MNAC – Museu Nacional de Arte da Catalunha

Publicado em Barcelona

Em um dos lugares mais bonitos de Barcelona, fica um dos museus mais importantes e interessantes da cidade: o Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC – Museu Nacional d´Art de Catalunya).

Já de longe, da Plaça Espanya, o MNAC chama a atenção. Ele fica aos pés da montanha Montjuic, no Palácio Nacional (Palau Nacional), que foi construído para a Exposição Internacional de 1929, seguindo as características do modernismo catalão. Maravilhoso já por fora.

Por dentro, mais belezas e encantamento. O MNAC é gigantesco e dá para passar um dia inteirinho caminhando pelos seus corredores. Em seu acervo, você vai encontrar obras de arte catalãs, incluindo pinturas, esculturas, decoração e objetos, divididos em quatro partes principais: arte românica, arte gótica, arte renascentista e barroca e moderna.

Por ser um museu muito grande, com muitas obras expostas, recomendo visitá-lo de duas vezes, se você tem tempo e a intenção de visitar todos os espaços. Fiquei cerca de 3h caminhando e, apesar de ter adorado, preferiria ter ido com mais tempo e calma (minha lombar agradeceria).

Para mim, são vários destaques da enorme coleção. Gostei muito da parte dedicada ao modernismo catalão, com diversos objetos e decorações criados pelos mais importantes artistas da época, como Antoni Gaudí (claro) e Puig i Cadafalch, que, inclusive, foram pensados para serem utilizados como mobiliário em casas modernistas famosas (Casa Batlló e La Pedrera, por exemplo).

Outra parte muito interessante e que nunca tinha visto em outro museu está na área da arte românica, que tem pinturas originais de pequenas igrejas localizadas nos Pirineus. Tem muito material e é bem legal porque eles recriaram os espaços pra gente ter a exata sensação de como era o local.

Além disso, você vai encontrar obras de espanhóis que têm alguma relação com a Catalunha, como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Velásquez e Goya.

É bem fácil incluir a visita ao MNAC no seu roteiro por Barcelona, já que ele está aos pés do Montjuic, em frente à Font Mágica e pertinho da Plaça Espanya, que são três lugares que você com certeza vai passar quando estiver na cidade. A entrada custa 12 euros e o museu abre de terça-feira a domingo, sendo que todos os sábados, a partir das 15h, a entrada é gratuita.

Ah, e mesmo que você não entre no museu, vale a pena demais subir até a entrada para ver a linda vista de Barcelona que ele te oferece. Simplesmente sensacional.

MNAC – Museu Nacional d´Art de Catalunya
https://www.museunacional.cat/
Montjuic (estação Plaça Espanya– linha 1 vermelha e linha 3 verde)

Gracias al MNAC por la invitación! Ha sido genial!

Reserve a sua hospedagem em Barcelona: https://www.booking.com/index.html?aid=1685443 
Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *