Como é o Natal em Barcelona? Tradições, comidas típicas e curiosidades

Publicado em Barcelona, Tradição

Assim como no Brasil, o Natal em Barcelona é época de se reunir com as pessoas que a gente ama e celebrar. A cidade fica toda decorada, principalmente ruas e lojas, e fica um clima diferente no ar, assim como já estamos acostumados em terras brasileiras. Porém, existem muitas diferenças entre o período natalino na capital catalã e no Brasil.

Preparei uma lista com as tradições e diferenças que mais me chamam a atenção no Natal em Barcelona para você conhecer melhor a cidade e a cultura daqui. Vamos lá?

– Dezembro no Brasil é sinônimo de sol e calor! Porém, no último mês do ano, Barcelona está no inverno, o que significa FRIO. Sim, na capital catalã faz frio. Não chega a nevar, mas as temperaturas mínimas podem chegar a uns 4 ou 5 graus e, durante o dia, ficam em torno de 15 graus. Então, se você vai passar esses dias na cidade, não se esqueça de trazer um casaco mais potente, meias grossas, luvas e cachecol. Indispensáveis.

– Como no Brasil, vale a pena sair pela cidade para dar uma voltinha e conferir a iluminação de Natal preparada pela prefeitura e comerciantes, principalmente no Passeig de Gràcia, Plaça Catalunya, Las Ramblas, Gran Via de Les Corts Catalanes e Rambla Catalunya.

– Dois personagens super tradicionais e principais no Natal calatão e que para nós podem ser bastante estranhos são os caganers e o Tió. Em comum, eles têm uma questão escatológica. Os caganers são pequenos bonequinhos de figuras conhecidas tanto local quanto mundialmente, feitos para serem colocados nos presépios. Esses bonequinhos estão sempre apoiados nos joelhos, com as calças abaixadas, como se estivessem cagando. Sim, é isso mesmo. Cagando. Dá para encontrar caganers de figuras políticas, esportivas, personagens de filmes e desenhos… Tem caganers para todos!
Já o Tió é um tronco de madeira, vestido com um gorrinho vermelho e que é o responsável por “cagar” os presentes de Natal das crianças. Durante o mês de dezembro, os pequenos têm que cuidar do Tió, dando comida pra ele e protegendo-o do frio com uma mantinha. Aí, no dia de Natal, as crianças se reúnem, cantam uma musiquinha enquanto batem com paus no Tió e pronto! Ele “caga” os presentes!

– Apesar de não serem como as da Alemanha ou Inglaterra, as feiras de Natal também fazem sucesso em Barcelona. A mais famosa e antiga de todas é a Fira de Santa Llúcia, que é realizada todos os anos, em frente à Catedral de Barcelona, com muitas barraquinhas de itens decorativos (inclusive caganers e Tiós), instrumentos musicais, doces e pinheiros natalinos.
Na pracinha em frente à Sagrada Família também tem uma tradicional feirinha de Natal, bem menor, mas que também vale a visita.

– Todos os anos, na Plaça Sant Jaume, onde ficam os prédios da prefeitura e do governo catalão, são montados uma árvore de Natal e um presépio. Nos cinco anos que estou aqui, não gostei de nenhuma das decorações montadas, mas vale pela lembrança e a esperança de que um dia irão montar algo bonito! 🙂

– A comida tradicional do dia 25 de dezembro são os galets com a escudella. Que nada mais é do que uma sopa com caldo de frango e porco (escudella) e um tipo de massa parecido com uma concha (galets).

– E a rabanada? Que nada! Nas mesas do Natal catalão, você vai encontrar o turrón, que são os nossos torrones feitos com amêndoas e uma variedade de outros produtos, e ainda biscoitos amanteigados diversos.

– No dia 26 de dezembro, dia de São Estevão (Sant Esteve), os catalães comem canelones feitos justamente com as carnes e o caldo que sobraram do dia 25. É o dia de se reunir com a família e estar junto dos entes queridos.

– E ainda não acabou! Na semana entre Natal e Réveillon, ainda há mais um dia festivo! Em 28 de dezembro, é comemorado o Dia dos Santos Inocentes, que seria como o nosso 1º de abril. Ou seja, dia de contar mentirinhas. Inclusive, alguns meios de comunicação chegam a publicar notícias falsas para celebrar a data e entrar na brincadeira!

– Vários dias de recesso e descanso durante o Natal e o Réveillon? Não mesmo. Aqui, as pessoas normalmente trabalham até o dia 24 de dezembro e têm folga nos dias 25 e 26. Voltam a trabalhar em seguida até o dia 31.

– O dia 6 de janeiro, dia dos Reis Magos, é tão importante quanto o Natal por aqui. Aliás, é nesse dia, que é feriado, que as crianças ganham muitos presentes e a troca de lembrancinhas entre as pessoas acontece. Vale citar que no dia anterior, é realizado o desfile dos Reis pela cidade, com milhares e milhares de crianças nas ruas esperando a passagem dos três reis!

 

Reserve a sua hospedagem em Barcelona: https://www.booking.com/index.html?aid=1685443 
Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *