Mercat del Ninot – um mercado de verdade

Publicado em Barcelona, Comidinhas

Se você já acompanha o blog há algum tempo, sabe que adoro qualquer coisa relacionada ao tema comida. E não há nada melhor para conhecer os verdadeiros costumes, cultura e gastronomia de uma cidade do que ir em um mercado, não? Cores, cheiros e sabores típicos em um só lugar.

Em Barcelona, os mercados fazem parte da vida da cidade. Além do famoso La Boqueria (link aqui), há dezenas de outros (acredito que cada bairro tenha um) e, me arrisco dizer, melhores. O Mercat del Ninot, reinaugurado há menos de dois anos, depois de cinco anos de reforma, é um deles. Ele teve início em 1892 (!!!), mas seu primeiro edifício é do ano de 1933.

Em 81 estandes, uma variedade sem fim de frutas e verduras, carnes e peixes, azeitonas e embutidos espanhóis de encher os olhos – e o estômago. Além de levar para casa os produtos, é tradicional sentar em uma das paradas de comida dentro do próprio mercado e comer os pratos feitos com tudo o que você acabou de ver nos corredores. Mais fresco impossível!

Minha sugestão é ir no DeCruzMorales e sentar no mini restaurante que eles têm em uma das esquinas do Mercado, principalmente se você é do time dos carnívoros. Eles fazem as carnes todas na hora e as enooormes bistecas (chuletón) são a grande atração do local. Eu, que não sou tãaao fã de carne assim, pedi o steak tartar e: que maravilhoso! Carne macia demais, super fresca e o tempero sensacional. Ah, a croqueta de frango deles também vale experimentar! Se quiser algo com mais opções, o restaurante El Ninot é também uma boa pedida, apesar do preço ser um pouco mais salgado.

Além dos estandes de produtos e alimentação, do lado de fora do mercado, é possível ver e comprar em diversas lojas de roupas e acessórios (todos os tipos), com preços bastante acessíveis. Ah, e dentro do Ninot ainda tem um supermercado da marca Mercadona (um dos maiores e mais baratos da cidade).

O Mercat del Ninot funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 21h15 (lembrando que alguns estandes, principalmente os de frutos do mar e carnes, fecham mais cedo, pela tarde). Chegar é bem fácil, já que ele está super bem localizado, no Eixample, pertinho do Hospital Clinic. Ou seja, se você estiver hospedado pela região, não deixe de dar uma passadinha no local.

Nele, você vai poder ver, de verdade, como realmente é um mercado que os moradores de Barcelona frequentam no dia a dia e não aquela loucura que é La Boqueria. Vai encontrar coisas muito menos bizarras, claro, mas vai poder se sentir como um verdadeiro barcelonês.

Mercat del Ninot
http://www.mercatdelninot.com/index.php
Carrer de Mallorca, 133-157 (Linha 5 – Azul – estação Hospital Clinic)
Tel: 933 234 909

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *