Monumento a Colón

Publicado em Barcelona

IMG_0938

O Monumento a Colón (o conhecido Colombo) é um daqueles lugares na sua cidade que você sempre passa, sabe que tem que conhecer, mas como também sabe que sempre estará lá, acaba deixando para depois. E esse depois acaba sendo eterno.   🙁   Foi necessária a linda e amada visita da minha irmã e do meu cunhado para que eu finalmente animasse a subir até lá em cima. E olha, recomendadíssimo.

A estátua fica lá no finalzinho das Ramblas e é uma homenagem ao navegante Cristóvão Colombo. Ela foi construída durante a reforma do litoral da cidade, para a Exposição Universal de 1888. O monumento inteiro tem cerca de 60m, sendo que só o Colombo, 7m. Dizem que ele deveria estar apontando para o continente americano, mas está, na verdade, para o mar, em uma posição praticamente contrária do que deveria. Como eu sou péssima com direção, deixo essa com vocês.

Uma das vistas lá de cima
Uma das vistas lá de cima

O que importa é que é uma ótima atração para ser visitada e, acredito eu, é pouco conhecida. Poucas pessoas sabem que dentro daquela coluna enorme tem um elevador que leva até o mirante lá em cima, num círculo abaixo da estátua. A subida custa 6 euros e, depois de comprar o ingresso, você tem que aguardar o funcionário da atração para subir. Depois, para descer, tem que apertar uma campainha que irá avisar que tem gente querendo descer. Tanto o elevador quanto o espaço do mirante são bem pequenos.

Duas recomendações pra quem animou a ir: 1) como é bem alto e o mirante é pequeno, não é muito indicado para pessoas com claustrofobia e/ou medo de altura. 2) é um lugar que é melhor aproveitado quando já se conhece ou pesquisou mais sobre a cidade, para poder identificar melhor cada um dos lados e edifícios à frente.

Para chegar, é bem fácil: se já estiver conhecendo as Ramblas, é só seguir até o final dela. Se quiser ir de metrô até lá a estação mais próxima é a Drassanes (linha 3 –verde). De março a setembro, funciona das 8h30 às 20h30, e de outubro a fevereiro, das 8h30 às 19h30. A última subida é feita meia hora antes do horário de fechamento.

As fotos lá de cima ficam lindas e, com certeza, fará parte do meu tradicional roteiro para as visitas que recebemos aqui na cidade. Cerca de meia hora a mais no roteiro para ter uma visão diferente da cidade. Ah, e mesmo que você não anime subir até o mirante, vale a pena ir até o monumento, que é bem bonito e cheio de detalhes.

 

Ramblas
Ramblas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *