugares mais frequentados para a práticas de esportes na cidade. Como quase não tem prédios e casas, é um lugar tranquilo, longe das aglomerações comuns de qualquer cidade grande e tem inúmeras opções de rotas para serem percorridas. Ah, em grande parte dos pontos, mais vistas lindas de Barcelona para você admirar. Há percursos asfaltados e outros, não, e muitas fontes de água gratuitas para se hidratar. Pra mim, um ponto negativo é que, por ser montanha, tem muita subida/descida.

– Parc de Can Dragó: esse era o local que eu corria, lá nos meus primeiros anos de Barcelona. Localizado na região de Nou Barris, bem mais afastado da Barcelona turística, ele conta com uma pista oval em sua volta, quase como uma pista de atletismo. Um terreno bem regular, com partes com asfalto, terra e campo. Para chegar de transporte público, estão as estações Fabra i Puig (linha 1 vermelha) ou Llucmajor (linha 4 amarela).

– Gran via de les Corts Catalanes: assim como a avenida Diagonal, é uma das principais vias de circulação da cidade e é praticamente perfeita pra quem correr/caminhar dentro da cidade, sem ter que se deslocar muito. Totalmente asfaltada, em terreno praticamente plano e um total de cerca de 13 quilômetros de extensão. Pra mim, um dos principais defeitos é que tem muitos cruzamentos, o que nos obriga a parar muitas vezes o exercício.

– Passeig de Sant Joan: essa avenida é uma das que mais gosto em Barcelona. Para correr/caminhar é uma delícia porque, pelo menos de onde eu começo, é praticamente descida e termina com uma vista sempre apaixonante: o Arco do Triunfo. O passeio para praticar atividades é bem largo, apesar de que, por ter muitos bares e restaurantes, tem muitas terrazas, o que atrapalha um pouco. Ainda dá para juntar o Passeig de Sant Joan com o Passeig Lluis de Companys (do Arco do Triunfo) e Parc de la Ciutadella. Uma rota imperdível de cerca de 3 quilômetros.

Park Guell: tirando a parte chamada de “Monumental”, que é a área fechada (onde temos que pagar ingresso para entrar e todos os turistas de Barcelona vão), o Park Guell tem ainda uma boa área para ser aproveitada para caminhar e correr. São cerca de 17 hectares de terrenos de todos os tipos, mais planos e mais inclinados, asfaltados ou não. Mais uma vez, é um lugar que vai te dar vistas lindas de Barcelona e fazer da sua corrida um pouco mais leve. Dois pontos negativos é que tem horas de abertura e fechamento e acaba sendo mais frequentado por turistas.

– Parc del Guinardó: esse é o único local dessa lista que nunca fui especificamente para fazer exercício. Dentro desse parque, está o Bunker del Carmel (um dos meus locais preferidos de Barcelona), mas confesso que só fui na região para ir no mirante. Sempre que vou, vejo muita gente correndo/caminhando próximo ao Bunker, mas como é uma região muito montanhosa e mais afastada de onde moro, nunca coloco na minha lista. O trajeto tem percurso na terra batida, com muitas subidas e descidas e muita natureza em volta, além de lindas vistas da cidade.

Quer aproveitar a quarentena para conhecer mais sobre Barcelona?
Aprenda a fazer um dos pratos mais típicos da Catalunha: escalivada
Que tal maratonar Barcelona? Uma lista com 15 dicas de filmes, séries e doc em e sobre Barcelona
Curiosidades sobre Barcelona: uma lista com as mais interessantes
Quais os idiomas falados em Barcelona? O catalão é difícil?
Visite Barcelona de casa: lista de atrações com tour virtual 
Conheça um petisco típico de Barcelona: a bomba

Reserve a sua hospedagem em Barcelona: https://www.booking.com/index.html?aid=1685443 
Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

2 comentários para “Onde correr e caminhar em Barcelona: dez lugares para se exercitar

    1. Ei Roberto! Muito obrigada pela visita e pelo comentário! Você é sempre muito bem-vindo por aqui! Obrigada por todo o apoio!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *