Museu do Chocolate – o museu mais doce de Barcelona

Publicado em Barcelona, Comidinhas

Quem passa pela rua do Comerç, no bairro de La Ribera, pertinho do Parc de la Ciutadella, sente de longe um cheirinho de chocolate pelo ar. Ao chegar no número 36, você tem a resposta: está na porta do museu mais doce de Barcelona, o Museu de la Xocolata.

Aberto desde o ano de 2000, o espaço de mais de 600 m2 faz parte do edifício do Antigo Convento de Sant Agustí e explica e divulga a história, cultura e tradição do chocolate, além de mostrar a forte relação que a capital catalã e a região espanhola têm com o produto. É um passeio bem interessante para quem gosta de chocolate (quem não?) e que vai te deixar com água na boca.

A visita começa muito bem, já que o ingresso é nada mais nada menos do que uma barrinha de chocolate! Já me conquistou e eu nem tinha entrado ainda.

Ao longo da exposição, você vai aprender sobre a origem do chocolate, desde a plantação do cacau, os cuidados na colheita, a sua transformação em chocolate e até sobre as propriedades medicinais e nutritivas desse delicioso produto. Também vai saber como o doce está presente na cultura catalã (como o fato de ser comum as crianças comerem pão com chocolate de merenda na escola) e datas comemorativas.

Tudo é explicado através de painéis, objetos utilizados na fabricação do chocolate, informações disponibilizadas por QR code e ainda há três salas audiovisuais, onde são exibidos vídeos resumindo a importância do produto.

Mas o que me chamou mais atenção na visita ao museu são as diversas esculturas de chocolate exibidas. Durante todo o percurso, você passa por grandes figuras feitas com o doce, que homenageiam obras literárias, do cinema, da televisão, personagens importantes da história e, claro, lugares especiais de Barcelona, como a Sagrada Família e o Camp Nou. É tudo tão lindo que, mesmo sendo de chocolate, eu teria pena de dar uma mordida.

A visita dura cerca de 1 hora e termina na loja/café do museu, que tem todos os tipos de souvenirs e muito chocolate do mundo inteiro. Você pode tomar um chocolate quente ou comprar bombons e barras de chocolate, quase todos produzidos ali.

Outro bom motivo para você incluir o Museu de la Xocolata no seu passeio por Barcelona é que ele está super bem localizado, próximo de outras atrações, como o Arco do Triunfo, Parc de la Ciutadella, do Centro Cultural do Born, etc. Para chegar, a estação mais próxima do metrô é a Arc do Triomf (linha 1 – vermelha).

A entrada custa 6 euros para adultos e crianças até sete anos não pagam. Está aberto de segunda-feira a sábado, das 10h às 19h, e domingos e feriados, das 10h às 15h.

Atualmente, devido à pandemia do Covid-19, as atividades e oficinas para adultos e crianças que eram realizadas no museu estão suspensas. Porém, vale acompanhar no site deles a programação, assim que a situação melhorar.

Curiosidades – Você sabia que Barcelona e o chocolate têm uma forte e longa relação? Por ser uma cidade portuária, a capital catalã sempre recebeu os produtos do “novo mundo”, entre eles, o cacau/chocolate. Inclusive, a primeira fábrica de chocolate na Europa foi construída em Barcelona, no ano de 1780.

O museu é privado e foi criado e é gerido pelo Gremio de Pastelería de Barcelona.

 

Gracias al Museu de la Xocolata por la invitación! Ha sido genial!


Reserve a sua hospedagem em Barcelona: https://www.booking.com/index.html?aid=1685443 
Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *