Ocata – a melhor praia perto de Barcelona

Publicado em Arredores

Verão em Barcelona pede praia! Não tem jeito. É a melhor maneira de se aliviar do calor úmido da capital catalã. Por isso, há um tempo, o blog já tem um post dedicado exclusivamente às praias da cidade, falando sobre cada uma delas. Porém, como vocês podem ler no texto, elas não são, nem de longe, as minhas favoritas, principalmente pela quantidade de gente. Por isso, hoje é dia de apresentar a vocês a melhor praia pertinho de Barcelona: Ocata.

Ocata é uma das poucas praias próximas da capital catalã que tem longa faixa de areia (uma longitude de mais de 2,5 quilômetros e amplitude entre 47/50 metros – o que já impede a aglomeração típica dos dias de calor) e é de super fácil acesso por trem. Para chegar, basta pegar um dos trens da linha R1 (que passa nas estações de Sants, Plaça Catalunya, Arc do Triumf e Clot) e descer na estação Ocata. Aí, é só passar pela catraca, atravessar a rua e tcharam: você já estará na minha praia preferida! E ela é bem próxima. De Sants, por exemplo, que é a estação de trem em Barcelona mais distante do local, são cerca de 30/40 minutos.

Vale lembrar que Ocata é a primeira praia desse lado da costa que é considerada Zona 2 no transporte público. Ou seja, com o seu T10 normal, o que você comprou para andar por toda Barcelona, não vale para chegar/ sair dela. Será necessário você comprar um bilhete de ida e volta, na própria estação de trem na capital catalã, que, atualmente, custa 4,60.

Uma das muitas qualidade de Ocata, além da facilidade de chegar e a longa faixa de areia (tãaaao difícil de encontrar por aqui), é o mar. Pela manhã, quase sempre, é bem tranquilo, quase sem ondas. Mais para o final do tarde é que ganha algum “movimento”. A cor da água também impressiona: sempre um azul esverdeado maravilhoso e transparente. Mesmo estando com o corpo inteiro coberto pela água, é possível ver seus pés e a areia no fundo. Além disso, o mar tem pouco sal.

Sua areia, bem mais fina que comparada às praias de Barcelona (que já falamos aqui que não são naturais), também são um plus, já que não agarra tanto na pele.

Mas, como em praticamente toda praia por aqui, não espere aquela estrutura que temos no Brasil, com barracas, cadeiras e guarda-sol na areia, vendedores ambulantes passando a todo momento vendendo todo tipo de comida e bebida. Aqui, no máximo, você vai encontrar pessoas vendendo cangas e bebidas (cerveja, água e refrigerante). E não tem a mesma frequência que no Brasil. De estrutura, conte com duchas e banheiros gratuitos, ok?

Por isso, o kit básico para ir a Ocata é uma canga/toalha, guarda-sol, algo para petiscar e beber durante o dia e bolsas plásticas. As comidinhas e bebidas sempre deixo para comprar em um mercadinho que tem logo depois da estação, do outro lado da rua. Compro gelo, sacola plástica e os itens que quero.

Depois que você já se cansou da areia, é hora de ir para um dos vários chiringuitos (bares/restaurantes) da orla e terminar o dia com uma comida bem gostosa. Recomendo muito o Bambu Xenia e o Calima. Todos os pratos que comi nos dois estavam deliciosos e o preço, super camarada! Ou seja, um dia perfeito de verão!

Então, se estiver por Barcelona e quiser pegar uma praia bem mais tranquila e linda, pertinho da capitalã catalã, já sabe: Ocata é o seu destino.

Reserve a sua hospedagem em Barcelona: https://www.booking.com/index.html?aid=1685443 
Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *